Que o calor é um dos melhores amigos do chopp, disso ninguém duvida. Mas durante o ano inteiro, ele reúne amigos e amantes ao redor de mesas para apreciá-lo. O prazer de um chopp gelado, entretanto, desperta dúvidas “de mesa de bar” e é com elas que o Blog do BG acaba hoje!
Na Europa, segundo o ranking de consumo de chopp e cerveja, a Alemanha é o país líder com 123 litros consumidos ao ano por pessoa. Lá, no entanto, na maioria das regiões a bebida não vem estupidamente gelada. Pedro Paulo, proprietário da Portal do Chopp – empresa especializada em Chopps industrializados e chopps artesanais – explica que na Alemanha e em alguns países da Europa tanto o chopp quanto a cerveja são servidos em temperatura ambiente para que seja possível apreciar os sabores e aromas da bebida. “Aqui no Brasil, a gente bebe gelada por causa da má qualidade da nossa cerveja”, comenta. Ele aponta que os níveis exigidos pela lei brasileira na mistura do malte e da cevada são diferentes dos exigidos dos produtores na Alemanha, por exemplo, o que acaba tornando, no geral, a cerveja ou chopp brasileiro inferior à produção europeia.
É isso que a Portal do Chopp traz até Natal, uma gama de produtos que possibilitam nosso cliente saborear um dos melhores chopps produzidos no nordeste que é o chopp Bossa Nova. Este tipo de chopp é elaborado com o puro malte de cevadas nacionais e importadas. Nele, os lúpulos são das melhores procedências, tanto o aromático quanto o amargor; ambos têm origem na região do Hallertau na Alemanha, além de uma puríssima água, considerada uma das mais leves do mundo, extraída de poços profundos, saturada de sais minerais, que possui vitaminas naturais e todos os ingredientes necessários para a obtenção de uma ótima bebida. Com baixa fermentação, através de leveduras cultivadas em seus laboratórios, oriundas de uma cepa da Europa, especialmente desenvolvida para seu chopp, o Bossa Nova tem um médio teor alcoólico, uma espuma densa e cremosa, além de ser levemente encorpado.
O CHOPP
Quanto mais gelado melhor? Chopp a 0º C tira a sensibilidade das papilas gustativas, diminuindo a sensação de aroma e do sabor. Qual é a temperatura ideal? O ideal é que o chopp saia da máquina com a temperatura entre 0° C e 2° C, para que chegue à mesa com 3°C ou 4°C e seja consumido entre 6°C e 8° C.
Estraga?
Sim. A bebida oxida muita facilmente. Um barril tem prazo de validade de dez dias. Por isso é bom freqüentar bares onde o chopp tem mais saída ou bares que utilizam barris menores.
Do que é feito?
Os ingredientes são: água tratada, malte (que é feito de cevada), cereais cervejeiros (como o milho e o arroz), carboidratos e lúpulo (uma planta parecida com a cevada).
É mais leve do que cerveja?
Não. Por ser mais fresco, se tem a impressão de que o chopp é mais leve. Mas a fórmula é a mesma.
Qual o tamanho ideal do colarinho?
Mais ou menos 3 cm de espuma.
Por que se deve beber com colarinho?
A espuma do colarinho é essencial para manter o gás. Ela protege a bebida do contato com o oxigênio, que faz o chopp amargar. A espuma também ajuda a preservar a temperatura do chopp.
Quer apreciar essa iguaria em casa?
Ligue 2020-2292 e peça já o seu!!!
Esse chopp não tem igual, já tomei de várias de marcas pelo Brasil a fora, mas o Bossa Nova é imbatível!