por Dinarte Assunção
O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou em carta divulgada ao povo da Paraíba que, por princípios e compromisso que assumiu com a população da cidade, vai continuar à frente da cidade e não pretende renunciar para ser candidato ao governo da Paraíba.
Cartaxo lidera todas as pesquisas de intenções de votos.
“Sempre defendi que a boa política não pode ser construída pelas circunstâncias, porque isso pode levar a análises distorcidas. Em tempos marcados pelo excesso de individualismo e a falta de bons propósitos, avançarei me distanciando, como sempre, da política antiga – e vencida – que busca colocar os interesses pessoais acima das causas coletivas. A mesquinhez do carreirismo não tem lugar ao meu lado, nem será capaz de fazer curvar minha cabeça erguida, ou ameaçar a minha paz de consciência”, escreveu o prefeito de João Pessoa.
Direito de pergunta: o prefeito Carlos Eduardo Alves, que prometeu ficar no cargo e concluir seu mandato, vai seguir o exemplo de Cartaxo ou, como é mesmo que está na carta, vai ceder às circunstâncias do individualismo?

Confira a carta de Cartaxo:
Mensagem ao povo paraibano
João Pessoa, 1o de Março de 2018
A minha vida é pautada por princípios, valores que a vida pública consolidou ainda mais, em todas as oportunidades que a população de João Pessoa e da Paraíba, generosamente, decidiu me conceder. Sou um homem de palavra e um gestor de compromisso. Exerço a política preservando todas as boas práticas nas quais acredito e que regem a minha vida pessoal. Sei que isso diverge do senso comum, num ambiente marcado, infelizmente, por vaidades e interesses individuais. Mas, para mim, não é só uma questão de coerência, é de crença. Não optei por essa trajetória, na qual coloco meu tempo e minha força de trabalho à disposição da população, para fazer o fácil, o conveniente, ou mais do mesmo. Estou, desde sempre, na estrada do que considero certo, justo, ético, mesmo que percorrê-la seja um desafio mais longo e exigente. Fazer parte de um projeto que realiza sonhos coletivos é o que me mobiliza. A coragem e a fé me levam à frente. E estou aqui, hoje, para anunciar mais um passo adiante. Não me furto às decisões, prefiro fazer acontecer a esperar para ver, porque daí nascem as ações realmente transformadoras. E esta é a minha missão.
Assim, depois de uma cuidadosa reflexão, discussões internas, escuta de muitos companheiros de luta, aí incluída a minha família, diálogo com moradores de João Pessoa, e sinceramente honrado pelas manifestações calorosas do povo paraibano, de todas as regiões, que coloca o meu nome em posição de destaque, quando projeta o futuro do nosso estado, venho comunicar uma decisão – serena e amadurecida – que norteará os próximos anos da minha vida pública. Conforme me comprometi com a população de João Pessoa, cumprirei na íntegra o meu mandato de prefeito reeleito, reafirmando o compromisso pactuado com este projeto vitorioso, que vem transformando a vida na nossa capital. Como gestor público, tenho uma missão a concluir.
Sempre defendi que a boa política não pode ser construída pelas circunstâncias, porque isso pode levar a análises distorcidas. Em tempos marcados pelo excesso de individualismo e a falta de bons propósitos, avançarei me distanciando, como sempre, da política antiga – e vencida – que busca colocar os interesses pessoais acima das causas coletivas. A mesquinhez do carreirismo não tem lugar ao meu lado, nem será capaz de fazer curvar minha cabeça erguida, ou ameaçar a minha paz de consciência. Devo isso aos meus pais, como legado. Ofereço isso aos cidadãos e cidadãs da minha terra, onde nasci e escrevo uma História, ao lado da minha mulher e filhos, ao lado da minha gente. Sou do trabalho com resultado, que se alimenta do sonho. Acredito em um mundo melhor e a ele me dedico com as mãos e o coração.
Diante do tamanho da missão que me foi confiada, esta é uma decisão que exige coragem e, acima de tudo, responsabilidade. Vamos seguir dialogando com os municípios, compartilhando experiências, fazendo desse novo jeito de administrar uma referência para o estado, o Brasil e outras cidades do mundo. É desta maneira que seguirei onde estou, avançando. No tempo devido, da forma correta. Se a população do meu estado me avalia como um gestor competente, que cumpre compromissos, por isso amplamente aprovado, apto a disputar o governo, em primeiro lugar nas pesquisas de opinião, então, efetivamente, venho atendendo às expectativas do meu povo. Se este quadro é decorrente, hoje, do projeto que desenvolvemos na nossa capital, neste momento histórico de mudanças, eu não posso simplesmente desconsiderar esta realidade. Implementamos um programa que planeja a João Pessoa dos próximos 30 anos, a encaminhar irreversivelmente, já com resultados que se somarão a tantos que conquistamos, até aqui.
Tenho 53 anos, muitos planos e bastante experiência, à disposição do meu estado. Equipe, grupo político, população de João Pessoa e todo o povo da Paraíba contam e contarão comigo, sempre -, no que eu puder fazer de melhor. Mas, reafirmo, decisões de tal importância não devem ser inspiradas em circunstâncias, nem motivadas por elementos desconectados de um projeto maior. Não compactuo com esta opção. Foi por isso que sempre explicitei meu entendimento, alertei para a necessidade de traçarmos metas, respeitando prazos, que permitissem a evolução do debate e estruturação de um caminho. Agora o tempo é outro. Nestes últimos meses, foram inúmeras as especulações, insinuações, danosas ao debate maduro da boa política. Eu não faço política por conveniência. Portanto, procuro transcender o imediatismo. Não esperem de mim a ambição eleitoral, meu lema é o dos compromissos assumidos.
A vida pública exige dos gestores a entrega em todas as missões e desafios. Como vereador, deputado estadual, vice-governador e prefeito reeleito de João Pessoa, abri caminhos com a força do que acredito, renovando a confiança depositada em mim. A honra imensa de ser reconhecido pela população como gestor e político capaz de liderar o projeto da Paraíba que queremos é fruto do melhor resultado possível na vida pública: credibilidade e confiança. Não é o único requisito para um projeto avançar. É, certamente, o mais importante. No momento, avançarei em João Pessoa. Sei que esta relação de confiança com a população só vai se aprofundar, evoluir, crescer. E o momento certo para novos passos certamente virá. Porque aqui temos fé, coragem, trabalho, resultado e coração.
Luciano Cartaxo Pires de Sá.
Político sério age como o Prefeito de João Pessoa, enquanto o nosso Prefeito prefira interromper mandato para se candidatar ao Governo do Estado.
Em termos de organização João Pessoa dar de chinelo em Natal. Nós temos um Prefeito sem nenhuma criatividade. Nota 10 para Luciao Cartaxo que não vai renunciar para se candidatar a Governador da Paraíba preferindo continuar na Prefeitura de João Pessoa até o fim de seu mandato. Político sério age desta maneira.
A diferença do prefeito de João Pessoa e o de Natal é gritante
Tenho lojas no bairro do Alecrim em Natal e no bairro do Varadouro em João Pessoa
São dois bairros de comércio popular
Enquanto no Alecrim é uma bagunça total, em João Pessoa os camelôs são organizados, as calçadas livre para os pedestres e ruas limpas e com estacionamento rotativo
O prefeito de Natal deveria conhecer esse bairro de João Pessoa e aprender a ser prefeito
Parabéns Sr. Luciano, prefeito de João Pessoa. Estive revisitando "Jampa" e, novamente fiquei encantada com a limpeza da cidade, organização, infraestrutura na avenida à beira mar e adjacências. Mas principalmente, estou apaixonada pelas pessoas naturais da Paraíba. São de uma simpatia de encantar, atenciosos, calorosos e recebem muito bem o visitante. Obrigada Prefeito, obrigada paraibanos queridos. Volto em breve. Estou na torcida pela sua candidatura à Governador. Sou do Sul e, nós temos muito à aprender com vocês. Grande abraço!
Vcs que são besta que o reelegeu.
Realmente o que Carlos Eduardo quer é oprtunismo e isso deve acabar no RN. Se ele se candidatar o povo não deveria da um voto a ele. Chega de fazer politica com trocas oportunistas. O tempo mudou com as redes.
Ele se acha perfeito claro que vai querer o governo. Essa família sempre quer mais e o povo que se lasque.
Realmente mostra que de fato não tem só caráter
Acima de tudo prevaleceu o respeito pelo povo Paraibano
E respeito é a base das demais atitudes que se tem
Quando respeitamos o próximo tudo flui com leveza por neste consistir a ética, a moral, o amor a si e ao próximo.
Parabéns Luciano Cartaxo belo exemplo.
Governo de caráter é competência se faz assim, não do RN que não tem compromisso com ninguêm
E o governador da Paraíba humilha o do RN em competência.
não há como comparar, os políticos paraibanos, com muitos e muitos defeitos ,ainda assim estão muito a frente dos nossos.
Esse cabeção vai levar uma cipoada pra nunca mais se aprumar! kkkkkkkkkk
É por essas atitudes que a Paraiba superou o nosso RN. Là vem em uma sequência de bons gestores que são comprometidos com o povo. Aqui são um bando de vaidosos, brigando pelo poder, é prefeito querendo ser governador é vice governador querendo ser governador é deputado federal querendo ser senador, é senador querendo se perpetuar no poder, é uma fome de poder imensurável, e o povo que se lasque.
Princípios e compromisso?
Esperar isso de um Alves?
Vcs estão sonhando?
BG.
Parte da população de Natal ainda vive como no passado se o politico fizer um acenosinho ou der um aperto de mão eles votam além do FANATISMO pelas oligarquias, esse alcaide Natalense junto com a falecida guerreira já está na Prefeitura de Natal há 20 anos, já passou da hora de sair faz tempo. REELEIÇÃO zero para esses carreiristas.
Ô medo… ele pode se candidatar como quiser, nao significa que vai ganhar….
#kelps18
Cabeção jurou que não renunciaria. Vai aparecer o vídeo. Mas ele é Alves. Eu ardil, age nas sombras. E o vice dele não é boa gente.
Assim como o governador da Paraíba é exemplo a ser seguido para quem venha assumir o estado próximo ano, acabando com cargos comissionados…principalmente os que sejam formadores de opinião que mesmo vendo tudo desandado ainda queiram mostrar algo positivo onde não tem e por realmente pessoas compromissadas e técnicas que não vejam só o seu umbigo e o momento, mas sim o futuro dos seus filhos e de outras gerações.
Homi, deixe esse cabeção vim!
Boa! Honra a palavra.
Aparentemente é uma pessoa apaixonada pelo que faz e pela sua cidade. E mais interessante ainda é falar sempre em projeto para os próximos 30 anos. Aqui não temos projeto algum.
Não dá pra comparar.
Oh medo de perder as boquinhas.