Policiais civis da Delegacia de Polícia de Nísia Floresta com o apoio da Polícia Militar prenderam em flagrante, nessa quarta-feira (22), Manoel Cícero Pacheco, de 54 anos e Jean Carlos do Nascimento Gomes, 34 anos.
A dupla havia acabado de assaltar um casal de turistas matogrossenses, que admirava a paisagem marítima de um mirante em Tabatinga. Logo após a ação, o casal denunciou o ocorrido à uma equipe de Nísia Floresta, que realizava diligências pela região. Prontamente, os Agentes da Polícia Civil e uma viatura da PM encurralaram os criminosos no penhasco da falésia, reforçando o cerco. Com eles, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com munição de ponta oca, uma faca e todo o material roubado.
Os homens são presidiários do regime semiaberto, em liberdade condicional dada pelo Judiciário, por terem cometido crimes como tráfico de drogas e porte ilegal de armas.
O Delegado Marcelo Aranha, titular da Delegacia do Município, pede a colaboração da população, para que possam enviar informações de denúncias através do telefone/WhatsApp: 981187675.
No dia 07/08/2018 eu e minha família fomos assaltados nesse mesmo local por esses dois indivíduos, estávamos com duas crianças, uma de 8 anos e uma bebe de colo, e mesmo assim eles não tiveram dó e cometeram o assalto. O pior não foi isso na minha opinião, o pior que depois do acontecido voltei sentido natal e a aproximadamente 500 metros do local do assalto abordei uma viatura da Policia Rodoviária Estadual com dois policiais, os mesmos me falaram que não poderiam fazer nada, pois estavam indo a outra ocorrência e eu teria que ir em uma delegacia, fazer a denuncia e ai sim se for o caso eles irem a minha denuncia, ou seja, desde o dia 07 esses bandidos continuaram a cometer assalto e fazendo sabe Deus lá o que, por conta que a policia não pode ir ao local pegar os mesmos que estavam a 500 metros do local, posteriormente fiz minha denuncia na delegacia de ponta negra para "entrar para a estatística"
"Os homens são presidiários do regime semiaberto, em liberdade condicional dada pelo Judiciário, por terem cometido crimes como tráfico de drogas e porte ilegal de armas." Não precisa dizer mais nada. Aqui bandido é rei. Tem mais direitos e garantias do que o pagador de impostos!
A Neoenergia Cosern deflagrou uma operação batizada de “Olho no Peixe, Outro no Gato” para identificar possíveis ligações irregulares (ou fraudes) de energia em fábricas de gelo, viveiros de camarão e pontos de vendas de peixes em Natal e Região Metropolitana. Ao todo, 83 endereços foram visitados e as 13 equipes da distribuidora envolvidas na ação desativaram cinco “gatos” de energia em peixarias na Vila de Ponta Negra, Planalto, Redinha e Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, e num viveiro no bairro de Ferreiro Torto, em Macaíba. Todas as fábricas de gelo visitadas estavam regulares e a fiscalização vai continuar nos próximos dias.
“Infelizmente, alguns comerciantes insistem nesta prática que, além de crime, representa risco à segurança da população, provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos. Ao longo dos últimos anos, investimos e desenvolvemos sistemas de inteligência, monitoramento e identificação de fraudes mais robustos no sistema elétrico da distribuidora. Com isso, conseguimos reduzir o número de ligações irregulares consideravelmente este ano quando analisamos o número de endereços fiscalizados”, ressalta Ângela Barreto, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern.
Balanço das ações
De 01 de janeiro até 31 de março deste ano, a Neoenergia Cosern realizou 4.263 inspeções e identificou e desativou 1.246 ligações irregulares (ou fraudes) em todo o estado, recuperando cerca de 4,4 milhões de kWh de energia. Esse volume seria suficiente para abastecer, por exemplo, Natal, São Gonçalo do Amarante, Caicó e Santa Cruz juntas por 24h. Em 2024, o balanço geral da “Operação Varredura” resultou na recuperação de quase 18 milhões de kWh de energia.
Esse quantitativo seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por um dia ou um município do tamanho de Caicó, de Macau ou de Pau dos Ferros durante um mês. Esse número foi alcançado após a realização de 21 mil inspeções que resultaram na identificação e desativação de 4.868 fraudes no sistema elétrico em todo o estado em 2024.
O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. A população pode denunciar ligações clandestinas de energia elétrica, de forma anônima e segura, no telefone 116 da Neoenergia Cosern.
Dando continuidade ao processo de valorização dos servidores públicos, a mesa diretora se reuniu e, juntamente com os demais vereadores de Natal, aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (16), o projeto de reajuste de mais de 5% nos vencimentos dos servidores efetivos da Casa Legislativa. A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora após convocação feita pelo presidente, vereador Eriko Jácome (PP), e incidirá sobre a remuneração referente ao mês de abril de 2025.
“A Câmara Municipal de Natal está garantindo o reajuste dos servidores efetivos em mais de 5%. O Poder Legislativo tem essa prerrogativa e eu, como presidente, vou sempre assegurar o direito do trabalhador. Também parabenizo a Mesa Diretora por não apenas construir, mas garantir esse aumento para os funcionários, que são tão importantes para que o serviço seja oferecido da melhor forma possível”, declarou o vereador Eriko Jácome (PP).
A iniciativa foi bem recebida pelos representantes da categoria. Para o presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal da Região Metropolitana de Natal, João Alberto, o reajuste representa um reconhecimento da importância do funcionalismo público e um passo significativo diante das perdas acumuladas nos últimos anos. “Foi um ganho que considero importante. Esse é um aumento que dignifica o ser humano, o funcionário público. Temos perdido muita coisa nos últimos anos, não há mais incorporação. Agora, vamos dialogar sobre a revisão do plano de cargos, que também já está acordada. São cerca de 90 servidores ativos, fora os aposentados, que também serão beneficiados com esse reajuste”, afirmou João Alberto.
O reajuste será aplicado tanto aos servidores em atividade quanto aos aposentados, e integra um conjunto de ações voltadas à valorização do quadro funcional da Câmara.
Os deputados federais Fernando Mineiro (PT) e Glauber Braga (PSOL) têm um histórico recente parecido: foram flagrados em vídeos agredindo físicamente integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL). Aí, o que acontece quando um faz uma manifestação na rua em apoio ao outro? Obviamente, um caso de xingamento a quem pensa diferente.
“Vai procurar tua turma, caralho”, disse Fernando Mineiro a um jovem durante a manifestação realizada em apoio a Glauber Braga. O rapaz é do perfil @Direitaraizrn e, pelo menos no trecho disponibilizado no Instagram, não há falas provocativas dele em direção a Mineiro.
Em março de 2024, Fernando Mineiro protagonizou um vídeo de integrantes do MBL, dentre eles, o hoje vereador Matheus Faustino, e apareceu xingando e agredindo os jovens, ao lado da deputada federal Gleisi Hoffmann, atualmente ministra do Governo Lula. No mês seguinte, foi a vez de Glauber Braga.
O caso do parlamentar do PSOL, no entanto, por ter ocorrido em Brasília, acabou gerando uma denúncia e um relatório pela cassação do cargo dele. Por isso, a manifestação do PT em apoio a ele, realizado em frente ao shoppping Midway Mall, na noite de quarta-feira (16).
Um homem entrou, na manhã desta quinta-feira (17), na loja Disnac, localizada em Parnamirim (RN). Como podemos ver nas imagens, ele rapidamente pega um celular que está em cima de um balcão e sai como se nada tivesse acontecido.
Logo após o ocorrido, o local informou que estava sem contato devido ao roubo.
Empresas prestadoras de serviços de alimentação deflagraram greve nesta quarta-feira (16), devido aos atrasos salariais. As unidades afetadas são o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e no Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibú. O Sindicato de Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) se queixou da suspensão da alimentação nesses hospitais.
Funcionários das empresas JMT e Fortex, anunciaram greve com objetivo de reivindicar salários e o vales-alimentação atrasados. Os trabalhadores terceirizados até o momento não receberam os pagamentos referentes ao mês de março.
De acordo com os grevistas, 30% dos serviços continuam funcionando, conforme determina a legislação, para garantir o atendimento mínimo à população. O sindicato afirma que a alimentação de funcionários, médicos e acompanhantes foi suspensa, comprometendo diretamente a rotina do hospital.
Segundo a Sesap, os repasses financeiros foram feitos à JMT, mas os trabalhadores seguem sem receber. Quanto à empresa Fortex, a secretaria ainda não se posicionou.
“Quase todos os meses, o sindicato vem a público denunciar essa situação e cobrar que o governo e a Sesap se posicionem. Essa postura de jogar a culpa apenas na empresa privada e ficar de braços cruzados não cola mais. Não dá para os trabalhadores pagarem essa conta. Queremos uma resposta”, enfatiza Rosália Fernandes, Coordenadora do Sindsaúde/RN.
Em assembleia realizada entre o sindicato e os terceirizados, ficou decidido que, dois dias após a paralisação da JMT, os funcionários dariam início a uma greve parcial, em formato de revezamento. A estratégia foi adotada como forma de manter os serviços essenciais com segurança mínima, sem deixar de denunciar o desrespeito enfrentado pela categoria.
As exigências imediatas pedidas pelos grevistas são: pagamento integral e imediato dos salários atrasados, regularização dos vales-alimentação, garantia de alimentação para os trabalhadores, fiscalização da atuação das empresas e comprometimento do Governo do Estado com a saúde pública.
A diretora geral do Hospital Tarcísio Maia, Kaline França, informou que nesta quinta-feira (17) serão liberados metade dos vales-alimentação atrasados.
Essa é a segunda paralisação em apenas quatro meses.
Um acidente com o veículo da prefeita de Parnamirim, Professora Nilda, acabou em tragédia na noite de quarta-feira (16).
DO BLOG: A BR 304 é a estrada da morte no RN, é tragédia atrás da tragédia. Segundo apuramos, a prefeita vinha de uma agenda em Mossoró. Literalmente uma tragédia.
Nilda publicou uma nota sobre o assunto.
Confira:
A prefeita de Parnamirim vem a público informar, com profunda tristeza e pesar, a ocorrência de um trágico acidente na BR-364, por volta das 19h30 desta quarta-feira (16), quando retornava de um compromisso institucional.
Importante ressaltar que o condutor do veículo espontaneamente se submeteu ao teste do bafômetro, o qual deu negativo, prestou socorro imediato às vítimas e acionou a Polícia Rodoviária Federal – que dirigiu-se imediatamente ao local, só saindo após liberação da PRF.
Uma das vítimas foi socorrida para o Hospital Walfredo Gurgel em Natal e já recebeu alta. Uma criança, infelizmente, faleceu no hospital.
Neste momento de tamanha dor, toda a assistência necessária está sendo fornecida à família e nos unimos em orações e pedimos preces pela memória da criança.
Raimunda Nilda da Silva Cruz
Prefeita de Parnamirim
Durante dois dias de intensa mobilização, entre a terça e a quarta-feira da Semana Santa (15 e 16 de abril), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Cidadania (SEMTASC), promoveu a entrega do peixe às famílias em situação de vulnerabilidade social. A ação percorreu desde os bairros da zona urbana até as comunidades mais distantes da zona rural, levando dignidade, alimento e esperança à mesa de milhares de são-gonçalenses.
Em diversos pontos da cidade, a alegria e a gratidão eram visíveis nos rostos das famílias que receberam a volta da entrega do peixe. Hoje, a comunidade do Guariju foi o primeiro local a ser atendido e, lá, a emoção de pais e mães de família foi especialmente marcante, com a certeza de que a tradição estava sendo retomada.
A ação contou com uma verdadeira força-tarefa de servidores municipais, que se empenharam em cada ponto de distribuição para garantir o sucesso da entrega. A marca da organização, da presença e do cuidado esteve presente em todos os polos da cidade.
A secretária de Assistência Social, Emília Caroline, fez um balanço positivo da iniciativa:
“Encerramos esse trabalho com o coração cheio de gratidão. Foram dois dias intensos, e estivemos em todos os polos, ao lado do nosso prefeito, acompanhando de perto a entrega chegando ao nosso povo. Ver tudo acontecer conforme planejado nos enche de alegria e a certeza de que estamos no caminho certo.”
No encerramento das entregas, o prefeito reforçou o verdadeiro significado da Páscoa e do serviço público: “A gente termina muito feliz. Porque desejar uma feliz Páscoa não pode ser só com palavras — tem que ser com gestos, com ação. Não é só a entrega do peixe: é a consideração, é a presença, é o respeito pelo nosso povo. Estamos fazendo aquilo que mais gostamos: atendendo a quem mais precisa. Espero que no ano que vem a gente aumente ainda mais — passar de 20 para 25 mil famílias, se Deus quiser.”
O Governo do Rio Grande do Norte enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei para criar o Fundo Estadual de Loterias. A expectativa é que, com a nova legislação, o Estado arrecade cerca de R$ 25 milhões por ano. Essa é a estimativa da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que enviou o PL à ALRN na última quinta-feira (10), com o projeto sendo publicado no Diário Oficial da AL nesta quarta-feira (16). O Governo pediu urgência na tramitação do projeto e a expectativa é de que a aprovação ocorra ainda em 2025.
Segundo diz o PL, a proposta é de que a exploração dos serviços lotéricos seja feita pelo Estado ou por meio de concessões, ou credenciamentos. A proposição aponta que a Sefaz será responsável por organizar e coordenar os serviços. Segundo o Governo do Estado, a ideia é fortalecer políticas públicas no Estado com as arrecadações. A proposta segue modelos adotados em estados como Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A projeção de arrecadação, inclusive, considera os cenários de estados vizinhos que já realizam a exploração do serviço.
“O Fundo Estadual da Loteria do RN tem como objetivo garantir que as receitas oriundas da exploração, seja direta ou indireta, sejam direcionadas para investimentos em ações e serviços relacionados à segurança pública, à habitação popular, à ciência, tecnologia e inovação, à seguridade social e para divulgação, estruturação e manutenção dos serviços da própria loteria, que incluem campanhas de prevenção e controle à ludopatia, ou seja, para controle dos transtornos do jogo patológico, assim como também campanhas e ações de difusão de boas práticas de jogo responsável e da garantia da integridade, lisura e publicidade das apostas e dos sorteios realizados no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte”, explica Jane Carmen Araújo, secretária executiva da Receita da Sefaz-RN.
O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse que Jair Bolsonaro (PL) vai dar aval ao novo texto do projeto de lei que anistia presos do 8 de janeiro mesmo do hospital.
O ex-presidente está internado desde a semana passada, após realizar cirurgia no abdômen. De acordo com o boletim divulgado pelo hospital DF Star nesta quarta-feira (16), ele tem boa evolução clínica, mas continua sem previsão de alta da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).
Sóstenes disse que o quadro de saúde do ex-presidente não afeta em nada as articulações pelo projeto na Câmara e que Bolsonaro já está até mesmo disparando mensagens de WhatsApp da UTI.
“Ele já deixou tudo pavimentado. A palavra final é dele do texto, mas quando estiver pronto, bato com ele. Se não puder visitar no hospital, posso mandar por WhatsApp ou pela Michelle [Bolsonaro]”, disse o líder.
A equipe médica mantém a interdição de visitas a Bolsonaro, até o momento. Ele publicou uma foto nas suas redes sociais nesta quarta em que aparece lendo um documento, mas não é possível identificar qual.
Bolsonaro deverá ficar internado pelo menos mais duas semanas e enfrentar restrições no pós-operatório por um período de dois a três meses.
No domingo (13), ele passou por uma cirurgia de 12 horas para desobstrução intestinal, procedimento que correu bem, segundo seus médicos, e foi o mais longo dos já realizados desde que o ex-presidente levou a facada, na campanha eleitoral de 2018.
Como mostrou a Folha, Bolsonaro mandou o PL estudar alternativas para tornar o texto do projeto de lei da anistia a presos no 8 de janeiro mais enxuto. Técnicos estão ainda trabalhando na nova proposta, que deve ser finalizada na próxima semana.
Essa seria uma forma de diminuir resistências ao projeto na Casa, segundo interlocutores. Uma avaliação geral dos deputados é de que as penas impostas pelo STF (Supremo Tribunal Federal) teriam sido duras, mas que é preciso punir quem tenha depredado as sedes dos três Poderes.
O pedido ocorreu após conversa de Bolsonaro com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), no último dia 9. O encontro ocorreu fora da agenda, apenas entre os dois, e foi cercado de sigilo.
O governo federal lança, nesta quinta-feira (17), o Sistema de Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas). O programa prevê gerar um banco de dados nacional para os pets.
O registro é gratuito e gera um documento único e intransferível, que deve acompanhar o animal por toda a vida, como informações sobre localização, em caso de desaparecimento, por exemplo.
Uma vez cadastrados, os tutores poderão também receber informações sobre campanhas do governo para castração, vacinação e microchipagem.
A lei que autoriza a criação do RG animal foi sancionada em dezembro do ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O cadastro inclui informações detalhadas sobre os tutores (identidade, CPF, endereço) e os animais (espécie, raça, idade, vacinas, doenças).
Segundo o governo, iniciativas semelhantes já existem no país, mas de forma descentralizada, obrigando os proprietários a preencherem dados repetidos em diferentes sistemas. A proposta pretende integrar informações e simplificar processos, além de permitir a melhor execução de políticas voltadas à proteção dos animais.
No dia 07/08/2018 eu e minha família fomos assaltados nesse mesmo local por esses dois indivíduos, estávamos com duas crianças, uma de 8 anos e uma bebe de colo, e mesmo assim eles não tiveram dó e cometeram o assalto. O pior não foi isso na minha opinião, o pior que depois do acontecido voltei sentido natal e a aproximadamente 500 metros do local do assalto abordei uma viatura da Policia Rodoviária Estadual com dois policiais, os mesmos me falaram que não poderiam fazer nada, pois estavam indo a outra ocorrência e eu teria que ir em uma delegacia, fazer a denuncia e ai sim se for o caso eles irem a minha denuncia, ou seja, desde o dia 07 esses bandidos continuaram a cometer assalto e fazendo sabe Deus lá o que, por conta que a policia não pode ir ao local pegar os mesmos que estavam a 500 metros do local, posteriormente fiz minha denuncia na delegacia de ponta negra para "entrar para a estatística"
Por quê nao aproveitaram e deram um empurrãozinho nesses FDP lá de cima das falésias? Ninguém ia reclamar certeza.
Loho estarão novamente na praia devido a AUDIÊNCIA DE CUSTODIA.
"Os homens são presidiários do regime semiaberto, em liberdade condicional dada pelo Judiciário, por terem cometido crimes como tráfico de drogas e porte ilegal de armas." Não precisa dizer mais nada. Aqui bandido é rei. Tem mais direitos e garantias do que o pagador de impostos!