Cidades

Prefeitura repudia recomendação do MPF sobre obra de engorda em Ponta Negra; entenda

Foto: Adriano Abreu

Após a recomendação do Ministério Público Federal que recomendou ao Idema não emitir a licença ambiental autorizando o início das obras de engorda sem que antes faça uma Consulta Pública com comunidades tradicionais, a Prefeitura de Natal divulgou nota afirmando que o MPF aplicou “equivocadamente” os termos da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no processo de licenciamento ambiental para a obra de engorda da praia de Ponta Negra.

O Executivo municipal argumentou que a Convenção da OIT é direcionada aos povos indígenas e tribais.

Ainda no documento, a Prefeitura ressalta que “a comunidade rendeira e pesqueira de Ponta Negra possui uma identidade cultural distinta e valiosa, que merece ser preservada e promovida, fato que acontecerá, sem nenhum prejuízo para essas comunidades com a realização dessa obra”.

Leia a íntegra da nota:

A Prefeitura de Natal, por meio desta nota, reafirma seu compromisso com a comunidade pesqueira de Ponta Negra e repudia a Recomendação do Ministério Público Federal (MPF) de aplicar equivocadamente os termos da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no processo de licenciamento ambiental para a obra de engorda da praia de Ponta Negra.

A Convenção 169 da OIT é direcionada especificamente a povos indígenas e tribais, conforme definido no Artigo 1º. Essa convenção aplica-se a povos tribais que possuem condições sociais, culturais e econômicas que os distinguem de outros setores da sociedade nacional e são regidos por seus próprios costumes ou legislação especial, e a povos indígenas que descendem de populações que habitavam o país na época da colonização ou do estabelecimento das atuais fronteiras, conservando suas próprias instituições sociais, econômicas, culturais e políticas. A comunidade rendeira e pesqueira de Ponta Negra, embora rica em tradição e cultura, não se enquadra nessas definições específicas.

Queremos ressaltar que a comunidade rendeira e pesqueira de Ponta Negra possui uma identidade cultural distinta e valiosa, que merece ser preservada e promovida, fato que acontecerá, sem nenhum prejuízo para essas comunidades com a realização dessa obra.

A legislação brasileira já oferece proteção às comunidades tradicionais através da Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais (Decreto nº 6.040/2007). Esta política reconhece e protege essas comunidades de maneira adequada e específica, sem a necessidade de aplicar a OIT 169.

Importante destacar que, mesmo em casos envolvendo povos indígenas e tribais, a consulta prevista na OIT 169 não implica em poder de veto ou nenhum impedimento para realização dessa obra, nem interfere de forma nenhuma na Engorda de nossa Praia, realizada de forma semelhante em vários locais, todos sem essa exigência.

A recomendação da aplicação da OIT 169 no processo de licenciamento pode apenas introduzir complicações desnecessárias e atrasar a execução do projeto, sem oferecer benefícios adicionais à comunidade pesqueira e rendeira. A convenção prevê, no Artigo 34, que as medidas adotadas devem ser determinadas com flexibilidade, levando em conta as condições próprias de cada país.

Reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a proteção ambiental, assegurando que todos os processos de licenciamento sejam conduzidos de maneira justa e eficiente, respeitando os direitos e interesses de todas as comunidades envolvidas. A identidade cultural e os costumes da comunidade pesqueira e rendeira de Ponta Negra serão preservados e promovidos através de políticas específicas que atendam suas necessidades e particularidades.

Adicionalmente, destacamos que a comunidade tradicional de Ponta Negra já foi ouvida em várias reuniões com representantes municipais, onde suas preocupações e sugestões foram levadas em consideração. A Prefeitura de Natal está comprometida em continuar esse diálogo aberto e transparente, garantindo que a comunidade seja devidamente valorizada e integrada em todas as fases do projeto de engorda da praia.

Por fim, é inaceitável e inadmissível que a licença ambiental desta obra tão importante, urgente e necessária seja impedida devido à aplicação equivocada de dispositivos legais. A engorda da praia de Ponta Negra é essencial para a preservação da geração de emprego e renda da área e para o bem-estar de toda comunidade de Ponta Negra. Estamos no nosso limite. As imagens do Morro do Careca, terminando de ser destruído pela erosão provocada pelo avanço do mar, falam por todas as comunidades ligadas ao turismo e por milhares de pessoas que dependem disso para sua sobrevivência.

Não podemos mais protelar essa Engorda. Mais atrasos deliberados ou injustificados para iniciar essa obra, podem trazer prejuízos insanáveis e irrecuperáveis para a economia de nossa cidade e para o meio ambiente, destruindo a Praia de Ponta Negra e acabando a geração de renda para milhares de pessoas que ficarão desempregadas em Natal.

Temos de fazer a Engorda Já!

Álvaro Dias
Prefeitura Municipal de Natal.

Tiago Mesquita
Semurb.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. O IDEMA “comeu mosca” na licença prévia, agora estão procrastinando e criando dificuldades por orientação política. O MPF “surpreende” com essa conivência. A Prefeitura de Natal errou com o barraco e a invasão do IDEMA, mas tem razão em refutar essa nova exigência de diálogo, evocando uma convenção que trata de povos tribais e indígenas, como se fosse o caso, só pra manipular a opinião pública. O socialismo quer perpetuar a pobreza, achatar o desenvolvimento, barrar a livre iniciativa, pois nivelando a sociedade por baixo e perpetuando a pobreza, fica mais fácil guardar a picanha no bolso de poucos e democratizar o pé de galinha.

  2. O IDEMA “comeu mosca” na licença prévia, agora estão procrastinando e criando dificuldades por orientação política. O MPF “surpreende” com essa conivência. A Prefeitura de Natal errou com o barraco e a invasão do IDEMA, mas tem razão em refutar essa nova exigência de diálogo, evocando uma convenção que trata de povos tribais e indígenas, como se fosse o caso, só pra manipular a opinião pública. O socialismo quer perpetuar a pobreza, achatar o desenvolvimento, barrar a livre iniciativa, pois nivelando a sociedade por baixo e perpetuando a pobreza, fica mais fácil guardar a picanha no bolso de poucos e democratizar o pé de galinha.

  3. ESSA ENGORDA VAI SAIR SIM, SE NAO SAIR AGORA MAIS PARA FRENTE , BANDO DE GENTE IGNORANTES E PEQUENAS!!!

  4. Esse órgão “sem futuro” não tem o que fazer. O maior erro da constituição de 1988, foi criar esse ministério. A maioria é petista. Eu não confio nele.

  5. Os pescadores estão sendo usados como “boi de piranha”. Estão lá, fazem parte da vida e da paisagem de Ponta Negra, mas não pescam ali nas imediações. Quantas vezes estamos na praia e vemos as jangadas aparecerem no horizonte distante, quase invisíveis. E outra, quando Ponta Negra tinha faixa de areia a pesca ocorria do mesmo jeito.

  6. O MPF fica metendo o bedelho aonde não deve. Esses promotores deveriam estarem preocupados com o genocidio que está acontecendo com os indígenas yanomamis que estão morrendo sem assistência e sem que o governo federal tome uma atitude para conter essas mortes, isso o MPF não toma nenhuma iniciativa.

  7. A engorda vai apenas engordar o bolso de alguns. Veja sobre Balneário Camboriu: “O município tinha apenas 300 metros de praia, passou a ter 5,8 quilômetros após a engorda. Mas cinco anos após a obra, alguns trechos voltaram a ser engolidos pela água. Em alguns pontos, a areia foi totalmente levada pelo mar, em outros, a água ficou empoçada, criando um banhado na frente das construções.”

    1. Não seja maldoso Sr. Atento. Eu estava em viagem a Balneário quando a obra iniciou, em 2021 e foi concluída bem depois. Portanto, NÃO MINTA com essa estorinha de 5 anos. Quanto a engordar o bolso de alguns, caso se refira aos empresários da praia, não tenha inveja da coragem deles em empreender. Pegue um ônibus em PN no horário da troca de turno dos hotéis ou na madrugada… todos lotados de trabalhadores, em especial da ZN, que precisam de uma Ponta Negra punjante que atraia turistas e garante empregos.

  8. MP em todos os níveis município, estado e federação, ficaram minúsculos e manipulados pela ignomínia canhota.

  9. VAMOS AGUARDAR O PRÓXIMO ROUND: ALVARO DIAS e SUA TRUPE, PROTESTANDO E INVANDINDO A SEDE DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO RN.

  10. Transformaram uma obra que iria beneficiar o turismo e a economia de ponta negra em uma briga de EGO, não pode ser que a população irá aceitar tamanha falta de responsabilidade do IDEMA com tanta naturalidade.

  11. A engorda de Copacabana tem mais de 59 anos. Próximo ao Posto Seis há uma Colônia de Pescadores que funciona normalmente. É incrível como no RN certas instituições fazem tudo para dificultar obras como a engorda de Ponta Negra, sem dar a mínima para o fator “custos da obra”. A prefeitura tenta melhorar. Já os burocratas fazem tudo para impedir o processo de melhoramento. Os que estão dificultando a engorda de Ponta Negra não têm compromisso com Natal.

  12. MAIS UMA PROVA DA SEBOZEIRA ADOTADA PELO PT, GOVERNO FÁTIMA GD.
    ESSE POVINHO É CONTRA O PROGRESSO GERAR RIQUEZAS.
    ELES QUEREM VÊ É OS BARRAQUEIROS INSCRITOS NO BOLSA MISÉRIA PRA CONTROLE E SOBREVIVÊNCIA DO PARTIDO DAS TREVAS.
    SEM POBRES, ESSA PORCARIA ACABA.
    POBRES,IGNORANTES, DOUTRINADOS E BANDIDOS, SÃO A CEREJA DO BOLO PRA ELES.
    É mentira??

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chega ao MPT denúncia contra assédio eleitoral na PGE e no Comando da PM

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Trabalho está com uma nova denúncia de assédio eleitoral. Desta vez, na Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e no Comando da Polícia Militar. A denúncia cobra a investigação urgente de casos que já foram, inclusive, noticiados na imprensa potiguar.

A denúncia foi formulada pelo vereador Kleber Fernandes. No PGE, o corregedoria-geral do órgão já até formulou um ofício para que o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, se abstenha de realizar assédio a comissionados, servidores e procuradores.

No comando da PM, a denúncia seria de assédio eleitoral aos policiais militares de Natal.

“O caso concreto é análogo ao precedente acima invocado, na medida em que são narradas situações até mais graves que as constante no processo acima citado, havendo a necessidade urgente de pronta ação desta órgão na defesa dos trabalhadores do Governo do Estado do RN”, afirmou Kleber Fernandes.

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

[VÍDEO] Israel confirma que está realizando “ataques de precisão” contra o Irã

Ação militar é retaliação a ataques de mísseis realizados a partir de território iraniano e intensificados após a m0rte do líder do Hezbollah.

“Faremos o que for necessário para defender o Estado de Israel e o povo de Israel”, afirmou Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Israel bombardeia Irã em retaliação a ataques de 1º de outubro

Ao menos cinco explosões foram registradas em Teerã, capital do Irã, nessa sexta-feira (25/10). As informações foram divulgadas pela agência estatal iraniana Fars.

O ataque acontece após diversas ameaças de retaliação contra comandado pelo aiatolá Ali Khamenei, que bombardeou o território israelense no último dia 1º de outubro.

A ofensiva contra o Irã foi confirmada pelas Forças de Defesa de Israel (FDI), em um comunicado divulgado no Telegram.

“Em resposta aos meses de contínuos ataques do regime iraniano contra o estado de Israel, agora mesmo as Forças de Defesa de Israel estão conduzindo ataques precisos em alvos militares do Irã”, disse o exército israelense.

Segundo o porta-voz das FDI, todas as “capacidades defensivas e ofensivas” de Israel estão mobilizadas em meio a ofensiva contra o território iraniano. Assim como Benjamin Netanyahu havia dito no último dia 5 deste mês, o contra-almirante Daniel Hagari afirmou que o país tem “o direito e o dever” de retaliar as agressões do Irã.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Duas receitas deliciosas esperam por você no Papo de Fogão deste final de semana. Não perca!

No Papo de Fogão deste fim de semana vamos aprender a preparar a deliciosa Carne de porco empanada com purê de batata – Tonkatsu, uma receita ensinada pelo Chef Netto Rodrigues, Consultor do Le Chef Marmitas em Fortaleza/CE. E, na dica rápida, o Chef Junior Quaresma, de João Pessoa/PB, vai nos mostrar como fazer uma Bruschetta trufada de queijo de cabra com pepino. Duas receitas imperdíveis que você vai adorar experimentar!

SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h
PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RECORD
PERNAMBUCO – TV GUARARAPES, 8h30
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Inflação mensal de energia foi a maior desde 2020

Foto: Reprodução

A inflação da energia residencial teve a maior alta mensal da história em outubro, segundo dados da prévia da inflação. O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) foi de 5,29% no mês. Essa foi a maior taxa mensal da série histórica, iniciada em 2020.

O custo da energia elétrica foi o principal item de impacto na taxa de inflação mensal. A prévia da inflação de outubro foi de 0,54%, acima das projeções dos analistas do mercado financeiro.

A inflação da energia elétrica residencial fica no grupo de inflação, que subiu 1,72% no mês. A alta da energia aumentou de 0,84% em setembro para 5,29% em outubro.

O motivo: a cobrança da bandeira tarifária vermelha patamar 2 a partir de 1º de outubro. Esse patamar foi acionado por causa da pior seca no país em 75 anos, o que reduziu os reservatórios hídricos e impulsionou o acionamento de térmicas para suprir a demanda –aumentando o custo da energia.

Só a inflação de energia elétrica residencial foi responsável por um impacto de 0,21 ponto percentual na taxa de 0,54% do mês. Foi o que mais elevou a taxa mensal.

A bandeira tarifária vermelha patamar 2 é a que mais impacta na conta de luz. Há uma cobrança adicional de R$ 7,87 a cada 100 KWh (quilowatt-hora) consumidos.

O país está com bandeira vermelha desde setembro. Mas, no mês passado, o patamar era “1”, quando a cobrança adicional é de R$ 4,46 a cada 100 KWh.

A bandeira é definida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O sistema de bandeiras foi implementado em 2015. Antes, uma eventual cobrança adicional era definida para o ano subsequente.

Nesta 6ª feira (25.out), porém, a agência informou que a bandeira tarifária será amarela em novembro. O motivo é a volta das chuvas no país, que alivia a pressão sobre as hidrelétricas com a seca nos últimos meses.

Em 2021, o Brasil passou por um crise hídrica, o que fez a Aneel criar uma “nova bandeira”, a de escassez hídrica. De setembro de 2021 a meados de abril de 2022, houve uma cobrança adicional de R$ 14,20 para cada 100 KWh consumidos.

PRÉVIA DA INFLAÇÃO

O IPCA-15 é calculado com base em preços coletados de 14 de setembro a 11 de outubro. Compara com os preços de 15 de agosto a 13 de setembro.

O índice mede a inflação das famílias com rendimento de 1 a 40 salários-mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e do município de Goiânia. A inflação oficial do país é medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Inédito! Médico remove tumor cerebral pela sobrancelha de pacientes

Um neurocirurgião de Grampian, na Escócia, desenvolveu uma técnica inovadora capaz de remover tumores cerebrais do tamanho de maçãs a partir de pequenos cortes nas sobrancelhas dos pacientes. A cirurgia minimamente invasiva deixa cicatrizes muito menores do que as das operações convencionais.

A novidade foi anunciada nesta sexta-feira (25/10) pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS) de Grampian. O procedimento já foi feito em 48 pacientes pelo médico Anastasios Giamouriadis.

De acordo com o neurocirurgião, a técnica permite que tumores muito maiores, localizados na parte da frente do cérebro, sejam removidos por incisões pequenas — geralmente do tamanho de um buraco de fechadura. O método desenvolvido pelo profissional é uma adaptação da laparoscopia, que é um método de cirurgia minimamente invasiva.

A técnica foi endossada pela Sociedade Neurológica Britânica e pela Associação Europeia de Sociedades Neurocirúrgicas. “Eu não inventei esse tipo de cirurgia, mas a modifiquei para me dar mais espaço através da sobrancelha e isso está me permitindo remover tumores cerebrais muito grandes”, afirma o médico em comunicado divulgado pelo NHS Grampian.

Antes disso, a paciente foi submetida a uma craniotomia em outro país, mas a cirurgia não conseguiu remover o tumor. “A recuperação após a craniotomia foi difícil. Contraí sepse, fiquei doente por algumas semanas e a recuperação levou muito tempo. Infelizmente a cirurgia não resolveu o problema e quando voltei para a Escócia, fui encaminhada ao doutor Giamouriadis”, lembra.

Doreen conta ter se recuperado muito bem após passar pela nova cirurgia. “Saí do hospital dois dias depois e voltei à minha vida normal quase imediatamente”, comemora.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Rivaldo manda recado para a família de Marielle em depoimento ao STF

Foto: Reprodução

Após dois dias de interrogatório ao Supremo Tribunal Federal (STF) em um total de oito horas de fala, o ex-chefe da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa de Araújo mandou recados para a família da vereadora Marielle Franco. No fim de seu depoimento, ele disse ratificar tudo o que disse à família da vereadora quando os abraçou na sala de chefe de polícia: “Eu disse que a polícia ia trabalhar e trabalhou. Tenho certeza que ainda vamos nos encontrar. A verdade vai aparecer”, enfatizou emocionado.

Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, foi preso em março deste ano aob a suspeita de travar as investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes. Quando encontrou com os pais de Marielle, ele prometeu que solucionaria o caso.

No dia 16 de abril de 2018, cerca de um mês após os assassinatos, Rivaldo recebeu a família de Marielle para uma reunião. Estavam presentes os pais de Marielle, Marinete e Antônio; a viúva de Marielle, Monica Benicio; e Luyara, filha de Marielle. Em fotos da reunião, Barbosa aparece ao lado dos pais de Marielle, em um sofá.

Rivaldo Barbosa assumiu a chefia da Polícia Civil apenas um dia antes do assassinato de Marielle. Ele foi nomeado ao cargo pelo então interventor na segurança do Rio de Janeiro durante o governo Temer, general Braga Netto. No governo Bolsonaro, Braga Netto seria ministro da Defesa, da Casa Civil e vice na chapa de Bolsonaro à reeleição em 2022.

O delegado dava diversas entrevistas prometendo investigar o caso a fundo. “Nós estamos no caminho certo. A complexidade está na forma de atuação dos assassinos. Mas a gente está fazendo de tudo para esclarecer essa atividade criminosa”, disse em abril de 2018, conforme mostrou a Coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles.

Em dezembro daquele ano, afirmou: “Toda a investigação é cercada de sigilo e estratégia. O que a gente tem feito hoje é uma ação estratégica ligada ao crime da morte do Anderson e da Marielle. O sigilo é importante. Se eu falar alguma coisa, eu estrago a estratégia. O que a gente pode dizer para a sociedade é que nós estamos trabalhando muito”.

Interrogatório

Durante sua longa participação na oitiva do STF, Rivaldo manteve suas versões de ser inocente e de não ter participado de qualquer etapa do crime que levou à morte de Marielle Franco e Anderson Gomes, em 2018. O delegado se manteve firme nos posicionamentos de que não conhecia os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, nem sequer Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle.

O delegado voltou a criticar as investigações que levaram à sua prisão, em março deste ano, assim como as alegações de ter obstruído ou dado suporte para que o assassinato da vereadora ocorresse. Fez críticas ainda à postura dos policiais federais que fizeram a operação de busca e apreensão em sua casa, no Rio de Janeiro.

Emocionado, Rivaldo disse que sempre foi respeitoso nas operações que realizou ao longo dos seus mais de 30 anos de carreira policial, mas que a Polícia Federal, nas palavras dele, não agiu assim: “A Polícia Federal, no momento de busca e apreensão, não respeitou nem a minha mulher. Mandou ela sair do quarto de baby-doll, ficar assim na frente do porteiro e dos moradores. Vou chamar a atitude deles de falta de sensibilidade, para não ir além”, reclamou Rivaldo ao longo do depoimento.

Ainda segundo ele relatou no interrogatório, o policial o chamou em um canto e teria dito: “O ministro Alexandre de Moraes mandou te prender”.

“Injustiçado”

Em delação premiada, Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle, afirmou que Rivaldo teria usado seu poder de então chefe da Polícia Civil do Rio para proteger os mandantes do assassinato e garantir que o crime não fosse solucionado. O deputado federal Chiquinho Brazão e o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro Domingos Brazão são apontados como mandantes.

No depoimento de Rivaldo, que começou nesta quinta-feira (24/10), o delegado chorou, se emocionou, se disse injustiçado e colocou Marielle como uma amiga. Ele narrou que a vereadora era sua amiga, que o ajudou a subir na carreira, que “sorria com dentes brancos que contrastavam com sua pele morena” quando conversava. Ele negou veementemente conhecer Lessa ou os irmãos Brazão, apontados pelo executor como mandantes do crime.

“Eu não mato nem uma formiga, vou matar uma pessoa? Marielle me ajudou na vida. Só cheguei aqui porque ela me ajudou. Jamais faria nada contra ela”, disse o delegado no depoimento.

Rivaldo é o terceiro réu a ser interrogado pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do STF, na ação penal em que Chiquinho, Domingos, Rivaldo e Ronald Paulo são acusados dos crimes de homicídio qualificado, no caso de Marielle e Anderson, e por tentativa de homicídio no caso de Fernanda Chaves, assessora da vereadora que estava no carro no momento do ataque.

Além disso, Robson Calixto Fonseca, conhecido como Peixe, responde, junto com os outros, por organização criminosa. Todos foram tornados réus pela Primeira Turma do STF sob a suspeita de planejar o assassinato da vereadora Marielle Franco em 2018.

Transferência

Rivaldo Barbosa também reclamou de sua transferência do presídio de Brasília para a penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Disse que todo esse trâmite o atrapalhou e que não era necessário.

As investigações da Polícia Federal apontam que o delegado Rivaldo usou de sua autoridade como então chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro “para oferecer a garantia necessária aos autores intelectuais do crime de que todos permaneceriam impunes”.

Rivaldo Barbosa foi acusado após a delação premiada de Ronnie Lessa, no ano passado, em que o autor do crime afirma que o delegado teria garantido aos irmãos Brazão que eles ficariam impunes.

Segundo relatou Lessa, os irmãos incluíam Rivaldo Barbosa “claramente como parte integrante do plano”. Lessa narra situação em que Macalé, interlocutor dos mandantes do crime, faz o seguinte comentário:

– Pô, padrinho. Se eu soubesse que o sr. tinha esse contato, eu não tinha nem sido preso. Foi a equipe do Rivaldo que me prendeu…
– Pô, negão. Tu não se comunica, cara. O Rivaldo é nosso. Ele segura tudo lá, sem aval dele ninguém faz nada.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vídeo: cunhado de Bolsonaro tem carro arrombado em Brasília

O fotógrafo Eduardo Torres, irmão de Michelle Bolsonaro, teve o carro arrombado no centro de Brasília na quinta-feira (24/10). No governo Bolsonaro, o cunhado do então presidente atuava em eventos da presidência da Caixa, na gestão Pedro Guimarães, e trabalhava nas lives no Palácio da Alvorada.

“A gente trabalha para pagar imposto para acontecer esse tipo de coisa. No centro de Brasília. Fantástico”, disse Torres.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Mendonça decide que Deolane não é obrigada a depor em CPI das Bets

Foto: Reprodução/Internet

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) atendeu a pedido dos advogados de defesa da influenciadora digital e advogada Deolane Bezerra e a autorizou a decidir se comparece ou não a depoimento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportiva do Senado Federal, conhecida como CPI das Bets ou das Apostas.

Além da desobrigação, Mendonça ainda decidiu que, se Deolane for, ela tem o direito ao silêncio, além da garantia da presença de um advogado ao lado da influenciadora.

Deolane foi convocada pela CPI no início de outubro em investigação na qual é suspeita de envolvimento com um esquema de lavagem de dinheiro operado pela empresa Esportes da Sorte. Ela chegou a ser presa na operação, mas atualmente responde em liberdade.

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO), presidente da CPI, afirmou buscar “materialidade” no depoimento de Deolane, a fim de encontrar os responsáveis pelas possíveis manipulações em jogos esportivos.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA DATAVERO / 98 FM VOTOS VÁLIDOS: Paulinho atinge 56%, diferença para Natália cresce 100% em 3 dias e chega a 13 pontos de diferença

 

Fotos: Reprodução

O candidato a prefeito de Natal, Paulinho Freire é líder absoluto em mais um instituto na disputa eleitoral da capital potiguar.  Na pesquisa DataVero/98FM.

De acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (25), Paulinho Freire é o primeiro lugar com Votos Válidos, atingindo 56,56%. Uma diferença de 13.12% pontos para a segunda colocada, Natália Bonavides, que aparece com 43,44%.

A diferença de pontos de Paulinho cresceu 100% em 3 dias. Um feito extraordinário!

 

ESTIMULADA VOTOS VÁLIDOS:
Paulinho Freire (União Brasil): 56,56%
● Natália Bonavides (PT): 43,44%

 

Já na pergunta estimulada, quando os nomes são apresentados aos entrevistados, o candidato do União Brasil tem 50,65% das intenções de voto. Mais uma vez, líder nas pesquisas.

A segunda colocada, Natália Bonavides, aparece com 38,91%.

 

DataVero/98FM

ESTIMULADA:
Paulinho Freire (União Brasil): 50,65%
● Natália Bonavides (PT): 38,91%
● Não sabe/não respondeu: 3,18%
● Nenhum: 7,26%

A pesquisa DataVero/98FM fez 1000 entrevistas entre os dias 24 e 25 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

O número do registro é o RN-09426/2024.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *