Política

PT aciona Bolsonaro no STF por crime de ameaça; Lewandowski será relator

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator de uma representação da coligação “O Povo Feliz de Novo” (PT/PCdoB/Pros) contra o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, e a coligação “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” (formada por PSL e PRTB) por crime de ameaça. A coligação encabeçada pelo PT também quer que Bolsonaro seja investigado pelos crimes de injúria eleitoral e incitação ao crime.

 O sorteio eletrônico que definiu a relatoria do processo foi feito livremente nesta tarde entre os integrantes da Corte, ficando de fora a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, que por questões regimentais não recebe esse tipo de processo.

A representação do PT contra Bolsonaro se baseia em discurso proferido pelo candidato do PSL à Presidência durante evento de campanha no Acre, na semana passada. O Estado é governado pelo PT desde 1999.

“Vamos fuzilar a petralhada aqui do Acre. Vamos botar esses picaretas pra correr do Acre. Já que eles gostam tanto da Venezuela, essa turma tem que ir pra lá. Só que lá não tem nem mortadela galera, vão ter que comer é capim mesmo”, disse Bolsonaro na ocasião.

Para o PT, o caso expõe crime eleitoral “de injúria em detrimento de todos os eleitores que de algum modo são identificados como ‘esquerda’ política e nos crimes de ameaça e incitação ao crime de homicídio”.

“No âmbito do direito penal eleitoral, o noticiado (Bolsonaro) promoveu graves dizeres que maculam a honra de parcela da população, afirmando que estes deveriam morrer por fuzilamento ou, como opção, deveriam comer capim. Tudo isso, ressalta-se, no intuito de se promover politicamente, propagandeando ou buscando propagandear sua plataforma política”, dizem os advogados da coligação do PT.

“Por mera divergência política, entende o candidato ser necessário o fuzilamento de toda uma parcela da população, o que representa, a um só tempo, os cometimentos dos crimes de ameaça e incitação ao crime”, sustentam os defensores da coligação petista.

Para o PT, a situação é ainda agravada pelo fato de o episódio ter ocorrido na “presença de várias pessoas, o que facilita a divulgação destas ofensas”.

Defesa. Procurada, a campanha de Bolsonaro não havia respondido à reportagem até a publicação deste texto.

ESTADÃO CONTEÚDO

Opinião dos leitores

  1. Quer mais apologia ao crime do que o PT apontar como presidente da república um presidiário e ainda ficar usando dinheiro público pra fazer campanha na TV!

    Esse PT é uma Associação Criminosa!!!

  2. E por acaso quando vocês ofendem a direita, não estaria também ofendendo todos os eleitores que de algum modo se identificam com a "DIREITA" política? ora mais que besteirol.

  3. Quem faz ameaças é o sanguinário do MST João, junto com lindinho da Odebrecht. Diz que se Lula fosse preso averia derramamento de sangue. Porque o PT não tomou providencia? Vão te catar.

  4. Kkkkkk, rapaz se bolsonaro gritar com um cachorro na rua a oposição entra na justiça contra ele !!! Kkkk

  5. Chamar JESUS de GAY pode….. mulheres do GRELO DURO pode….. mentir pode…. roubar pode….

  6. O Bozo é apenas um mamulengo nas mãos dos banqueiros. As besteiras que ele fala são mais do que previsível é, como diria Lula, são apenas bravatas. Acho até que o Bolsonaro tem uma grande admiração por Lula e tenta imitá-lo. O maior problema é que ele – Bolsonaro – como uma simples marionete, não vai comandar o país. Quem comandará o Brasil será o banqueiro Paulo Guedes. Por outro lado, essa postura quase fascista, pode servir para implementar o Ministério da Verdade, o Ministério do Amor, a Polícia do Pensamento num regime excessivamente autoritário. Abram os olhos, brasileiros! Abram os olhos!

    1. Parece que o moço aqui esqueceu de tomar o remédio hoje, não ta dizendo, coisa com coisa não. Comeu sanduíche estragado.

  7. O interessante é que quando o Coroné Ciro falou que receberia o juiz Sérgio Moro e sua turma a bala, ninguém fala nada.

  8. Pelo menos o PT assumiu agora uma verdade , assumiu que é petralhas mesmo , esse bando de vagabundo pinta e bordam fazem o querem desobedecem a justiça praticam todos tipo de crimes e agora vem da uma de vitima ,bando de ladrão

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

VÍDEO: Carro fica completamente submerso após chuva causar alagamento na Zona Oeste de Natal

Entre os transtornos causados pelas fortes chuvas em Natal na manhã desta sexta-feira (14), um carro ficou completamente submerso em um alagamento entre as ruas Santo Antônio e São Vincente, na Cidade da Esperança, bairro na Zona Oeste de Natal.

Imagens enviadas à redação mostram o veículo de modelo ford KA, de cor preta, completamente submerso, confira:

98 FM

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Choveu quase 130 milímetros em 8 horas na Zona Sul de Natal

Foto: José Aldenir

Na entrada de Natal, Neópolis, nas proximidades de Cidade Satélite e Planalto, choveu quase 130 milímetros em 8 horas. Na cidade o acumulado de chuvas nas últimas 24h foi de 58,2 milímetros, segundo boletim da Unidade Instrumental de Meteorologia da EMPARN.

Na região Agreste, foram registradas chuvas acima de 90mm em alguns municípios, como é o caso de Monte Alegre, onde o acumulado foi de 92mm.

Segundo o meteorologista da EMPARN, Gilmar Bristot, as chuvas deverão continuar por toda a manhã a sexta-feira na faixa litorânea e avançar pelo interior do Estado a partir da tarde de hoje, atingindo as regiões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Rogério Marinho escancara as contradições do PT

Vídeo: Instagram

Rogério Marinho profetizou e olhe o que aconteceu. Em suas redes sociais, o senador postou um vídeo sobre o tema responsabilidade fiscal, e mostrou que aquilo que ele havia dito, está acontecendo.

“O PT enganou o Brasil! O governo fala em responsabilidade fiscal, mas joga o país no buraco. Rasga as próprias regras, explode a dívida e agora admite o desastre! Incompetência, mentira e caos: esse é o legado de Lula 3! #PadrãoPT“, afirmou Marinho na legenda da publicação.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

[CHUVAS] VÍDEO: Mulher é arrastada por correnteza em Natal

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Reprodução

Uma cena de desespero viralizou no início da manhã de hoje (14), em Natal. Uma mulher foi arrastada pela força da correnteza que se formou na avenida Alexandrino de Alencar, zona Leste de Natal.

A capital sofre desde a madrugada com uma chuva de mais de 100 milímetros. O local onde a mulher foi arrastada, rotineiramente, acontece uma correnteza forte em dias de chuva intensa.

Ainda não há informação sobre o estado de saúde da mulher.

96 FM

Opinião dos leitores

  1. O mundo tá uma desgraça mesmo, o camarada filmando e não teve a coragem de ajudar!!! Que porr@ foi essa que inventáram chamada smartphone?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Chuva causa alagamentos e transbordamento de lagoa de captação nesta sexta (14) em Natal

Foto: Lucas Cortez

Fortes chuvas que caíram durante a madrugada e início da manhã desta sexta-feira (14) causaram alagamento e transbordamento da lagoa captação de Natal.

Segundo a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Note (Emparn), as precipitações acumularam 58,2 milímetros nas últimas 24 horas, até às 7h, na capital potiguar.

No loteamento José Sarney, a lagoa de captação transbordou durante a madrugada e a água invadiu imóveis. Moradores relataram que passaram a noite acordados temendo pelos alagamentos em suas casas.

Em algumas ruas, a água estava acima dos joelhos. Cícera de Aquino e Silva, 64 anos, mora em uma casa na frente da lagoa saiu de casa apenas com documentos e uma muda de roupas.

“A minha casa não tem nada, porque já passei por três cheias nela, já perdi tudo. Não sou aposentada, estou nessa casa de favor até me aposentar. Quando começou a encher a lagoa, tirei meu filho que tem problema mental. As portas estão lá abertas. Não é fácil, mas eu creio que Deus vai tocar no coração do poder público para fazer algo por nós. Acordei quando começou a chuva e estou até agora”, disse.
Antes das 7h da manhã, a Avenida Nevaldo Rocha, que cruza as zonas Leste e Oeste da capital já estava alagada perto do cruzamento com Rua Manoel Miranda. Passageiros subiram nos bancos das paradas de ônibus para tentar evitar os alagamentos.

A água também alagou o túnel e a marginal da BR-101 perto do campus da UFRN. Na subida do viaduto do complexo do 4º Centenário, em Potilândia, o alagamento causou congestionamento na rodovia.

Às margens da BR, próximo à Governadoria do Estado, a estrutura de um outdoor desabou sobre uma parada de ônibus durante a madrugada. Não há informação sobre feridos. Mesmo com o material sobre a parada, passageiros continuaram usando o abrigo.

Outra via alagada na cidade foi a avenida Interventor Mário Câmara, em Cidade da Esperança, Zona Oeste da cidade.

“Essas chuvas estão sendo produzidas pela zona de convergência intertropical que estava com uma certa dificuldade de entrar no continente por conta de um vento sul que tem castigado o litoral e o agreste nos últimos dias. Como essa chuva aconteceu na madrugada, foi incrementada pelo sistema de brisa, que é um sistema local de vento que traz a umidade, intensifica”, afirmou Gilmar Bristot, chefe do setor de meteorologia da Emparn.

G1RN

Opinião dos leitores

  1. NÃO É ANO DE POLITICA NAO APARECE UM VEREADOR NA RUAS. COMO NATAL ESCOLHE MAL SEUS REPRESENTANTES, UM BANDO DE OPORTUNISTAS INÚTEIS, SO SABEM APARECER EM BLOGS E MATERIAS PAGAS NOS JORNAIS. NINGUÉM VE VEREADORES NAS RUAS, MAIS O SALARIO ELES VEEM NO BOLSO TODO MES, LAGOAS CHEIAS, O POVO PEDINDO AJUDA DA PREFEITURA QUE SOME, NINGUEM VE ESSE PAULINHO FREIRE FAZENDO VISITAS, A CIDADE NAO TEM PREFEITO, POR ONDE ANDA MESMO ESSE CIDADÃO ??????? NATAL ESTA PERDENDO SUA QUALIDADE DE VIDA, POR BURRICES DOS NATALENSES QUE VOTARAM ERRADO.
    INUTEIS, SAO TODOS INÚTEIS.
    COMO DIZ A MUSICA.
    NATAL DESCARRILOU, CADA DIA FICANDO PIOR, E O POVO, DE BESTA QUE VOTOU NESSA GENTE , VEREADORES FAÇAM ALGUMA COISA, PREFEITO BOTE A CARA NA RUA, QUE COISA FEIA.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Viaduto do 4º Centenário fica alagado devido às chuvas; veja pontos transitáveis e intransitáveis em Natal

Foto: Reprodução 

As fortes chuvas em Natal causaram alagamentos em diversos pontos da cidade. Na manhã desta sexta-feira (14), a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital (STTU) informou os pontos transitáveis e intransitáveis da cidade. O viaduto do 4º Centenário, na altura do estádio Arena das Dunas, está intransitável.

Transitáveis:
Avenida Hermes da Fonseca com Rua Angelo Varela
Avenida Nevaldo Rocha, entre a Rua Manoel Miranda e Rua dos Caicós
Avenida Cel Estevam com Av Antonio Basilio
Avenida Cel Estevam, próximo a igreja Universal do Alecrim
Avenida Boa Sorte
Rua da Saudade com Av Djalma Maranhão
Aveida Prudente de Morais com Av Nascimento de Castro
Rua Poty Nobrega com Rua José Gonçalves
Avenida Ayrton Senna com Av das Alagoas
Avenida Afonso Pena com Rua Mossoró

Intransitáveis:
Rua Almino Afonso, após a Igreja Bom Jesus
Av Solange Nunes, próximo à Unimetais
Av da Integração
Av Nevaldo Rocha (Feira do Carrasco)
Av Pres José Bento com Av Interventor Mário Câmara
Viaduto do Quarto Centenário (marginal)
Av Norton Chaves (sentido BR-101)
Av Jaguarari com Av Jerônimo Câmara
Av dos Xavantes (próx. à Panificadora San Vale)
Av Antônio Freire Lemos
Av Paulistana (lagoa de captação)
Av Acarau
Av Itapetinga (lagoa de captação)
Rua Antônio Freire Lemos, Planalto

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Chuva intensa causa alagamentos na Av. Maria Lacerda e em Nova Parnamirim

Vídeo: Cedido

A forte chuva que atinge a Grande Natal nesta sexta-feira (14) tem causado alagamentos na Avenida Maria Lacerda Montenegro e em diversas áreas de Nova Parnamirim. Motoristas enfrentam dificuldades para trafegar, e alguns trechos já estão praticamente intransitáveis.

A água acumulada nas vias tem gerado congestionamentos e exigido cautela de quem precisa passar pela região. Moradores relatam problemas também em ruas secundárias, onde o escoamento é mais lento.

Opinião dos leitores

  1. A lombada que fizeram na esquina do Condomínio Colinas do Sol próximo ao Nordestão da Maria Lacerda impede que a água da chuva chegue ao bueiro e escoe para o sistema drenagem formando alagamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal registra 100 mm de chuva em apenas 6 horas

Foto: Cedida

A capital potiguar amanheceu sob forte chuva nesta sexta-feira (14), acumulando 100 mm em apenas seis horas. O volume é equivalente ao registrado em janeiro, mas em um intervalo de tempo ainda menor, intensificando os impactos na cidade.

O grande acumulado de água já causa alagamentos em vários pontos, dificultando o tráfego de veículos e pedestres. Regiões como as proximidades da Arena das Dunas e outras vias de grande circulação apresentam retenções e trechos intransitáveis.

A previsão do tempo indica continuidade da instabilidade ao longo do dia, com risco de novas pancadas fortes. As autoridades alertam para que a população evite deslocamentos desnecessários e redobre a atenção nas áreas de risco.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Perda de mandatos de deputados por decisão do STF gera insegurança política

Foto: Antonio Augusto/STF

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de alterar as regras de distribuição das “sobras eleitorais” que deve resultar na perda de mandatos de sete deputados federais eleitos em 2022 é entendida por juristas como uma interferência no funcionamento da Câmara dos Deputados e uma medida que gera insegurança política.

As sobras eleitorais são uma forma de distribuição das vagas que não foram preenchidas diretamente pelos votos válidos. Elas surgem após a aplicação do sistema de cálculo de quociente eleitoral, que define o número de votos necessários para eleger um deputado. Se, depois dessa distribuição, ainda restarem vagas não preenchidas, essas vagas são atribuídas às legendas ou coligações que tenham votos excedentes, ou seja, votos que não foram suficientes para eleger um candidato, mas que podem ser usados para preencher as vagas restantes.

Uma regra das sobras eleitorais aprovada em 2021 pelo Congresso Nacional e que foi aplicada nas eleições de 2022 foi declarada inconstitucional pelo STF no ano passado, e nessa quinta os ministros decidiram que a regra em questão não deveria valer para o pleito de 2022. Com isso, sete deputados serão afetados e terão de ser substituídos.

Para o doutor em direito constitucional Acacio Miranda, a decisão da corte atropela o poder regulamentar do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e muda a dinâmica política do Congresso Nacional. “No momento que nós mudamos no meio do mandato, sete deputados, a gente muda essa dinâmica das forças, a gente muda a dinâmica das comissões, das emendas impositivas. Então, há toda uma confusão criada a partir dessa decisão do Supremo”, disse.

O especialista entende que a ação pode gerar insegurança jurídica. Ele explica que alterações como essa podem interferir na destinação de emendas impositivas (de pagamento obrigatório), por exemplo, visto que um deputado afastado pode ter destinado a verba para determinada área, mas o parlamentar que vai assumir pode decidir trocar como o recurso deve ser aplicado.

Ainda cabe recurso contra a decisão. Os deputados podem discutir, individualmente, na própria corte ou em outras esferas judiciais, aspectos que eventualmente não foram analisados pelos ministros. “Há toda uma confusão nisso. A gente sabe que existem movimentações no Congresso que dependem de quórum, e às vezes esse quórum pode ser posto em risco por causa do Supremo”, disse Miranda.

Veja os deputados afetados e quem deve substituí-los

Afastados

  • Dr. Pupio (MDB-AP);
  • Sonize Barbosa (PL-AP);
  • Professora Goreth (PDT-AP);
  • Silvia Waiãpi (PL-AP);
  • Lebrão (União Brasil-RO);
  • Lázaro Botelho (PP-TO); e
  • Gilvan Máximo (Republicanos-DF).

Substitutos

  • André Borbon (PP-AP);
  • Aline Gurgel (Republicanos-AP);
  • Paulo Lemos (PSOL-AP);
  • Professora Marcivania (PCdoB-AP);
  • Rafael Fera (Podemos-RO);
  • Tiago Dimas (Podemos-TO); e
  • Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

R7

Opinião dos leitores

  1. Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, ontem, a impressão do voto nas eleições, que deveria vigorar a partir de 2014.

    ➡️A medida foi aprovada pelo Congresso, em 2009, durante reforma eleitoral. Ontem, ela caiu por decisão unânime dos nove ministros que estavam na Corte. Eles consideraram argumentos jurídicos e pragmáticos para retirar o artigo 5º da Lei 12.034, que determinou a impressão dos votos com o objetivo de permitir a conferência do funcionamento do sistema eletrônico de votação pelos partidos políticos.
    🤣ENTRA ANO E SAI ANO E NADA MUDA, INCLUSIVE, VEM SE TORNADO CADA VEZ PIOR. QUAL É A FINALIDADE DESSE CONGRESSO? 11 PESSOAS RESOLVEM OS PROBLEMAS DO PAÍS.

  2. Deveria tirar esse bando de vereadores INUTEIS.
    SALVAM-SE POUCOS, A CIDADE SE ACABANDO NZ AGUA E NINGUEM VE ESSES INÚTEIS NAS RUAS. A CIDADE PRECISA DE GESTAO

  3. Gera justiça, isso que dá eleger um congresso acéfalo. Que deixam de legislar pra ficar com celular na mão e ou ir a tribuna pra fazer falas abjetas pra fazer cortes e garantir tanger um rebanho de zumhis de internet. O judiciário serve pra isso mesmo, dirimir às dúvidas!

    1. Tá havendo uma dúvida por aí à fora, Filipe Martins foi aos Estados Unidos ou a dúvida não foi esclarecida?

  4. Retirando deputados da oposição e colocando deputados da situação. Precisa desenhar??
    Isso sim, se chama democracia a lá Venezuela.
    Mas já avisaram: “eleição não se ganha, se toma”.
    Viva a democracia, viva o amor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Confira os pontos de alagamentos em Natal

Foto: Reprodução

Natal começou esta sexta-feira (14) com diversos pontos de alagamento devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde a madrugada. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), foram registrados 11 pontos de alagamento, sendo cinco considerados intransitáveis.

Os trechos intransitáveis são a Rua Almino Afonso (após a igreja Bom Jesus), a Avenida da Integração, o cruzamento da Rua Poty Nóbrega com a Rua José Gonçalves, a Avenida Nevaldo Rocha (na altura da feira do Carrasco) e a Avenida Presidente José Bento com a Avenida Interventor Mário Câmara.

Outros seis trechos apresentam alagamento, mas seguem transitáveis: Avenida Hermes da Fonseca com Rua Ângelo Varela, Avenida Nevaldo Rocha (entre a Rua Manoel Miranda e a Rua dos Caicós), Avenida Coronel Estevam com Avenida Antônio Basílio, Avenida Coronel Estevam (próximo à Igreja Universal do Alecrim), Avenida Solange Nunes (próximo à Unimetais) e Avenida Afonso Pena com Rua Mossoró.

As autoridades recomendam atenção redobrada aos motoristas e pedestres, além do acompanhamento das atualizações da STTU sobre as condições das vias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *