Com a proximidade do carnaval começa a corrida por pacotes de viagens, compra de passagens aéreas e rodoviárias e, aluguel de casas para temporadas. Porém, é muito importante que o consumidor fique atento na hora de contratar tais serviços para não fazer do seu carnaval um momento de angústia e transtornos.
O Procon Natal orienta o consumidor a se informar acerca de todos os serviços, taxas e itens inclusos no seu pacote de viagens como serviços de transfer, café da manhã, taxa de serviço de hotel. O consumidor deve ainda exigir e imprimir todos os comprovantes de pagamento, reservas, vouchers, endereço do hotel, contato da agência de viagens para casos de emergência e certificar-se de toda a documentação necessária para a viagem.
No caso de viagens de avião, se houver atrasos ou cancelamentos de voos, o consumidor deve informar ao balcão da Agência Nacional da Avião Civil (ANAC) e exigir seus direitos como acesso a telefone e internet por conta da companhia aérea em casos de atraso superior à uma hora, alimentação a partir de duas horas de atraso e hospedagem e transporte em casos de atrasos superiores há quatro horas.
O consumidor deve também identificar bem a sua bagagem e relacionar todos os itens que está transportando. Caso sejam itens de muito valor, pode fazer uma declaração junto à companhia aérea. Em caso de extravio, a empresa é obrigada a ressarcir o prejuízo causado ao consumidor, que por sua vez, deve guardar todos os comprovantes da bagagem.
Quem vai alugar imóvel para a temporada carnavalesca deve fazer vistoria do imóvel, fazer fotografias, listar todas as avarias encontradas e comunicar ao locatário antes de usar o imóvel. O contrato deve ser firmado por escrito, estipulando prazo de entrega, valores, multas e datas para pagamento e exigir recibos e comprovantes.
O diretor geral do Procon Natal, Kleber Fernandes, afirma que qualquer dúvida pode e deve ser esclarecida junto ao órgão antes de contratar qualquer serviço de viagem, pacotes turísticos, passagens aéreas, para não cair em armadilhas.
Era bom fiscalizar o gabinete de Joaquim Levi e o de Dilma, é de lá que parte os abusos.
Essa orientação do PROCON NATAL parece brincadeira, pois quem eh que vai comprar pacote pro carnaval agora, faltando 3 dias para a festa. Eh muita competência!!