Um deputado estadual é um agente político, representante do povo, eleito através do voto popular, para desempenhar a atividade legiferante, ou seja, de criar leis no âmbito dos estados. Lógico, que a atividade deles vai bem mais além de apenas criar leis, mas esse é o papel principal.
Alguns dos nossos deputados demostram que estão trabalhando bastante, que estão preocupados com a criação de novas leis, que beneficiem o povo potiguar. Por outro lado, outros estão mais preocupados com outros temas da Casa. O que não é ilegal. Que fique bem claro.
O primeiro período da segunda sessão legislativa da atual legislatura ou simplesmente primeiro semestre de 2012 da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN) terminou com 64 projetos de lei apresentados. Grande parte deles já aprovados em plenário e encaminhados para sanção governamental. Os dados foram obtidos pelo blog junto à Secretaria Legislativa da AL/RN.
O problema é que alguns deputados se destacam com bons números de projetos e outros sequer existem tais dados.
Entre os que se destacam está o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, que apresentou 10 projetos.Desses, seis são só de reconhecimentos de órgãos de utilidade pública; três são projetos de concessão de títulos; e um de nomeação de rodovia.
Logo atrás, na lista dos que mais apresentaram projetos, está Walter Alves e Larissa Rosado, ambos com nove proposituras e muitas delas com conteúdos realmente interessantes nas áreas da saúde, segurança, trabalho e meio ambiente.
Por outro lado, os parlamentares Fábio Dantas, Getúlio Rêgo, Gilson Moura, Gustavo Fernandes e Raimundo Fernandes não estão na lista que o blog teve acesso. Isso não quer dizer que eles deixaram de apresentar projetos, pois existe a possibilidade da lista estar desatualizada. Inclusive, essa possibilidade vale para todos da lista. O BG tentou confirmar durante a manhã de hoje a exatidão dos dados constantes no documento, mas devido ao recesso parlamentar não foi possível.
Esse ano é ano de eleições municipais, ou seja, elegeremos prefeitos e vereadores, mas daqui a dois anos, será a vez dos nossos deputados, juntamente com o governador e um senador. Então é bom acompanharmos o que os nossos políticos estão fazendo para que possamos saber realmente em quem votar em 2014. Que venha o segundo semestre.
Número de Projetos de Lei apresentados no primeiro semestre de 2012:
Ricardo Motta – 10
Walter Alves – 9
Larissa Rosado – 9
Leonardo Nogueira – 6
Dibson Nasser – 5
Hermano Morais – 4
Nélter Queiroz – 3
Márcia Maia – 3
Gesane Marinho – 3
George Soares – 2
Fernando Mineiro – 2
Poti Júnior – 2
Gustavo Carvalho – 1
Tomba Farias – 1
Antônio Jácome – 1
Vivaldo Costa – 1
Ezequiel Ferreira de Souza – 1
Agnelo Alves – 1
Fábio Dantas – (não há registro)
Getúlio Rêgo – (não há registro)
Gilson Moura – (não há registro)
Gustavo Fernandes – (não há registro)
Raimundo Fernandes – (não há registro)
Comente aqui