Na campanha presidencial o PT usou tanto o argumento das privatizações na TV contra José Serra que ele chegou a ser linchado nas redes sociais. Quem não se lembra? “Serra vai entregar nossos bens para os gringos”, “O PSDB só sabe desestatizar o País”. “Quem não se lembra de Sergio Mota” “FHC de volta para acabar com tudo” Esses eram alguns dos muitos argumentos usados pelos PTistas nas redes sociais. No PT, a cada dia que passa, a máxima é a seguinte: O que falamos e o que pregamos são só “enfeito” como diz o matuto. Alguns PTistas ainda afirmam que isso não é uma privatização, e sim uma concessão. Tá bom então, vou fingir que acredito. Só para deixar claro, esse blogueiro é a favor não só das privatizações dos aeroportos, mas das rodovias, do sistema penitenciário é por ai vai. Segue texto de Tânia Monteiro da Agência Estado:
A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República anunciou nesta terça-feira, 31, que fará concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos(SP) e Brasília (DF). O anúncio foi feito durante a reunião que ocorre nesta tarde no Planalto e que foi convocada pela presidente Dilma para discutir com governadores e prefeitos das cidades que sediarão a Copa de 2014 o andamento das obras para o evento esportivo.
Por meio de nota, o Planalto informa que continuam os estudos para a concessão de mais dois aeroportos: Confins (MG) e Galeão (RJ). O modelo definido para as concessões, ainda segundo a nota, é o de Sociedades de Propriedade Específico (SPE), a serem constituídas por investidores privados, com participação de até 49% da Infraero.
A nota diz ainda que a SPE será uma empresa privada e ficará responsável por novas construções e pela gestão desses aeroportos. A nota acrescenta que, como acionista relevante das SPEs, a Infraero participará das principais decisões da companhia.
De acordo com a nota do Planalto, a metodologia e demais critérios do edital de concessão serão elaborados por empresas especializadas e devem estar prontos em dezembro deste ano. Enquanto isso, a Infraero continuará a implementar os investimentos previstos no seu planejamento estratégico, relativo aos demais aeroportos da rede.
Caro Bruno, realmente o Estado deve ser o menor possível para interferir minimamente na economia. Onde não há infra estrutura, o Estado deve sim fazer seu papel de colocar serviços necessários a disposição do cidadão. Após essa etapa, deve repassar para a iniciativa privada essa infra estrutura, seja através de licitação, permissão, parceria, qualquer um. Más que saia e deixe na iniciativa privada. Estado grande no Brasil = Alta carga tributária sem o devido retorno a sociedade.