O delegado Marcus Dayan, responsável pelas investigações do suposto esquema de desvio de recursos do setor de precatórios do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN), indiciou Carla Ubarana Leal, George Leal, Carlos Eduardo Palhares, Carlos Fasanaro e Claudia Sueli Silva por peculato e formação de quadrilha. De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Investigação de Crimes contra a Ordem Tributária (Deicot), o inquérito será encaminhado hoje ao Ministério Público. A partir daí o MPRN tem o prazo de cinco dias corridos para enviar denúncia à Justiça.
O funcionário do Banco do Brasil Pedro Luiz da Silva, que chegou a ser preso no início da Operação, não foi indiciado, de acordo com o delegado, por falta de provas que provassem má fé de sua parte. Pedro Luiz cumpriu prisão domiciliar por quatro dias e não teve a prisão preventiva decretada como os outros acusados. George Leal, Carlos Eduardo Palhares e Carlos Alberto Fasanaro estão presos no presídio provisório Raimundo Nonato. Carla Ubarana segue internada na Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde São Lucas e, de acordo com o serviço social do hospital, o quadro geral da paciente é “regular”. Claudia Sueli Silva teve a prisão preventida decretada, mas foi libertada no último domingo por força de um habeas corpus concedido pelo desembargador Dilermando Motta.
O ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido a uma endoscopia digestiva alta nesta quarta-feira (31) para avaliar refluxo gastroesofágico. A informação foi divulgada pela equipe médica que o acompanha, após ele ter passado por uma nova cirurgia na tarde desta terça-feira (30), que durou cerca de três horas.
Bolsonaro está internado desde a véspera de Natal para correção de hérnia inguinal bilateral. Desde então, precisou de mais três procedimentos devido a soluços persistentes, todos envolvendo o nervo frênico, que controla a contração involuntária do diafragma.
Segundo os médicos, ele seguirá em fisioterapia respiratória, usando CPAP à noite e medidas preventivas para trombose, e só terá alta após a virada do ano.
O histórico dos procedimentos é o seguinte: no dia 25, cirurgia de hérnia inguinal bilateral; 27, bloqueio do nervo frênico direito; 29/12, novo bloqueio do mesmo nervo; e 30/12, reforço do bloqueio.
Confira a íntegra do boletim médico:
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em cuidados pós-operatórios de herniorrafia inguinal bilateral, por via convencional. Apresentou novos episódios de soluços, sendo submetido a uma complementação do bloqueio anestésico dos nervos frênicos bilaterais. Deverá ser submetido a endoscopia digestiva alta, amanhã (31), para avaliação do refluxo gastroesofágico. Segue em fisioterapia respiratória, terapia de CPAP noturno e medidas preventivas para trombose.
A Câmara dos Deputados publicou nesta terça-feira (30) o primeiro edital do novo concurso, com salários de até R$ 30,8 mil. São 140 vagas para analista e técnico legislativo, sendo metade imediata e metade em cadastro reserva.
O edital contempla analista legislativo (Processo Legislativo e Gestão) e técnico legislativo (assistente legislativo e administrativo), todos exigindo nível superior. Cada cargo terá 35 vagas imediatas e 35 para cadastro reserva.
As inscrições começam em 5 de janeiro e vão até 26 de janeiro, e a organização ficará a cargo do Cebraspe. A previsão é que as provas sejam aplicadas em 8 de março de 2026.
Ainda está em elaboração o edital para o cargo de Técnico Legislativo, especialidade Policial Legislativo Federal (PLF), também de nível superior. Para os demais cargos autorizados, a Câmara aguarda a conclusão das reorganizações internas antes de definir novas vagas.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, fez um balanço detalhado do primeiro ano de gestão, destacando equilíbrio fiscal, regularização salarial, avanços em saúde, educação, infraestrutura e obras prioritárias. As declarações foram dadas ao programa Meio Dia RN, da rádio 96 FM Natal.
Paulinho assumiu a Prefeitura com salários atrasados e conseguiu colocar em dia toda a folha. “Pegamos o salário de dezembro atrasado e hoje finalizamos pagando 14 folhas. O servidor recebeu dezembro no dia 10, o 13º salário, e estamos quites com todos os servidores”, afirmou.
Segundo ele, o equilíbrio financeiro veio da disciplina herdada da iniciativa privada: “Eu só posso gastar o que eu tenho. Não posso gastar mais do que tenho”. Sobre os empréstimos autorizados pela Câmara, Paulinho foi enfático: “Foi feito um estudo. A gente não pediu aleatoriamente. Natal ainda tem poder de endividamento e trabalha com responsabilidade”.
Obras e infraestrutura
O prefeito reconheceu obras herdadas inacabadas, como o Hospital Municipal e o Mercado da Redinha. “Não adianta esconder: pegamos ainda o hospital e o mercado para terminar as obras”.
Ele detalhou o hospital: “Se abrir do jeito que está hoje, ele vai ser uma UPA de luxo, porque não existem centros cirúrgicos”. A previsão de inauguração é entre março e abril de 2026, usando recursos próprios enquanto se aguardam verbas federais represadas. “Temos mais de R$ 100 milhões represados em obras inacabadas do governo federal”.
Paulinho também ressaltou a Zona Norte como prioridade. “Queremos deixar quase 80% da Zona Norte pavimentada. O primeiro Centro de Imagem do município de Natal vai ser lá”, afirmou.
Saúde e educação
Na saúde, ele modernizou sistemas e contratos. “Hoje o cidadão é atendido com reconhecimento facial. A informação vai automaticamente para o Ministério da Saúde, o que aumentou nosso repasse. E não faltou mais médicos nem insumos. Hoje, tem dia que a UPA está vazia”, disse.
Sobre o atendimento a pessoas com autismo em Natal, Paulinho afirmou que o maior problema é o diagnóstico, e que o município enfrenta dificuldades para encontrar médicos neuropediatras. Ainda assim, a gestão segue “ampliando esses espaços”.
Na educação, os avanços incluem fila zerada de creches, merenda de qualidade, fardamento completo e quase 100% das salas climatizadas. “Não faltou um dia sequer de merenda. Também chamamos 700 professores e vamos chamar mais 300”, garantiu.
Eventos e economia
Paulinho defendeu os investimentos em eventos como política de desenvolvimento econômico. “A festa é muito importante. Ela gera emprego, renda e movimenta a economia da cidade”, afirmou.
E rebateu críticas: “Quem não tem o que falar vai ter que falar disso. Natal precisa melhorar em muitos setores, e nós vamos continuar trabalhando 24 horas por dia”, concluiu.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, foi claro e direto sobre o cenário político de 2026: reafirmou o alinhamento com a oposição ao PT e cravou que não haverá traição dentro do grupo que foi decisivo para sua eleição na capital. As declarações foram dadas nesta terça-feira (30), durante entrevista ao programa Meio Dia RN, da rádio 96 FM Natal, apresentado por BG.
Ao falar sobre as articulações para 2026, Paulinho fez questão de lembrar que sua eleição foi construída com apoios fundamentais dos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB), além do ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos). “Quando eu fui candidato a prefeito, recebi apoios importantes na minha eleição, de Rogério, Styvenson e Álvaro. Nós formamos um grupo para a minha eleição”, disse.
O prefeito reconheceu que o cenário eleitoral pode não permitir que todos caminhem juntos, mas deixou claro que sua posição política tem um limite bem definido. “Se não sair unido, eu vou ter que me posicionar. E é claro: eu não posso ficar contra quem me ajudou. Isso é muito claro”.
Paulinho reforçou que a lealdade é um princípio que sempre guiou sua trajetória política e que seguirá sendo o eixo das decisões para 2026. “Eu sempre fiz política dessa maneira, com lealdade. Acho que hoje eu estou como prefeito por conta disso, porque consegui juntar um grupo e passar confiança de que não ia trair”.
União da oposição contra o PT
O prefeito também endossou a tese defendida pelo presidente estadual do União Brasil, ex-senador José Agripino Maia, de que a oposição precisa sair unida para enfrentar o PT na eleição de 2026. “Eu acredito que esse é o melhor caminho. É o que eu defendi durante todo o ano, em conversas muito transparentes com Rogério, com Álvaro e com Allyson Bezerra (prefeito de Mossoró)”.
Segundo Paulinho, a união foi determinante para o resultado eleitoral em Natal.“Isso foi um dos segredos da minha eleição aqui em Natal. A gente saiu unido e saiu com força”, ressaltou.
Sobre os critérios para a definição de uma candidatura única da oposição, o prefeito explicou que o debate envolve diferentes visões dentro do grupo.“Tem quem defenda pesquisas, tem quem defenda quem une mais, quem tem mais prefeitos. Isso vai ser conversado”.
Ele afirmou que o mês de janeiro será decisivo para essas articulações. “Nós vamos sentar, conversar durante todo o mês de janeiro para ver se a gente consegue sair numa convergência”. E deixou um alerta claro para o futuro da oposição no Estado: “Se não conseguir agora, que pelo menos esse grupo esteja unido num possível segundo turno, desde que eles não se enfrentem”.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire, foi direto ao comentar o futuro político da primeira-dama e secretária municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Nina Souza. Ao tratar das especulações sobre uma possível mudança partidária para as eleições de 2026, Paulinho deixou claro que, se houver necessidade, Nina pode deixar o União Brasil, mesmo ciente das consequências políticas e jurídicas da decisão.
Segundo o prefeito, a definição não será tomada de forma isolada, mas pode ser imposta pelas regras do jogo eleitoral. “Às vezes a legislação eleitoral força você a tomar decisões, porque é natural que todos procurem uma coligação na qual realmente tenham chance de eleição”, afirmou.
Paulinho disse que o cenário está sendo avaliado dentro de um grupo político e que nenhuma possibilidade está descartada, inclusive a saída do União Brasil. “Já disseram que ela ia para os Republicanos, que ia ficar no União, que podia ir para o PL. Isso está sendo analisado em grupo, para que a gente possa tomar uma decisão”, declarou.
O prefeito reconheceu que, caso Nina precise deixar o partido, o União Brasil pode questionar a decisão — o que, segundo ele, faz parte do processo democrático. “Se Nina precisar sair do partido, ela vai ter que sair independentemente disso”, afirmou. “Ela pode correr o risco, sim, de ser candidata e, se perder a eleição, acabar perdendo também o mandato de vereadora”, lembrou.
Ele também destacou que eventuais reações da legenda são um direito legítimo do partido e que o caminho adotado será o do diálogo, sem confronto público. “Nós vamos buscar, no diálogo com o ex-senador, que, se realmente isso vier a precisar acontecer, que aconteça da melhor forma possível, sem briga”, disse.
Paulinho destaca resultados de Nina na Semtas
Além da discussão política, Paulinho fez questão de destacar os resultados da gestão de Nina à frente da Assistência Social, citando a ampliação do alcance dos programas e a redução de custos por meio de parcerias.
“A gente atendia 23 instituições com alimentos. Hoje estamos atendendo 96 instituições. O Banco de Alimentos foi transformado. A maioria dos alimentos hoje a gente consegue por conta de parcerias. Aumentamos o número de instituições atendidas e diminuímos as compras”, afirmou.
Ao final, o prefeito reforçou que, acima das disputas partidárias, o foco da gestão segue sendo o atendimento à população. “O nosso compromisso é bem claro: é com as pessoas”, garantiu.
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou nesta terça-feira (30) que a defesa do ex-assessor presidencial Filipe Martins explique, em até 24 horas, um suposto uso da rede social LinkedIn. Martins está proibido de utilizar plataformas digitais e pode ter a prisão preventiva decretada caso a violação seja confirmada.
No despacho, Moraes afirmou que foi anexada aos autos a informação de que o réu teria acessado a rede para consultar perfis de terceiros. O ministro abriu prazo para esclarecimentos e alertou que o descumprimento das medidas impostas pode levar à revogação da prisão domiciliar.
Martins passou a cumprir prisão domiciliar no sábado (27), por decisão de Moraes, que apontou risco de fuga após a condenação no caso da trama golpista. Ele foi condenado pela Primeira Turma do STF a 21 anos de prisão, acusado de elaborar a minuta de um decreto para tentar reverter o resultado das eleições de 2022.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 204 mortes em acidentes envolvendo motoristas alcoolizados entre janeiro e novembro de 2025. O número representa aumento de 14,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 178 óbitos.
No período, a PRF também contabilizou mais de 3.350 acidentes relacionados ao consumo de álcool. Foram registradas mais de 7 mil infrações por embriaguez ao volante e cerca de 40 mil autos de infração por recusa ao teste do bafômetro. Ao todo, 3.070 motoristas foram detidos, número 16% menor que em 2024.
Diante do cenário, a PRF iniciou nesta terça-feira (30) a Operação Ano Novo, com reforço da fiscalização nas rodovias federais de todo o país até o próximo domingo (4), com foco na prevenção de acidentes e na segurança viária.
Saiba as recomendações da PRF para viagens no final do ano
Faça a revisão do veículo;
Acompanhe as condições meteorológicas;
Veja as condições da rodovia;
Descanse antes da viagem;
Use o cinto de segurança e os equipamentos obrigatórios;
O governo Lula liberou cerca de R$ 1,8 bilhão em emendas parlamentares na última semana para acelerar a execução do Orçamento e reduzir a pressão do Congresso no fim de 2025. Com isso, o total pago no ano chegou a R$ 31,01 bilhões.
Apesar do avanço, ainda há um descompasso entre valores autorizados e efetivamente desembolsados. Do total de R$ 48,49 bilhões previstos para emendas em 2025, R$ 45,26 bilhões foram empenhados e R$ 31,25 bilhões liquidados, mas cerca de R$ 17 bilhões seguem sem pagamento, podendo virar restos a pagar.
A liberação ocorre em meio a mudanças nos procedimentos, após o Orçamento ter sido sancionado apenas em abril e novas regras de transparência exigidas pelo STF entrarem em vigor. O governo atribui a essas alterações o ritmo mais lento da execução ao longo do ano.
As emendas individuais concentram a maior parte dos pagamentos, com R$ 19,7 bilhões. As de bancada somam R$ 6,02 bilhões e as de comissão, R$ 5,29 bilhões. Entre os partidos, o PL lidera em valores pagos, seguido por PSD, PT e União Brasil.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou nesta terça-feira (30) que o ex-presidente Jair Bolsonaro voltou ao centro cirúrgico após apresentar novo quadro de soluços persistentes.
Segundo Michelle, os médicos decidiram reforçar o bloqueio do nervo frênico, procedimento indicado quando os soluços não respondem a medicamentos. Bolsonaro já havia passado por dois bloqueios: no sábado (27), no lado esquerdo, e na segunda-feira (29), no lado direito.
Bolsonaro está internado desde 24 de dezembro no Hospital DF Star, em Brasília, onde foi submetido a uma cirurgia de hérnia inguinal bilateral, realizada sem intercorrências. O procedimento foi autorizado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, após solicitação da defesa.
A dívida bruta do governo registrou nova alta em novembro, quando o setor público voltou a registrar déficit primário, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Banco Central.
A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou novembro em 79,0%, contra 78,4% no mês anterior e em linha com o esperado por economistas.
Já a dívida líquida do setor público foi a 65,2% do PIB, de 64,8% em outubro.
No mês passado, o setor público consolidado registrou déficit primário de R$ 14,420 bilhões, ligeiramente acima da expectativa de economistas consultados em pesquisa da Reuters de um saldo negativo de R$ 14,0 bilhões. Em outubro, o setor público teve um superávit de R$ 32,392 bilhões.
No acumulado em 12 meses, o déficit primário correspondeu a 0,36% do PIB. Considerando também as despesas com juros, o déficit nominal ficou em 8,13% do PIB.
Comente aqui