Foto: Magnus Nascimento
A cidade de Natal segue avançando na transformação de seus espaços urbanos, promovendo melhorias que aliam preservação histórica e qualidade de vida. Na tarde desta segunda-feira (16), o prefeito Álvaro Dias entregou à população da Zona Leste a nova Praça Djalma Maranhão, uma obra que integra o projeto de revitalização das áreas históricas entre os bairros Cidade Alta e Ribeira.
O espaço, antes um terreno degradado que servia como depósito clandestino de lixo, foi construído do zero e agora se apresenta como um ponto de convivência moderno e atraente. Para o prefeito Álvaro Dias, a obra representa o compromisso da gestão com a valorização dos espaços públicos e a qualidade de vida dos cidadãos.
“Este lugar, que antes era uma área abandonada, agora se transforma em um ponto de encontro para as famílias, um espaço de lazer, prática de atividades físicas e contemplação. É um verdadeiro cartão-postal da nossa cidade, que valoriza a convivência e resgata a importância histórica da região”, afirmou o prefeito.
A nova Praça Djalma Maranhão conta com áreas de caminhada, um guarda-corpo renovado, anfiteatro, área de contemplação do pôr do sol, quadra de esportes, paisagismo moderno e iluminação em LED. A obra integra o lote 2 do projeto de revitalização da Pedra Rosário, que também contempla a requalificação da Avenida do Contorno e da Praça do Pôr do Sol, já entregues à população. Juntas, as intervenções desta etapa somam um investimento superior a R$ 10 milhões, sendo quase R$ 500 mil aplicados na construção da praça Djalma Maranhão.
A secretária municipal de Planejamento, Shirley Cavalcanti, destacou a importância da obra para a cidade. “Essa entrega é um verdadeiro presente para a comunidade, que ganha um espaço digno de lazer e convivência, além de fortalecer a valorização histórica e urbana de Natal. A ideia de uma gestão que pensa nos projetos da cidade para as pessoas, se tornou uma realidade em Natal, e esse é mais um resultado que ficará para a história”, declarou.
Dona Isabel, moradora da região há mais de 46 anos e conhecida por cuidar de canteiros na praça, comemorou a entrega do novo espaço. “Estou emocionada com essa transformação. Há décadas sonhava em ver esse lugar valorizado, e hoje posso agradecer ao prefeito Álvaro Dias por ter realizado esse projeto e ainda preservar junto com a equipe o canteiro que cuido com tanto amor”, afirmou.
Em novembro, a praça Djalma Maranhão também recebeu cerca de 30 mudas de espécies nativas, como ipês, craibeiras, saboneteiras e oitis, dentro do programa Planta Natal. Uma iniciativa que visa integrar a recuperação das áreas verdes às ações de revitalização urbana, e que tem gerado resultados expressivos por toda a cidade.
Ao final da solenidade, acompanhado de autoridades, secretários municipais e moradores da região, o prefeito Álvaro Dias realizou o descerramento da placa, reafirmando o compromisso da gestão com a revitalização urbana, a preservação ambiental e a criação de espaços públicos que promovam o bem-estar e a qualidade de vida para seus cidadãos.
Comente aqui