Foto: CNN Brasil
A retomada dos testes da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em voluntários brasileiros foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) após o recebimento de documentos dos órgãos britânicos.
Em entrevista à CNN, o diretor-presidente da agência, Antônio Barra, disse que o Brasil prioriza a qualidade, eficácia e segurança do imunizante — e não o país fabricante.
“Nós temos equipes altamente capacitadas que têm acompanhado todos os protocolos de desenvolvimento, são quatro em vigor no Brasil. Para nós, pouco importa a nacionalidade [da vacina], e sim qualidade, eficácia e segurança”, afirmou.
Barra elogiou Oxford e o laboratório AstraZeneca pela comunicação rápida e eficiente sobre a reação inesperada manifestada na voluntária britânica, que suspendeu os testes clínicos na semana passada.
“Quando temos diversos organismos nacionais e internacionais interligados, em uma verdadeira guerra contra essa doença, a nossa comunicação precisa ser exatamente como foi nesse evento que aconteceu: fluída e tempestiva”, disse.
O diretor da Anvisa ainda garantiu a segurança dos brasileiros que participam dos testes da vacina de Oxford. “De posse dessas informações autênticas e reconhecidas por nós [enviadas por Oxford], temos a completa segurança de retomar os testes no Brasil. (…) Nossos voluntários brasileiros estão testando a vacina dentro de um universo considerado seguro por nós.”
Falando das demais vacinas em teste no país, incluindo a Coronavac, oriunda da China, Barra defendeu que a agência acompanha todo o processo delas no país.
“O trabalho da Anvisa não é apenas dar anuência para que o estudo ocorra em território nacional, é também todo o acompanhamento do processo, que não termina nem mesmo quando [a vacina] estiver em produção ou as pessoas sendo vacinadas. É um trabalho de longo prazo para que possamos ter respostas vacinais confiáveis”, concluiu.
CNN Brasil
Kkkkkkkkkk! Ignorância tem limite! A vacina está sendo testada em brasileiros no Instituto Butantan, que aliás é respeitadíssimo. Quem vai dizer se ela funciona não é a China e sim quem está testando! O mesmo acontecerá com a vacina Russa!
Façam o seguinte: quando chegarem em casa joguem fora tudo que é fabricado ou tem componentes fabricados na China!
É cada um que aparece! Só rindo mesmo!
Da China,nem papel higiênico…….
Até entendo que esse cidadão emita tal opinião, dada a função que ocupa. Quanto aos demais, cada qual cuide da sua vida e acredite no que quiser. Em vacina chinesa EU não confio. Aliás, não confio em produto algum "made in China".
Tudo bem mais, vacina com nacionalidade Chinesa ou Russa eu não toma.
Se vc é adulto , está certíssimo, sabe o que é bom ou ruim, já eu sou dos primeiros seja ela de qualquer país, até do paus d Mossoró, eu me atrevo a tomar. Cada um que sabe o valor de sua vida, uns são mais inteligentes, outros maus ignorantes e é assim que são as pessoas e já sabem onde primeiro vão aplicar? Já quero me programar.
Deixe de lorota, você estará na fila do SUS para tomar a sua dose e nem questionará a origem. Se você for de fato um ser ideológico deixe consumir qualquer produto cuja origem for de um país comunista, nem use celulares com componentes chineses.
E antes que alguém critique, tem todo direito. Vai lá tomar também e não encha o sac…..
Sim, que tenha "QUALIDADE, EFICÁCIA E SEGURANÇA " Que seja a , b ou c desde que tenham esses requisitos.
A obrigação dele é falar exatamente isso. Vamos ver se ele e a família vão tomar a da China ou Rússia.! Esse país tá cheio de falso moralista.
Vacina no lombo e umas 5 ou 6 açoitadas, você toma né?
Verdade, Carlos. Aliás, não é só a vacina chinesa que não merece a mínima confiança. TODO produto chinês deve ser encarado com MUITA cautela. Da minha parte, estou evitando tudo o que vem daquele lugar.