(Foto: Reprodução/DOM. Confira a íntegra do decreto no Diário Oficial do Município clicando AQUI).
Está no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (23) um novo decreto da Prefeitura do Natal com flexibilização das medidas de prevenção à Covid-19 e autorizou a venda de bebidas alcoólicas em bares e restaurantes, aulas presenciais em todos os níveis de ensino e a reabertura da orla da capital, e contrariam o decreto do governo do estado publicado também nesta sexta-feira (23). A decisão de flexibilizar gradualmente se deu após parecer favorável do Comitê Científico de Enfrentamento da COVID-19 que ressaltou a importância do cumprimento dos protocolos sanitários e levou em consideração a disponibilidade de leitos exclusivos para tratamento da doença disponibilizados para a população. Atualmente a rede pública municipal de saúde conta com 310 leitos clínicos e 74 de UTI.
Conforme o novo decreto municipal, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, bares e food parks poderão abrir e funcionar nos horários das 11h às 22h, ainda com 60 minutos, após esse horário, para encerramento das atividades. Pelo decreto do governo, os estabelecimentos devem fechar até às 21h nos dias de semana e às 15h nos domingos.
Na área comercial, o destaque do município também estabeleceu que shoppings podem funcionar das 9h às 22h, todos os dias da semana – mesmo o governo tendo estabelecimento toque de recolher integral aos domingos.
A Prefeitura do Natal também autorizou o retorno das aulas presenciais das escolas de ensino médio, fundamental e infantil da rede privada de ensino, bem como autoriza o funcionamento das instituições de ensino superior, podendo haver também aulas em formato online. No mesmo molde, o Município ainda autorizou a realização de reuniões corporativas, como treinamentos, seminários, cursos, simpósios, e palestras, desde que atendidas as regras e protocolos. Neste caso, os eventos podem acontecer em auditórios e salões, localizados em instituições públicas e privadas, inclusive empresas e hotéis.
Quanto as orlas, a prefeitura decidiu autorizar a reabertura, com autorização para que os permissionários dos quiosques e das atividades de locação de cadeiras e sombrinhas das praias urbanas do Município do Natal funcionem até o limite de 50%de sua capacidade de mesas e cadeiras.
Regras do governo do RN
Venda de bebida alcoólica proibida em bares e restaurantes
Bares e restaurantes podem abrir de segunda a sábado até 21h, e aos domingos, das 11h às 15h
Aulas presenciais apenas para turmas até 5º ano do ensino fundamental e alunos da 3ª série do Ensino Médio
Recomenda que prefeituras mantenham orlas fechadas
Regras da prefeitura de Natal
Venda de bebida alcoólica em bares e restaurantes permitida até 22h
Bares e restaurantes podem abrir de segunda a domingo até 22h
Aulas autorizadas para todos os níveis de educação na rede privada
Autoriza funcionamento de quiosques e barracas na orla com até 50% da capacidade
Se esss governadora estivesse preocupada com a saude nao teria fechado 3 hospitais,a intençao e outra,acorda povo….
Se essa governadora petista,estivesse preocupada com a saude,nao teria fechado 3 hospitais,a intençao dela e outra,acorda povo….
Meu Senhor e Meu DEUS, Meu DEUS e Meu TUDO, Tenha MISERICÓRDIA de NÓS e nos Livre de TODOS os Males em nome de JESUS CRISTO.
Aplausos para o Prefeito, que combate a pandemia Sem destruir a economia e os empregos. Esse decreto do Governo é de uma irresponsabilidade e estupidez sem tamanho!
CPI COVID fazendo milagres, governadora amiga dos empresários não tá nem aí pro peão
Vamos ver como estaremos no dia 23 de maio. Salvem-se quem puder. A vida voltou ai normal em Natal. Depois não vale bater na porta do governo do estado. Assumam as consequências.
com certeza e funcionário publico
Quando vc está bem, sorrindo, entre amigos né familiares, o seu sistema imunológico também está bem, quando vc não tem como pagar suas contas e o sustento de sua família, vc entra em depressão e surto de ansiedade e medo, e sua imunidade cai!!!
Que tara é essa dessa governadora de ser duradoura e não enxergar a realidade e o clamor do povo potiguar!!!
23 de abril de 2021 o prefeito de Natal fica de novo contra o decreto do Estado. Vejam como está Natal e como estará daqui a um mês. Depois, não venham pedir pra governo estadual abrir leitos de UTI’s covid-19. Peçam lá na frente pro prefeito. Lembrem dessa data. 23/04/21.
VERDADE!!
com certeza é funcionário publico
O governo nunca abriu leitos imagina agora kkkk
SE HOUVESSE INTERESSE EM ABRIR LEITOS, NÃO TERIA FECHADO HOSPITAIS. AJUDE ELA DÁ CONTA DO DINHEIRO DOS RESPIRADORES E TODOS OS VALORES RECEBIDOS DO GOVERNO FEDERAL. FICA A DICA!
Acho um suicido
Para dar sua opinião faça uma rápida pesquisa e veja quais os estado que tem o maior números de mortes na pandemia. SP, CE e RS que adotam lockdown a mais tempo e de forma mais radical, dispararam em número de mortes. Quem é genocida? Não esqueça que o STF determinou que o combate a pandemia era responsabilidade dos governadores e prefeitos.
Sao paulo fechou tudo de forma muito mais radical e por um período muito mais longo do plano do ditadoria e qual o resultado? Contaminação e mortes recordes e economia quebrada. Do que adiantou ?
Essa Governadora ainda não acordou para a realidade que várias pessoas estão passando fome devido aos Decretos dela. O Prefeito está certíssimo em reabrir as atividades comerciais com os devidos cuidados sanitários e o povo voltar a trabalhar.
Perfeito a posição do prefeito, Fátima quer quebrar a única cadeia produtiva do Estado, o Turismo! É só no domingo que se transmite o vírus??? É pedir protocolo e que seja cumprido, e os estabelecimento que não o fizerem fecha e multa. Agora não vender bebida alcoólica é porque, para ela ir com os companheiros petistas tomar cachaça na casa de praia dela, na granja ou na fazenda? Onde se aglomera muito mais!!! Seja sensata criatura, você analise a situação terrível do turismo, estamos desmontando a única fonte de renda, sem ser o funcionarismo público! Estado pobre e com uma governadora que não pensa!
O prefeito tá certo! Não dá mais para fechar nada, pois muita gente tá passando fome. O vírus vai permanecer ainda muito tempo, independentemente de lockdown ou não. A saída é a vacina e os cuidados individuais de cada um.