O Projeto “Tonheca Dantas, o Maestro dos Sertões” que tem previsão de lançamento para setembro deste ano, já está com quatro músicas gravadas. O livro que conta a história do músico e faz parte do encarte, está digitalizado e aguardando agora a revisão, que será feita pelo próprio autor, o professor Cláudio Galvão.
Desenvolvido numa parceria entre o Grupo Vila, a Cooperativa de Música do Rio Grande do Norte e a OSRN, o Projeto está sendo realizado via Lei Djalma Maranhão e tem como finalidade homenagear e resgatar a obra do maestro potiguar Tonheca Dantas no ano em que a sua música mais famosa, a valsa Royal Cinema, completa 100 anos.
Tonheca Dantas, como era conhecido, foi músico, compositor e maestro, sendo autor de uma obra de mais de mil peças musicais. Suas músicas são executadas até hoje pelas bandas filarmônicas Brasil a fora e até mesmo no exterior. É de sua autoria a Valsa Royal Cinema, que compôs para um cinema da cidade do Natal, pertencente a um amigo. Esta valsa foi tocada exaustivamente pela Rádio BBC de Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, infelizmente executada como sendo de “autor desconhecido”.
Suas composições eram principalmente valsas, dobrados, maxixes, hinos, xotes, polcas, marchas e outros gêneros musicais orquestrados. São obras famosas também a as valsas Delírio e A Desfolhar Saudades,a marcha solene Republicana e o dobrado Tenente José Paulino.
Comente aqui