A partir de 2012, Natal os alunos da rede privada de Natal terão acesso gratuito as carteiras de estudante e se somarão ao percentual da rede pública, que já dispõe da gratuidade. A medida, ratificada pela prefeita Micarla de Sousa em Lei, fará com que a capital seja a única cidade brasileira na qual 100% dos estudantes têm acesso ao benefício sem nenhum custo..
A estimativa é de que 328 mil estudantes sejam beneficiados com a Lei nº 9.310/11, que define regras para habilitação das entidades estudantis para emitir a nova identidade eletrônica em suas próprias sedes.
Micarla justificou a medida em solenidade com estudantes, em solenidade nesta segunda-feira no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), destacando que a medida vai ao encontro de um direito legítimo dos estudantes de pagar a meia passagem no transporte coletivo e meia-entrada em eventos culturais e esportivos.
Diversas entidades estudantis marcaram presença no evento, tais como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES), entre outras. De acordo com o tesoureiro da UNE, Luis Felipe Maciel, o ato fortalece o movimento estudantil e visa facilitar o acesso à meia passagem e à meia-entrada em eventos culturais e esportivos.
Durante a solenidade, a União Potiguar dos Estudantes (UPES), por meio de suas entidades representativas, entregou uma placa a Micarla de Sousa, concedendo o título de “PREFEITA AMIGA DO ESTUDANTE”, “por sua luta e dedicação em defesa da classe estudantil, visando sempre, a garantia dos direitos e o respeito à juventude natalense”.
A REDE PÚBLICA DISPÕE DE CARTEIRA ESTUDANTIL GRATUITA (NA VERDADE, UM SELO QUE FOI COLADO AOS CARTÕES DE PASSAGENS), MAS COM RESSALVAS. A MINHA, POR EXEMPLO (SOU DA UFRN) NÃO É ACEITA PARA MEIA-ENTRADA EM EVENTOS CULTURAIS. O CINEMARK, POR EXEMPLO, EXIGE A CARTEIRINHA DE ESTUDANTE (NÃO ACEITA O CARTÃO COM O SELO COLADO). PARA VIAGEM INTERMUNICIPAL TAMBÉM NÃO VALE. OU SEJA, NÃO ADIANTA DAR A "CARTEIRINHA DE ESTUDANTE" SE ELA NÃO FOR ACEITA PARA TODOS OS SEUS EFEITOS, PORQUE DE TODO JEITO O ESTUDANTE TERÁ QUE ADQUIRIR OUTRA(PAGANDO).