Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Os preços dos combustíveis da Petrobras estão “abrasileirados” e a presidente da estatal está extremamente satisfeita. Magda Chambriard destacou em sua primeira entrevista exclusiva que os valores praticados são “justos para a sociedade”.
A fórmula dessa conta, porém, não pode ser detalhada. “A hora em que vocês descobrirem como é que eu faço meu preço, eu tenho que ser mandada embora”.
Após inúmeras polêmicas sobre o preço dos combustíveis no governo Jair Bolsonaro e início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o tema parece ter saído do noticiário.
Essa calmaria é explicada por Chambriard por uma trinca: queda de preço, menor volatilidade e remuneração satisfatória.
“Esse preço nós consideramos um preço justo para a sociedade. Quando a gente olha de 1º de janeiro de 2023 até hoje, todos os combustíveis vendidos pela Petrobras têm preços menores”, disse.
“Mesmo assim, nós estamos extremamente satisfeitos com a política”.
A presidente da estatal explica que a atual política de preços oferece estabilidade de valores para a sociedade, o que evita “volatilidade indesejada”. Ao mesmo tempo, diz, “nós remuneramos (a companhia) por esses combustíveis de forma bastante satisfatória”.
A mudança da política de preços começou a ocorrer na gestão anterior de Jean Paul Prates, já no governo Lula. Antes, diz Chambriard, combustíveis fabricados no Brasil “eram onerados com preços de transporte inexistente, com um preço de tributo inexistente, riscos e preços de frete”.
Isso acontecia porque a Petrobras praticava preço que levava em conta os custos de importação do combustível pronto para o Brasil. Agora, não faz mais isso.
Questionada sobre como funciona a atual fórmula, a presidente da Petrobras disse que o tema faz parte da estratégia comercial e não pode ser detalhado.
“Essa dúvida tem que persistir. Ninguém conta para o concorrente como faz o seu preço. A hora em que vocês descobrirem como é que eu faço meu preço, eu tenho que ser mandada embora. Isso é uma prerrogativa da companhia”.
A confidencialidade comercial, diz, também existe em todos os concorrentes privados. “A diferença é que a Petrobras, enquanto estatal, desperta mais curiosidade, mas nesse ponto a gente vai manter o sigilo”.
CNN Brasil
Essa turma do PT é muito demagago, Gasolina e Diesel beirando os 7 reais, ainda falam em preço justo a sociedade? Voces não sabem nem quanto custa um litro, já que vivem as custas da união, aí é muito fácil dizer que está tudo muito bom, pois o fumo tá entrando é no fiofó da gente, não de voces.
O preço já está alto sem o assombro da guerra e sem pandemia.
Pior é essa formação de preços escondido por de baixo dos panos.
Vai estourar na cabeça dos brasileiros outra vez.
Lembrando que roubaram, assaltaram a Petrobrás, nessa brincadeira de esconde, esconde vão quebrar outra vez.
Alguém dúvida?
Massa, ela esconde como é a composição do preço, no futuro é demitida e NÓS PAGAMOS O PREJUIZO, ela só disse isso.
Viva nosso presidente Lula!
Aqui ma cidade da esperança em dois postos BR é 5,81.
Mas adiante no bairro planalto
É 5,79..
E álcool 3,75.
..
O gado não aguenta vê isso..torce pra que volte aos 8 reais..
Vão acabar com os brasileiros assim. A galera dos aplicativos não aguenta.
A Dilma da Petrobrás.
Faz o L bando de trouxas e jumentos.
Como é que é?
Isso é em absurdo não estamos numha epidemia
Estamos no governo que do amor vai vendo aí Brasil
Bom era R$ 10,00 com o desgoverno do mito. Vá da uma olhada nos jornal entre 2019 e 2022
Já estar beirando os 7 reais, é o preço do amor desse desgoverno do ex-presidiário.
Os impostos são iguais em todos os estados, aqui em Campina Grande, a gasolina tá 5.94 e o álcool 3.79.
Nesse caso a culpa não é do governo.
então prefere pagar 9 no governo do futuro presidiário.
Deixe de choro besta no desgoverno do seu ex presidente fujão era 10,00
Eu preferia os quase NOVE reais da época do governo do meu MITO!
Faz o L de novo pra ver se sobra alguma coisa 😂 O Brasil precisava dessa lição pra aprender que o céu não é perto, e também para deixar de acreditar em picanha do governo e acreditar mais no trabalho. Picanha quem estão comendo são os amigos do rei, para o povo, abóbora.