Promover a renegociação de débitos dos consumidores que estejam inscritos nos órgãos de proteção ao crédito. Este é o objetivo do Projeto Natal Sem Dívidas, lançado pelo prefeito Carlos Eduardo, na manhã desta segunda-feira, 18, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão. A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Municipal de Proteção do Consumidor (Procon Natal), Câmara de Diretores Lojistas de Natal (CDL), Federação do Comércio (Fecomércio) e o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN).
A partir de agora até o dia 18 de dezembro, os interessados devem procurar a sede do Procon Natal, que funciona na rua Seridó, 355 (Petrópolis) levando cópias do RG, CPF, comprovantes de residência e de renda para que o órgão proceda a triagem e traçado de perfil financeiro. Feito isso, explica o diretor-geral do órgão, Kleber Fernandes, o consumidor será orientado para firmar uma proposta de negociação do débito que seja compatível com a sua renda.
Kleber Fernandes informa que de 9 a 13 de dezembro, na sede do CDL, haverá audiência pública entre consumidores e empresas com a finalidade de definir o parcelamento dos débitos com redução de juros e de multas. “É um momento oportuno, beirando o fim de ano e quando as pessoas vão receber o seu 13º. As pesquisas indicam que 66% dos consumidores pretendem aproveitar esse salário extra para pagamento das dívidas. O Procon Natal fará essa intermediação entre credores e consumidores para garantia do crédito e auto-estima”.
O prefeito Carlos Eduardo aproveitou a oportunidade e anunciou que a Prefeitura do Natal vai pagar, em dia, o salário do mês de dezembro e os 60% do que falta do 13º salário dos servidores municipais até o dia 15 de dezembro. “Em janeiro tivemos a audácia de lançar o calendário de pagamento e temos cumprido. Neste fim de ano, data de muitas compras e presentes, a gente sabe que é importante garantir as condições para que todos façam do seu salário o que é devido. Está assegurado o mês de dezembro e o restante do 13º salário”.
Com relação ao Projeto Natal Sem Dívidas, o prefeito Carlos Eduardo ressaltou que o Procon está fazendo a coisa certa na medida em que busca a parceria e o diálogo visto que as pessoas querem quitar suas dívidas e o que se deve ter é bom senso. “Esse projeto é uma forma de ajudar o trabalhador. O Procon está no caminho certo. Tem cumprido com o seu dever está dando a resposta que a população precisa”, avaliou o prefeito.
Para o vice-presidente da Fecomércio, Luiz Antônio Lacerda, o projeto é importante visto que tem muitos consumidores que estão com seus nomes registrados no banco de dados. “Esse dialogo vai facilitar que novos consumidores possam reabilitar o seu nome no comércio”. Amauri Alves, presidente da CDL, elogiou a iniciativa que acontece num momento importante para o comércio: fim de ano e pagamento do 13º salário. “Estamos muito próximos da prefeitura em várias ações. Acredito no sucesso desse projeto. A CDL está de portas abertas para fechar a negociação e os consumidores recuperarem os créditos junto ao comércio”.
De acordo com os dados da CDL, apresentados na ocasião, existem 240 mil registros de CPF no serviço de proteção ao crédito (2,4%), sendo que 51% dessas dívidas são contraídas por mulheres e 49%, por homens, na faixa etária de 50 a 64 anos. O representante do órgão chama a atenção para o fato de que 48% são de dívidas pequenas que vão até R$ 100,00. A inadimplência acumulada durante o ano chega a 17,4%. “O grande aumento desses números vem de junho a outubro. São dados preocupantes, mas o momento é importante para esta ação”.
A solenidade também contou com as presenças da vice-prefeita Wilma de Faria, da professora e coordenadora do Núcleo de Extensão da UNI – RN, Ana Maria Souza, do vice-presidente da Associação Comercial de Natal, Nélson Freire, do representante da Câmara Municipal, vereador Haroldo Alves e de vários secretários municipais.
Comente aqui