Fotos: Divulgação
O professor Sérgio Lima, que está à frente do cursinho Linguística Aplicada, acertou o tema da redação do Enem 2024. Neste ano, os estudantes inscritos no Exame precisaram escrever sobre “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” tendo como um dos textos motivadores a música “História de Ninar de Gente Grande”, samba-enredo da Mangueira no carnaval de 2019.
“Além de acertar o tema, acertei também o texto motivador, um dos poucos do país a conseguir isso. É um feito que me deixa muito feliz, por ter contribuído para o sucesso dos estudantes na redação”, comemora Sérgio Lima. Segundo o professor, o samba-enredo foi trabalhado em sala de aula de forma prática, englobando contexto histórico e estrutura, permitindo que os alunos se familiarizassem com o texto.
Na página do Instagram do professor (www.instagram.com/prof.sergiolima), alunos e pais comemoraram o acerto. “Senti que Enzo estava muito seguro, motivado e tranquilo, principalmente para a redação. Saiu da prova eufórico de felicidade”, comemorou Luana Fernandes, mãe do aluno.
Além disso, os alunos foram acompanhados durante todo o ano com aulas práticas de estruturação de texto e leituras dirigidas. “Quanto mais se lê, mais se entende o que lê e mais formas de demonstrar o pensamento o aluno tem e pode se expressar de maneiras que não são engessadas, é isso que mostro aos alunos durante a preparação”, afirma Sérgio Lima.
O segundo dia do Enem 2024 acontece neste domingo (10) com as provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para o educador, o estudo de Linguagens também prepara os alunos para essas áreas, colaborando com a interpretação de gráficos e tabelas. “A leitura é fundamental para uma preparação multidisciplinar, dando a capacidade de selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações”, conclui.
Comente aqui