Diversos

Prêmio Sexy Hot 2018: mulheres são destaque no Oscar Pornô do Brasil em edição ‘sexo com amor’

Emme White vence em categoria de Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Às 20h dessa terça-feira (9), uma morena bronzeada de vestido branco justo, curto e decotado, que deixava várias tatuagens à mostra, estava sentada sozinha no balcão de uma padaria na Zona Oeste de São Paulo. Pediu pão na chapa, café preto e suco de laranja.

Ninguém no recinto parecia reconhecê-la. O reconhecimento só viria duas horas depois, quando ela recebeu, num salão de eventos a cerca de 100 metros dali, os troféus de Melhor Cena de Dupla Penetração (pelo filme “Um furacão chamado Elisa”) e Melhor Atriz Hétero (pelo filme “Negão do Zap”) no Prêmio Sexy Hot 2018, o Oscar do pornô brasileiro.

Elisa Sanchez, de 37 anos, foi um dos destaques da cerimônia. “Eu não queria nem falar agora, eu queria só que vocês ouvissem o barulho do meu coração”, disse no palco, emocionadíssima, com voz embargada. “Eu amo isso, não consigo falar. É muito bom”, concluiu, como se quisesse eliminar qualquer possibilidade de dúvida a respeito de seu apreço pela profissão.

Este 5º Prêmio Sexy Hot foi das mulheres. Dos filmes feitos por (e para) mulheres.

Além de Elisa, consagraram-se Mila Spook (primeira diretora a ganhar em sua categoria e também vencedora do principal troféu da noite: Melhor Filme Hétero); a estrela Emme White (melhor cena de sexo oral, melhor cena de sexo anal e melhor cena homo feminina); e a campeã Patricia Kimberly (melhor cena de ménage, melhor cena de orgia e melhor atriz homo).

Sem contar May Medeiros, expoente do pornô feito para mulheres e diretora do filme “Serviço completo”, que faturou na categoria Melhor Cena Homo.

Entre amigas

Antes de os troféus começarem a ser entregues, a atmosfera onde ocorre o Prêmio Sexy Hot está mais para “sexy sem ser vulgar” do que para abordagens, digamos, explícitas do tema desta noite. Tem camisinha para pegar de graça no banheiro, mas isso é tudo.

Pelo salão, entre bandejas com bebidas e comidinhas, circulam Di Ferrero, Tati Quebra Barraco, Nasi, Joaquim Ferreira dos Santos, Leandro Ramos (o Julinho da Van do “Choque de Cultura”), PC Siqueira, Catarina Abdala, Isabelita dos Patins, Núbia Oliiver, Márcia Imperator, Aritana Maroni e Jane Di Castro. Todos irão entregar os troféus aos ganhadores.

Confraternização entre amigas no tapete vermelho do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Pelo tapete vermelho que tenta dar clima estilo hollywoodiano à coisa toda, passam estrelas pornôs com vestidos de fendas recorrentes. Mas o clima é de confraternização entre amigas – e elas vão se mostrar muito habilidosas no que diz respeito a fazer comentários com sacanagem moderada.

Em algum momento, todas as atrizes indicadas se reúnem para uma foto coletiva. Ouvem-se gritinhos cúmplices quando uma delas propõe: “Encoxa, encoxa!”.

Emme White resolve assumir, ali na hora: “Tô sem calcinha! Esqueci!”. Risos. Em seguida, Mila Spook e a Mia Linz dão selinho. Emme fica com inveja: “Ui, também quero!”. No que acabou sendo atendida.

Mais tarde, Mia levou o troféu de Melhor Cena de Fetiche por “Cabine erótica”. Teve sérias dificuldades ao ajeitar o vestido para “amenizar” o decote. Da plateia, colegas atrizes não perderam a chance: “Teta! Teta! Teta!”.

Quem pegou bem o espírito da coisa foi Di Ferrero, apresentador da categoria Revelação do Ano Hétero. “São tantas pessoas que já transaram com outras pessoas, quase todo mundo já transou com todo mundo e está todo mundo bem, torcendo”, palpitou. “É disso que a gente precisa, e, sei lá, isso me deixa cada vez mais excitado mesmo.”

Mas erra quem pensa que descontração e a desinibição reinam. Não. Vai parecer contraintuitivo, porém várias e vários premiados só podem ser descritos como tímidos. E a ponto de tremer a voz na hora dos agradecimentos. Soam encabulados. Como se fosse infinitamente mais complexo e opressivo aparecer de roupa para fazer discurso num palco do que ficar pelado para fazer sexo num set de filmagem de filme adulto.

‘Nós amamos pornô’

Léo Jaime é o apresentador do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

A cerimônia do Prêmio Sexy Hot 2018 abre com a exibição vídeo institucional com o “conceito” desta 5ª edição: “We love porn”. O material é, no fim das contas, um prodígio de trocadilhos de teor sexual (veja, a seguir, exemplos em negrito).

“Aqui, tudo mundo ama pornô, muito prazer”, diz a voz (feminina) da locução. “Este é o nosso trabalho, que a gente simplesmente ama. Afrouxem os cintos, porque está começando agora o Prêmio Sexy Hot. Para introduzir esta noite apimentada, ninguém melhor do que ele, Leo Jaime.”

Apresentador da cerimônia pelo terceiro ano seguido, o cantor entra em cena com paletó bem brilhante. Ele diz que o pornô “vem desde os primórdios, Adão e Eva, e aí fizeram aquilo tudo”. “Nós estamos mais firmes do que bunda de musa fitness”, garantiu o mestre de cerimônias, antes de concluir: “Eu, por exemplo, sou casado, não estou na pista, mas não é porque estou de dieta que não posso dar uma olhadinha no cardápio”.

Sem ‘sexo técnico’

A primeira categoria anunciada é Melhor Cena de Sexo Oral, vencida por Emme White e Yuri (ausente no evento). “Bicampeonato! Moral, hein?”, comemorou a atriz.

“Mas eu devo confessar que quem devia estar aqui era o Yuri, porque foi a cena do sexo oral do homem na mulher, e não o tradicional boquete”, fez questão de apontar a vencedora, humilde. “Eu amei e gozei muito neste filme.” Antes de sair de cena, fez uma espécie de V de vitória com a mão esquerda e mexeu a língua entre os dedos.

Emme ganhou também a categoria seguinte, “Melhor Cena de Sexo Anal”. Desta vez, o discurso teve uma mensagem com propósito esclarecedor: “Eu queria dizer que não existe anal técnico, tá, gente?”.

‘Heróis da ereção’

“Agora chegou a vez deles, heróis da ereção. Aliás, eu tenho impressão de que se fosse ereções 2018, e não eleições, seria mais fácil escolher”, comentou Leo Jaime, antes da entrega do prêmio Melhor Ator Hétero.

Para reforçar sua admiração pelos profissionais do setor, Leo completou dizendo que “eles têm um autocontrole digno de ninjas”.

Em geral, a participação dos homens no Prêmio Sexy Hot foi discreta, se comparada à das mulheres. Tudo bem que Loupan, ganhador da categoria Melhor Cena de Orgia/Gang Bang, subiu no palco com traje social completo, terno e gravata.

E que Tony Tigrão, coparticipante da mesma sequência premiada de Loupan e vencedor da Melhor Cena de Dupla Penetração, agradeceu ao seu diretor, a quem chamou de “querido”, porque afinal se trata de “um cara que sempre levantou a nossa bandeira”.

Houve ainda Rob, covencedor, junto de Patricia Kimberly e Marcos Sampaio, da Melhor Cena de Ménage. Rob, antes de subir no palco, fez um passo de break bastante difícil mesmo. Mas, uma vez no centro das atenções, com camisa abotoada até o último botão, ficou totalmente acanhado, rindo sem jeito e com língua para fora.

Discurso engajado de Nego Catra

Uma exceção foi Nego Catra, eleito o melhor ator hétero. Com roupas de inspiração africanas, fez um discurso engajado. Pediu muitas palmas para “valorizar o trabalho que a gente tem”.

“Queria muito falar uma coisa que está acontecendo na minha vida e que é muito boa. Através da indústria pornô, faço palestra sobre o homem valorizar a mulher na preliminar, sobre o homem saber chupar a mulher”.

E aí veio um quase mea culpa bem improvável de Nego Catra: “Posso falar para vocês que, através da indústria pornô, hoje eu não sou um cara machista. Aprendi a valorizar os LGBTs, as mulheres. Aprendi a me respeitar mais como homem e como homem preto”.
Recebido com aprovação geral, o pronunciamento foi um raro momento em que o foco não esteve sobre as atrizes premiadas.

Na confraternização que sucedeu a entrega dos troféus, Patrícia Kimberly e Rob, seu colega na premiada cena de ménage de “Encontro com os fãs 2”, conversaram brevemente. Por algum motivo, Rob agradeceu a atriz, que disse: “Foi um prazer”. Ele retribuiu: “O prazer foi meu”.

Veja, abaixo, os vencedores do Prêmio Sexy Hot 2018 (em negrito):

Todos os vencedores do Prêmio Sexy Hot 2018 — Foto: Celso Tavares/G1

Melhor Cena de Sexo Oral

Aninha Galzerano e Adilson, de “Tesão por chocolate” (selo: Gostosas Vídeo)
Emme White e Yuri, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Mila Spook e Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Cena de Sexo Anal

Emme White e Yuri, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Elisa Sanches, Renan Cobra e Fabiano, de “Pousada para gostosas” (selo: WS)
Lilith Scarlett e Loupan, de “Fantasias de Lilith Scarlett” (selo: Fita Safada)

Melhor Cena de Ménage

Mila Spook, Pink Skull e Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Pamela Pantera, Ed Junior e Capoeira, de “Belas e safadas” (selo: Fita Safada)
Patrícia Kimberly, Marcos Sampaio e Rob, de “Encontro com os Fãs 2” (selo: HardBrazil)

Melhor Cena de Fetiche

Mayanna e Henker, de “Contos para quem odeia o Natal” (selo: XPlastic)
Aleksandra Yalova e Capoeira, de “Gordelícia com chocolate” (selo: Gordelícia)
Mia Linz e Ricardo, de “Cabine erótica” (selo: Mann Vídeos)

Melhor Cena de Dupla Penetração

Isabella Martins, Capoeira, André Garcia e Felipe Black, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)
Monique Lopes, Hudson Carioca e Loupan, de “Dpravação” (selo: HardBrazil)
Elisa Sanches, Tony Tigrão e Cassio Reys, de “Um furacão chamado Elisa” (selo: WS)

Melhor Cena de Orgia/Gang Bang

Isabella Martins, Capoeira, André Garcia e Felipe Black, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)
Jota, Nego Catra, Patrícia Kimberly, Manu Fox e Sara Rosa, de “Garotas na van em festinha no trânsito” (selo: Garotas da Van)
Sandy Cortez, Patrícia Kimberly, Alessandra Marques, Loupan e Tony Tigrão, de “Carnated 2017” (selo: Hard Brazil)

Revelação do Ano – Hétero

Danny Mancinni, de “Serviço completo” (selo: Fita Safada)
Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Isabella Martins, de “Suruba das galáxias” (selo: XPlastic)

Revelação do Ano – LGBT

Dread Hot, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Marcos Goiano, de “O barman caralhudo” (selo: Hot Boys)
Pink Skull, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Atriz Hétero

Pamela Pantera, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Lilith Scarlett, de “Fantasias de Lilith Scarlett” (selo: Fita Safada)
Elisa Sanches, de “Negão do Zap” (selo: Gostosas Vídeo)

Melhor Ator Hétero

Talmo, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Nego Catra, de “No íntimo do perverso” (selo: Fetishboxxx)
Titto Gómez, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)

Melhor Atriz Homo Feminina

Patricia Kimberly, de “Garotas da van em reunião da diretoria” (selo: Garotas da Van)
Mila Spook, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Sandy Cortez, de “As revelações de Sandy” (selo: HardBrazil)

Melhor Cena Homo Feminina

DreadHot e Mia Amaral, de “5 para 1” (selo: XPlastic)
Fernandinha Fernandez, Fabiane Thompson e Emme White, de “Serviço completo” (selo: Fita Safada)
Elisa Sanches e Sandy Cortez, de “As revelações de Sandy” (selo: HardBrazil)

Melhor Direção

Mayara Medeiros, de “Bruxas” (selo: XPlastic)
Mila Spook, de “[Des] Conectados” (selo: Spook Show)
Marcello Cavalcantti, de “Traição consentida” (selo: Gostosas Vídeo)

Melhor Filme Hétero

“Serviço completo”, com direção de Mayara Medeiros e Loupan (selo: Fita Safada)
“Traição consentida”, com direção de Marcelo Cavalcantti (selo: Gostosas Vídeo)
“[Des] Conectados”, com direção de Mila Spook (selo: Spook Show)

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Cara, é impressionante como o Loupan aparece nos filmes pornô brasileiros…
    Vou procurar um filme sobre alguma atriz pornô, e adivinha que aparece na cena pra fazer a cena de sexo com ela? Adivinhou… o Loupan.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Pelo menos 26 atletas são atacados por abelhas durante prova de ciclismo no RN

Foto: Reprodução

Pelo menos 26 ciclistas foram atacados por abelhas durante uma prova esportiva que acontecia na região do Alto Oeste potiguar na manhã deste domingo (27), por volta das 9h30.

A competição de ciclismo “Mamute Racing – Oiticica Ride” reuniu cerca de 204 atletas, que faziam um percurso com 59 km de extensão, passando pelos municípios de Pau dos Ferros, Encanto e Água Nova.

O ataque aconteceu em uma trilha no Sítio Quebra, zona rural de Encanto, em uma área de difícil acesso.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a viatura de salvamento foi acionada e se deslocou rapidamente até a região. Como o acesso para veículos era difícil, o deslocamento dos bombeiros até o ponto de ataque foi feito com apoio das motos do Comando de Policiamento de Trânsito (CPRE).

O resgate dos atletas feridos também foi realizado pelas motos de apoio da própria prova, com suporte posterior do Corpo de Bombeiros e do Samu. A Polícia Militar e moradores da região também colaboraram no socorro.

Entre as vítimas, homens e mulheres, 11 ciclistas deram entrada no Hospital Municipal de Encanto — um deles, com maior gravidade, precisou ser transferido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros.

Além disso, 15 ciclistas deram entrada diretamente no Hospital Regional de Pau dos Ferros. Todos foram medicados, receberam alta e liberados para casa após avaliação médica.

Apesar da tensão, a competição seguiu após o socorro.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Prefeito de Assú é transferido para hospital em Natal e segue na UTI

Foto: Divulgação

O prefeito de Assú, Lula Soares, foi transferido na manhã desta segunda-feira (28) para um hospital em Natal, onde permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a Prefeitura, a transferência ocorreu de forma tranquila e com o quadro clínico estável. O objetivo foi garantir ao gestor acesso a uma estrutura hospitalar com recursos mais especializados.

Lula Soares está em tratamento contra a dengue, recebendo atenção especial para alterações cardíacas decorrentes do quadro viral. Ele está sob os cuidados de uma equipe médica multidisciplinar.

A Prefeitura informou ainda que segue confiante na plena recuperação do prefeito e continuará atualizando a população por meio dos canais oficiais.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

EITA ATRÁS DE EITA: Como a máfia da anestesia encarece a saúde no DF

Foto: Breno Esaki

Nos bastidores dos hospitais do Distrito Federal, um esquema financeiro robusto garante a sobrevivência de um monopólio silencioso, mas devastador: o da anestesiologia. Com domínio quase absoluto do mercado, a cooperativa que controla o setor impôs uma lógica de preços inflacionados, concentrando lucros em poucos sócios enquanto empurra o custo final para hospitais, planos de saúde e, em última instância, para toda a população.

O funcionamento da engrenagem passa por uma tabela própria de preços para procedimentos anestésicos — uma tabela que, em muitos casos, cobra valores até sete vezes maiores do que os praticados pelas referências tradicionais do mercado. Sem alternativas, hospitais e planos de saúde são forçados a aceitar essas condições para garantir atendimento.

Segundo as investigações, o modelo financeiro se baseia em uma divisão desigual: os planos de saúde pagam à cooperativa, que retém uma taxa administrativa e repassa o restante aos grupos de anestesia. Dentro desses grupos, a maior parte do faturamento é concentrada entre poucos sócios, enquanto os anestesistas que executam a maioria dos procedimentos recebem valores fixos baixos, desproporcionais ao volume de trabalho que realizam.

Um hospital de grande porte na capital ilustra bem essa lógica. Com apenas seis salas de cirurgia em operação, o grupo de anestesiologia que atuava no local movimentava mensalmente cerca de R$ 1,2 milhão.

Ainda assim, os profissionais responsáveis pelos plantões recebiam remunerações fixas que, mesmo nos valores mais altos, representavam apenas uma pequena fração do faturamento total — o restante era repartido entre os sócios majoritários.

De acordo com os levantamentos feitos no âmbito da investigação, a consequência direta desse modelo é o aumento expressivo dos custos para os planos de saúde, que inevitavelmente repassam esses gastos aos consumidores em forma de mensalidades mais caras.

O impacto vai além do setor privado, conforme a coluna revelou, hospitais públicos enfrentam sérias dificuldades para contratar anestesistas, já que os preços exigidos pela cooperativa superam as condições previstas em editais públicos.

Em um dos hospitais públicos especializados em atendimento infantil, editais para contratação de anestesistas foram ignorados, inviabilizando a realização de cirurgias. E em toda a rede pública do DF, centenas de procedimentos ficaram represados porque os preços cobrados ultrapassavam a capacidade orçamentária do sistema.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CAOS TOTAL: Natalenses que estão em Lisboa relatam que são impedidos de entrar no aeroporto

Um apagão atingiu grandes áreas da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira, 28, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica. Segundo informações enviadas ao BLOGDOBG, natalenses que estão em Lisboa relatam que são impedidos de entrar no aeroporto.

“Ninguém entra, aeroporto fechou total para partidas”, disse um dos informantes. Outros natalenses relatam que estão dentro mais que agora ninguém sabe de nada.

As interrupções paralisaram a operação de estações de trem, aeroportos, empresas e edifícios. Ainda não há uma explicação oficial para as quedas de energia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

CONSÓRCIO NORDESTE: PF rastreia verba para respiradores da covid e acha até compra de carros

Foto: Rubens Cavallari

Investigação da Polícia Federal encontrou indícios de que os R$ 48,7 milhões pagos em 2020 pelo Consórcio Nordeste —então presidido por Rui Costa, ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil— para a compra de respiradores pulmonares nunca entregues foram desviados pela empresa contratada por meio de sucessivas transferências bancárias.

Ao final, segundo a PF, o dinheiro público bancou gastos particulares, como a compra de carros e o pagamento de faturas de cartão de crédito. O UOL teve acesso com exclusividade a detalhes inéditos do inquérito.

A investigação revela indícios robustos de um esquema de desvio de recursos. Em um intervalo de apenas um mês (8 de abril a 20 de maio de 2020), a empresa Hempcare esvaziou suas contas, transferindo integralmente os R$ 48,7 milhões recebidos do Consórcio Nordeste para diversas pessoas e empresas sem qualquer ligação com a compra de ventiladores.

O rastreamento da PF detalha que, após o recebimento do pagamento em abril de 2020, a Hempcare pulverizou a quantia milionária em repasses a terceiros alheios ao fornecimento dos respiradores, que também dissiparam os valores por meio de novas transferências.

Em um período inferior a um mês, o dinheiro desviado irrigou a compra de bens de alto valor. Uma das beneficiárias adquiriu um SUV Volkswagen Touareg (R$ 75 mil, em valores da época), um caminhão Mercedes-Benz Accelo 815 (R$ 176 mil) e um Mitsubishi ASX (R$ 76 mil), todos em 2020. Outro destinatário dos repasses utilizou parte dos fundos para quitar R$ 150 mil em faturas de cartão de crédito.

Os recursos serviram até para pagar a mensalidade da escola dos filhos de um dos investigados, segundo a apuração da PF.

“Impressiona verificar que as investigações cuidaram de apontar que até mesmo as faturas de cartões de crédito da investigada, que perfizeram o montante de R$ 149.378,74, foram pagas com valores advindos das contas da Gespar Administração de Bens. Ou seja, com dinheiro originalmente público destinado à compra dos respiradores pulmonares”, diz outro trecho do processo.

A PF aponta que ao menos R$ 5 milhões passaram pelas contas de empresas destinadas à administração de bens, ao ramo imobiliário e a bancos e fundos de investimento, “mas nunca chegaram a uma empresa sequer que efetivamente trabalhasse com a compra de ventiladores pulmonares”.

Na época presidente do Consórcio Nordeste, que reúne os estados da região, Rui Costa assinou contrato com a Hempcare que previa o pagamento adiantado da totalidade do valor. Especializada em medicamentos à base de maconha, a empresa, entretanto, nunca tinha fornecido esse tipo de equipamento nem tinha experiência no ramo. Os respiradores nunca foram entregues, e a totalidade do dinheiro até hoje não foi recuperada.

Na semana passada, o plenário do TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu inocentar o então secretário-executivo do consórcio, Carlos Gabas, que emitiu os empenhos para o pagamento antecipado. A decisão contrariou parecer da área técnica, que apontou uma série de irregularidades na contratação e recomendou a aplicação de multa.

O inquérito da Polícia Federal sobre o assunto ainda está em andamento. No início do mês, a Justiça Federal da Bahia devolveu a investigação ao STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O caso tramitava na primeira instância desde maio de 2023 porque Rui Costa não tinha mais direito ao foro privilegiado de governador. Porém, como o STF (Supremo Tribunal Federal) modificou o entendimento sobre foro privilegiado, o juiz federal Fábio Moreira Ramiro, da 2ª Vara Criminal Federal de Salvador, determinou o retorno da investigação ao STJ, instância responsável por processar governadores.

Pagamentos a lobistas
O UOL revelou, em abril do ano passado, que a dona da empresa, Cristiana Taddeo, admitiu em delação premiada que pagou comissões milionárias a um lobista que se apresentou como amigo de Rui Costa e da então primeira-dama, Aline Peixoto.

UOL

Opinião dos leitores

  1. Tá mais que na hora, dá PF sair da omissão e compactuar com os crimes feitos pela Quadrilha dos PTralhas, do contrário ficarão como cúmplices desses bandidos. Tão respeitada que já foi, hoje não passa de uma polícia a mando da Quadrilha dos PTralhas e de LULADRAO.

  2. Misericórdia.so Jesus no comando desse nosso país.eu acho que não tem mais jeito não.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

CAOS TOTAL: Apagão atinge Portugal, Espanha e outros países europeus

Foto: Reprodução

Um apagão atingiu grandes áreas da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira, 28, deixando milhares de pessoas sem energia elétrica.

Segundo o jornal El País, a queda de energia na Espanha só não afetou as ilhas.

As interrupções paralisaram a operação de estações de trem, aeroportos, empresas e edifícios.

Ainda não há uma explicação oficial para as quedas de energia.

Responsável pelo abastecimento, a operadora espanhola Red Elétrica disse estar trabalhando para restabelecer o serviço.

“Planos de restauração do fornecimento de energia foram ativados em colaboração com empresas do setor após a queda de energia na península. As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados para resolvê-las.”

A companhia também informou ter começado a recuperar o fornecimento de energia no norte e no sul da península, “o que é fundamental para o atendimento gradual do fornecimento de energia elétrica”.

“Esse processo envolve a energização gradual da rede de transmissão à medida que as unidades geradoras são conectadas. Continuamos trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia”, acrescentou.

Opinião dos leitores

  1. Deram um apagão na aposentadoria dos idosos da previdência social, ai tem dedo dos esquerdopatas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após polêmica, vereadora de Patu emite nota e afirma que conversas foram manipuladas

Foto: Reprodução

Em novo desdobramento da grave crise político-eleitoral que abala o município de Patu, a vereadora da base governista, Magda Godeiro (MDB), fez duras declarações contra a atual gestão municipal em um áudio que circula em grupos de WhatsApp, revelando esquemas internos de favorecimento e a prática de promessas de cargos públicos.

Após tudo isso vir à tona, a parlamentar enviou uma nota se justificando. Confira na íntegra.

Nota de Esclarecimento

Venho, por meio desta, esclarecer os recentes relatos acerca de manipulação de conversas ocorridas em grupo de WhatsApp.

Em momento algum houve qualquer promessa de emprego em troca de voto durante o período eleitoral.

O que foi discutido com as pessoas que integraram o meu grupo de apoio no WhatsApp — e que foram essenciais para a conquista da vitória — foi que haveria a possibilidade de participação política junto à gestão da Dr. Ednardo Moura.

Foi afirmado também que todos os vereadores da situação e até ex oposição possuem participação política junto ao prefeito atual, enquanto eu não tenho espaço.

Reitero meu compromisso com a ética e a transparência, princípios que sempre pautaram minha atuação pública.

Atenciosamente,
Vereadora Magda Godeiro Dutra Teixeira

Opinião dos leitores

  1. Cala a boca Magna. Todo mundo sabe que houve sim troca de votos em promessa de empregos, normal nesse País esculhambado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trânsito

Ponte de Igapó tem nova faixa liberada para tráfego; veja mudanças no trânsito

Foto: STTU

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou mais uma faixa de tráfego sobre a Ponte de Igapó nesta segunda-feira (28). Com a mudança, de acordo com o DNIT, o tráfego de veículos oriundos do Centro em direção à zona Norte de Natal acontece sobre uma das faixas da ponte decrescente (mais próxima à linha do trem). Dessa forma, há disponibilidade de uma faixa de tráfego por sentido, sendo a terceira (faixa 2 da ponte, sentido zona Norte/Centro) reversível. A previsão é que o equipamento seja totalmente liberado até o final de maio.

Com a liberação de mais um trecho das obras, os motoristas precisam ficar atentos à nova sinalização da Avenida Felizardo Moura, uma das principais vias de ligação entre a zona Norte e as outras regiões de Natal. A mudança, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), tem como objetivo avaliar o funcionamento dos equipamentos, a comunicação com motoristas e pedestres, além da sinalização da faixa reversível e da faixa exclusiva para ônibus, com placas luminosas de indicação de sentido.

Durante este primeiro momento, equipes da STTU, compostas por inspetores e agentes de mobilidade, estarão no local para orientar os usuários da via sobre as novas sinalizações, especialmente sobre as faixas reversíveis e exclusivas de ônibus, que serão identificadas por luzes piscantes.

A faixa reversível funcionará em horários específicos:

  • das 5h às 12h no sentido Igapó/Bairro Nordeste;
  • das 15h às 20h no sentido Bairro Nordeste/Igapó;
  • das 12h às 15h e das 20h e 5h da manhã, será fechada ao trânsito.

Após a conclusão das obras da Ponte de Igapó pelo DNIT, a STTU iniciará uma operação de orientação aos usuários sobre os limites de velocidade da via.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Conclave para escolher novo papa começará 7 de maio, diz fonte do Vaticano

Foto: Reprodução 

O Vaticano informou nesta segunda-feira (28) que o conclave para eleger um novo pontífice começará na próxima quarta-feira (7)

A reunião para escolher um novo papa, após a morte de Francisco, reunirá 135 cardeais, com menos de 80 anos, que são aptos a escolher o futuro líder da Igreja Católica.

A data foi decidida durante uma reunião a portas fechadas de cardeais no Vaticano, a primeira desde o funeral do papa Francisco no sábado (26).

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo divulga lista incompleta de comitiva de Lula em Roma

Foto: Reprodução

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou uma lista incompleta com os nomes das pessoas que acompanharam o petista na viagem para acompanhar o funeral do papa Francisco (1936-2025), no Vaticano, realizado no sábado (26.abr.2025).

A lista divulgada pelo Palácio do Planalto tem 20 nomes, incluindo Lula e a primeira-dama Janja. São 4 ministros de Estado, o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, 4 senadores, 8 deputados e Celso Amorim, assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência.

Imagens do desembarque da comitiva do governo em Roma, na Itália, mostram pessoas que não constavam na lista divulgada pelo Planalto. É o caso da procuradora da Fazenda Nacional Rita Nolasco, namorada de Barroso –ela desce do KC-30 ao lado do presidente do Supremo.

Além da namorada do presidente do STF, outras pessoas não identificadas na lista oficial aparecem desembarcando do avião presidencial em Roma. Ao observar as imagens, o Poder360 contou ao menos 21 passageiros ou tripulantes. Alguns são identificáveis, como Lula, Janja e Barroso. Outros, nem tanto. A lista oficial tinha 20.

É praxe do Planalto não incluir nas listas da comitiva brasileira os assessores e demais pessoas que acompanham a delegação. Ficam só os nomes das autoridades. Há uma falta de transparência nesses casos que envolvem o avião presidencial.

Quem estava na lista oficial:

  • Lula – presidente da República;
  • Janja – primeira-dama;
  • Luís Roberto Barroso – presidente do STF;
  • Mauro Vieira – ministro das Relações Exteriores;
  • Ricardo Lewandowski – ministro da Justiça e Segurança Pública;
  • Paulo Teixeira – ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar;
  • Macaé Evaristo – ministra dos Direitos Humanos e Cidadania;
  • Celso Amorim – assessor-Chefe da Assessoria Especial do Presidente da República;
  • Davi Alcolumbre – presidente do Congresso Nacional;
  • Hugo Motta – presidente da Câmara dos Deputados;
  • Renan Calheiros (MDB-AL) – senador;
  • Leila Barros (PDT-DF) – senadora;
  • Soraya Thronicke (Podemos-MS) – senadora;
  • Luis Tibé (Avante-MG) – deputado federal;
  • Odair Cunha (PT-MG) – deputado federal;
  • Padre João (PT-MG) – deputado federal;
  • Reimont (PT-RJ) – deputado federal;
  • Luiz Gastão (PSD-CE) – deputado federal;
  • Dagoberto Nogueira (PSDB-MS) – deputado federal;
  • Professora Goreth (PDT-AP) – deputada federal.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. não entendi, me explica aí? por que os outros presidentes e representantes foram ao funeral mas não levaram as primeiras damas, porém Janja esbanja não largou do pé de lula e tivemos que pagar por mais este passeio?

  2. Quando levaram Silas Malafaia, que não tinha nada a ver com o governo, pra o enterro da Rainha Elizabeth não disseram nada. Também acho desnecessário esse tanto de gente. De um lado ou de outro.

  3. Tudo desse pai da mentira tem doses de mentiras, tem que ser muito safado ou jegue mesmo para acreditar nele.

  4. COMO DIRIA O GRANDE JORNALISTA BORIS CASOY: “ISSO É UMA VERGONHA”. ALGUÉM ESPERAVA ALGO MAIS DESSE GOVERNO, ALÉM DE MENTIRA, HIPOCRISIA E CORRUPÇÃO? TENHO CERTEZA QUE NÃO.

  5. A verdadeira: CARAVANA DO PECADO. Os anticristo que não sabem rezar uma AVE MARIA, foram passear em Roma e gastar nosso dinheiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *