A previsão de analistas é que 2016 ainda seja um ano de crise econômica no Brasil. Apesar da perspectiva de mais demissões e poucas contratações, alguns profissionais continuam sendo requisitados.
A pedido do UOL, as empresas especializadas em recrutamento e seleção Catho, Hays, Michael Page, Robert Half, Stato, Talenses e Wyser apontaram as profissões e áreas que devem estar em alta em 2016.
Catho
Analista/técnico de suporte, desenvolvedor e programador
Segundo a Catho, a área de TI (tecnologia da informação) se mantém aquecida, oferecendo ótimas oportunidades de trabalho e salários atraentes. Ela é impulsionada pelo aumento de sites, empresas de tecnologia e startups, que seguem na contramão do desemprego.
Profissionais de saúde
Muitas famílias não fazem cortes financeiros nessa área. Fatores como o envelhecimento da população e maior acesso a planos de saúde também contribuem para gerar empregos. Entre os cargos em alta, a Catho cita médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, técnicos em próteses, imobilizações ortopédicas, odontologia, óptica e estética
Compliance
A Catho afirma que está crescendo a demanda por profissionais especializados dessa área, que cuida dos controles e regras de transparência da empresa, principalmente no setor de seguros e bancos. Ele está resistindo, mesmo com estudos indicando preocupação com o aumento da inadimplência, diz a empresa.
As vagas costumam ser ocupadas por advogados e auditores.
Hays
Executivo comercial/vendedor
Profissionais de vendas são sempre requisitados. Em um momento difícil de mercado, as empresas substituem equipes que não têm bom desempenho. Quando o mercado é positivo, as equipes crescem.
Analista de remuneração e benefícios
Profissional responsável por garantir igualdade de cargos e salários nas empresas. Também tem o objetivo de reduzir a folha salarial, algo que empresas buscam em momentos de crise.
Analista de risco de crédito
Responsável por analisar o volume de crédito a ser liberado pelas empresas. Durante a crise, o risco de inadimplência aumenta, sendo importante analisar com cuidado os empréstimos que serão feitos.
Michael Page
Gerente tributário
Garante que a empresa esteja em acordo com as obrigações fiscais e tem o objetivo de reduzir a carga tributária sobre ela. A expectativa da Michael Page é que a área continue em alta por causa da perspectiva de aumento de impostos e mudanças na legislação
Gerente/coordenador de plataformas mobile e web
Lidera equipe de desenvolvedores de aplicativos e ferramentas web para aproximar o usuário da marca ou empresa. Hoje existe uma tendência na maioria dos setores da economia da migração do ponto de venda e do relacionamento com clientes para plataformas online de e-commerce, afirma a Michael Page.
Controller
Acompanha toda a operação financeira da empresa, cria relatórios e indicadores e lidera o informe dos números para a matriz e/ou acionistas. O cenário incerto da economia pede informações precisas e fará com que as matrizes (ou acionistas) fiquem mais próximas das operações.
Robert Half
Vendas técnicas
São engenheiros e gerentes, responsáveis por aumentar a receita das empresas. De acordo com a Robert Half, elas precisam de profissionais que entendam o processo produtivo para levar uma solução personalizada para o cliente.
Supply chain (cadeia de suprimentos)
Profissionais da área são responsáveis por melhorar os processos, reduzindo custos na cadeia produtiva. Como as empresas buscam lucratividade, trabalhadores com essa função estão entre os mais procurados no mercado.
Tesouraria e auditoria
Profissionais atuam para manter as finanças da empresa em dia e também para que ela siga os padrões e regras de sua área ou negócio. As companhias buscam ter mais controle da entrada e saída do dinheiro por causa do momento do mercado. Em auditoria, as empresas querem se precaver por causa dos escândalos de corrupção.
Stato
Gerente de controladoria
Responsável pela saúde financeira das empresas, controlar os gastos, gerir a contabilidade e passar esses números para matriz ou presidência. No atual cenário, esse profissional é essencial para as empresas entenderem qual o atual fôlego financeiro e onde ela deve cortar seus custos, afirma a Stato.
Gerente de auditoria/compliance/governança corporativa
Profissional audita e reorganiza os processos internos, além de revisar contratos de todas as naturezas. Segundo a Stato, nenhuma empresa quer correr o risco de sofrer o que algumas passaram em 2015, por causa de contratos suspeitos, desvios financeiros e favorecimento de fornecedores, que podem prejudicar a organização.
Gestores de Recursos Humanos
Empresas demitiram profissionais de RH para reduzir custos em 2015, diz a Stato. Esses profissionais servirão para reorganizar processos de RH da empresa, além de treinar e reter talentos, para que as empresas estejam preparadas para sair da crise o quanto antes.
Talenses
Desenvolvedor mobile
Ele desenvolve sites e aplicativos para smartphones e tablets. Cada vez mais a vida anda aliada ao “mobile”, com smartphones e tablets, e são necessários profissionais que consigam trazer facilidade e agilidade a esse conceito, afirma Renata Wutke, consultora da Talenses.
Marketing Digital
Profissional da área desenvolve e participa da comunicação da empresa em ambientes digitais, como sites e redes sociais. Para Felipe Virardi, gerente da divisão de marketing, as empresas estão aumentando sua participação nesses ambientes. O acesso a novas tecnologias pela população também está crescendo, aumentando os investimentos.
Compliance e riscos
Área que realiza o diagnóstico dos riscos do negócio e pensa formas de reduzi-los. Com cenário incerto de crise política e econômica, a área exerce papel importante para monitorar riscos e evitar que a empresa sofra impactos, externos e internos, diz Felipe Brunieri, gerente da divisão de finanças e tributário da Talenses.
Wyser
Agrônomo
Segundo a Wyser, a crise não atinge o agronegócio. “O Brasil, como celeiro mundial e inovador em pesquisa agrícola, fornece boas oportunidades, principalmente no Centro-Oeste, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.”
Contador
De acordo com a empresa, é cada vez maior nas empresas a necessidade de corte de custos, análises contábeis e financeiras e cálculo de rentabilidade do negócio.
Atuário
Analisa riscos e expectativas econômicas. O mercado de seguros, consórcios e previdência privada é um dos que mais crescem no Brasil, afirma a Wyser. Devido aos poucos cursos de ciências atuariais no país, profissionais com sólida formação técnica e acadêmica serão muito demandados nos próximos anos.
UOL
Aplicadores-Anjo e Recuperadores de empresas devem ser incluídos.