A partir do próximo domingo (9), o ciclista natalense poderá pedalar sua bicicleta na avenida Hermes da Fonseca, na zona Leste da capital, despreocupadamente. Isto porque a Prefeitura do Natal implantará no fim de semana o projeto CicloNatal, lançado nesta quarta-feira (5), às 11h, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, pelo prefeito Carlos Eduardo.
O projeto funcionará das 7h às 12h, na faixa esquerda (nos dois sentidos), inicialmente da avenida Hermes da Fonseca, na altura da Praça das Flores, até o Aeroclube. As faixas da esquerda serão interditadas pelos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Num segundo momento, o percurso se estenderá até o cruzamento da avenida Alexandrino de Alencar, com possibilidade de ir ao Parque das Dunas.
“Este é o primeiro passo para a implantação de ciclovias na cidade. Hoje o ciclismo é uma realidade no Brasil. Encontramos vários grupos pedalando sua bike pela cidade. Nós temos projetos e também estamos abertos a ideias”, disse o prefeito Carlos Eduardo no lançamento do projeto.
Na ocasião, o prefeito sugeriu um evento ciclístico no fim do ano dentro do “Natal em Natal”, que promova a cidade para o Brasil e o mundo. O gestor explicou que a atual administração fez uma adequação para retirar as desapropriações do Lote 01 da Copa do Mundo e quer discutir com as associações de ciclistas de Natal um novo percurso para a ciclovia. Outras ciclovias deverão ser construídas como, por exemplo, uma ciclovia do Parque das Dunas ao Parque da Cidade.
Por sua vez, o secretário municipal de Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da FIFA 2014 (Secopa), Luiz Eduardo Machado, explicou que o projeto CicloNatal atende a uma reivindicação antiga da população natalense que desejava ter mais espaços exclusivos para pedalar. Segundo o gestor, a proposta é envolver ciclistas profissionais e amadores.
“A expansão do projeto para outras áreas dependerá da aprovação da população. O nosso ponto de apoio será a Praça das Flores. Durante todo o percurso haverá pontos de hidratação, com a distribuição de água para os participantes, como também será disponibilizada uma área para atendimento médico. Profissionais de educação física da Secopa estarão no local para auxiliar os ciclistas com noções de alongamento e de como praticar exercícios de maneira correta. O evento terá, ainda, distribuição de brindes, sorteios e uma empresa fará a manutenção de bicicletas”, informou.
Ele ressaltou que o projeto CicloNatal é o primeiro passo para a implementação de ciclovias na cidade. Para essa discussão, haverá um fórum no dia 27 de junho envolvendo os diversos grupos de ciclistas da capital. “Estamos trabalhando para a Volta Ciclística da Cidade do Natal no mês de dezembro. Precisamos tornar a bicicleta um veículo de locomoção para o natalense”, afirmou.
Participaram, ainda, do lançamento do projeto CicloNatal o secretário chefe do Gabinete do Prefeito, Sávio Hackradt; o secretário de Comunicação Social, Heverton Freitas; secretário adjunto de Trânsito da Semob, Walter Pedro da Silva; diretor geral da Associação dos Ciclistas do Rio Grande do Norte (Acirn), Clebson Melo; o presidente da OnG Baobá, Haroldo Mota, representante da Rapaduras Bike, entre outros membros de entidades de ciclistas.
Toda caminhada começa com o primeiro passo e esse que foi dado hoje é exatamente ele.
Parabéns aos participantes da reunião. Trará benefícios a muitos Natalenses.