Cidades

Prefeitura de Natal antecipa para esta terça-feira o pagamento do 13º salário

Foto: Secom/Natal

A Prefeitura de Natal vai antecipar para esta terça-feira (17) o pagamento do 13º salário ao quadro completo dos seus servidores. Estão incluídas, dessa forma, todas as categorias do funcionalismo público municipal, entre ativos, inativos e pensionistas dos órgãos da administração direta, indireta e fundacional. Um contingente formado por mais de 21,5 mil pessoas.

O pagamento do benefício vai colocar mais de R$ 80 milhões em circulação na economia da cidade. Os recursos poderão ser movimentados pelos servidores em suas contas a partir da manhã desta terça, de acordo com a Prefeitura.

“Estamos fechando o ano com o cumprimento de mais este compromisso com nossos servidores. Não abrimos mão de estar em dia com nossas obrigações, e por vezes fazendo isso até de maneira antecipada, como normalmente fazemos com o pagamento dos salários e conseguimos mais uma vez agora, com o pagamento do 13º salário”, destaca o prefeito Álvaro Dias.

“Nos empenhamos para estar com as finanças do Município organizadas para honrar todas as nossas responsabilidades, sendo as principais delas a valorização, o respeito e o fortalecimento do nosso funcionalismo”, finalizou.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Agro defende investigação sobre financiamento de suposto golpe: ‘Inadmissível generalizar’

Isac Nóbrega/PR – Arquivo

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifestou-se oficialmente pedindo que as investigações sobre o suposto envolvimento de empresários do agronegócio no financiamento da tentativa de golpe de Estado em 2022 sejam conduzidas com “urgência e rigor”. A declaração veio após revelações da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), que apontou o general Walter Souza Braga Netto como peça-chave no esquema golpista.

Segundo o depoimento de Mauro Cid à Polícia Federal (PF), Braga Netto teria conseguido recursos financeiros do “pessoal do agronegócio” e entregado o dinheiro ao major Rafael de Oliveira, conhecido como “kid preto”, em uma sacola de vinho. O montante, segundo as investigações, seria destinado a custear um plano que incluía a eliminação de figuras-chave, como o então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), além do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

As informações foram importantes para a prisão preventiva de Braga Netto, decretada no sábado (14) pelo ministro Alexandre de Moraes. O STF apontou o general como um dos líderes do esquema, responsável por organizar e financiar as operações, além de agir de forma dolosa para obstruir o andamento das investigações.

“Os desdobramentos da investigação e os novos depoimentos de Mauro Cid revelaram a gravíssima participação de Walter Souza Braga Netto nos fatos investigados, em verdadeiro papel de liderança, organização e financiamento, além de demonstrar relevantes indícios de que o representado atuou, reiteradamente, para embaraçar as investigações”, destacou Moraes em sua decisão.

Em resposta às acusações, a FPA divulgou uma nota defendendo a importância de investigações imparciais e transparentes. A bancada também ressaltou que casos isolados não devem comprometer a imagem de todo o setor do agronegócio, que reúne mais de 6 milhões de produtores em todo o país.

“A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reforça a importância de que as investigações sejam conduzidas com urgência e rigor, apurando todos os indícios de ações criminosas de forma imparcial. Defende-se que os responsáveis sejam identificados e punidos com o máximo rigor da lei, independentemente da atividade econômica de eventuais envolvidos. Contudo, é inadmissível que ações isoladas sejam usadas para generalizar e comprometer a imagem de um setor econômico composto por mais de 6 milhões de produtores e que desempenha papel fundamental no desenvolvimento do país.”

A FPA também defendeu que o processo respeite os princípios constitucionais: “As investigações devem ser conduzidas de forma legal, transparente, equilibrada e em estrita observância ao que determina a Constituição Federal.”

Fonte: R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] incêndio atinge apartamento em Águas Claras e mata cachorro

Um cachorro de estimação morreu asfixiado durante um incêndio em um apartamento em Águas Claras (DF), nesta segunda-feira (16/12).

O incêndio ocorreu dentro do imóvel, que fica no sexto andar de um residencial da quadra 102 da cidade.

Imagens obtidas pela coluna Na Mira mostram a fumaça subindo pela janela do apartamento.

O cachorro estava na varanda do apartamento e não resistiu à fumaça do incêndio. O animal não apresentava queimaduras.

O cão foi encontrado já sem vida por militares do Corpo de Bombeiros (CBMDF) que foram acionados para apagar as chamas. Até a última atualização desta matéria, os militares não haviam dado detalhes do animal, como idade ou raça.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Butantan pede registro de vacina contra dengue para Anvisa

Foto: Butantan

O Instituto Butantan entregou hoje (16) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) os documentos para a aprovação de sua vacina contra dengue, a primeira do mundo em uma única dose. Caso seja dada a autorização, a instituto terá condições de produzir 100 milhões de doses para o Ministério da Saúde pelos próximos três anos.

Foram encaminhados à Anvisa nesta segunda-feira (16) três pacotes de informações sobre o imunizante. Foi a última leva de documentos necessários ao processo de autorização para a fabricação da chamada Butantan-DV.

“É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Vamos aguardar e respeitar todos os procedimentos da Anvisa, um órgão de altíssima competência. Mas estamos confiantes nos resultados que virão”, afirma Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.

O último participante dos ensaios clínicos do imunizante completou o acompanhamento em junho. Foram cinco anos de ensaios e observação. A New England Journal of Medicine publicou recentemente os dados de segurança e eficácia da candidata à vacina. Os números mostraram 79.6% de eficácia geral pra prevenir casos de dengue sintomática.

Já a The Lancet Infectious Diseases publicou os dados da fase três do ensaio clínico, que apontaram uma proteção de 89% contra dengue grave e dengue com sinais de alarme, além de eficácia e segurança prolongadas por até cinco anos.

No caso de aprovação do imunizante pela Anvisa, o Butantan acredita que tem condições de fornecer um milhão de doses no próximo ano. Outras 100 milhões de doses poderão ser entregues nos anos de 2026 e 2027.

As informações encaminhadas ao Butantan nesta segunda-feira (16) detalham os processos de fabricação da vacina. Ou seja, demonstram como os testes de formulação e envase cumprem os requisitos da agência.

A fábrica da vacina, que fica no Centro Bioindustrial do Butantan, foi inspecionada e teve suas instalações aprovadas pela Anvisa. Em caso de autorização para a fabricação do imunizante, o Butantan deve enviar uma solicitação de autorização de preço à Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos.

Depois disso,a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) vai analisar a incorporação da vacina ao Sistema Único de Saúde. É a etapa na qual se verificam pontos como redução de internações e de absenteísmo ao trabalho, benefícios e riscos no longo prazo e para a população brasileira.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Texto da aposentadoria de militares deve ser enviado ao Congresso até sexta, diz ministro

Paulo Pinto/Agência Brasil 

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou nesta segunda-feira (16) que o projeto de lei com mudanças na aposentadoria dos militares será enviado ao Congresso Nacional nesta semana. A medida faz parte do pacote de corte de gastos do Executivo. Segundo Padilha, o texto abordará as regras de transição para a reserva e a idade mínima de aposentadoria. É o quarto projeto do governo que trata do ajuste fiscal, e a intenção da equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovar as medidas ainda neste ano — o Legislativo entra de recesso na próxima sexta (20).

“Está finalizando o texto daquele acordo já construído. Há expectativa, sim, que seja encaminhado ainda nesta semana o texto do PL dos militares. Envolve os temas tanto da idade mínina como as regras de transição. O detalhamento, a Casa Civil vai finalizar junto com a Fazenda, mas há expectativa de encaminhar esta semana”, afirmou Padilha a jornalistas, na saída de reunião com Lula, em São Paulo (SP). O presidente recebeu alta hospitalar nesse domingo (15), mas o acompanhamento médico será mantido na capital paulista ao menos até a próxima quinta (19).

Embora o Executivo tenha pressa para aprovar as medidas de ajuste fiscal, o ministro destacou que os cortes de gastos são a segunda prioridade do governo no Legislativo nesta semana. O foco principal é a regulamentação da reforma tributária. “Relatei ao presidente como está o dialogo com os relatores dos PLs [do corte de gastos] e relatei mais uma vez o compromisso dos presidentes das duas Casas de trabalhar para votar e concluir a votação ainda neste ano. Voltando a Brasília [ainda nesta segunda], vou continuar trabalhando intensamente, com a confiança de que é possível terminar a votação nesta semana”, acrescentou Padilha.

A princípio, o envio do texto dos militares ocorreria há duas semanas — o que não foi feito. Apesar de a gestão petista manter a defesa de uma idade mínima para aposentadoria dos militares, há um diálogo entre os comandantes das Forças Armadas e o Ministério da Fazenda sobre o impasse para a transição à reserva remunerada.

Além da aposentadoria, a proposta deve sugerir o fim da morte ficta, quando o militar é expulso ou excluído da corporação e, mesmo assim, a família segue recebendo o salário pago pelo governo. O texto também deve fixar em 3,5% a contribuição dos militares para o Fundo de Saúde até janeiro de 2026, extinguir a transferência de pensão e estabelecer, de forma progressiva, idade mínima para a reserva remunerada.

Outras três propostas de corte de gastos já foram encaminhadas pelo governo federal ao Legislativo — dois projetos de lei, dos quais um é complementar, e uma PEC (proposta de emenda à Constituição). Nos cálculos da gestão de Lula, as medidas podem reduzir os gastos públicos em R$ 327 bilhões entre 2025 e 2030, dos quais R$ 70 bilhões seriam nos próximos dois anos.

Fonte: R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arena é palco da 6ª edição da Paris Saint-Germain Academy Cup Brasil

Fotos: Cedidas

Torneio começa nesta terça-feira e reúne equipes de escolas franqueadas do PSG de todo o Brasil em Natal

Natal recebe entre os dias 17 e 21 de dezembro a 6ª edição do Paris Saint-Germain Academy Cup Brasil. Os jogos serão realizados no gramado da Casa de Apostas Arena das Dunas, que terá o campo dividido em quatro quadras. O torneio reunirá centenas de atletas das escolas franqueadas do PSG de todo o Brasil. Muitos familiares também estarão na capital potiguar para acompanhar a garotada na competição. A estimativa da organização é que o evento conte com a participação de mais de 2.500 pessoas, entre competidores, familiares e membros da organização.

“É uma enorme satisfação para a Arena receber mais uma vez a Paris Saint-Germain Academy Cup Brasil. Ser o único local do Brasil a receber por duas vezes um evento desse porte, que irá movimentar a economia e o turismo potiguar por praticamente uma semana, só demonstra nossa capacidade e excelência. Temos certeza de que iremos proporcionar a melhor experiência possível para todos os atletas e familiares que farão uso da nossa estrutura”, afirma Ricardo Ferreira, diretor-presidente da Casa de Apostas Arena das Dunas.

A Paris Saint-Germain Academy Cup Brasil já passou por cinco capitais nos últimos anos, entre elas o Rio de Janeiro (em 2018 no Maracanã), São Paulo (em 2020 no Allianz Parque), Natal (em 2021 na Arena), Salvador (em 2022 na Arena Fonte Nova) e Porto Alegre (em 2023 no estádio Beira-Rio). O evento busca proporcionar uma experiência esportiva competitiva para seus atletas, valorizando o ambiente familiar com jogos disputados em um estádio de Copa do Mundo.

“A organização da PSG Academy Cup Brasil incorpora nosso profundo compromisso com os jovens talentos e a construção dos valores junto aos atletas e familiares. Este evento transcende o simples enquadramento de um torneio: trabalhamos com a iniciação esportiva da criança e a constante de criação de experiências inesquecíveis, em um dos estádios emblemáticos da Copa do Mundo de 2014”, frisou o diretor de Eventos da PSG Academy Brasil, Diego Jatobá.

Mais informações: @casadeapostas.arenadasdunas

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Brasil adota tecnologia que facilita localizar pessoas em emergências

Foto: GettyImages

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com operadoras de telefonia, sistemas operacionais de smartphones e serviços de emergência, lançou um novo sistema que garante aumentar a precisão no atendimento de chamadas de emergência. Lançada recentemente no Brasil, a tecnologia, conhecida como Advanced Mobile Location (AML), já é utilizada em diversos países.

O novo método promete aprimorar a localização de usuários em situações críticas. O recurso funciona em dispositivos Android (versão 5.0 ou superior) e IOS (a partir da versão 18.2), permitindo que, durante chamadas para números de emergência como 190 (polícia), 192 (serviço médico) e 193 (bombeiros), a localização do usuário seja enviada automaticamente com alta precisão.

A precisão do local é calculada a partir de dados de GPS, redes wi-fi, torres de celular e sensores integrados ao dispositivo.

Acessibilidade e precisão
O sistema de localização em emergências, atualmente, utiliza somente dados das torres de telefonia, podendo comprometer a precisão em alguns casos. A expectativa com a AML é de que os tempos de respostas ao utilizar tecnologias mais avançadas sejam significativamente reduzidos. Além disso, o sistema pode enviar a localização via SMS em áreas com cobertura limitada, aumentando a eficiência em regiões remotas ou rurais.

O serviço opera de forma automática, sem necessidade de aplicativos ou configurações adicionais pelos usuários. Para proteger a privacidade, os dados de localização só são compartilhados durante situações de emergências e não são armazenados posteriormente.

Desenvolvimento e impacto

A introdução do novo sistema tecnológico no Brasil é resultado do trabalho do Subgrupo Técnico de Localização (SGT-LOC), parte do Grupo Técnico de Suporte à Segurança Pública (GT-Seg).

Segundo o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, o uso da tecnologia é um recurso para salvar vidas. “Cada segundo conta em situações de emergência. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a segurança e bem-estar da população, unindo inovação, eficiência e respeito à privacidade”, destacou.

O líder de engenharia de Android no Brasil, Bruno Diniz, também ressaltou a importância das operações no país. “Informações de localização precisas e rápidas podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Essa parceria com a Anatel é um marco no uso de tecnologia para a segurança pública.”

O sistema já mostrou funcionalidade e eficácia em outros países. Agora, com a implantação no Brasil, a expectativa é de que serviços de emergência se tornem ainda mais eficientes, prometendo reduzir tempos de respostas e aumentando a chance de salvar vidas.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Varejo potiguar cresce 13,4% em outubro e reforça impacto do ICMS no desenvolvimento do estado, destaca Fecomércio RN

Foto: Divulgação/CDL Natal
Em comparação ao desempenho observado no ano passado, vendas do comércio registraram a maior variação mensal de 2024
Impulsionado pelo volume de vendas registrado no Dia das Crianças, o desempenho do comércio apresentou alta de 13,4% em outubro, em relação ao mesmo mês do ano passado. Foi a maior taxa de crescimento mensal este ano e a maior para o mês de outubro desde 2012. De acordo com análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), o crescimento observado na última edição da Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE também está diretamente ligado ao aumento dos níveis de emprego e renda dos potiguares.
“Esse momento de crescimento e recuperação da economia do estado está ancorado em uma série de fatores, mas principalmente numa maior capacidade de geração de emprego e renda – algo que só foi possível com o retorno da alíquota do ICMS para 18%. No ano passado, quando os negócios locais operavam com um imposto de 20%, nem as vendas do Dia das Crianças conseguiram impedir uma retração de 2% sobre outubro de 2022”, ressaltou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Baseado na tendência observada no passado, a expectativa da Federação é que o varejo potiguar encerre 2024 com alta nas vendas superior a 5%. Embora tais indicadores reflitam um cenário positivo para 2024, a aceleração do aumento da taxa básica de juros e do desequilíbrio fiscal local e nacional lançam dúvidas sobre a capacidade de o setor terciário sustentar o atual ritmo de atividade econômica no próximo ano.
Alta nos salários do setor de serviços também reflete bom momento da economia
A queda do desemprego também está aquecendo os serviços – que, em outubro, superou as expectativas e cresceu 13,2%, na comparação com o mesmo mês de 2023. Foi o melhor desempenho para o mês de outubro no RN em toda série histórica, iniciada em 2012 e mais que o dobro da variação nacional, que registrou crescimento de 6,3%. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o resultado positivo ajudou os negócios do setor a registrarem as maiores altas dos salários de contratação, que cresceram até 17,3%.
“Com mais renda e menos desemprego, muitos negócios do setor de serviços começam a sofrer com a escassez de mão de obra qualificada, o que acaba gerando um aumento nos salários de várias carreiras. Apesar de nos deixar otimistas de que os serviços do RN continuarão crescendo daqui para o ano que vem, esse cenário é ameaçado por uma série de fatores políticos e econômicos – como um novo aumento de ICMS, que poderia interromper esse ciclo virtuoso”, destacou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Comércio de rua e shoppings de Natal ampliam horário de funcionamento no fim do ano

Foto: Agência Brasil

O comércio de Natal, incluindo lojas de rua e shoppings, terá horários de funcionamento diferenciados no período de festas de fim de ano. As alterações foram divulgadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade para ajudar os consumidores a se programarem para as compras.

Comércio de rua

Centro da Cidade

  • 13 a 23/12 – abertura das 08 às 19h;
  • 14, 21 e 28/12 (sábados) – das 08 às 16hs;
  • 15 e 22/12 (domingos) 08 às 13h
  • 24/12 – 08 às 17h;
  • 25/12 – Fechado;
  • 26 a 30/12 – das 08 às 18h;
  • 31/12 – 08 às 17h;
  • 01/01/22 – fechado

Alecrim

  • 14 a 23/12 – 08 às 18h;
  • 15 e 22 (domingos) – 08 às 14hs;
  • 24/12 – 08 às 17h
  • 25/12 – Fechado;
  • 26 a 30/12 irão funcionar de 8h às 18h;
  • 29/12 (domingo) – 08 às 14hs;
  • 31/12 – 08 às 17h;
  • 01/01/22 – Fechado.

Shoppings

Praia Shopping

  • 19/12 – Praça de Alimentação – 11 às 21hs | Lojas e Quiosques – 9h às 21h
  • 20, 21 a 23/12 – Praça de Alimentação – 09 às 21hs | Lojas e Quiosques – 11h às 21h
  • 22/12- Praça de Alimentação – 11h às 21hs | Lojas e Quiosques – 10h às 21hs;
  • 24/12 –Praça de Alimentação – 11h às 18h | Lojas e Quiosques – 9h às 18h
  • 25/12 – Praça de Alimentação – 11h às 21h (Facultativo) | Lojas e Quiosques: Fechados
  • 26 a 28/12 – Praça de alimentação – 11 às 21hs | Lojas e Quiosques – 09 às 21hs
  • 29/12 – Praça de alimentação – 14 às 20hs | Lojas e Quiosques – 14 às 20hs
  • 30/12– Praça de alimentação – 11 às 21hs | Lojas e Quiosques – 09 às 21hs
  • 31/12 –Praça de Alimentação – 11h às 18h | Lojas e Quiosques – 9h às 18h
  • 01/01 – Praça de Alimentação -11h às 21h (Facultativo) | Lojas e Quiosques: Fechados
  • Cinema: conforme programação.

Cidade Jardim

  • 20 a 23/12 – Funcionamento das 9h às 22h;
  • 24/12 – das 9h às 19h;
  • 25/12 – Fechado (Abertura facultativa para lojas e quiosques de alimentação);
  • 31/12 – das 9h às 18h;
  • 01/01 – Fechado (Abertura facultativa para lojas e quiosques de alimentação).

Partage Norte Shopping Natal

  • 20 a 23/12 – 10h às 23h – Lojas, quiosques, praça de alimentação e lazer;
  • 24/12 – 10h às 19h – Lojas, quiosques, praça de alimentação e lazer. Cinema fechado;
  • 25/12 -11h às 22h – Alimentação e lazer – 11h às 22h (Facultativo). Lojas e quiosques fechados. *Cinema com sessões a partir das 16h;
  • 31/12 – 10h às 19h – Lojas, quiosques, praça de alimentação e lazer. Cinema fechado;
  • 01/01 – 11h às 22h – Alimentação e lazer (Facultativo). Lojas e Quiosques fechados. *Cinema com sessões a partir das 16h.

Natal Shopping

  • 15/12 – Alimentação, lojas e quiosques das 10h às 22h | Alpendre das 14h às 23h | Cinema conforme programação | Bodytech 9h às 15h
  • 16/12 a 23/12 – Alimentação, lojas e quiosques das 10h às 23h | Alpendre das 17h às 23h | Cinema conforme programação;
  • 24/12 – Alimentação, lojas e quiosques das 10h às 19h | Alpendre das 14h às 19h | Cinema fechado | Bodytech 5h às 15h ;
  • 25/12 – Alimentação facultativo das 11h às 22h | Lojas e quiosques fechados | Alpendre 14h às 23h | Cinema conforme programação | Bodytech fechada;
  • 31/12 – Alimentação, lojas e quiosques das 10h às 18h | Alpendre das 14h às 19h | Cinema fechado | Bodytech fechada;
  • 01/01 – Alimentação facultativo das 11h às 22h | Lojas e quiosques fechados | Alpendre 14h às 23h | Cinema conforme programação | Bodytech fechada.

Midway Mall

  • 16 e 17/12 – Obrigatório até às 22h. Facultativo até às 23h.
  • 18 a 21 e 23/12 – das 10h às 23h;
  • 24/12 – das 10h às 19h;
  • 25/12 – Facultativo para alimentação e lazer das 11h às 22h | Demais lojas fechadas;
  • 26/12 a 30/12 – Horário normal;
  • 31/12 – das 10h às 18h
  • 01/01 – Aberto apenas o Cinemark (Entrada pela portaria no G5) | Demais lojas fechadas.

Shopping 10

  • 20, 21 e 23/12 – 08 às 19h;
  • 24/12 – das 8h às 18h;
  • 25/12 – Fechado;
  • 31/12 – 08h às 17h;
  • 01/01 – Fechado.

Shopping Cidade Verde

  • 24/12 – Lojas das 9h às 18h | Alimentação e lazer das 12h às 19h | Clínicas fechadas;
  • 25/12 – Apenas alimentação das 12h às 19h | Clínicas fechadas;
  • 31/12 – Lojas das 9h às 18h | Alimentação e lazer das 12h às 18h | Clínicas fechadas;
  • 01/01 – Fechado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Alexandre de Moraes prorroga inquérito das fake news por mais 180 dias

Foto: Agência Brasil

ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu prorrogar, por mais 180 dias, o inquérito das fake news nesta segunda-feira (16). A decisão está sob sigilo.

Conforme informou o STF, o objetivo é finalizar as investigações sobre a comprovação da existência, financiamento e modo de operar do chamado “Gabinete do Ódio”.

Trata-se de uma estrutura que teria funcionado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que visava atacar opositores pela internet.

Na decisão que prorrogou o inquérito, Moraes também determina a oitiva de mais 20 pessoas na investigação. Os nomes não foram informados.

O inquérito das fake news foi aberto em março de 2019, de ofício, pelo STF. Na época. a investigação tinha, como alvo, notícias fraudulentas e ameaças virtuais à Corte, ministros e familiares.

As investigações já miraram empresários, políticos e usuários das redes sociais.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, foi designado para o caso sem sorteio, por escolha do então presidente do STF, Dias Toffoli.

Fonte: CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Atirador ataca escola cristã nos EUA, deixa três mortos e vários feridos

Reprodução/Redes sociais

Um tiroteio na Abundant Life Christian School em Madison, cidade localizada no estado de Wisconsin (EUA), deixou feridos e ao menos três mortos, incluindo o atirador, nesta segunda-feira (16/12). A informação foi divulgada pela polícia local em um comunicado.

“O Departamento de Polícia de Madison está investigando um tiroteio na Abundant Life Christian School”, disseram as autoridades em um comunicado inicial. “Vários feridos foram relatados. Esta continua sendo uma investigação ativa e em andamento.”

Segundo a polícia de Madison, duas pessoas foram mortas e ao menos nove ficaram feridas durante o tiroteio.

O atirador, de acordo com autoridades locais, era aluno da escola e também morreu. Sua identidade, no entanto, ainda não foi revelada.

A polícia local chegou a noticiar cinco mortos no incidente, mas corrigiu a informação.

Autoridades pediram que pessoas evitem estradas e vias próximas à área.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *