Reprodução
O professor de contabilidade e finanças, Fernando Amaral, contesta os argumentos do Governo do RN para o aumento do ICMS de 18% para 20%. Segundo o especialista financeiro, o Estado faltou com a verdade sobre perdas na arrecadação.
“A arrecadação aumentou 35% no período entre janeiro de 2019 e setembro de 2022. Uma arredação até superior à inflação, de 9 bilhões para 12 bilhões”, revela Fernando Amaral.
Analisando a Receita Corrente Líquida desde o início do mandato até agora, segundo dados do especialista, ouve um amplo aumento de receitas, comparando-se receita própria x despesas.
“Está faltando dinheiro porque a gestão é temerária, é precária. Não ataca os principais problemas de folha inchada acima da Lei de Responsabilidade Fiscal, do rombo da previdência estadual, do aumento exagerado de gastos em detrimento de investimentos (caiu 4% em 2022 comparado com 2019)” explica o professor.
“Temos uma infraestrutura precária de porto e estradas, sem ferrovia, sem aparelhos turísticos relevantes, governo de uma professora com o pior ensino básico do país, inseguro juridicamente e violento criminalmente” acrescenta Fernando.
“Empresas indo embora a todo momento. Quantos empregos não vão ser perdidos com isso?O RN é um cemitério de sonhos”, concluiu.
O professor destaca ainda o real percentual da alícota. “Quando falamos desse aumento temos que considerar que não se trata de um aumento de 2%, pois é um aumento em cima de um valor de 18% para 20%. De 18% para 20% é na verdade um aumento de 11,11%. Por exemplo, se você paga R$ 100 mil de ICMS você pagará R$ 111 mil de imposto”, disse.
O Estado não diz que com o imposto de 18% aumentou o consumo, mais carros rodando, mais pneus sendo vendido, mais óleo de motor sendo trocado, mais peças automotivas sendo vendidas, mais empregos gerados… ninguém da tributação fala nada…
Infelizmente de nada adianta os números e os fatos. A esquerda vive de narrativas e ideologias fantasiosas. O melhor está por vir !!!
Não entendi, se dizem que a reforma da previdência do governo da professora Fátima Bezerra foi mais agressiva que a reforma do governo do mentiroso? Então, vai entender…kkkkkkkkkkkkkkkk