Polícia

Polícia Civil esclarece o caso Micaela, morta tragicamente em Nova Parnamirim; dois vigilantes responderão por homicídio doloso

Na foto estão da esquerda pra direita: o delegado Fábio Fernandes, Delegada Geral Adjunta Adriana Shirley, Delegado Júlio Costa Diretor da DPGRAN, Delegado Lenivaldo Pimentel Diretor da DPCIN

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o caso Micaela e prestou esclarecimento das investigações, nesta segunda-feira (04), em coletiva de imprensa. No referido caso, a pessoa de Micaela Ferreira Avelino, 26 anos, cabeleireira em um shopping de Nova Parnamirim faleceu após ser atingida com disparos de arma de fogo. Ela havia sido feita refém por Alison Filho de Melo Costa, um dos integrantes de uma quadrilha criminosa que estava assaltando um carro-forte, quando foram surpreendidos pelos vigilantes. Ele também faleceu após ter sido atingido pelos disparos.

O delegado Fábio Fernandes, que a época respondia pela 2ª Delegacia de Polícia Civil de Nova Parnamirim, ficou a frente das investigações conjuntamente com a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) e contou também com o apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil(NIP). A Deicor realizou investigação referente à quadrilha que atacou o carro-forte.

As investigações que tiveram como suporte imagens de câmera de segurança e análise balística dos projéteis encontrados nos corpos das vítimas culminou com a confissão de dois homens que realizavam a vigilância no dia. Eles informaram em interrogatório que efetuaram disparos, dentro de um carro, contra o Alison Filho que havia feito Micaela Ferreira como refém e a mantinha como escudo.

Os projéteis encontrados nos corpos das vítimas foram de mesmo calibre pertencentes às armas dos vigilantes, uma espingarda calibre 12 e um revólver calibre 38. Os dois vigilantes vão responder por homicídio doloso e aguardam a decisão da Justiça.

 

Opinião dos leitores

  1. Erro na execução – os vigilantes não se engana quanto à pessoa a ser atingida, mas age de modo desastrado, errando o seu alvo e acertando pessoa diversa (inocente). São esses os fatos!

    Artigo 73 do CP – Quando, por acidente ou erro no uso dos meios de execução, o agente, ao invés de atingir a pessoa que pretendia ofender, atinge pessoa diversa, responde como se tivesse praticado o crime contra aquela.

    Quem tem que provar que agiu sob uma excludente de ilicitude (legítima defesa, estado de necessidade…) é o acusado, juntamente com seu advogado ou defensoria pública no decorrer do processo. Não cabe esse papel à polícia.

  2. A vida de um inocente vale mais que qualquer coisa. Vcs ficam falando pra se colocar no lugar dos vigilantes. Então se coloquem no lugar da vítima. P#$$@! Ou coloquem seu filho ou mãe. E aí? Bando de man&$!

  3. Mta irresponsável quem proferiu o tiro, sem a menor prudência nem tecnica profissional.

  4. Pura decisão para agradar a opinião pública. Evidente que no máximo poderíamos falar em culpa, jamais em dolo.
    Um assaltante armado ia muito se preocupar com a vida dos vigilantes…
    Além do mais, não se pode indiciar alguém de forma aleatória, generalista. É preciso dizer claramente de qual arma e de qual vigilante saiu o tiro que matou a moça. Ou ela morreu por tiros dados ao mesmo tempo pelos dois trabalhadores?

  5. Rapaz, se descobrissem a elevadíssima quantidade dos juristas e cientistas sociais e políticos que aqui comentam…
    Muita gente brilhante está se perdendo. Espero que sejam descobertos, pois o prejuízo em não dar poder a comentaristas tão inteligentes e informados é do Brasil.

  6. Não é assim que se trabalha.
    A moça faleceu, foi muito triste, a culpa é dos bandidos.
    Os vigilantes apenas se defenderam, a moça morreu eu sei, mas homicídio doloso é demais.
    Não conheço ambas as partes, porém acho que tudo deve ser revisto.
    Apenas se defenderam.

  7. Aprecio o trabalho da polícia, em especial a investigativa, porém discordo totalmente de homicídio Doloso, nestes termos não acredito nem em homicídio culposo, a meu ver temos neste caso os três elementos da *EXCLUDENTE DE ILICITUDE*, que se encontram ancoradas no artigo 23 do CP. Quais sejam:
    Art. 23 – Não há crime quando o agente pratica o fato:
    *1- em estado de necessidade*
    Vejamos no hora fática os vigilantes estavam sobre fogo cerrado pelos bandidos, ou seja, ou os mocinhos ou os bandidos, os vigilantes estavam defendendo o seu direito a vida.

    *2-  em legítima defesa.* Então vamos ver, primeiro os marginais atacam o carro forte, atirando a vontade, ou seja, quando o bandido vai fazer um roubo ousado como a um carro forte ele vai preparado para matar ou morrer.

    *3- em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito* e por último, porém não menos importante temos essa hipótese, se os vigilantes são contratados para garantir que o carro forte não seja assaltado eles tem que usar os meios necessários para fazer.
    Nada contra a jovem que morreu, porém foi uma fatalidade os vigilantes, não deram causa ao fato, podemos dizer que foi um efeito colateral, causado pelos marginais.
    *Eric Meira*

    1. Cara tu não entende nada de lei. Deixa de ser tendencioso, parece advogado de vagabundo. Os caras não poderiam matar uma pessoa inocente. Quer proteger seus camaradas. Ora vai se……

  8. Só sabe quem passa!!! Na hora do aperreio e vendo a hora morrer, se atira em quem tiver na frente, infelizmente!!!! O instinto de sobrevivência é maior do que qualquer treinamento e medo de complicações jurídicas e penais!!!
    Infeliz,ente foi uma fatalidade, onde a culpabilidade deve recair sobre os meliantes causadores da ação.

  9. Cara, quem atira com uma escopeta 12 sabe muito bem que o chumbo alcança qualquer alvo à frente… não é arma de precisão mas sim de alcance… o tiro sai e os chumbos se espalham… este vigilante foi incauto ao pensar em atirar pois mirou o bandido tinha também como alvo a refém… arma não é brinquedo e quem a usa deve estar muito bem treinado….que a sorte os acompanhe, vigilantes

    1. Eu te dou uma arma dessa e te mando num carro forte fazer entrega de dinheiro no sertão. Ai quando vc se topar com uma quadrilha na sua frente vc conversa come eles, diz que tem família e que não vai ser atirando que se resolvem as coisas. Para de teoria e entra na vida real irresponsável!! Os únicos culpados de tudo aquilo foram os criminosos, tanto Micaela quanto os vigilantes são vitimas!! Mais uma vez os Delegados e O MP valorizam mais o crime que as vítimas. se vc bota arma na mão de qq pessoa é pq dá a ela o direito de se defender atirando, os vagabundos que recebam as penas das consequências!! Ah e procura descobrir a diferença entre balins e balotes para calibre 12 antes de falar besteira.

    2. Esse mito é uma comédia! Papo de caixa na real. Então se fosse por isso a pm matava todos os bandidos junto com os reféns. Sua mula burra.

  10. Homicídio doloso? Difícil acreditar, sinceramente, que ao atirar, os cidadãos trabalhadores tenham tido a intenção de matar a jovem Micaela. Resta o Ministério Público analisar e requalificar a denúncia, a caracterizando como culpa, jamais dolo.

    1. Eu fico observando aqui a quantidade de especialistas, quero ver essa pessoa em um elevado nível de tensão, falar é fácil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algo, aponta pesquisa

Foto: Freepik

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) mostrou que 46% dos homens acima de 40 anos só vão ao médico quando sentem algo e esse número aumenta para 58% quando o homem utiliza apenas o Sistema único de Saúde (SUS).

O estudo apontou também que o câncer de próstata é a doença urológica que mais provoca medo nos homens, com 58% das respostas. Em seguida, vem a impotência sexual (37%).

Além disso, apenas 32% dos acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a sua própria saúde. Apesar disso, metade deles tem medo ou ansiedade quando pensam em sua saúde.

Os problemas de saúde mais apontados pelos homens na pesquisa são:

  1. Sedentarismo (26%)
  2. 2.Pressão alta (24%)
  3. 3.Obesidade (12%)

Observação: 35% responderam não ter nenhum problema de saúde.

  • Entre os homens com mais de 60 anos, o problema mais citado foi a pressão alta (40%) e o sedentarismo teve o menor índice de escolha (18%). Este grupo 60+ foi o que mostrou ter maior cuidado com a saúde: 78% afirmaram fazer exames a cada seis meses ou a cada ano.
  • No grupo entre 40 e 44 anos, foi observada a maior proporção dos homens que só vai ao médico ao sentir algo (49%)

O exame de toque retal ainda desperta medo em 1 em cada 7 homens. E este é o receio mais prevalente entre os homens 60+ e nos provenientes do Centro-Oeste. A região também se destaca por ter a maior concentração de homens com medo de ter câncer (64%) e disfunção erétil (43%).

O estudo, conduzido pelo Instituto de Pesquisa IDEIA Laboratório Adium, teve a participação de 1.500 homens acima de 40 anos, de todas as regiões do país, por meio de aplicativo mobile, de 7 a 12 de setembro de 2023.

Homens vivem em média 7 anos a menos que as mulheres, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E a SBU aponta que isso de deve ao fato de, culturalmente, o homem ainda ser muito pouco educado para a prevenção.

Médicos afirmam que o principal desafio é acabar com a ideia de que o homem só deve se preocupar com o câncer de próstata.

As doenças cardiovasculares, pulmonares e gastrointestinais também são muito frequentes e são resultado de um estilo de vida muito associado ao sedentarismo, ao fato de fumar e de consumir álcool, destaca a SBU.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Imagens mostram traficantes fortemente armados e de roupas camufladas antes de megaoperação nos complexos do Alemão e Penha

Um vídeo de drone da Polícia do Rio mostra criminosos fortemente armados reunidos no alto do Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, pouco antes de fugirem pela mata durante a megaoperação das forças de segurança realizada na última terça-feira (28).

As imagens, gravadas por volta das 6h da manhã, registram 23 homens armados, alguns com roupas camufladas e uniformes parecidos com os da polícia, o que dificultou a identificação. Mais adiante, o vídeo mostra 83 criminosos fugindo pela mata.

Segundo as investigações, o grupo reunia traficantes de vários estados — como Goiás, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Amazonas e Pará — e membros da cúpula do Comando Vermelho (CV) no Rio.

A fuga aconteceu pela Serra da Misericórdia, área usada como rota de escape e ponto de confronto durante a operação. O traficante Doca, um dos principais alvos, já estava escondido fora da comunidade no momento da ação.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Victor Santos, a vegetação densa e o terreno acidentado dificultaram a captura dos criminosos. Ele afirmou ainda que a mata também é usada como área de treinamento da facção, inclusive para menores de idade.

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Homem é preso em Natal após ameaçar divulgar fotos e vídeos íntimos da ex-companheira nas redes sociais

Foto: reprodução

Um homem de 33 anos foi preso em flagrante, na noite desta quarta-feira (29), em Natal, após dizer à ex-companheira que divulgaria fotos e vídeos íntimos dela nas redes sociais caso ela não reatasse o relacionamento.

Segundo a Polícia Civil, as ameaças feitas por telefone e mensagens ocorreram enquanto a vítima era atendida em uma delegacia na capital potiguar.

Ela tinha ido ao lugar durante a tarde justamente para denunciar o suspeito. A vítima relatou que era perseguida e ameaçada pelo suspeito, que não aceitava o fim do relacionamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Opinião

MARIO SABINO: Megaoperação no Rio: Lula é o mais perdido em meio ao tiroteio

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por Mario Sabino – Metrópoles

Lula está perdido em meio ao tiroteio. Não sabe como se posicionar em relação à megaoperação policial no Rio de Janeiro, que causou a morte de 121 pessoas, quatro delas policiais. As cenas, ontem, variaram do simplesmente patético ao esta noite se improvisa.

Vamos ao patético. Ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, disse em entrevista coletiva que foi informado com antecedência sobre a megaoperação a ser conduzida pela polícia fluminense e que não quis que a PF participasse dela.

Como Ricardo Lewandowski já havia dito que o governo federal não sabia de nada, Andrei Rodrigues foi interrompido pelo ministro, que tentou emendar mal e porcamente o soneto diante das câmeras. Péssimo.

Lula despachou, então, ministro e séquito para uma reunião com o governador Cláudio Castro, no Rio de Janeiro. Depois da conversa, decidiu-se que seria criado um “escritório emergencial” com o objetivo de integrar as esferas estadual e federal para combater o crime organizado no estado. Tenta-se, assim, neutralizar as acusações feitas ao Palácio do Planalto de ausência em relação ao crônico problema de segurança no Rio de Janeiro. Esta noite se improvisa.

Ato contínuo, o presidente da República correu para sancionar a lei que endurece o combate às facções criminosas, aprovada havia quase um mês no Congresso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Guamaré concede 12% de desconto no IPTU Industrial para pagamento em cota única até 9 de janeiro de 2026

Foto: Canindé Soares

A Prefeitura de Guamaré anunciou um incentivo fiscal voltado ao setor industrial: os contribuintes que quitarem o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) Industrial de 2026 em cota única até o dia 9 de janeiro terão direito a 12% de desconto sobre o valor total do tributo.

A medida foi estabelecida pelo Decreto nº 041/2025, com base na Lei Complementar nº 858/2025, que autoriza a concessão de abatimento para pagamentos antecipados do imposto industrial, mediante regulamentação anual. Para o exercício de 2026, o percentual fixado é de 12%.

De acordo com o decreto, o lançamento do IPTU Industrial ocorrerá no mês de janeiro, com vencimento previsto para o dia 30. Para garantir o benefício, o contribuinte deve efetuar o pagamento integral até o prazo limite e não possuir débitos tributários vencidos ou inscritos em dívida ativa do Município. O pagamento poderá ser realizado por meio do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), emitido pela internet ou diretamente na Secretaria Municipal de Tributação.

Além do desconto, o decreto atualiza a base de cálculo do IPTU para o exercício de 2026 com base na variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre dezembro de 2024 e setembro de 2025, aplicando o fator 1,0418.

O prefeito Hélio Willamy destacou que a iniciativa reafirma o compromisso da gestão com o equilíbrio fiscal e o fortalecimento do ambiente econômico local.

“Nosso objetivo é premiar os contribuintes que mantêm suas obrigações em dia e, ao mesmo tempo, tornar Guamaré cada vez mais atrativa para o investimento industrial”, ressaltou o prefeito.

“A política de incentivo fiscal faz parte da nossa estratégia de modernizar a arrecadação sem aumentar a carga tributária, estimulando a regularidade e a confiança entre o poder público e o setor produtivo”, completou Hélio Willamy.

A Prefeitura reforça que a emissão do DAM e mais informações sobre o calendário fiscal de 2026 podem ser obtidas junto à Secretaria Municipal de Tributação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

VÍDEO: Bonavides classifica megaoperação como genocídio. “Essa chacina no Rio de Janeiro jamais teria acontecido a céu aberto num bairro de rico”

Vídeo: Reprodução

A deputada federal Natália Bonavides (PT) classificou como “genocídio” a megaoperação realizada no Rio de Janeiro no início desta semana. A parlamentar declarou solidariedade ao povo do Rio e afirmou que era inaceitável a política criminosa do governador do Rio de Janeiro.

“Essa chacina no Rio de Janeiro jamais teria acontecido a céu aberto num bairro de rico! Minha estrita solidariedade às famílias das vítimas. É inaceitável a política criminosa do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, de morte do povo preto e periférico. Que seja investigado e responsabilizado!”, declarou Bonavides.

 

Opinião dos leitores

  1. Míjona … no bairro de classe média ou rico , não se anda com fuzil e drone com bombas , eu tenho certeza se tivesses trabalhando honestamente não estariam mortos .

  2. O que esperar de uma esquerdista, de admirar seria ela fosse contra facções criminosas e traficantes, lamentamos sim, pelas vitimas inocentes e policiais que tombaram no seu dever de defender a sociedade dobem.

  3. Será que Natália boa vida, tem residência na periferia de natal ou num bairro classe “a”?
    Povo hipócrita, a população de bem que vive nas favelas vivem a opressão pelo tráfico, o estado deve tomar de conta sim, e se houver resistência, nos apresente uma forma diferente da que foi usada.

  4. Falando pros eleitores jumentinhos dela.
    Parabéns pro Castro.
    Cumpriu com o mandado da justiça, agora se os meliantes recebeu a polícia na bala, aí a conversa é outra coisa.
    Afinal, o que a deputada achou dos drones soltando bombas na cabeça dos policiais hein?
    A polícia usar helicóptero proíbiram né?
    Faz o seguinte Bona, na proxima vez que a justiça mandar fazer uma ação na comunidade, vai você levando um buquê de flores, não fique usando mimimi vitimista, combinado?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

GIGANTES: VIA CERTA vai ao RJ cobrir a megaoperação inloco

Foto: Reprodução

O Via Certa Natal mais uma vez reafirma seu compromisso com um jornalismo de qualidade e de ponta. Durante a recente megaoperação policial no Rio de Janeiro, a equipe foi o único veículo do Rio Grande do Norte a cobrir os acontecimentos diretamente no local, oferecendo informações precisas e em tempo real.

O trabalho da equipe potiguar ganhou repercussão internacional, sendo destaque em três países, e evidencia a ousadia, o arrojo e o profissionalismo que são marcas do Via Certa Natal. Um exemplo de jornalismo sério, corajoso e que leva a informação de forma diferenciada ao público potiguar.

Segundo a direção do grupo, o objetivo sempre foi levar a voz do Nordeste para o Brasil, e essa cobertura simboliza o resultado de um trabalho feito com dedicação e inovação.

“Estamos mostrando que o Nordeste tem talento, profissionalismo e estrutura para estar entre os grandes veículos de comunicação do país. Essa é uma vitória de toda nossa equipe e de todos que acreditam no nosso trabalho”, destacou a direção da Via Certa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Prefeitura de Ceará-Mirim aciona Polícia Científica para investigar incêndios na BR-406 e no Parque Boca da Mata

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ceará-Mirim informa que os incêndios registrados na última terça-feira (28), às margens da BR-406 — em área de mata que dá acesso ao município — e no Parque Boca da Mata, estão sob investigação oficial.

Peritos da Polícia Científica estiveram nos locais no fim da tarde desta quarta-feira (29) para realizar análises técnicas e identificar as causas e eventuais responsabilidades pelos focos de fogo.

A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar, da Guarda Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com as equipes envolvidas, os focos estavam espalhados em pontos diferentes, o que reforça a hipótese de ação humana deliberada.

Entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira, novos focos surgiram em outras áreas do município, o que motivou a Delegacia de Polícia Civil de Ceará-Mirim a solicitar formalmente a perícia. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente acompanhou todo o trabalho dos peritos, fornecendo imagens e informações relevantes à investigação.

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Roberto, destacou a importância da apuração técnica:

“A perícia é essencial para identificar as causas e responsabilizar quem estiver por trás desses atos”, afirmou.

A Prefeitura de Ceará-Mirim reafirma seu compromisso com a proteção ambiental e a segurança da população, e solicita o apoio dos cidadãos para que denunciem qualquer comportamento suspeito que possa colocar em risco as áreas verdes, o patrimônio público e a qualidade de vida no município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Rombo nas contas públicas atinge R$ 14,5 bilhões em setembro

Foto: Reprodução

O resultado primário do Governo Central em setembro chegou a um deficit de R$ 14,5 bilhões, o pior desempenho mensal do ano e o maior desde 2020. Governo Central se refere à soma das contas do Tesouro Nacional, do Banco Central e da Previdência Social, excluindo Estados, municípios e estatais. Eis a íntegra (PDF – 780 kB).

Nos últimos 12 meses até setembro, o deficit primário acumulado é de R$ 35,6 bilhões, equivalente a 0,32% do PIB (Produto Interno Bruto) –patamar que reforça as preocupações quanto ao ajuste fiscal prometido. Os dados foram divulgados nesta 5ª feira (30.out.2025).

No acumulado do ano, o saldo negativo chega a R$ 100,4 bilhões, praticamente estável frente ao mesmo período de 2024. Ainda assim, o dado mensal traz alerta pelo forte salto frente a setembro do ano anterior, quando o deficit registrado foi de R$ 5,4 bilhões.

Segundo o Tesouro Nacional, o resultado reflete:

Aumento real de 5,7% das despesas primárias – impulsionado por gastos discricionários no Executivo, como ações de saúde (R$ 4,1 bilhões) e pagamentos diversos (R$ 2,9 bilhões);
Crescimento real de apenas 0,6% na receita líquida – com destaque positivo para arrecadação previdenciária do RGPS (11,9%), compensado por queda nas receitas administradas pela Receita Federal e nos dividendos de estatais;
Pressão adicional de despesas – com precatórios e impacto das políticas de reajuste do salário mínimo e concessão de benefícios previdenciários.
Apesar de variações sazonais e ajustes pontuais, a piora fiscal em setembro acende sinal amarelo para o governo, que depende de receitas extraordinárias e controle de despesas para perseguir a meta de resultado primário de um deficit de R$ 30,2 bilhões em 2025.

O relatório de avaliação fiscal indica ainda que há folga de apenas R$ 0,8 bilhão em relação ao teto legal definido para o deficit.

ENTENDA
O deficit primário apresentado pelo Governo Central –de R$ 14,5 bilhões em setembro– significa que o país gastou mais do que arrecadou, excluindo o pagamento de juros da dívida pública.

Esse resultado indica dificuldades para o governo equilibrar as contas públicas e cumprir as metas fiscais prometidas à sociedade e ao mercado. Quando o deficit aumenta:

O risco fiscal cresce – governo pode ser obrigado a buscar mais empréstimos ou emitir dívida, elevando o endividamento e o custo dos juros pagos pelo país;
A confiança dos investidores diminui – um rombo acima do esperado sinaliza incerteza em relação ao controle das contas, o que pode afastar investimentos, pressionar o câmbio e afetar toda a economia;
Programas sociais e investimentos podem ser ameaçados – com menos recursos, há risco de cortes em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura;
Reação nos mercados – o resultado pode impactar o preço do dólar, juros, ações e o humor dos agentes econômicos, influenciando o que o cidadão sentirá no bolso.
Os números apresentados pelo governo mostram que, embora as receitas tenham crescido pouco, as despesas aumentaram bem mais rápido devido a gastos extras, políticas sociais e pressão de precatórios. Por isso, o resultado negativo deste mês preocupa e traz desafios para o ajuste fiscal e para a sustentabilidade das contas públicas.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Só notícia excelente, aqui no Canadá, vc abriu a boca, está trabalhando e recebendo em dólares canadenses, aí no Brasil, vc abriu a boca, entra mosca, cano de pistola, revólver e uma bolsa qualquer, poucos são os que querem trabalhar, de carteira assinada…..vixe, é um pecado, como um país desses pode crescer? Só cresce como rabo de cavalo, para baixo.

  2. Caos generalizado. Vc consegue imaginar se esse Desgoverno fosse no período da Pandemia…? Que livramento! Ano que vêm está aí… vamos mudar!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

INSTITUTO PARANÁ: Michelle e Ibaneis são favoritos ao Senado pelo DF em 2026, diz pesquisa

Foto: Reprodução

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), lideram as intenções de voto para o Senado Federal pelo DF nas eleições de 2026. É o que mostra um levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta quinta-feira (30).

No primeiro cenário testado, Michelle soma 34,1% das intenções de voto, enquanto 30,2% eleitores votariam em Ibaneis. Pela margem erro, de 2,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, há empate técnico.

Em seguida, a senadora Leila Barros (PDT-DF), a Leila do Vôlei, aparece na terceira colocação com 23,2% dos votos. Na sequência, estão: a deputada federal Erika Kokay (PT-SF) com 21,4%; o deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF), com 20,7%; o ex-governador Paulo Octávio (PSD-DF), com 13,7%; a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), com 12,2%; o ex-senador José Reguffe (Solidariedade), com 12,1%; e o advogado Sebastião Coelho (Novo-DF), com 7,9%.

Outros 5% votariam branco, nulo ou não votariam em nenhum dos eventuais candidatos. São 3,9% os que não souberam ou não opinaram.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *