A Prefeitura Municipal de Natal, através da Secretaria de Segurança e Defesa Pública Municipal, firmou convenio com a SENASP/MJ, Secretaria Nacional de Segurança Publica, ligada ao Ministério da Justiça, para execução do Programa de Vídeo Monitoramente de Natal.
Segundo o titular da Secretaria Municipal, bacharel Carlos Paiva (foto), o investimento será de RS 720 mil, e já foi licitado, significando para breve o inicio de funcionamento de trinta câmaras em alguns bairros de grande densidade populacional e registros de violência preocupantes.
O Programa de Vídeo Monitoramento está previsto iniciar a partir do dia 30 de agosto. As trinta câmaras serão colocadas em bairros onde se registram muitos casos de violência. Como o Alecrim, de economia punjante, mas que vem preocupando as autoridades de segurança. As câmaras serão colocadas nos locais mais críticos, como na Av.1 com a Cel. Estevão e a Praça Gentil Ferreira.
Também na zona Norte de Natal serão instaladas muitas dessas câmaras. Como na Av.das Fronteiras, no bairro de Igapó, na Estrada da Redinha, entre outros locais. Essas trinta câmaras irão se juntas a outras 20 já existentes na orla marítima, de Ponta Negra a Redinha, além das 18 câmaras que existem no controle do trânsito na capital.
A Base Central dessa operação será localizada na Praça Gentil Ferreira, que administrará a geração e o controle das imagens. O resultado desse controle, será encaminhado ao GGIM – Gabinete de Gestão Integrada do Município, que atuará em consonância com os Conselhos de Segurança dos Bairros, criados para juntos efetuarem propostas de políticas publicas à Municipalidade. “A violência tem sua raiz histórica e social. Por isso, além do aspecto repressivo, a sociedade deve ajudar com idéias e propostas, fazendo assim a sua parte”- finalizou Carlos Paiva.
Da redação de Nelson Freire para o Blog Ponto de Vista
Comente aqui