Saúde

Primeiro lote da Coronavac vai vacinar só 0,5% dos idosos e 34% dos profissionais de saúde


Foto: Sinovac/Divulgação

O lote inicial de 6 milhões de doses da Coronavac que teve seu uso emergencial aprovado no domingo, 17, e começou a ser distribuído nesta segunda-feira, 18, será suficiente para a vacinação de apenas 0,5% dos idosos brasileiros e 34% dos profissionais de saúde do País, como mostra uma planilha do Ministério da Saúde com a divisão dos imunizantes por Estado e grupo prioritário. Não há previsão de data para o recebimento de mais doses.

Embora todos os idosos e trabalhadores da saúde do País sejam considerados população-alvo da imunização nas duas primeiras fases da campanha, o número limitado de doses disponíveis no momento obrigou o ministério a priorizar indivíduos com mais risco.

A pasta optou por priorizar idosos que vivem em instituições de longa permanência, grupo estimado em 156,8 mil pessoas e que equivale a 0,5% dos cerca de 29 milhões de idosos brasileiros, segundo estimativa do próprio ministério na versão do plano de imunização apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Já no caso dos profissionais de saúde, serão priorizados trabalhadores que atuem na linha de frente de combate à covid-19, tanto nos hospitais quanto em postos de saúde. Também serão vacinados funcionários das instituições de longa permanência de idosos e servidores que farão a vacinação da população, conforme informe técnico concluído nesta segunda, 18, pelo ministério e obtido pelo Estadão.

Os três primeiros grupos somam pouco mais de 2,2 milhões de pessoas, o equivalente a 34% dos mais de 5 milhões de profissionais da saúde do País, de acordo com estimativas do ministério.

“Diante das doses disponíveis para distribuição inicial às UF e a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional”, diz o documento.

“Assim, recomenda-se a seguinte ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde conforme disponibilidade de doses, sendo facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local: equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para as seis milhões de doses; trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas (serviço de acolhimento institucional em residência inclusiva para jovens e adultos com deficiência); trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19; demais trabalhadores de saúde”, detalha o informe.

Além dos 156,8 mil idosos institucionalizados e 2,2 milhões de profissionais de saúde, serão vacinados com esse primeiro lote da Coronavac 431,9 mil indígenas e 6,4 mil pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

Outro fator que restringe ainda mais o número de aplicações é a necessidade de reserva da segunda dose para os imunizados e as perdas técnicas de doses, estimadas em 5% a 10%. Com isso, o primeiro lote entregue pelo Instituto Butantã imunizará cerca de 2,8 milhões de brasileiros.

Essa divisão foi proposta pelo Ministério da Saúde, mas os Estados têm autonomia para definir suas próprias estratégias, contanto que sigam as diretrizes federais sobre os grupos prioritários.

Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e titular da pasta no Maranhão, Carlos Lula diz acreditar que os Estados vão seguir, em sua maioria, a sugestão do ministério de como usar as primeiras doses.

Embora alguns especialistas e gestores tenham levantado a possibilidade de vacinar 6 milhões de pessoas com as primeiras doses e usar uma próxima remessa para administrar a segunda dose nesse mesmo grupo, Lula argumenta que essa seria uma estratégia arriscada e que ela não deve ser seguida pelos Estados e municípios.

“A eficácia da Coronavac é depois da segunda dose, então temos que fazer a reserva para, caso a gente não receba uma nova remessa em três semanas, termos condições de dar a segunda dose aos primeiros vacinados e garantir a imunidade. Se não fizermos isso, corremos o risco de perder o efeito da primeira dose”, diz ele.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) estabeleceu como 21 dias o intervalo entre as doses, podendo esse prazo ser esticado para até 28 dias. Se a segunda dose for dada após esse período, não há como garantir que o imunizante terá efeito.

Lula estima que o primeiro lote seja esgotado em apenas uma semana e diz não haver garantias de que, ao término desses 6 milhões de doses, o País já tenha recebido uma nova remessa. “O ministério nos disse que deve chegar nesta semana um lote da vacina de Oxford, mas não sabemos de onde nem quantas”, informou.

O ministério apostava na importação de 2 milhões de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca da Índia na semana passada, mas o envio foi barrado pelo governo indiano, que não deu data para que a encomenda tenha o despacho liberado. Além das doses prontas, o governo tem contrato para receber o ingrediente ativo do imunizante e produzi-lo nacionalmente na Fiocruz, mas também não há data para a chegada dos primeiros insumos.

O Butantã, por sua vez, já tem em solo brasileiro matéria-prima para fabricar outras 4,8 milhões de doses da Coronavac, e aguarda liberação do governo chinês para que a Sinovac possa enviar mais insumos que permitirão novas entregas a partir de fevereiro. A promessa é fornecer 46 milhões de doses até abril/maio.

Estadão Conteúdo

 

Opinião dos leitores

  1. Pouco de mais com Doria; sem Doria!!! Nem vacina teríamos. Obrigado Jesus, obrigado São Paulo, obrigado ciência e muito obrigado Doria.

    1. O objetivo do calça colada foi atingido, passando vacina mesmo sem os dados necessários. O que ele queria era aparecer pra mídia. Vamos torcer pra que a vacina tenha efeito positivo.

  2. Por termos um presidente irresponsável, incompetente e do mal estamos nesta situação. Primeiro, desqualifica e debocha da vacina, depois diz que não comprará, mesmo sabendo que criminosamente não cuidou para oferecer uma vacina alternativa a tempo de iniciar a vacinação antes de SP. Agora, canalhamente, diz que a vacina chinesa é do Brasil. A única vacina que o país tem neste momento é a chinesa em quantidade que não vai dá pra cumprir a meta em grande parte do país. Pra completar, a outra vacina aprovada, depende dos insumos chineses serem liberados lá na China para serem produzidos. Temos um governo criminoso que precisa ser responsabilizado pelas mortes que vem ocorrendo no país, acrescidas de um governante sádico que parece se divertir com o sofrimento do povo. É isso que ele faz todos os dias no cercadinho junto ao seu gado. Bolsonaro não tem como permanecer na presidência com tantos crimes de responsabilidade nas costas. Seu governo tem as mãos sujas de sangue.

    1. Infelizmente, essa é a verdade nua e crua. Por mais que alguns fanáticos ainda teimem em dizer o contrário…

  3. É o que temos, por enquanto. Espero que o senhor presidente pare de falar da China, porque mais do que nunca, precisamos dela. E, independente disso, não se deve criticar nenhum país, pois um precisa do outro mais cedo ou mais tarde. Exemplo, nós temos, não é?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

De chapéu e se referindo à cirurgia, Lula fará pronunciamento em cadeia nacional nesta segunda (23); saiba detalhes

Foto: Ricardo Stucker (PR)

Vai ao ar logo mais às 20h, em cadeia de rádio e TV, o pronunciamento de fim de ano de Lula. Será “basicamente uma mensagem de fim de ano aos brasileiros, destacando os avanços alcançados em 2024 e os esforços do governo”, de acordo com um auxiliar do presidente.

A fala, de cinco minutos, foi gravada no domingo (22) no Palácio da Alvorada, sob a direção de Sidônio Palmeira, marqueteiro da campanha presidencial de 2022 e novo homem-forte da comunicação do governo.

Lula gravou sua mensagem de chapéu, adereço que tem usado desde que teve alta da cirurgia a que foi submetido há dez dias. Ele não fala explicitamente da cirurgia, mas a cita indiretamente.

Lauro Jardim – O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia Penal Federal transfere 27 presos do PCC para presídio de Mossoró

Foto: Reprodução

A Polícia Penal Federal transferiu 27 presos de duas penitenciárias federais para o presídio de Mossoró (RN), que é de segurança máxima.

Os presos, sob custódia do Sistema Penitenciário Federal (SPF), estavam nas unidades de Catanduvas (PR) e Porto Velho (RO). O SPF tem cinco prisões federais em todo o Brasil e faz rodízios rotineiros para evitar intercorrências.

A operação sigilosa foi realizada durante uma semana e terminou na última sexta-feira (20). Os presos foram transferidos de avião, sob forte esquema de segurança na escolta.

Há dois meses, três desafetos de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder do PCC, foram transferidos da Penitenciária Federal de Brasília também para Mossoró.

Atualmente, a cúpula do PCC está no presídio de Brasília. Além de Marcola, a unidade abriga Gilberto Aparecido dos Santos, o ‘Fuminho’, apontado como ‘02’ da facção, e Marcolinha, irmão de Marcola.

A operação da PPF é coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Buscas por 14 desaparecidos em desabamento de ponte seguem no Tocantins

Foto: Bombeiros Militar/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins confirmou nesta segunda-feira (23) que ao menos 14 pessoas seguem desaparecidas após o desabamento parcial da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), ocorrido na tarde do último domingo (22), na rodovia BR-226 (TO).

Segundo a Polícia Militar do Tocantins, entre os desaparecidos estão duas crianças (de 3 e 11 anos), duas mulheres, um mototaxista e uma passageira, um motorista de um veículo de passeio, três pessoas que estavam em uma caminhonete, dois motoristas de caminhões que transportavam ácido sulfúrico, um motorista de caminhão de defensivos agrícolas e um condutor de caminhão de MDF.

A PM afirma que a estrutura caiu sobre o Rio Tocantins e, em última atualização, teria provocado a morte de uma mulher, de 25 anos. Outra pessoa, um homem de 36 anos, foi encontrado com vida e levado por testemunhas – que estavam presentes no local do desabamento – a uma unidade hospitalar de Estreito (MA), com uma fratura na perna.

Em última atualização, ao menos dez veículos que caíram no rio forma identificados, sendo quatro caminhões, três carros e três motocicletas.

Segundo a PM, a Marinha do Brasil, os Bombeiros Militares e outros órgãos de apoio se reuniram nesta manhã para definir estratégias para a continuidade das buscas.

Na noite de ontem, as buscas relacionadas ao desabamento foram temporariamente suspensas após os mergulhadores do Corpo de Bombeiros identificarem que dois caminhões que caíram no rio transportavam produtos de risco, uma vez que estavam carregados com ácido sulfúrico.

Desabamento

A ponte que liga o estado do Maranhão e do Tocantins caiu, na tarde deste domingo (22), na rodovia BR-226 (TO), sobre o Rio Tocantins, em Estreito, município localizado a cerca de 744 quilômetros da capital São Luís (MA).

Nas redes sociais, Rubens Pereira Jr, deputado Federal do Maranhão, confirmou que o Ministério dos Transportes investiga as causas do ocorrido.

O Rio Tocantins é o segundo maior rio que se encontra totalmente em território brasileiro, segundo o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Emparn prevê verão com até 39ºC no interior, mas menos quente que em 2024 no RN

Foto: Giovanni Sérgio/Assecom Governo do RN

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê que o verão em 2025 no Rio Grande do Norte atinja temperaturas máximas de até 38ºC ou 39ºC em algumas cidades do interior – sem considerar as sensações térmicas -, mas ainda assim a estação tende a ser mais amena do que foi em 2024.

A projeção foi divulgada pelo núcleo de meteorologia da Emparn e vale para os primeiros três meses de 2025. O único mês que ainda pode ter mudanças na previsão, sobretudo em relação às chuvas, é o de março, segundo o prognóstico.

Na capital potiguar, segundo o meteorologista Gilmar Bristot, as condições presentes nos oceanos Atlântico e Pacífico indicam ainda que temperaturas tendem a ficar entre 32ºC e 33ºC entre janeiro e março.

O meteorologista explicou que a ação do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico, embora fraca, facilita a transição de ventos na região, o que não deve permitir que as temperaturas aumentem além da média prevista para o período.

“Nós teremos uma circulação dos ventos melhor aqui sobre o Nordeste, não havendo assim o aumento exagerado da temperatura e aumento das massas de ar quente”, explicou Bisttot.

Chuvas de verão

Segundo o meteorologista, a previsão é que as chuvas também se mantenham dentro da normalidade da média histórica, sendo o mês de janeiro uma pouco mais chuvoso que dezembro,

Bistrot explicou que isso se deve à formação de sistemas meteorológicos transientes, que devem trazer chuvas para todo o estado, principalmente na primeira quinzena do primeiro mês do ano.

O meteorologista, porém, reforça que ainda não há uma previsão fechada sobre o mês de março, pois depende da atuação da Zona de Convergência Intertropical.

Inverno 2024: chuvas normais ou acima em 107 cidades

No relatório, a Emparn ainda apontou que no inverno de 2024 as chuvas ficaram dentro da normalidade ou acima das médias históricas em 107 municípios do Rio Grande do Norte.

Os 55 reservatórios públicos monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas (Igarn), segundo a Emparn, chegaram à última quinzena de dezembro com o melhor nível acumulado de água desde 2011.

Ao todo, segundo a Emparn, foram 2,83 bilhões de metros cúbicos acumulados, representando cerca de 64,5% da capacidade total dos reservatórios.

Em 2024, alguns reservatórios voltaram a sangrar após mais de um décadas, como foi o caso de Gargalheiras (Acari) e Poço Branco.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Avião que caiu em Gramado não tinha caixa-preta, diz polícia

Foto: Thiago Almeida

O avião que caiu em Gramado, neste domingo (22), não possuía caixa-preta. A informação foi confirmada à CNN pela Polícia Civil de Rio Grande do Sul.

A CNN apurou que a aeronave Piper PA-42-1000 Cheyenne 400 não tinha obrigatoriedade de ter o gravador. Segundo a polícia, a falta do equipamento é um obstáculo para a investigação da causa do acidente.

A caixa-preta é o principal instrumento para a investigação de acidentes aéreos. Ela é formada por gravadores de dados e áudio do voo, registrados dentro da caixa de liga de titânio com isolamento térmico.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os principais gravadores são o CVR e o FDR. Entenda abaixo.

  • FDR (Flight Data Recorder): o gravador de dados do voo registra informações de diversos sistemas da aeronave, inclusive o trajeto e falhas mecânicas
  • CVR (Cockpit Voice Recorder): o gravador de voz da cabine registra o áudio dos pilotos no cockpit durante o voo. Ele grava o canal do piloto com o controle de tráfego, copiloto, cabine de passageiros/comissários e canal geral do ambiente da cabine de pilotagem.

A queda do avião na cidade gaúcha resultou na morte dos 10 passageiros. Os trabalhos de retirada dos corpos e de perícia já foram finalizados.

As autoridades continuam trabalhando para identificar os corpos das vítimas e as razões para o acidente. A Polícia Civil do RS e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) são responsáveis pela investigação.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Caminhão perde controle, bate em carros e destrói muro de casa na Grande Natal

Foto: Reprodução

Um caminhão perdeu o controle, bateu em ao menos três carros e atingiu uma residência em Ceará-Mirim, na Grande Natal. O caso ocorreu, nesta segunda-feira (23), e populares afirmaram que o veículo teria ficado sem freio.

Não há informações sobre feridos. O trânsito no local está lento, pois, os três carros atingindos ainda estão na via. Já o caminhão, após bater nos veículos, subiu a calçada e invadiu a residência que teve o muro destruído.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Confira o que abre e fecha no comércio nos dias 24 e 25 de dezembro em Natal

Foto: Augusto César

O horário de funcionamento para o período de Natal nos centros comerciais e nos shoppings da da capital potiguar foram ampliados desde o dia 13 de dezembro. Para véspera e dia de Natal – nesta terça (24) e quarta-feira (25) -, o comércio mantém um horário especial.

Confira os horários de funcionamento dos principais comércios da cidade:

Centro da Cidade
24/12 – 08 às 17h
25/12 – Fechado
Alecrim
24/12 – 08 às 17h
25/12 – Fechado
Shoppings
Praia Shopping

24/12 –Praça de Alimentação – 11 às 18h | Lojas e Quiosques, das 09 às 18h
25/12 – Praça de Alimentação – das 11h às 21h (facultativo) | Lojas e Quiosques: Fechados | Cinema: conforme programação do Moviecom

Cidade Jardim

24/12 – 09 às 19h
25/12 – Lojas fechadas | Alimentação aberta a partir das 12h.
Partage Norte Shopping Natal

24/12 – 10h às 19h com todas as lojas e quiosques com funcionamento obrigatório |Lotérica: 7 às 18h | Academia: 8 às 17h | Hipermercado: 7 às 18h | Game Station: 10hàs 19h | Cinema: fechado.
25/12 – 11h às 22h | Alimentação e Lazer: facultativo | demais lojas e quiosques: fechado | Lotérica: fechado | Academia: fechado | Hipermercado: fechado | Game Station: 11h às 22h | Cinema: sessões a partir das 16h.
Natal Shopping

24/12 – Alimentação e Lazer: 10h às 19h | Lojas e Quiosques: 10h às 19h | Alpendre: 14h às 19h | Academia Bodytech: 05h às 15h | Cinema: Conforme programação
25 e 01/12 – Alimentação e Lazer: 11h às 22h (facultativo) | Lojas e Quiosques: Fechadas | Alpendre: 14h às 23h | Academia Bodytech: Fechada | Cinema: Conforme programação
Via Direta

24/12 – Lojas, quiosques e alimentação – 10h às 17h
25/12 – não informado
Midway Mall

24/12 – 10h às 19h
25/12 – 11h às 22h – Facultativo para alimentação e lazer | Demais lojas fechadas.
Shopping 10

24/12 – 8h às 18h;
25/12 – fechado
Shopping Cidade Verde

24/12 – Lojas diversas das 9 às 18h | Alimentação 12h às 19h; | Clínicas – fechadas
25/12 – Lojas fechadas | Alimentação e lazer 12 às 19 | Clínicas – fechadas

G1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

VÍDEO: Viaturas da Guarda Municipal de São Gonçalo encostadas por falta de combustível

Vídeo: Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (23), o Alerta São Gonçalo fez um flagrante das viaturas da Guarda Municipal encostadas por falta na sede da Secretaria Municipal de Defesa Social por falta de combustível.

O prefeito Eraldo Ingrato determinou o corte no abastecimento da frota da Prefeitura provando colapso em todos os serviços.

Essa catástrofe nos serviços é o presente de Natal que o prefeito “filho da terra” está deixando para os são-gonçalenses.

Alerta São Gonçalo

Opinião dos leitores

  1. O POVO, DE UM MODO GERAL, ANALFABETO OU NÃO, TEM QUE APRENDER
    A VOTAR… O DIFICIL É QUE ELES, OS POLÍTICOS DE SEMPRE, NÃO SÃO DOIDOS DE ENSINAREM…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Cantor destrói camarim após show em estádio e causa polêmica

Vídeo: Reprodução

O rapper Matuê virou assunto nas redes sociais após um vídeo em que aparece quebrando um camarim no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, viralizar. A gravação foi publicada pelo perfil Poponze e rapidamente gerou debate entre os internautas.

Nas imagens, Matuê é visto dando uma “voadora” em uma divisória do camarim, destruindo-a. Depois, ele atravessa para o outro lado e começa a chutar objetos que estavam no local, enquanto amigos do rapper aparecem gritando e jogando itens pelo espaço. Em outro momento, uma pessoa é flagrada batendo uma garrafa, contribuindo para a confusão.

Após a repercussão, a situação foi explicada por uma Central de Fãs do rapper em uma resposta à postagem do Poponze no X, antigo Twitter. Segundo os fãs, Matuê seria o dono do evento e do camarim, e o episódio não passou de uma “brincadeira para celebrar um ano de sucesso”

Uma pessoa da equipe de Matuê também respondeu a publicação e explicou a situação. “A produtora do evento é a 30. O Matuê era o dono do evento. Foi a nossa última entrega do ano, um ano marcado por muito trabalho, muita entrega, muita dedicação e muito sucesso. Isso daí é uma brincadeira, uma comemoração dum time que merece”, escreveu ele.

Ainda assim, o comportamento dividiu opiniões. “Ninguém liga se é dele ou não o camarim, uma atitude infantil dessas, que mico”, comentou uma usuária da plataforma. Outra internauta criticou o impacto nos trabalhadores: “De certo vai só dar mais trabalho pra equipe de limpeza, e em pleno fim de ano. Mas gente sem noção é assim mesmo”.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. MUITA FUMAÇA NA CABEÇA OU NENHUMA, AI O CEREBRO ACOSTUMADO COM MUITA FUMACA, ESTRANHOU,..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lira é ótimo ou bom para 77% da Câmara; Pacheco, para 45% do Senado

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é considerado ótimo ou bom para 76,9% dos deputados, mostra levantamento produzido pelo Ranking dos Políticos. O deputado alagoano é considerado regular por 16,6% dos entrevistados e 6,5% disseram que sua atuação na Casa Baixa é ruim ou péssima.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enfrenta uma realidade distinta. É considerado ótimo ou bom por 45,4% dos senadores. Outros 27,3% o consideram regular e 27,3% dizem que a atuação dele é ruim ou péssima.

Foram feitas entrevistas com 22 senadores e 108 deputados federais de 21 partidos, seguindo o critério da proporcionalidade partidária. A coleta de dados foi realizada de 18 a 22 de novembro de 2024 em entrevistas pessoais ou por telefone pelos profissionais do grupo.

SUCESSÃO

Ambos os candidatos apoiados por Lira e Pacheco para as suas respectivas sucessões têm ampla maioria na intenção de votos dos congressistas entrevistados. No caso de Hugo Motta (Republicanos-PB), questionados em quem votariam se a eleição fosse realizada no momento da pesquisa, 71,3% disseram que votariam nele. No caso de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), foram 77,3%.

Para o diretor de operações do Ranking dos Políticos, Luan Sperandio, Lira se destaca como fiador do nome de Motta, enquanto Pacheco influi menos na sua própria sucessão. “A popularidade de Lira, com rejeição baixíssima, fortalece seu candidato, que acaba por lhe dever a indicação à disputa.

No Senado, é diferente. Alcolumbre, com candidatura consolidada, é antes um candidato de si mesmo que de Pacheco, com aprovação de menos da metade dos senadores e com 27% de ruim e péssimo”, disse ao Poder360.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *