Mundo

Pressionado até por herdeira da Disney, Biden volta a descartar desistência

Foto: REUTERS/Elizabeth Frantz

O presidente norte-americano, Joe Biden, procurou falar alto e com paixão nas breves declarações públicas que fez com um teleprompter na Casa Branca nesta quinta-feira (4). Ao mesmo tempo que indicou que não vai desistir, continua recebendo pressão de apoiadores e doadores de campanha para abandonar a disputa presidencial.

Nesta quinta-feira, a herdeira da Disney, Abigail Disney, anunciou que vai cortar as doações ao Partido Democrata até que o presidente desista da disputa. Já entre os democratas, cresce o apoio em torno da ideia de que a vice-presidente Kamala Harris assuma o lugar de Biden na eleição de novembro.

O presidente foi o anfitrião das festividades anuais do Dia da Independência, na Casa Branca, nesta quinta-feira — incluindo um churrasco para militares da ativa e suas famílias.

Enquanto Biden se misturava e tirava selfies com os convidados, alguém gritou para que ele não desistisse. “Não vou a lugar nenhum”, respondeu Biden.

g1

Opinião dos leitores

  1. Êta véio machochô !!!
    Mesmo doido e esclerosado mas não vai largar o osso e deixar a boneca pro bandido canalha trump!
    Tá, agora eu dei valor ao véio !
    Melhor uma nação ser boneca na mão de um véi doente do que ser pipoca na mão de um bandido…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Cade investiga Gol e Latam sobre combinação de preços

Foto: Reprodução

Após suspeitas de combinação de preços, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) abriu uma investigação para apurar se Gol e Latam combinaram preços mais elevados. Para isso, as empresas já forneceram arquivos com os dados completos das passagens vendidas nos últimos cinco anos.

A equipe que analisa essas informações quer verificar se os preços foram semelhantes ao longo do tempo nas mesmas rotas e horários. A suspeita principal é de que houve acerto via sistemas informatizados de emissão de bilhetes.

A estratégia do Cade é inusitada. A análise de dados será feita mediante uma plataforma de inteligência artificial, que ajudará na filtragem e compilação dos dados.

Sem evidências de que houve arranjo de preços por meio de troca de mensagens ou telefonemas, os técnicos buscam, a partir da análise de cada passagem vendida, verificar eventual padronização entre as concorrentes por preços mais elevados.

Painel S.A. – Folha de S. Paulo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vitória da esquerda na França é exemplo para o Brasil, diz Janja

Foto: Sergio Lima/Poder360

A primeira-dama Janja Lula da Silva comemorou o resultado das eleições legislativas da França neste domingo (7.jul.2024). Ao contrário do esperado, a direita saiu derrotada do pleito, em 3º lugar, atrás da esquerda e da coalizão centrista do presidente francês Emmanuel Macron.

Em publicação nas redes sociais, Janja disse que a vitória dos franceses contra a “extrema-direita” do RN (Reagrupamento Nacional), sigla de Marine Le Pen, e seus aliados, representa a resistência de uma democracia “com a união do povo”.

“A busca por liberdade, igualdade e fraternidade está no DNA dos franceses, e espero que essa mobilização sirva de exemplo para diversos outros países, como o nosso, que lutam diariamente contra a extrema-direita e suas ideias fascistas, trabalhando por justiça social e dignidade para toda a população”, escreveu a primeira-dama.

alt

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

O que você e todo mundo precisa saber sobre a Engorda de Ponta Negra e a draga que deixou Natal

Foto: Reprodução

Em julho de 2023 o Idema emitiu a licença prévia para a realização da engorda com mais de 150 pontos de esclarecimento sobre a obra, informando a janela ambiental de julho a outubro para a realização da mesma.

Em dez meses, o município realizou realinhamento do projeto junto ao Governo Federal, realizou a licitação que trouxe a DTA como vencedora da obra, contratou a UFRN através da FUNPEC que apresentou ao IDEMA as peças técnicas de resposta aos mais de 150 questionamentos e ainda anexou o projeto executivo para a realização da engorda. (antes da janela ambiental de julho – outubro imposta pelo IDEMA).

A engorda da praia nada mais é que o transporte de areia do fundo do mar (dragagem) e colocação na costa, alargando a faixa de areia.

Já foram realizadas nove obras de engorda no Brasil, seis delas pela empresa DTA, que detém grande expertise e corpo técnico extremamente qualificado e experiente para esse trabalho!

Em Natal a engorda da praia é uma ação regenerativa que retroage o aspecto da praia de Ponta Negra de anos atrás, e de caráter sustentável tendo em vista as mudanças climáticas e o avanço do mar, a necessidade de proteção costeira e as oportunidades de
desenvolvimento econômico em favor da população da cidade que têm como sua principal fonte de emprego e renda, o turismo e nosso principal cartão postal – o Morro do Careca, condenado a desaparecer caso a engorda não seja realizada.

Com todo o comprometimento e encaminhamento para a solução que é necessária e urgente, a draga da empresa, equipamento raro no mundo, com alta tecnologia e de deslocamento lento, deslocou-se para Natal (vindo da Europa) por uma questão logística operacional. A draga recebeu oportunamente a visita dos técnicos do IDEMA.

Estando tudo encaminhado para o atendimento aos questionamentos do IDEMA num documento produzido por um seleto grupo de professores da UFRN, licitação realizada, projeto executivo apresentado e equipamento disponível para a execução da engorda, a gestão municipal é surpreendida por uma informação repassada pela imprensa de que haveria 19 (dos mais de 150) pontos ainda a serem esclarecidos para licenciamento da obra.

O Empresário da DTA que disponibilizou apoio técnico de toda a equipe para cumprimento das solicitações feitas pelo IDEMA, alegou nunca antes ter recebido tantos questionamentos para realização de uma obra como essa e observando a disputa política, recomendou o recolhimento do equipamento que aguardava o início da obra na janela ambiental imposta pelo IDEMA.

Importa ressaltar que ainda que o município não tenha recebido as supostas 19 questões que o IDEMA apontará que não foram detalhadas nas peças técnicas produzidas pela FUNPEC/UFRN, considera-se relevar se essas questões são indefensáveis e comprometem toda a engorda, ou podem ser estabelecidas em condicionantes para a realização da mesma ou ainda são apenas uma ferramenta política de atraso para a não realização da engorda pela atual gestão.

Enquanto isso, nenhuma engorda realizada no Brasil esteve acompanhada de qualquer desastre ambiental. Ao contrário, trouxeram consigo desenvolvimento, emprego e muita prosperidade para as cidades e principalmente para sua população!

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] Amor venceu: Policial militar conta confusão no motel de Natal após marido flagrar esposa com “outro”

Um policial militar relatou uma situação inusitada na internet neste domingo (7). O PM foi acionado para um ocorrência num motel na zona Norte de Natal. O motivo seria um flagrante dado pelo marido na mulher, após rastrear o celular dela.

A confusão começou, teve discussão, ameaças, mas aí a mulher convenceu o cor… O marido, a perdoa-la. “O amor venceu”, contou o PM. O amante foi embora de fininho. Não houve flagrante.

Portal 96 FM Natal

Opinião dos leitores

  1. SLOGAN DO PRESIDENTE DO BRASIL , CRIADA POR ELE PARA ESSES CASOS TAMBÉM, [ O AMOR VENCEU]

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Esquerda vence eleição legislativa na França, mas sem formar maioria

Foto: Reprodução

Em uma reviravolta entre o primeiro e o segundo turno, a coalizão de esquerda Nova Frente Popular (NFP) obteve o maior número de cadeiras na Assembleia Nacional da França, nas eleições legislativas deste domingo (7/7), mas não conseguiu formar maioria e terá de negociar com o centro para governar.

Ao todo, a NFP conquistou 182 assentos — bem abaixo das 289 cadeiras necessárias para formar maioria. A coalizão de centro-direita, apoiada pelo presidente francês Emmanuel Macron, ficou em 2º lugar, com 168 assentos. Já a extrema direita, representada por Marine Le Pen, que saiu vitoriosa do 1º turno na semana passada, ficou em 3º neste domingo, com 143 votos. Demais partidos tiveram menos de 100 representantes.

Os números são do jornal francês Le Monde. Segundo o Ministério do Interior da França, quase 60% dos franceses comparecem às urnas neste domingo, maior participação para eleições legislativas desde 1981.

Após a divulgação das projeções que apontavam a vitória do grupo de esquerda, o primeiro-ministro da França, Gabriel Attal, anunciou que colocará o cargo a disposição nesta segunda-feira (8/7).

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Milei diz que Jair Bolsonaro sofre ‘perseguição judicial’ e que Brasil tem ‘aberrações’ sobre liberdade de expressão

Em sua primeira viagem ao Brasil desde que foi eleito, o presidente da Argentina, Javier Milei, criticou o que chamou de governos socialistas dos últimos 20 anos na América Latina, sem citar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Milei ainda afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é vítima de uma perseguição judicial no País e que a liberdade de expressão está questionada em grandes potencias mundiais.

“Aberrações são cometidas em matéria de liberdade de expressão e censura. São coisas que parecem distantes, mas todo mundo olha para o que infelizmente está começando a acontecer hoje aqui no Brasil e pensa duas vezes”, afirmou o presidente argentino durante o CPAC Brasil.

Para Milei, a “liberdade de expressão, valor fundamental da democracia, se encontra questionado nas principais potencias do mundo sob a desculpa de não ferir a sensibilidade de ninguém, ou respeitar supostos direitos de algumas minorias ruidosas”. Ele afirma que é cada vez mais frequente ouvir que países em que se acreditava que “respeitavam os princípios básicos da democracia, se cometem aberrações em matéria de liberdade de expressão e censura”.

Milei encerrou o discurso com três gritos de “Viva la libertad, carajo” e abraçou e deu as mãos a Bolsonaro antes de deixar o palco e seguir para o aeroporto. O presidente argentino deixa o País ainda hoje.

Com informações de Metrópoles e Terra

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Morre o empresário Sêmio Timeni

Morreu neste domingo (7), o empresário Sêmio Pessoa Timeni, aos 87 anos. Sêmio foi vítima de uma parada cardíaca.

Sêmio Timeni marcou época em Natal como empresário e proprietário da Granorte veículos.

Ele deixa a esposa Hilma e os filhos Sêmio Segundo, Samir e Samar.

O velório começa às 7h desta segunda-feira (8), no Vila Memorial São José, na Rua São José, com missa às 9h.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Opinião dos leitores

  1. Foi meu patrão durante 22 anos na Granorte, meus sentimentos a toda família.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeitura de Natal manifesta indignação pela demora do Idema na liberação para início da obra da engorda de Ponta Negra

A Prefeitura de Natal publicou nota neste domingo (7) manifestando indignação diante do protelamento do Idema em conceder a licença para o início da engorda da praia de Ponta Negra. Confira a íntegra da nota abaixo:

A Prefeitura do Natal vem manifestar sua mais completa indignação diante do protelamento do Idema em conceder a Licença de Instalação e Operação para o início da obra da engorda da praia de Ponta Negra. A demora na liberação dessa licença significou a desmobilização da draga que já estava em Natal para iniciar os serviços e implica na inviabilidade prática de que Natal, seus moradores, turistas, e centenas de famílias que vivem da praia, possam já na próxima alta estação ter uma Ponta Negra mais organizada, com uma faixa de areia de 1OO metros na maré baixa, e, o pior, mantendo uma situação que vem degradando o Morro do Careca, principal cartão postal da cidade, o qual gradativamente vem se transformando em um falésia pelo avanço do mar.

É fundamental destacar que este tipo de trabalho de alargamento da faixa de areia foi executado em várias cidades. Foi isso o que fez Fortaleza, Santa Catarina, com Balneário Camboriú, Florianópolis (com três praias passando por esse processo: Canasvieiras, Jurerê e Praia dos Ingleses). Sem falar no que foi feito em Copacabana (RJ) ainda na década de 60.

Não podemos aceitar que obstáculos com nítida coloração política atrapalhem o desenvolvimento de Natal.

Por outro lado, o município contratou a FUNPEC para que renomados professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte analisassem e realizassem estudos. Tudo foi feito e respondido. Nada resta a acrescentar para iniciar a obra da engorda!

A DTA Engenharia, vencedora da licitação, é uma empresa com experiência comprovada nesse tipo obra, já tendo realizado seis serviços semelhantes, inclusive o que de Balneário Camboriú, reconhecido nacionalmente pelos excelentes resultados obtidos.

A Prefeitura reitera que o envio das respostas às condicionantes foi feita totalmente e de maneira transparente, com a intenção de colaborar com o Idema para a rápida resolução do processo.

Por fim, a Prefeitura de Natal reforça seu compromisso com a preservação ambiental e com o cumprimento de todas as exigências legais atendidas. Para finalizar, reitera que não pode concordar com a forma como o IDEMA tem se comportado, evitando a colaboração e, sob um manto obscuro, prejudicando a cidade e seu desenvolvimento de forma proposital, num prejuízo para a cidade de Natal, para o comércio, formal e informal, para o turismo e para os moradores da nossa cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Mais uma vez Natal está sendo penalizada, vou procurar o Ministério do Turismo”, afirma Paulinho Freire sobre obra do enrocamento de Ponta Negra

O pré-candidato a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), usou das redes sociais para expressar insatisfação sobre a volta da draga que iria realizar a obra da engorda da praia de Ponta Negra.

“É inaceitável que a draga, que estava prestes a iniciar a obra de engorda da praia de Ponta Negra, tenha deixado o local neste domingo”, disse Paulinho.

No vídeo, o deputado afirma que irá contatar o Ministro do Turismo, Celso Sabino, que também é do União Brasil. “Tenho certeza que iremos viabilizar uma solução”, declarou o pré-candidato a prefeito de Natal.

Paulinho destacou que as indefinições sobre a obra prejudicam o setor mais importante para geração de emprego no RN. “Um prejuízo imenso para a cidade, que condena nossa principal indústria: o turismo”, afirmou.

Opinião dos leitores

  1. Por que esse cara nao pressiona a Prefeitura de Natal a entregar a documentação necessária ao Idema? Dá pra desconfiar que nao interesse de nenhum lado em realizar essa obra.

  2. Que vergonha pro Desgoverno do Estado. Só quem perde é a Cidade de Natal. Lembrem-se disso na hora de votar!

  3. Faz o L. Sabe que PT é atraso e atrasa a vida dos outros. E ai Natal . Mudei pra JP AQUI NÃO TEM MAIS NADA.

  4. Qual o sentido de trazer uma Draga se o Rio Grande do Norte já tem uma governadora que DRAGA a econômia do Estado?

  5. Num vai adiantar de nada, pois esse Ministério faz parte do governo das Trevas, então será só pró forme. Mas o povo tem os governantes que merecem! Votem novamente dessa desgraça chamada Fátima e toda sua turminha do atraso. Votem na patricinha Bolivariana de Iphone, pois daí a desgraça será completa!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Secretário Thiago Mesquita diz que Governo do RN busca narrativa e cobra Idema por engorda

O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita, disse ter sido surpreendido por nota do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) que aponta 19 itens que estão “incompletos” e que precisam ser esclarecidos pela Prefeitura para a Licença de Instalação e Operação (LIO). Neste domingo (7), o titular da pasta cobrou mais um vez o instituto e afirmou que Governo do RN busca narrativa para justificar atraso da engorda de Ponta Negra.

A cobrança de Thiago Mesquita surge no cenário da demora do Idema em emitir a LIO para a engorda da praia de Ponta Negra, em Natal. Sem o licenciamento, o navio draga responsável pelo serviço deixou a cidade nesta manhã de domingo (7). Durante a semana, a Semurb cobrou diversas vezes que o instituto esclarecesse um prazo para a licença.

“O município de Natal seriamente tem procurado diálogo com o IDEMA, tecnicamente tem procurado diálogo com o IDEMA. Tem levado inclusive a FUNPEC, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a nossa contratada, os professores da universidade, para esclarecer ponto a ponto os técnicos do IDEMA, para apresentar em forma de seminário técnico aquilo que está protocolado há mais de um mês no órgão ambiental. Temos levado a empresa DTA Engenharia, uma empresa que já realizou seis outras engordas no território nacional, todas muito bem-sucedidas. É uma empresa que tem expertise, tem experiência nessa área.”, afirmou o titular da pasta.

Neste domingo, o Idema publicou uma nota em que afirma que concluiu a análise do documento em 25 dias e que ainda faltam 19 pontos a serem esclarecidos. O instituto ainda ressalta que a Prefeitura levou 11 meses para apresentar o estudo. A declaração do órgão ambiental surpreendeu Thiago Mesquita que esclareceu que a Semurb ainda não havia sido comunicada oficialmente sobre o resultado da análise do documento.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Rapaz, será que a Prefeitura quer mesmo realizar essa obra? E por que não cumpre com os trâmites legais?

  2. Pura perseguição política dessa desgovernadora que está destruindo o Rio Grande do Norte, está na hora do povo do Natal da uma resposta a esse desgoverno irresponsável que usa de argumentos desprezível para prejudicar o município do Natal seus habitantes o comércio e o turismo, está passando da hora do povo do Rio Grande do Norte começar a desmontar esse partido de satanás aqui no nosso estado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *