Em solenidade que será realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, o prefeito Carlos Eduardo oficializa nesta terça-feira (9) às 10h, a criação da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e empossa como titular da pasta, Dácio Galvão, atual presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte).
A Secult, que comandará as ações culturais do município com o braço da Fundação Cultural Capitania das Artes, teve sua criação publicada na edição do Diário Oficial do Município (Dom) do dia 30 de agosto. No organograma apresentado, a nova secretaria vai incorporar em sua estrutura além da Funcarte, inédita Sala Natal, responsável pela formatação e aplicação de intervenções no campo das Artes Visuais no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte (Memorial de Natal).
A criação da Secult foi um dos pontos da reforma administrativa aprovada na Câmara de Vereadores, que previu também a extinção de cargos e redução de secretarias. Desde a metade dos anos 1980 que Natal não tinha Secretaria de Cultura. A primeira experiência aconteceu na gestão do então prefeito Garibaldi Alves Filho, hoje Ministro da Previdência. A criação da Secult é mais um passo dentro das ações previstas e acertadas na Conferência Municipal de Cultura, em 2013, seguindo diretrizes do Plano Nacional de Cultura e do Plano Municipal de Cultura.
Trata-se de um acontecimento histórico na cultura da cidade. Com a Secult/Natal, a cultura passa a ter orçamento próprio e amplia as condições do planejamento e execução de políticas públicas para o segmento.
Comente aqui