Um programa secreto da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos permite que técnicos acessem extensas bases de dados que contêm e-mails, bate-papos online e históricos de navegação de milhões de internautas em todo o mundo, segundo documentos obtidos pelo fugitivo americano Edward Snowden.
De acordo com reportagem do jornalista Glenn Greenwald, publicada no “Guardian” nesta quarta-feira, o programa se chama XKeyscore e abrange quase tudo que um usuário comum faz na internet.
Os dados podem ser extraídos sem autorização judicial prévia, apenas mediante preenchimento de um formulário online, com informações vagas e autorizados por supervisores.
O jornal britânico destaca que a existência do XKeyscore confirma a afirmação de Snowden, negada por funcionários americanos, de que a NSA pode fazer qualquer escuta telefônica, se tiver um endereço de e-mail pessoal.
Vários slides marcados com as palavras top secret foram publicados no site do “Guardian”, que parece ser o treinamento interno dos funcionários da inteligência americana, mostrando as possibilidades do programa.
As imagens mostram que o XKeyscore é apoiado por 700 servidores e 150 locais em todo o mundo.
O Globo
Comente aqui