“Uma tarde encantadora e da mais pura poesia” assim definiu a estudante Maria Luiza, do curso de Controle Ambiental do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), o espetáculo de balé apresentado na faixa de pedestre do cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Romualdo Galvão, na tarde de quarta-feira (25).
A apresentação fez parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Natal promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
A proposta do órgão foi oferecer outras possibilidades para educação de trânsito e por um trânsito mais humano, usando o balé, a dança, como uma possibilidade de conscientização dos motoristas e pedestres por um trânsito melhor.
“São os novos cenários que queremos para a mobilidade urbana de Natal,” destacou a titular da Semob, Elequicina Santos.
Seria mais produtivo promover a educação no trânsito com a presença de amarelinhos nos principais cruzamentos da cidade na hora do rush. Esses cruzamentos são constantemente bloqueados. Um exemplo é o cruzamento entre a Av Salgado Filho e a Av Alexandrino de Alencar. Chega-se a esperar a abertura/fechamento do semáforo por três vezes até se conseguir o cruzamento livre quando se trafega na Alexandrino para atravessar a Salgado Filho. Já a presença desses amarelinhos é constante, por exemplo, em frente à PROMATER, onde é proibido estacionar na Av São José. será que é porque lá a Prefeitura FATURA? Em intervalos regulares é fácil flagrar esses profissionais encherem os talões de multas a cada "parada" para fiscalização. Tenho certeza que a população prefere esse tipo de ação do que apresentação de balé.
Hilário demais. Assim é fácil, quero ver fazer isso nas calçadas ocupadas pelos carros. Pura firula pura. Pantim. Quero ver fazer o óbvio: devolver as calçadas ao cidadão. Essa ideia aí deve ser coisa de gênio; quero ver executar uma ideia de otário: devolver as calçadas à população.
A reunião entre o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, e empresários na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta sexta-feira (14/2), foi marcada por pedidos pela queda da taxa básica de juros (Selic).
Depois do encerramento de sua palestra na Fiesp, Galípolo ouviu perguntas e comentários dos empresários que acompanhavam o evento. Uma das intervenções que mais chamaram atenção foi a de Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, gigante do varejo nacional.
Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, a primeira desde que Galípolo assumiu o comando da autarquia, o colegiado aumentou a Selic em 1 ponto percentual, de 12,25% para 13,25% ao ano. Foi o quarto aumento consecutivo dos juros básicos no país.
A elevação da taxa de juros é o principal instrumento dos bancos centrais para controlar a inflação. Segundo o próprio Galípolo, a medida deve desaquecer a economia brasileira nos próximos meses, embora o país, provavelmente, ainda vá conviver por algum tempo com uma inflação acima da meta.
“Cada vez que aumenta 1 ponto nos juros não é R$ 40 bilhões que aumenta no déficit, é R$ 80 bilhões”, disse Trajano, falando diretamente a Galípolo.
“Quero falar aqui em nome do setor varejista. O varejo é o primeiro que sofre porque é o primeiro que demanda, é dele que sai tudo. A pequena e média empresa não aguentam mais sobreviver com isso. Não tem condição. São elas que geram o emprego”, afirmou a líder varejista.
“Queria pedir para ele [Galípolo], por favor, para que tenha uma outra forma. Essa forma não está dando certo. A gente tem que pensar fora da caixa. Esse pacto tem que existir”, prosseguiu Trajano.
“[Quero] Pedir para ele, por favor, não comunicar mais que vai ter aumento de juro porque aí já atrapalha tudo desde o começo”, completou a presidente do conselho do Magazine Luiza, arrancando risos dos demais empresários que acompanhavam a reunião.
O que disse Galípolo
Antes da intervenção de Luiza Trajano, Galípolo disse que o aperto monetário colocado em prática pelo BC, elevando a taxa básica de juros para 13,25% ao ano, deverá começar a surtir efeito em breve, desaquecendo a economia e contendo a pressão inflacionária. A elevação dos juros é o principal instrumento dos bancos centrais para controlar a inflação.
“Passamos a enxergar uma pressão inflacionária mais alta e gabaritamos as razões para iniciar um ciclo de alta de juros”, prosseguiu o presidente do BC, em referência ao caso brasileiro.
“A autoridade monetária interrompeu o ciclo de flexibilização monetária. A partir da reunião de dezembro, a autoridade fez um movimento claro para mover a taxa de juros para um patamar restritivo com alguma segurança.”
Em sua fala aos empresários da indústria, o chefe da autoridade monetária afirmou que “a política monetária fará o seu efeito primeiro na atividade econômica e depois na inflação corrente”.
“É sempre esperado que a autoridade monetária tenha uma atuação preventiva e que, para além disso, ela tenha uma função de reação assimétrica. É esperado que ela tenha uma agressividade maior nos momentos de altas de juros e mais parcimônia no consumo dos dados. É importante que a autoridade monetária não reflita essa volatilidade para não replicá-la”, observou Galípolo.
“Você deve observar um pouco dessa combinação. A atividade tende a reagir primeiro antes dos preços e da inflação corrente. Você pode ter uma combinação ainda entre uma inflação fora da meta e uma atividade que vem desacelerando”, completou.
Um quinto assaltante que participou de uma série de roubos no conjunto Satélite, na madrugada desta sexta-feira (14), também morreu no confronto com a polícia. O corpo de Cauã Douglas, de 18 anos, estava em uma área de mata, no bairro Planalto. Foram familiares que encontraram o corpo com marcas de tiros ao lado de um rio que existe no local.
De acordo com policiais do 9° Batalhão, que foram acionados para o isolamento da área, o pai de Cauã já esperava o destino trágico do filho devido a vida pregressa do filho.
A quadrilha, segundo vítimas, agia sempre no início da madrugada em dois pontos diferentes, na avenida dos Caiapós e no prolongamento da avenida Prudente de morais. A PM orienta que qualquer informação que possa localizar infratores que agem em qualquer ponto da cidade deve ser repassada para o COPOM, a Central de Operações de Segurança.
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), realizará a operação Transporte Folião durante os dias do Carnaval 2025, já a partir do dia 27 de fevereiro – com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo – até o dia 5 de março, último dia dos blocos na Praia da Redinha.
De acordo com o órgão, serão criadas linhas especiais conectando os polos do Carnaval e, ainda, linhas expressas dos shows para as diversas regiões, bem como reforço na rede Corujão, permitindo o uso do transporte público coletivo pelos foliões.
Ainda segundo a STTU, a operação das linhas especiais e da rede Corujão durante os dias de Carnaval será gratuita. Ou seja, o folião que utilizar as linhas especiais e o Corujão durante os dias de folia não pagarão tarifa. É importante destacar que a medida restringe-se a operação Transporte Folião, sendo mantida a tarifação normal para as linhas convencionais.
Operação nos Polos Largo do Atheneu e Centro Histórico
O atendimento aos polos Largo do Atheneu e Centro Histórico será realizado por três linhas de ônibus, sendo duas da rede Corujão e uma criada especialmente para o evento. São elas:
Corujão A – Rocas/Ribeira/Cidade Alta/Petrópolis/Praia do Meio/Zona Norte
Corujão da linha O-33 – Planalto/Praia do Meio, via Av. Prudente de Morais
SE1 – Expresso Zona Oeste – Alecrim/Dix-Sept Rosado/Nossa Senhora de Nazaré/Bom Pastor/KM-06/Cidade da Esperança
A novidade na operação é o SE1 – Expresso Centro Histórico/Zona Oeste. A linha, criada especialmente para o evento, busca agilizar a ligação do folião morador da região oeste após o término do show. A linha atenderá diversos bairros da região e, ainda, o bairro do Alecrim, na Zona Leste.
Após a passagem no polo, a linha SE1 – Expresso Centro Histórico/Zona Oeste realizará
16 paradas no percurso, as quais estarão sinalizadas e contemplarão todos os bairros no trajeto. Veja o itinerário e os locais de paradas no QR code. Nos polos, as paradas serão:
No Polo Centro Histórico, a Parada Sete de Setembro | L142, localizada em frente ao Palácio Felipe Camarão;
No Polo Largo do Atheneu, na Rua Trairi x Av. Campos Sales. As linhas A e O-33 realizarão as paradas normais em seu itinerário.
A chegada no evento poderá ser realizada por meio das diversas linhas regulares que passam na região.
27/02
Para os shows do dia 27 de fevereiro, as linhas SE1 – Expresso Centro Histórico/Zona Oeste, A e O-33 terão viagens saindo dos polos às 1h30, sendo duas saídas no mesmo horário, de forma a comportar o fluxo de saída dos foliões.
Além da viagem extra, as linhas da rede Corujão contam com viagens regulares, sendo uma na linha A, às 23h40, e duas na linha O-33, às 01h06 e 03h20.
28/02 a 04/03
Nos demais dias de shows no Polo Centro Histórico e Largo do Atheneu, a saída de todas as linhas da operação será às 00h30, com a mesma dinâmica de dois veículos ao mesmo tempo, de modo a comportar o público. Também existirão as viagens regulares das linhas da rede Corujão, sendo duas em cada: linha A às 23h40 e 01h30 e linha O-33 às 01h06 e 03h20.
Operação no Polo Redinha
O polo Redinha contará com uma operação especial para ligar os bairros da Zona Norte ao polo. Serão criadas duas linhas especiais que farão essa conexão, são elas:
SE2 – Redinha/Brasil Novo/Parque das Dunas/Pajuçara/Gramoré/Nova Natal
SE3 – Redinha/Santarém/Alvorada IV/Jardim Progresso/Vale Dourado/Parque dos Coqueiros
Essas linhas irão operar do dia 28 de fevereiro a 05 de março, das 10h00 às 19h00, com intervalos médios de 30min. Veja o itinerário completo no QR code.
Além dessas linhas, os foliões poderão utilizar a linha N-08 – Redinha/Mirassol, via Rodoviária para chegar e sair do polo.
Operação no Polo Nélio Dias
Para os shows que ocorrerão no polo Nélio Dias, serão criadas três linhas especiais para ligar os bairros da Zona Norte ao local do evento, que operarão de 28 de fevereiro a 04 de março. São elas:
SE4 – Nélio Dias/Nordelândia/Jardim Progresso/Alvorada IV/Vale Dourado/Parque dos Coqueiros
SE5 – Nélio Dias/Santarém/Soledade/Panatis/Igapó
SE6 – Nélio Dias/Pajuçara/Parque das Dunas/Brasil Novo/Redinha
A linha SE4 – Nélio Dias/Parque dos Coqueiros operará das 17h00 às 21h00 com intervalos de 30min. Após às 21h00, terá viagens às 23h30, 00h30, 01h30 e duas saídas às 02h30.
Já as linhas SE5 – Nélio Dias/Igapó e SE6 – Nélio Dias/Redinha, terão viagens às 23h30, 00h30, 01h30 e duas saídas às 02h30.
Além da linha SE4 – Nélio Dias/Parque dos Coqueiros, os foliões poderão utilizar as linhas N-02 – Gramoré/Morro Branco, via Midway Mall, N-15 – Pajuçara/Ribeira, via Petrópolis, N-43 – Nova Natal/Morro Branco, via Alecrim, N-60 – Pajuçara/Mirassol, via Av. Nevaldo Rocha, N-64 – Nova Natal/Ribeira, via Petrópolis e N-84 – Soledade/Petrópolis para chegar no evento.
Operação no Polo Ponta Negra
Para Ponta Negra, a operação Transporte Folião irá reforçar, de 28 de fevereiro a 04 de março, as linhas da rede Corujão e criará três linhas expressas, sendo duas para Zona Norte e uma para Zona Oeste. São elas:
Corujão E – Ponta Negra/Lagoa Nova/Dix-Sept Rosado/Nossa Srª. de Nazaré/Cidade da Esperança/Cidade Nova/Felipe Camarão
Corujão da linha N-73 – Santarém/Ponta Negra, via Av. Nevaldo Rocha
SE7 – Expresso Zona Norte/Nova Natal – Ponta Negra/Praia do Meio/Redinha/Brasil Novo/Parque das Dunas/Pajuçara/Gramoré/Nova Natal
SE8 – Expresso Zona Norte/Parque dos Coqueiros – Ponta Negra/Igapó/Panatis/Alvorada IV/Jardim Progresso/Vale Dourado/Parque dos Coqueiros
A linha SE7 – Expresso Ponta Negra/Nova Natal ligará com agilidade o polo à Zona Norte, realizando uma parada também na Praia do Meio, na Zona Leste. Ao todo, a linha realizará 20 paradas atendendo todos os bairros da região norte em seu percurso.
Já a linha SE8 – Expresso Ponta Negra/Parque dos Coqueiros terá 14 paradas ao longo do trajeto, exclusivamente na Zona Norte.
Por sua vez, a linha SE9 – Expresso Ponta Negra/Planalto terá 11 paradas no percurso e atenderá os bairros de Neópolis, Pitimbu e Planalto.
Todas as linhas expressas terão saídas às 23h30, 00h30, 01h00, 01h30 e dois veículos saindo às 02h30.
Já a linha E terá viagens às 00h30, 01h00, 01h20, duas saídas às 02h30 e uma saída às 03h20. Por sua vez, a linha N-73 terá saída às 00h30, 01h00, 01h30, duas saídas às 02h30 e uma saída às 03h30.
Expresso Interpolos
Além da operação extra em atendimento aos polos, também será criada a linha SE10 – Expresso Interpolos, que conectará os polos Redinha, Centro Histórico, Largo do Atheneu e Ponta Negra, com 8 paradas em locais estratégicos:
A linha operará a partir de 28 de fevereiro e até 04 de março, das 09h00 às 21h00, com intervalos médios de 30min.
O Dois A | Reserva Pipa combina, de maneira única, natureza exuberante, sofisticação e privacidade. Tudo isso no centro de um dos destinos mais desejados do Brasil: a Praia da Pipa. São casas com área privativa a partir de 214,90 m², projetadas para oferecer conforto e lazer para toda a família. Cada unidade conta com a sua própria piscina, 3 ou 4 suítes + dependência, deck e jardim privativo, além de duas vagas de garagem.
Muito além dos espaços amplos e bem distribuídos, o Dois A | Reserva Pipa revela-se como um refúgio exclusivo em meio à natureza. O projeto harmoniza paisagismo com a essência da flora nativa, entrelaçando jardins e uma vasta área de preservação permanente. Um verdadeiro oásis, concebido para proporcionar experiências inesquecíveis.
Localização privilegiada e cuidado em cada detalhe
Estrategicamente posicionado na rua principal da Praia da Pipa, o empreendimento oferece acesso facilitado e privacidade em perfeita harmonia. Com duas entradas independentes, garantindo mobilidade e praticidade a qualquer momento. O primeiro acesso, pela charmosa Av. Baía dos Golfinhos, conecta-se ao pulsante centro da vila, enquanto o segundo, localizado na Rua Sucupira, integra-se ao anel viário, permitindo deslocamentos ágeis.
Um dos maiores cineastas do Brasil, Cacá Diegues morreu na madrugada desta sexta-feira (14). Conhecido por filmes como “Bye bye Brasil” e “Deus é brasileiro”, ele tinha 84 anos.
De acordo com a Academia Brasileira de Letras (ABL), o cineasta morreu no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações durante uma cirurgia. Membro da ABL desde 2018, Diegues foi um dos grandes nomes do cinema nacional.
“Sua obra equilibrou popularidade e profundidade artística, abordando temas sociais e culturais com sensibilidade. Durante a ditadura militar, viveu no exílio, mantendo-se sempre ativo no debate sobre política, cultura e cinema. A ABL expressa solidariedade à esposa, Renata Almeida Magalhães, e aos filhos”, publicou a instituição.
Batizado Carlos Diegues, o artista nasceu em Maceió, Alagoas, em 19 de maio de 1940. Com 6 anos, sua família se mudou para o Rio de Janeiro e criou raízes em Botafogo, bairro onde ele passou toda a infância e adolescência.
Diegues deixa quatro filhos — os dois primeiros de seu casamento com Nara Leão. O cineasta era casado, desde 1981, com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães.
Um dos mais importantes cineastas brasileiros
Cacá Diegues cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), em uma época em que não havia, no Brasil, escolas de cinema.
Na PUC, como presidente do Diretório Estudantil, Cacá funda um cineclube e começa suas atividades como cineasta amador, na companhia de David Neves, Arnaldo Jabor, Paulo Perdigão e outros nomes que se tornariam conhecidos no cinema nacional.
Ainda estudante, Diegues começa a dirigir o jornal “O Metropolitano”, órgão oficial da UME (União Metropolitana de Estudantes) e junta-se ao CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE (União Nacional dos Estudantes).
Tanto o grupo da PUC quanto o de “O Metropolitano” tornam-se, a partir do final da década de 50, um dos núcleos de fundação do Cinema Novo, do qual Diegues é um dos líderes, junto com Glauber Rocha, Leon Hirszman, Paulo Cesar Saraceni, Joaquim Pedro de Andrade e outros.
Seus três primeiros longas-metragens — “Ganga Zumba” (1964), “A Grande Cidade” (1966) e “Os Herdeiros” (1969) — são filmes inspirados em utopias para o cinema, para o Brasil e para a própria humanidade. Polemista, Diegues continua a trabalhar como jornalista e a escrever críticas, ensaios e manifestos cinematográficos, em diferentes publicações, no Brasil e no exterior.
Com participação na resistência intelectual e política à Ditadura Militar, Diegues deixa o Brasil em 1969, vivendo primeiro na Itália e depois na França, na companhia da cantora Nara Leão, então sua esposa.
A maioria dos 18 filmes do cineasta foi selecionada por grandes festivais internacionais, como Cannes, Veneza, Berlim, Nova York e Toronto, e exibida comercialmente na Europa, Estados Unidos e América Latina — o que o torna um dos realizadores brasileiros mais conhecidos em todo o mundo.
O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União), assumiu a administração municipal com um passivo de R$ 862,9 milhões em restos a pagar e 46 obras paralisadas ou inacabadas, conforme detalhado no relatório da Comissão de Transição de Mandato. O levantamento aponta que, do total da dívida, R$ 349,8 milhões referem-se a despesas liquidadas e não pagas, enquanto R$ 513 milhões são despesas empenhadas ainda sem cobertura financeira. Além disso, o município possui uma dívida fundada interna de R$ 483,3 milhões, sendo R$ 366,1 milhões em operações de crédito e R$ 117,2 milhões em parcelamentos tributários, cujos descontos são aplicados no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A Prefeitura de Natal também acumula um débito previdenciário significativo, com R$ 242,4 milhões parcelados junto ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O relatório técnico destaca que “o impacto desse passivo no fluxo financeiro do município deve ser monitorado, pois compromete a capacidade de investimentos e impõe desafios à gestão orçamentária”. Os precatórios pendentes somam aproximadamente R$ 730 milhões, referentes a decisões judiciais que obrigam a Prefeitura ao pagamento de credores, exigindo planejamento para evitar impactos no equilíbrio fiscal.
O documento detalha que o total de restos a pagar processados de exercícios anteriores e do orçamento de 2024 atinge R$ 592,2 milhões. Dentro desse valor, além da dívida previdenciária, há compromissos de R$ 151,6 milhões com fornecedores e prestadores de serviço. O relatório ressalta que “o volume de restos a pagar acumulado nos últimos anos exige medidas de contingenciamento para evitar comprometimento dos serviços essenciais”. Os restos a pagar não processados totalizam R$ 532,9 milhões, dos quais R$ 292,2 milhões são do orçamento de 2024, evidenciando que parte significativa das despesas do município já está comprometida antes mesmo da execução orçamentária do ano vigente.
A gestão herdou 46 obras inacabadas ou paralisadas, a maioria nas áreas de educação e serviços urbanos. O relatório aponta que “a paralisação dessas obras compromete a infraestrutura e a prestação de serviços, impactando diretamente a população”. Entre os projetos afetados estão a construção e reforma de unidades educacionais, drenagem urbana e intervenções em mobilidade. O documento reforça que “a reavaliação desses contratos será essencial para definir prioridades e garantir a retomada dos serviços interrompidos”.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 estabelece um orçamento de R$ 5,29 bilhões para Natal, sendo R$ 3,65 bilhões destinados ao orçamento fiscal e R$ 1,64 bilhão à seguridade social. A arrecadação prevista inclui R$ 1,3 bilhão em impostos, taxas e contribuições, além de R$ 2,9 bilhões em transferências governamentais, incluindo recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). O relatório ressalta que “a execução do orçamento precisará considerar a necessidade de ajustes financeiros, diante da magnitude dos passivos herdados”.
A destinação dos recursos aponta que 28% do orçamento, equivalente a R$ 1,5 bilhão, será direcionado à saúde, enquanto urbanismo receberá 18%, totalizando R$ 980 milhões, e educação terá R$ 948 milhões, representando 17% do orçamento total. O relatório enfatiza que “a alocação de recursos para custeio e investimentos deve levar em consideração a necessidade de equilíbrio fiscal, sem comprometer a prestação dos serviços essenciais”.
Paulinho herdou ainda uma série de contrato que exige pagamento futuro
A nova gestão também herdou uma série de contratos em execução, incluindo obras, convênios e consórcios que exigem pagamento futuro. O relatório alerta que “a análise desses compromissos será fundamental para evitar novas despesas sem lastro financeiro, considerando o elevado volume de obrigações em aberto”. Além disso, há a previsão de abertura de créditos suplementares de até 40% do total das despesas, conforme estabelecido na LOA, o que poderá auxiliar na recomposição de áreas afetadas pela restrição orçamentária.
A Comissão de Transição enfatiza que “a gestão municipal precisará adotar estratégias de controle fiscal rigoroso, com o objetivo de mitigar impactos financeiros e permitir a recuperação da capacidade de investimentos”. O relatório sugere que a administração avalie a renegociação de passivos e busque alternativas para ampliação de receitas, destacando que “o equilíbrio fiscal é condição essencial para garantir a sustentabilidade da gestão e a continuidade das políticas públicas”.
Vixe, vixe, vixe e agora? E a tal da vice prefeita Joana War não sabia de nada? Salvo engano ela era do alto escalão da antiga ADM da nossa sofrida e linda Natal, tb acho que foi War quem coordenou a equipe de transição e só agora esse assunto vem a tona, serasse que Litte Paulo TB já sabia desses desoladores números, ou foi menos uma boladinha nas costas do alcaide?
Um vídeo divulgado nesta quinta-feira (13) mostra o momento em que um motorista embriagado atropela uma idosa e bate em outro veículo no bairro do Alecrim, em Natal. O acidente aconteceu na Avenida Coronel Estevão, próximo ao cruzamento com a Avenida Alexandrino de Alencar.
Nas imagens, uma mulher aparece passeando pela rua com uma criança em um carrinho. Segundos depois, um carro modelo HB20 surge em alta velocidade e atinge uma senhora que caminhava na via. O impacto só não foi mais grave porque o veículo desgovernado bateu em um carro estacionado, que amorteceu a colisão. A vítima sofreu ferimentos leves e não corre risco de vida.
Policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar faziam patrulhamento na região quando foram alertados por populares sobre o condutor em alta velocidade. Na abordagem, o motorista apresentava sinais claros de embriaguez. Dentro do carro, os agentes encontraram embalagens de bebidas alcoólicas e um frasco contendo drogas.
O homem foi preso e encaminhado à delegacia. O caso segue sob investigação.
Se essas e várias outras pessoas, normalmente residentes no Alecrim/Quintas e áreas adjacentes, não tivessem a horrenda mania de trafegar nas ruas ao invés das calçadas… o atropelamento poderia ter sido evitado. Não se trata de uma questão de obrigação andar sobre a calçada, mas de educação. Quanto ao bêbado no veículo… Que sofra os rigores da lei se tiver sido pego, porque o certo é certo… Cabra de peia!!!
Dirigir sob efeito de álcool é errado e o motorista deve pagar pelo grave erro cometido, assim como, passear com uma criança em um carrinho no meio da rua é um absurdo e falta de responsabilidade.
Além de irresponsável por beber e quase matar pedestres, mostrou-se um covarde…
Mas se ele tiver carregando uma bíblia no carro ou for bolsonarista, pode pedir anistia né ?
Falta de educação de base faz isso. É monotema nos comentários.
O quanto a imbecilidade custa, a figura que estava dirigindo alcoolizado é de fato um irresponsavel, covarde, quase assassino, porem, em vez da biblia, carregava garrafas de bebidas no carro e na barriga e É ELEITOR DO NINE COM DIREITO A BOLSA DO GOVERNO, QUANTO A PEDIR ANISTIA, NÃO VAI PRECISAR, SAI LOGO, ESTA IGUAL A ROUBAR CELULAR, o fim justifica os meios, tava tomando cachaça pelo fato do café estar muito caro.
A taxa de inflação mensal da Argentina caiu para 2,2% em janeiro, a mais baixa desde meados de 2020, depois que o presidente libertário Javier Milei assumiu o cargo há pouco mais de um ano, introduzindo medidas de austeridade que ajudaram a estabilizar a economia combalida.
O aumento do índice de preços ao consumidor argentino ficou um pouco abaixo das previsões de analistas, de 2,3%, e abaixo dos 2,7% de dezembro, uma vitória para Milei, que busca manter o impulso positivo da economia em meio a negociações de um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional.
Essa taxa, na base anual, se aproximou de 300% no início do ano passado, mas diminuiu desde então, registrando 84,5% em janeiro, segundo dados da agência oficial de estatísticas Indec. A inflação mensal, que atingiu um pico de cerca de 25%, tem se mantido entre 2% e 3% desde outubro.
A Argentina, grande exportadora de grãos e produtora de energia em ascensão, vem lutando contra uma inflação de três dígitos nos últimos anos.
A redução da inflação é fundamental para o governo de Milei, que deseja eliminar os controles de capital que prejudicam negócios e investimentos. Ele quer que a inflação permaneça abaixo de 2% para permitir o fim dos controles, embora analistas continuem cautelosos quanto à data em que isso poderá ocorrer.
O simplório é que o governo deixou de gerar despesa as custas da população. Sem mandar dinheiro para banco rolar dívida do mau uso. Ao contrário daqui. Então a inflação cai. A relação consumo e inflação é cortina de fumaça para o maior causador de inflação que é o próprio estado.
A colunista Mônica Bergamo, da BandNews FM, informou durante a manhã desta sexta-feira (14) que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, sinalizou a pessoas próximas que a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está finalizada e deve ser apresentada nos próximos dias. Há a expectativa de que o ato ocorra antes do Carnaval.
De acordo com a jornalista, a Procuradoria-geral da República (PGR) deve dividir as denúncias e apresentar, num primeiro momento, apenas a acusação de que Bolsonaro teria sido o líder de uma organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado.
Interlocutores também afirmaram que a denúncia deve ser dura e enquadrar Bolsonaro com documentos e depoimentos para sustentar a denúncia.
Indiciado pela Polícia Federal (PF) em três artigos de diferentes leis, Bolsonaro pode ser punido de três a oito anos de prisão por “promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa”, outros quatro a oito anos de prisão por “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”, e adicionais quatro a 12 anos de prisão por “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”.
Com isso, Bolsonaro pode ser denunciado com uma pena máxima de 28 anos de prisão. Caso Gonet peça punição mínima, o ex-presidente pode ser alvo de um pedido de 11 anos de prisão. No entanto, há poucas esperanças de que isso ocorra, uma vez que envolvidos no 8 de Janeiro foram condenados a 17 anos de prisão.
Com a palavra o Ministro da Defesa atual, que disse que Bolsonaro facilitou a transição entre os comadantes que assumiram. Mas a turma prefere tapar os ouvidos é gritar.
Admitindo, tudo isso, cadê o princípio da consunção? Está havendo bis in idem (duplo ou triplo). Se acusa de tentar abolir o estado e de derrubar um governo, como se fossem atos separáveis. Outra, se houve atos materiais (organização), esse deveria absorver as duas tentativas referidas. Mas se preocupem não, vão prendê-lo de qualquer jeito, e dar um jeito de um lobo ‘solitário’ terminar o serviço. Mas esse princípio já foi pro saco. Vide os condenados pelo 8/1.
O sistema precisa prendê-lo o mais rápido possível, pois o Lule e sua quadrilha ptista estão derretendo e não querem Bolsonaro de volta a presidência de jeito nenhum, até porque ele pode se espelhar em Trump e muita sujeira pode ser descoberta.
O Carnaval de Natal terá sua abertura oficial na quinta-feira (27), no Polo Petrópolis, com o Baile de Máscaras e entrega da chave da cidade ao Rei Momo e a Rainha, pelo prefeito Paulinho Freire.
Na programação desse ano, a Prefeitura decidiu dividir os Polos em palcos principais e palcos coretos. Nos principais, montados no estacionamento do Ginásio Dias (Zona Norte), na Praça dos Gringos. (Zona Sul) e no Centro Histórico (Zona Leste) serão realizados os shows principais. Nos coretos, como por exemplo em Petrópolis, no Largo do Atheneu, Beco da Lama e Praça do Cruzeiro, na Redinha também estão programadas atrações.
Uma novidade desse ano é a criação do Corredor do Maruim, na Redinha, na avenida do Mercado, com a presença de trios elétricos das 14h às 18h. Depois saem os blocos e troças pelas ruas locais.
De acordo com informações da Prefeitura de Natal, a redução de custos com estrutura de palcos nos Polos permitiu que mais investimentos fossem realizados nas atrações por toda a cidade.
Seria mais produtivo promover a educação no trânsito com a presença de amarelinhos nos principais cruzamentos da cidade na hora do rush. Esses cruzamentos são constantemente bloqueados. Um exemplo é o cruzamento entre a Av Salgado Filho e a Av Alexandrino de Alencar. Chega-se a esperar a abertura/fechamento do semáforo por três vezes até se conseguir o cruzamento livre quando se trafega na Alexandrino para atravessar a Salgado Filho. Já a presença desses amarelinhos é constante, por exemplo, em frente à PROMATER, onde é proibido estacionar na Av São José. será que é porque lá a Prefeitura FATURA? Em intervalos regulares é fácil flagrar esses profissionais encherem os talões de multas a cada "parada" para fiscalização. Tenho certeza que a população prefere esse tipo de ação do que apresentação de balé.
Hilário demais. Assim é fácil, quero ver fazer isso nas calçadas ocupadas pelos carros. Pura firula pura. Pantim. Quero ver fazer o óbvio: devolver as calçadas ao cidadão. Essa ideia aí deve ser coisa de gênio; quero ver executar uma ideia de otário: devolver as calçadas à população.