Jornalismo

Presidente da Câmara de Janduís informa que nem foi preso, nem se passou por Policial Federal

O Presidente da Câmara Municipal de Janduís manda nota para toda  a imprensa esclarecendo que não foi preso, nem se passou por policial federal, muito menos tomou microondas de ninguém. Segue:

Mesmo que eu não fosse homem de vida pública, ainda assim deveria prestar à sociedade, para reposição da verdade e em respeito à minha dignidade, os esclarecimentos que seguem adiante, referentes a um lastimável episódio no qual fui envolvido no último domingo, dia 8 de agosto, que ganhou repercussão em jornais, portais de notícias e blogs.

Na matéria, que parece ser a mesma em vários veículos de informação, guardadas pequenas alterações verificadas entre determinados textos, está dito que eu em dirigi até a padaria de proprietário de Robson Mendes da Rocha, na cidade de Macaíba, e aí lhe roubei um aparelho de microondas, o que eu teria feito para a garantia de uma dívida de R$ 64,00 (sessenta e quatro reais).

Ainda segundo o texto publicado em jornais, portais e blogs, eu teria proferido ameaça e ainda me apresentado como policial federal.

Por tudo isso, sugerem as publicações, eu teria sido preso pela Polícia de Macaíba.

Fiquei triste porque, além de todo o episódio, não fui procurado por qualquer pessoa para a apresentação da minha versão, que, mais do que isto, é a absoluta verdade sobre o que realmente aconteceu.

Agora, para o bem da verdade, vamos aos fatos, como eles realmente aconteceram.

É sabido por todos de Janduís que, além de exercer o ofício de Vereador no referido Município, o que faço com enorme dedicação, também tenho um pequeno negócio, em meio ao qual eu levo para Macaíba, para serem ali vendidos, produtos do sertão semiárido, como é o caso do queijo, uma verdadeira iguaria da culinária sertaneja. E assim o faço porque não vejo o cargo de vereador como “meio de subsistência”, entendendo ser necessário que busquemos no trabalho fora do Parlamento o sustento pessoal e da família, como, aliás, assim agem meus colegas da Casa Legislativa janduinse.

Em Macaíba, entrego os produtos, para revenda, também, ao senhor Ronaldo Garcia de Aguiar, que é também cidadão de Janduís, que ganha à vida, honestamente, na cidade de Macaíba.

No mencionado dia 7 de agosto, estava eu em Macaíba (onde também tenho residência, sem jamais, porém, desligar-me do meu domicílio, que é Janduís, onde tenho residência), quando fui convidado pelo senhor Ronaldo Garcia de Aguiar, para ir a determinado local, dentro do perímetro urbano.

Por conhecer Ronaldo há muitos anos e nunca ter ouvido falar de algo que pudesse desabonar a sua conduta, fui, sem eu saber o que realmente se passava na mente de Ronaldo, até a padaria do senhor Robson Mendes da Rocha, que eu sabia ser pessoa que mantinha negócios habituais com Ronaldo.

Lá chegando, fiquei no carro, do lado de fora do estabelecimento, aguardando o retorno de Ronaldo, que informou que a passagem pelo estabelecimento comercial de Robson seria rápida, pois, segundo Ronaldo, Robson havia prometido lhe pagar, naquele dia, uma dívida decorrente dos negócios que os dois entabulavam com frequência.

Por informações de Ronaldo, fiquei sabendo que ele, Ronaldo, perguntou por Robson, sendo informado por uma senhora que este (Robson) não estaria no local, sendo aconselhado por dita senhora que voltasse posteriormente para receber o seu crédito.

Espontaneamente, agindo por conta própria, Ronaldo pegou um forno microondas que estava no interior daquele estabelecimento comercial de Robson, levando-o consigo até o carro onde eu estava.

Sem nada me explicar, Ronaldo colocou o mencionado aparelho no meu veículo, imaginando eu que o fato seria normal, decorrente de algum acordo firmado com Robson ou pessoa dele, não tendo como eu dar corpo a conclusões diversas, porque, como disse, conheço Ronaldo há anos e sempre o reputei pessoa de hábitos corretos, obediente à lei e aos costumes e regras sociais tidos como corretos.

Saímos do local e deixei Ronaldo na sua residência, indo logo após para a minha. Segundo informações de Ronaldo, este foi contatado via telefone por Robson, e os dois marcaram encontro num local (Posto Ramalho), onde Robson pagaria a dívida a Ronaldo e este lhe devolveria o forno microondas.

Ronaldo foi então noutro veículo, de propriedade de um cunhado seu, e acabou não sendo reconhecido por Robson, que já estava no local com a Polícia.

Depois, fui chamado à Delegacia de Polícia, para prestar esclarecimentos, e assim o fiz, dizendo à autoridade policial competente exatamente o que agora esclareço ao povo amigo de Janduís e do Rio Grande do Norte.

As minhas palavras foram confirmadas pelo depoimento de Ronaldo, que assumiu sozinho toda a responsabilidade pelo lastimável evento, do qual só tomei conhecimento quando, na forma já relatada, acabei envolvido.

Então, desfazendo as inverdades jogadas no lamaçal da boataria, tenho a dizer que não fui preso; que não roubei nem subtraí qualquer objeto de terceira pessoa; e, ao contrário do que está na matéria amplamente veiculada, também não ameacei qualquer pessoa.

Aliás, quem me conhece bem, sabe que sou incapaz desses atos (roubar, ameaçar), pois, muito antes de entrar para o mundo da política de me tornar homem de vida pública, recebi dos meus pais, sertanejos de princípios firmes, ensinamentos sobre valores sociais, morais e religiosos, que moldaram a minha conduta para o resto de minha vida, colocando-me a salvo de praticar ações delitivas ou mesmo ilícitas ou que pudessem macular a minha imagem e, principalmente, a de meus pais, que sempre ensinaram aos seus filhos o que é correto, o que é legal, o que é justo.

Também não me apresentei a ninguém como policial federal ou outra autoridade policial. Na padaria de Robson, sequer falei com qualquer pessoa, pois todo o diálogo foi travado entre Ronaldo e a pessoa que ali se encontrava. Como eu disse, fiquei do lado de fora daquele ambiente comercial, sem saber ao certo o que se passava.

Na Delegacia de Polícia, quando indagado, disse apenas que sou vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Janduís, e não vejo nisso qualquer ilicitude ou desonra. Apenas relatei fatos que, além de verídicos, muito me orgulham.

São esses, pois, e nenhum outro, os fatos acontecidos no dia 7 de agosto, não tendo havido de minha parte qualquer conduta que possa ser jurídica ou socialmente reprovada.

Reposta a verdade dos fatos, fico à disposição de quantos queiram, para prestar (ou reiterar) os esclarecimentos necessários, pois, como diz o povo em sua infinda sabedoria, quem não deve não teme.

 

ADEILSON ALVES DE MEDEIROS

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morre o Dr. Abílio Felix

Morreu nesta segunda-feira (14) o Dr. Abílio Felix, aos 88 anos, devido a falência múltipla dos órgãos. O velório e enterro ocorre hoje, dia 15 de outubro.

O velório começará às 9h no Centro Velatório Vila Flor, na Av. Xavier da Silveira e a missa será às 14h no mesmo local.

O sepultamento será às 16h no Cemitério e Crematório Vila Flor, na BR-304, em Macaíba.

Nossos sentimentos a todos os familiares, em especial ao amigo Coronel Hélio Oliveira.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: “Se isso é Fake News, o que estão fazendo comigo é pior que Fake News”, diz Paulinho Freire em debate

Durante o debate da Band RN com os candidatos à Prefeitura do Natal, a candidata Natália Bonavides (PT) acusou Paulinho Freire (União Brasil) de não responder às suas perguntas.

Paulinho rebateu as críticas, afirmando: “Se isso é Fake News, o que estão fazendo comigo é pior que Fake News”, em referência aos ataques que sofreram durante a campanha.

Ela refutou dizendo: “Para disseminar mentira e ataque odioso, todo mundo é muito valente.”

Band RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Sinmed-RN: Estado precisa dobrar número de leitos públicos em UTI

Foto: Magnus Nascimento

Os leitos de UTI no Rio Grande do Norte estão em proporção inferior ao que é dimensionado pelo Ministério da Saúde. É o que aponta o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), Geraldo Ferreira, que avalia que são necessários mais leitos no Estado para suprir a demanda constante de pacientes.

“Há uma proporção de 2,2 leitos leitos de UTI para 10 mil habitantes no serviço público e no RN essa média fica em torno de 1,5. Ou seja: há um déficit de leitos ainda visível. Se compararmos com o setor privado, que tem uma média de 4,5 leitos para 10 mil habitantes, essa diferença é ainda mais gritante. É necessário ao Estado uma complementação de vagas, tanto que o Estado mantém contratos com alguns hospitais privados para fornecimento de leitos, como o Rio Grande, Memorial e Hospital do Coração”, avalia Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed-RN.

“Tomando com base a média nacional já há um déficit considerável em torno de 80 a 100 leitos e se formos tomar a média do setor privado precisaríamos praticamente dobrar o número de leitos de UTI no RN”, acrescentou Geraldo Ferreira.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nunes e Boulos trocam provocações, se abraçam e focam em apagão no 1º debate em São Paulo

Foto: Reprodução/Band

Troca de provocações — com direito a abraço — e os reflexos do apagão na cidade de São Paulo motivaram os principais embates entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (PSOL), candidatos a prefeito da capital paulista, no primeiro debate entre os dois no segundo turno.

Já na chegada à TV Bandeirantes, que promoveu o encontro desta segunda-feira (14), os candidatos já colocavam no outro a culpa sobre a falha no serviço de energia na cidade.

Durante o debate, Nunes reforçou sua posição de que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — que apoia a candidatura de Boulos — não teria agido para resolver os problemas com a Enel, concessionária do serviço de energia na capital.

Já Boulos lembrou que a responsabilidade sobre avaliar a atuação da empresa é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cujo diretor, Sandoval Feitosa, foi indicado para o cargo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), cujo partido apoia a candidatura de Nunes.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula usará agendas oficiais para fazer campanha com aliados

Imagem: reprodução CNN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usará viagens para eventos institucionais na Bahia, Rio Grande do Norte e São Paulo nesta semana para fazer campanha com aliados. A ideia é que o petista use horários “fora do expediente” nas cidades em que fará cerimônias de governo para subir nos palanques de candidatos da base de apoio.

“Nós consideramos que existe neste 2º turno um embate em algumas capitais onde, como eu já falei, lideranças da frente ampla de pessoas que apoiam o presidente Lula enfrentam verdadeiros ícones da extrema-direita. Vamos trabalhar sim –não só presidente, mas o conjunto de ministros tem essa disposição”, afirmou o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) nesta 2ª feira (14.out.2024).

Segundo apurou o Poder360, o evento em Natal, com Natália Bonavides (PT), ainda não tem horário confirmado. Pode ser realizado bem cedo, na hora do almoço ou de noite, fora da agenda oficial. Ambos os lados esperam a confirmação do horário da viagem presidencial para divulgar o ato de campanha.

Oficialmente, Lula vai à capital do Rio Grande do Norte na 4ª feira (16.out) para anunciar investimentos do governo federal no Estado. No dia seguinte, na 5ª feira (17.out), o petista vai a Salvador (BA) para anunciar uma expansão do Programa Pé de Meia, de incentivo a estudantes de ensino médio. Neste caso, ele deve esticar a viagem até Camaçari (BA), onde o candidato do PT, Caetano, teve apenas 559 votos a mais que seu oponente do União Brasil, Flávio. Ambos foram para o 2º turno.

Na última semana, essa estratégia já foi utilizada por Lula. Depois de fazer 2 eventos institucionais ligados à educação em Fortaleza (CE), o presidente participou de um ato de campanha com Evandro Leitão (PT). Depois, seguiu para Belém (PA), onde participou da festa do Círio de Nazaré ao lado do governador Helder Barbalho (MDB), principal cabo eleitoral de Igor Normando (MDB), que disputa o 2º turno na cidade contra o Delegado Eder Mauro (PL).

Lula acelerou seus compromissos eleitorais no 2º turno. Já gravou vídeo com a maioria dos candidatos e começou a aproveitar as viagens como não fez no 1º turno. Ele embarca no domingo (20.out) para a Rússia, onde participa da Cúpula do Brics no início da próxima semana. Na 6ª feira (18.out), o presidente desembarca em São Paulo. Além de fazer um balanço sobre o Acredita, programa que incentiva crédito para pequenos empresários, deve participar de atos eleitorais a partir da noite de 6ª e durante todo o sábado (19.out). A ideia é que o petista visite, além da capital, as cidades de Mauá e Diadema.

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Congresso não se manifestou sobre transparência das emendas, diz STF

Foto: Rosinei Coutinho / STF

Supremo Tribunal Federal (STF) indicou, nesta segunda-feira (14/10), que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não apresentaram uma proposta para reformulação do Portal da Transparência para rastreabilidade das emendas parlamentares.

O ministro Flávio Dino, do STF, determinou que a Controladoria-Geral da União (CGU) apresente uma proposta de reestruturação do Portal da Transparência com informações das emendas RP9 (de relator) e RP8 (de comissões). A reformulação deverá contar com dados disponibilizados pelo Executivo e do Legislativo.

No entanto, há entraves diante da falta de apresentação de informações por parte do Congresso Nacional a respeito das emendas parlamentares.

Dino ordenou ainda que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) indique um plano de ação para a transparência de repasses dos fundos federais para os fundos dos municípios, dos estados e do Distrito Federal.

Sem a apresentação de informações, o STF determinou que o Legislativo se manifeste, em até 5 dias úteis, sobre o relatório da CGU e do plano do Ministério da Gestão.

Em agosto, o STF realizou uma audiência de conciliação entre representantes dos Três Poderes para definir regras para transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares.

O ministro indicou que os parlamentares poderão indicar apenas emendas para o estado pelo qual foi eleito, com exceção para projetos de âmbito nacional em que a execução ultrapasse os limites do estado do deputado ou senador.

Dino ainda estabeleceu que os restos a pagar das emendas RP9 e RP8 só ocorram mediante total transparência e rastreabilidade dos recursos oriundos do orçamento da União.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] “Cadê a luz?”: população faz panelaço contra apagão na zona sul de SP

O apagão que atinge pelo menos 400 mil na capital paulista, após temporal que atingiu a cidade e municípios da região metropolitana, na sexta passada, tem provocado caos na vida da população. Na zona sul, moradores fizeram um panelaço na Estrada do Campo Limpo, altura do número 291, para cobrar a volta da energia elétrica no bairro.

Durante a manifestação, no início da noite desta segunda-feira (14/10), a professora aposentada Sueli Martinez, de 59 anos, cobra o posicionamento das autoridades sobre o reestabelecimento da energia no bairro – a população estão sem luz desde Às 19h30 da última sexta-feira (11/10) na região.

“Já perdi toda a comida que eu tinha na geladeira e no freezer. Estragou tudo. Joguei tudo fora”, lamentou a professora aposentada.

Mais cedo, na região do Alto da Boa Vista, moradores denunciavam árvores caídas e fios energizados no chão. Para o desespero da população, não havia qualquer posicionamento da Enel sobre o reestabelecimento da energia no bairro.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Tem dedo do boules aí, pode ter certeza. A esquerda, pra chegar ao poder faz acordo até com o satanás, já dizia Dilma Rousseff

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Haddad diz estar preocupado com mundo mais conservador

Foto: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta 2ª feira (14.out.2024) que ficou preocupado com o resultado das eleições municipais no país. Declarou que o conservadorismo com discurso anticientífico e antidemocrático tem ganhado força. Afirmou que a humanidade precisa de mais “centralidade” do ponto de vista racional.

“O mundo está muito mais conservador e muito mais distópico do que a gente imagina. Hoje tem espaço para todo tipo de retórica. Aquilo que parecia improvável 10, 20 anos atrás, improvável do ponto de vista retórico, hoje existe lugar de fala, como se diz no jargão usual, para qualquer um. Existe lugar de fala para qualquer narrativa”, declarou. Haddad participou de evento organizado pelo Itaú BBA.

Ele afirmou que o discurso conservador está ganhando força, apesar de imaginar que ficaria “para trás”. Declarou haver um discurso anticientífico, antidemocrático e intolerante que “não está perdendo espaço” no Brasil.

Você vê que mesmo gente que come com garfo e faca fala contra a vacina, fala contra mudança climática. É uma situação que a mim, que venho de uma universidade, me preocupa”, declarou o ministro. “Isso não vai nos levar para um bom lugar”, completou.

Haddad disse que o Brasil precisa estar cada vez mais amarrado às evidências empíricas, à ciência, à liberdade e ao respeito às diferenças. “A economia se compõe com um todo que precisa funcionar, institucional”, declarou.

NOBEL DE ECONOMIA

O ministro citou o prêmio Nobel de Economia divulgado nesta 2ª feira (14.out.2024), que premiou o turco Daron Acemoglu, o britânico Simon Johnson e o norte-americano James A. Robinson. O estudo era sobre a prosperidade das instituições.

“Eu sou muito institucionalista da maneira de ver a economia. Penso que desenhar boas instituições é o segredo para que o desempenho econômico seja mais satisfatório. Penso que o foco nosso tem que ser nisso. E, obviamente, que a ciência tem que fazer parte desse projeto”, disse. “Nunca vi nenhum país ir para frente negando as evidências científicas, as recomendações da ciência”, completou.

Fonte: Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Esse arremedo de ministro é um despreparado, só fala coisa com coisa, mas, quem é o chefe dele? Claro que não podemos ter um ministro de alto nível, os ministros são todos de 5º

  2. Ele tem razão
    Daí espaço até para um ministro da Fazenda que confessou que não entende de economia e colava para passar nas provas da faculdade. Já pensou ?!?!?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

“Raspadinha” voltará às vendas em novembro, diz Caixa

Fonte: Divulgação Governo

Caixa Econômica Federal relançou a Lotex (Loteria Instantânea Exclusiva), também conhecida como “raspadinha”, nesta 2ª feira (14.out.2024). As vendas começarão em 2 de novembro. Os prêmios variam de R$ 2,50 a R$ 2 milhões.

O anúncio foi feito no Espaço da Sorte, em São Paulo. Eis a íntegra do comunicado (PDF – 36 kB).

Segundo a Caixa, a “instantânea” é o jogo com mais chances de o apostador ganhar.

Poder360 havia publicado em 18 de agosto que a estatal estudava lançar o produto em até 60 dias. Mostrou que a expectativa de arrecadação do banco é de R$ 2 bilhões com a “raspadinha”. A Caixa comercializará o jogo com exclusividade por 24 meses.

Os apostadores podem comprar o produto de forma física nas lotéricas. Raspam o bilhete para descobrir se são premiados.

A premiação é imediata. Valores de até R$ 2.259 (por bilhete) podem ser resgatados nas unidades lotéricas. Já os prêmios acima desse montante devem ser retirados em agências da Caixa.

Fonte: Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Esse mesmo governo, combate as bets, afim de direcionar as atenções da economia. O mesmo governo que é o maior Cassino do País, as loterias caixa, preocupado com as bets, que não representam nem 10% dos gastos apenas dos urubus do judiciário

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA EXAME / FUTURA: Paulinho Freire tem 56.6% e abre 20 pontos para Natália Bonavides


Foto: Reprodução

O deputado federal Paulinho Freire (União Brasil) lidera a disputa de segundo turno para a prefeitura de Natal com 56,6% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Futura Inteligência, encomendada pela empresa 100% Cidades, e divulgada nesta segunda-feira,  14.

A deputada federal Natália Bonavides (PT) aparece com 36,5% das intenções de voto. Os votos brancos, nulos e ninguém somam 3,2% e os que não sabem, não quiseram responder ou estão indecisos são 4,4%.

Pesquisa segundo turno em Natal

  • Paulinho Freire (União Brasil): 56,6%
  • Natália Bonavides (PT): 36,5%
  • Ninguém / Branco / Nulo: 2,5%
  • NS / NR / Indeciso: 4,4%

A pesquisa foi registrada no TSE como RN-06142/2024 e realizou 600 entrevistas entre os dias 9 e 14 de outubro, usando a abordagem CATI (entrevista telefônica assistida por computador). A margem de erro é de 4,0 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Pesquisa espontânea em Natal

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor não é apresentado a nenhuma lista de candidatos, Paulinho Freire tem 50,4% das intenções de voto e Natália Bonavides, 31,9%. O total dos que não sabem, não responderam e os indecisos são 14,4%.

  • Paulinho Freire: 50,4%
  • Natália Bonavides: 31,9%
  • Ninguém / Branco / Nulo: 3,2%
  • NS / NR / Indeciso: 14,4%

*Por causa de arredondamentos, os números somam 99,9%, e não 100%.

Fonte: Exame

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *