Política

PT divulga que Lula foi inocentado em ações não julgadas

Foto: AFP

As recentes vitórias do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Justiça levaram o PT a usar politicamente as decisões e a divulgar que o petista foi “inocentado” em ações que não tiveram o mérito julgado. Segundo juristas ouvidos pelo Estadão, embora Lula possa ter se livrado da maioria dos processos, as decisões não atestam, necessariamente, que ele foi absolvido.

Nos últimos anos, após derrotas jurídicas que lhe custaram 580 dias de prisão, Lula respondeu a 20 ações. Em apenas três situações houve, de fato, a absolvição. Outros 16 casos foram interrompidos por questões processuais ou reviravoltas que levaram ao arquivamento das ações. O ex-presidente ainda responde a uma ação criminal que apura tráfico de influência na compra de caças suecos, alvo da Operação Zelotes. Neste último, não houve julgamento.

Em um caso recente que marcou as últimas derrotas da Operação Lava Jato, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a suspensão de duas investigações contra Lula. O magistrado afirmou que os processos usavam como prova delações premiadas que já haviam sido invalidadas.

Com base neste e em outros casos semelhantes, o PT lançou uma peça publicitária intitulada “Memorial da Verdade”, na qual cita 19 ações em que Lula teria sido inocentado. O texto lista processos em que o ex-presidente foi “inocentado” e três em que foi “absolvido”. A diferença entre os termos utilizados, segundo o professor de Direito Penal da FGV-Direito Rio Felipe Lima Almeida, se deve ao fato de as decisões da Justiça não tratarem, objetivamente, de inocentar réus e acusados.

“A expressão ‘inocente’ não é técnico-jurídica. Inocentes todos nós somos até que se tenha uma sentença condenatória transitada em julgado, e realmente isso não existe em relação ao ex-presidente Lula”, afirmou o professor. “Agora, trancamento de ação penal, arquivamento de inquérito ou rejeição de denúncia, nessas situações nós não temos o enfrentamento do mérito, então não há sentença do Estado dizendo que não houve crime.”

Ou seja, diferentemente da inocência, a absolvição é um elemento jurídico registrado no Código de Processo Penal. Esse tipo de decisão reconhece que as acusações apresentadas contra uma das partes em determinado processo são improcedentes. A partir daí, o caso é encerrado e o réu deixa a posição de suspeito.

‘Discursos’. “Não podemos confundir um discurso político com um discurso jurídico. Aqui há um tom retórico, de persuasão. Há uma disputa política e de narrativa. Parece uma estratégia política, mas, do ponto de vista jurídico, todos são considerados inocentes até uma sentença penal condenatória”, afirmou a professora de Direito Penal da FGV-Direito de São Paulo Raquel Scalcon.

Os 19 casos em que a defesa do ex-presidente alega inocência nas redes sociais são dois trancamentos de investigações, quatro denúncias rejeitadas, quatro decisões anuladas – a partir do reconhecimento de suspeição do ex-juiz Sérgio Moro –, dois arquivamentos, uma prescrição (impossibilidade de punir por causa da idade) e um reconhecimento de legalidade nas palestras realizadas por Lula. A maioria foi por ausência de provas.

Quando uma denúncia é rejeitada, o juiz responsável pelo caso indica que a acusação não conseguiu reunir elementos mínimos para oferecer uma denúncia contra o réu e encerra o caso ainda na fase preliminar, antes mesmo que haja julgamento do mérito. Algo semelhante ocorre quando há trancamento de investigação – geralmente a pedido dos próprios investigadores do caso –, pois fica reconhecido que as provas reunidas não indicam crime, de modo que não é necessário prosseguir com as apurações.

A divulgação das vitórias processuais de Lula coincide com o momento em que o petista aparece na frente em pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2022. Na sexta-feira passada, a primeira pesquisa Datafolha depois das manifestações antidemocráticas de 7 de Setembro mostraram o ex-presidente com ampla vantagem em relação ao presidente Jair Bolsonaro em caso de disputa no segundo turno do ano que vem. Se a disputa fosse realizada hoje, o ex-presidente venceria o atual por 56% a 31%.

Lava Jato. Em relação ao que veicula o PT, as alegações mais questionáveis quanto à inocência do ex-presidente envolvem os casos triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e sobre a compra de um terreno para o Instituto Lula, porque todas foram anuladas com base em decisões do Supremo que reconheceram a incompetência da 13.ª Vara Federal de Curitiba para julgá-lo e a parcialidade do ex-juiz Sérgio Moro ao proferir as sentenças contra Lula.

Nessas situações, a validade das decisões foram desfeitas, mas dois dos casos ainda podem ser retomados, já que o Supremo apontou erros processuais, e não ausência de provas, como sugere a publicidade petista. À exceção do caso do sítio de Atibaia, cuja denúncia foi reapresentada e rejeitada pela Justiça do Distrito Federal, nos outros dois casos é possível que as ações sejam reiniciadas.

“Todos começam o ‘jogo’ do processo penal sendo inocentes. Se esse processo não termina de uma forma específica, com o trânsito em julgado da sentença penal condenatória, a pessoa continua, tecnicamente, sendo inocente”, disse o advogado criminalista Fernando Castelo Branco, professor de Processo Penal da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Manter o status de “inocente”, no entanto, não é a mesma coisa que “ser inocentado” pela Justiça, como sustenta a defesa do ex-presidente, afirmou o professor. “É possível que estejam (a defesa de Lula) carregando nas tintas para estender esse caráter de análise de mérito (a situações em que ela não aconteceu)”, disse Castelo Branco. “Talvez a maioria dos casos não tenha tido essa análise de mérito. Mas o fato é que ele (Lula) não perdeu a condição de inocente, muito embora não tenha tido um julgamento de mérito (em muitos dos casos)”, observou o professor.

Estadão

 

Opinião dos leitores

  1. Meu amigo, esse cidadão pode roubar, assassinato, prevaricar e mentir que não vai acontecer nada contra ele, principalmente partindo do STF, pois o partido dele indicou a maioria dos ministros de lá.

  2. pt sendo pt, partido das trevas e das mentiras, ainda tem idiotas que acreditam nessa praga!!

  3. Será que vai existir na face da terra alguém mais sujo que esse elemento??????, onde tem coisas erradas o cara estar no meio,como consegue estar em tantas falcaturas????????

    1. Já existe, num sabe não tu?! São tantas emoções kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…. Mito, minto…

  4. Vamos aos fatos: o Lula foi condenado pelo moro. Descobre-se em seguida que tudo não passou de uma armação do juiz em conluio com a turma da lava jato (tudo comprovado) para condená-lo e tira-lo da eleição em 2018. Devido a isso, o moro foi julgado como parcial (tomou partido para prejudicar o Lula), conduta inadmissível em qualquer birosca que tenha o nome de justiça , imagine em um sistema judiciário de uma nação. Todos os processos que estiveram com a turma lavajatista, foram encerrados por suspeição. E outros vêm sendo encerrados por falta de provas, etc e etc. Já
    são 19 noves processos que o Lula vence. Como não é inocente? Pra ser condenado, a pessoa tem que ser condenado até não poder recorrer mais. O Lula não responde a nenhum processo (ainda tem um que tem gente que precisa de alguma midia, mas será inocentado também, devido a fragilidades da denúncia)não tem nenhuma condenação e vcs querem por que querem que ele seja culpado? Sei que os posts aqui são direcionados para uma turma com um peso enorme na cabeça e por isso mesmo, com dificuldades de raciocinarem, mas precisa ter um mínimo de bom senso. O contrário de condenado é inocentado. Vamos raciocinar? Façam um esforço, não custa nada. Se ele não está condenado, ele está…, está… bravo! Inocentado. Vcs conseguem. Tem o lado ruim pra vcs, o Lula, com isso, ganha em todas as pesquisas que saem até hoje e pior, pode ser no primeiro turno.

    1. Sabe do que mais, o nove dedos é um santo e amém. Vai te catar ô suvaco cabeludo.

  5. Um partido que foi criado na intenção de enganar, sobrevive de mentiras, enrolação e falcatruas, pra essa turma é normal mentir.

    1. Bolsonaro do RN, o ilustre senhor se faz de ignorante e desentendido, todos sabemos que na arte ou profissão e ciencia política só ganha mesmo a maioria dos votos do povo quem sabe mentir, só ganha mesmo para o cargo do poder executivo quem mente mais, promessas e mais promessas pessoais e colectivas mentirosas, o bom marketing político è a usual, sabia e inteligente mentira sofisticada para o dominio intelectual da massa, isso acontece desde o inicio da historia da arte, profissão, ciencia política na/da democracia do Satanás.

    2. Quem mente comete trapaça,fraude ou corrupção, como diz a frase popular do Brasil :quem mente furta ou roubar.
      O mundo é dos mais espertos a humanidade sobrevive da trapaça na vida social e econômica no chamado mundo material.

  6. Esse sr. é tão inocente que estão perdoando ele sem ser julgado. O cara não fez nada. Para que julgar. O CÉU te espera LADRÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Duas receitas tradicionais e deliciosas da culinária portuguesa no Papo de Fogão desse final de semana

Duas receitas tradicionais e deliciosas da culinária portuguesas no Papo desse final de semana.
Portugal vai invadir o Papo de Fogão desse final de semana com duas receitas tradicionais e deliciosas preparadas pelo Chef Alberto Carvalho, do Eva Senses Hotel, de Algarve/Portugal. Que vai preparar uma Caldeirada de frutos do mar com xerém de coentro e um bolinho de bacalhau. Receitas que v ao surpreender você pelo sabor e praticidade de preparo. Não perca o Papo de Fogão.

SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 8h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h
PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h
Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

China reprova frigoríficos brasileiros indicados pelo governo Lula

Foto: reprodução

China reprovou frigoríficos indicados pelo governo Lula (Imagem ilustrativa) Foto: Pexels/Los Muertos Crew

A China rejeitou todos os 28 frigoríficos brasileiros de carne bovina que o governo Lula (PT) tinha indicado, por meio do Ministério da Agricultura (Mapa), para habilitação à exportação.

Após uma análise da GACC (Administração-Geral de Aduanas da China, na sigla em inglês), as plantas foram reprovadas.

Em um parecer, o governo chinês aponta que não há conformidades com os critérios técnicos exigidos: localização dos estabelecimentos em áreas com restrição sanitária conforme as normas da China; ausência de vestiários com acesso direto às áreas de produção; e falhas no procedimento de verificação da idade dos bovinos no momento do abate.

Como resultado, a GACC recomendou que o Brasil faça as correções necessárias. Depois disso, os estabelecimentos deverão ser submetidos de novo por meio do sistema Cifer (Registro de Empresas Exportadoras de Alimentos para a China).

O documento tratou apenas os frigoríficos de carne bovina.

Pleno.News 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Governo avalia punir aliados que apoiam urgência à anistia

Foto:Lula Marques/Agência Brasil

O governo quer retaliar deputados federais da base aliada que assinaram a lista em apoio à tramitação em urgência do projeto de lei da anistia.

Nesta quinta-feira (10), a oposição anunciou ter conseguido o apoio de pelo menos 257 deputados em prol da matéria, número mínimo necessário para a aprovação no plenário da Câmara.

Na avaliação de líderes ouvidos, é preciso “dar exemplos” para deputados de partidos que têm ministérios no governo Lula. Isso porque há um entendimento de que houve mais parlamentares da base do que o esperado que assinaram o apoio à urgência.

Há deputados do União Brasil que estão na lista, sendo que o partido conta com o comando de duas pastas na Esplanada, por exemplo.

Para tanto, governistas estudam rever a concessão de cargos e indicações importantes para esses deputados nas respectivas bases eleitorais, além do pagamento de emendas que possam beneficiá-los.

Os 257 apoios não significam que o projeto será pautado no plenário da Casa, e os governistas contam com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para segurar o texto.

Segundo a CNN apurou, a pressão do governo já faz efeito e três deputados retiraram a assinatura após serem cobrado por governistas por terem assinado o pedido. Os nomes são mantidos em sigilo pelo PL.

Deputados ligados a Lula afirmam que Hugo não irá ceder à pressão, nem que haverá consenso da maioria na próxima reunião de líderes. Eles também argumentam que há cerca de outros 2 mil pedidos de urgência à espera de análise no plenário. Portanto, que haveria uma fila a ser seguida.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Brasil e EUA realizam primeira reunião comercial após “tarifaço” de Trump

Foto:reprodução

Diplomatas brasileiros se reuniram em Washington, na última quinta-feira (10), com representantes do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Foi o primeiro encontro bilateral desde o anúncio do novo pacote de tarifas recíprocas pelo presidente Donald Trump.

Técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) também participaram da reunião, de forma virtual.

Essas reuniões, segundo fontes envolvidas nas negociações ouvidas pela CNN, estão acontecendo semanalmente, e fazem parte do grupo de trabalho aberto entre os países para discutir tarifas comerciais, antes mesmo do anúncio das tarifas recíprocas.

Ainda não há prazo para a conclusão das negociações, mas técnicos avaliam que o canal de diálogo está consolidado. Há, no entanto, a percepção de que uma resolução imediata para o caso brasileiro é improvável, devido ao cenário de indefinição causado pelas mudanças frequentes na postura de Donald Trump.

O principal objetivo dos técnicos, neste momento, é deixar claro que o Brasil não representa risco nem ameaça aos Estados Unidos. A estratégia tem sido enfatizar o superávit comercial dos americanos na relação comercial.

A reversão das tarifas de 25% sobre a importação de aço e alumínio é considerada a medida mais viável pelo governo – por isso, tem sido o principal foco das negociações neste momento. A abertura de uma cota seria uma alternativa.

No momento, todas as tarifas recíprocas estão limitadas em 10% por três meses. Esse já era o percentual aplicado ao Brasil.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro está se alimentando por sonda e vai continuar internado em Natal, diz novo boletim médico

Foto:reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro está se alimentando por sonda e vai continuar internado em Natal, de acordo com o novo boletim do Hospital Rio Grande, divulgado às 17h desta sexta-feira (11). A equipe médica informou que não há previsão de alta.

Bolsonaro foi internado após passar mal nesta sexta durante um evento do Partido Liberal (PL) no Rio Grande do Norte. Os médicos decidiram, junto com a família do ex-presidente, mantê-lo internado em Natal, mesmo ele tendo condições de ser transferido.

Por opção da família, da equipe que o assiste em São Paulo e em Brasília e da equipe que está acompanhando nessa permanência dele em Natal”, disse o médico Élio Barreto.
Segundo o médico, o quadro “inspira cuidado, mas não apresenta sinais de maiores gravidades no momento”.

Bolsonaro relatou fortes dores abdominais na cidade de Tangará, a 98 km de Natal, e foi levado de carro para atendimento no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, na cidade vizinha, Santa Cruz, onde foi estabilizado. Em seguida, foi transferido de helicóptero para Natal.

De acordo com o diretor do hospital, Luiz Roberto Fonseca, o quadro permanece estável. Ele citou que o ex-presidente apresentou melhora da distensão abdominal e diminuição da dor.

O boletim médico citou que Bolsonaro faz uso de antibióticos e utiliza sonda nasogástrica para se alimentar, “mantendo-se em dieta zero”. Pela situação clínica, segundo o diretor do hospital, o ex-presidente não pode se alimentar por via oral.

O próximo boletim foi programado para 11h deste sábado (12).

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prefeita de Passagem, Wedna Mendonça divulga programação de 100 dias de gestão

Foto: reprodução

A Prefeita do municipio de Passagem, Wedna Mendonça (PP), anunciou a realização do “Passagem Fest” uma comemoração especial dos 100 primeiros dias de sua gestão e com a celebração dos avanços alcançados nos últimos três meses.

O “Passagem Fest” acontece neste sábado (12), a partir dás 16h, com Arena Gastronômica, Feira de Artesanto, e um espaço amplo para ações de Cidadania. O evento contrará com o Festival da Tripa, onde o melhor prato será premiado com R$ 300,00. Bingo gratuíto para a população e apresentações artísticas de Flay, Seu Dedé (Humor), e Ryanzinho Lima.

“Convidamos todo o Rio Grande do Norte para a celebração de 100 dias do nosso mandato, mas principalmente, a celebração e comemoração de um tempo novo que chegou e que tem transformado a pequena cidade de Passagem, uma cidade altiva, grande por sua natureza, e de um povo que é grato e orgulhoso da sua terra!” Afirmou a prefeita Wedna Mendonça.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Empresário Sérgio Azevedo assume conselho da ABEEólica

Foto: Adriano Abreu 

O empresário potiguar Sérgio Azevedo, CEO da Dois A Engenharia e Tecnologia e presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do RN (Sinduscon/RN), foi eleito como membro da Conselho de Administração (CAD) da ABEEólica, a Associação Brasileira de Energia Eólica. No posto, que já ocupou até 2023, ele diz que o cenário atual do setor de energias renováveis, especialmente a eólica, é marcado por dificuldades estruturais que impactam diretamente a produção e distribuição de energia no Nordeste, um dos polos mais importantes de geração eólica do país.

Entre os principais gargalos, Sérgio aponta que para além da falta de infraestrutura de transmissão há a necessidade urgente de incentivar o consumo de energia na própria região. “A gente precisa criar carga para que a energia produzida no Nordeste seja consumida também aqui. Além disso, temos a melhorar a transmissão para levar a energia para o Sul-Sudeste. Mas o mais importante é que precisamos ter consumo aqui no Nordeste, então temos que incentivar a questão de data center, de hidrogênio verde e outras alternativas de desenvolvimento, para que haja consumo de energia”, disse ele.

Outro ponto destacado por Azevedo foi a importância de apoiar a cadeia de suprimentos do setor eólico, que tem sofrido com o desaquecimento da indústria. Ele ressaltou que, ao longo de mais de 20 anos, o setor de energias renováveis no Brasil se consolidou como um pilar econômico importante, especialmente para o Nordeste e que agora é necessário garantir que os investimentos feitos não sejam desperdiçados. “Precisamos retomar o setor e apoiar a cadeia de suprimentos para que os investimentos feitos não sejam perdidos”, afirmou.

Azevedo também comentou sobre a responsabilidade acrescida de sua eleição para o CAD da ABEEólica. “A quantidade de votos que recebi aumenta ainda mais a minha responsabilidade. Fui o mais votado entre os demais integrantes da cadeia, e isso reforça meu compromisso em defender os interesses da coletividade e da indústria do setor de energias renováveis”, destacou.

Com sua nova posição, Sérgio Azevedo diz que assume o compromisso de trabalhar em soluções que beneficiem tanto o setor eólico quanto a economia do Nordeste, focando em investimentos, infraestrutura e inovação para fortalecer a cadeia produtiva e garantir que o potencial da região seja totalmente explorado.

Veja quem forma o Conselho de Administração (CAD) da ABEEólica

Adelson Gomes Ferraz – BRENNAND ENERGIA EÓLICA S.A

Alexandre Sarnes Negrão – AERIS INDÚSTRIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS PARA GERAÇÃO DE ENERGIA
S.A

Carolyne Muniz Dias – VOLTAILA ENERGIA DO BRASIL LTDA.

Federico Bianchi – NORDEX ENERGY BRASIL – COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS LTDA.

Fernando Elias Domingos Sé – CASA DOS VENTOS S.A.

Francine Martins Pisni – AUREN PARTICIPACOES S.A.

Gilberto Lourenço Feldman – PEC ENERGIA S.A
Leandro César Xavier de Carvalho – ENGGIE DO BRASIL ENERGIA S.A.

Leonardo Euler de Morais – VESTAS DO BRASIL ENERGIA EÓLICA LTDA

Manoel de Andrade Lira Neto – ATLAS BRASIL COMERCIALIZADORA DE ENERGIA S.A.

Pedro Schuch Mallmann – EDP RENOVÁVEIS BRASIL S.A.

Rafael Valverde – SOWITEC DO BRASIL ENERGIAS ALTERNATIVAS LTDA

Raíssa Cafure Lafranque – EDF EN DO BRASIL PARTICIPAÇÕES LTDA

Roberto Veiga – GOLDWIND EQUIPAMENTOS E SOLUÇÕES EM ENERGIA RENOVÁVEL LTDA.

Sandro Kiyoshi Yamamoto – RENOVA ENERGIA S.A.

Sérgio Henrique Andrade de Azevedo – DOIS A ENGENHARIA E TECNOLOGIA LTDA.

Sergio Ricardo Motta de Souza – SERENA GERAÇÃO S.A

Tchiares Coutinho Hilbig DNV-GL CLASSIFICAÇÃO, CERTIFICAÇÃO, CONSULTORIA BRASIL LTDA

Tribuna do Norte 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RN

Ibama volta a ser responsável por fiscalizar engorda da praia de Ponta Negra em Natal

Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) voltou a ser o órgão responsável pelo licenciamento ambiental da engorda da praia de Ponta Negra, obra que foi concluída no fim do mês de janeiro deste ano.
Essa competência havia sido repassada ao órgão estadual, o Instituto Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) em julho de 2023.

A volta da fiscalização pelo Ibama ocorreu porque a engorda foi feita com uma nova jazida de areia, que não teve o licenciamento ambiental emitido, segundo o órgão nacional.

Em nota, o Ibama informou que o acordo de Cooperação Técnica com o Idema foi encerrado “em função de alteração do objeto, em virtude da mudança do ponto de dragagem dos sedimentos empregados na engorda da praia”.

A primeira jazida, que era licenciada, não apresentou qualidade e quantidade suficiente para ser utilizada na obra.

A prefeitura, na época, publicou um decreto de situação de emergência que, segundo o Município, tirava a necessidade de um novo licenciamento.

Além disso, em outubro de 2024, a Justiça do Rio Grande do Norte, atendendo a um pedido da prefeitura de Natal, determinou que o Idema evitasse “impor obstáculos” à obra da engorda de Ponta Negra.

O Ibama informou que solicitou informações sobre as medidas ambientais tomadas durante as obras.

“Para tanto, o Ibama solicitou informações ao responsável pela intervenção acerca das atividades realizadas, das medidas de controle ambiental adotadas e de eventuais problemas encontrados”, citou a nota.
“Mediante a análise dessas informações, o Ibama poderá requerer medidas adicionais de controle, se for o caso”, completou.
O Idema havia ficado responsável pelo licenciamento ambiental da obra durante este período após conseguir o respaldo administrativo e jurídico do Ibama. O pedido foi feito pelo órgão estadual em razão do local onde seria retirada a areia do mar ser território da União .

A retomada de responsabilidade para o Ibama, com o fim do acordo técnico com o Idema, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em março.

De acordo com o texto publicado no DOU, com o encerramento do acordo, o Idema fica obrigado a encaminhar ao Ibama cópias de todo o processo administrativo referente à engorda da praia.

G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Caso Marielle: Moraes manda Chiquinho Brazão para prisão domiciliar

Foto:Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu mudar a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) para domiciliar.

O parlamentar poderá deixar a Penitenciária Federal de Campo Grande, onde está detido desde a operação da Polícia Federal (PF) realizada em março do ano passado, após ser delatado por Ronnie Lessa. Ele é suspeito de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Brazão deverá cumprir medidas restritivas, como o uso de tornozeleira eletrônica, além de estar proibido de utilizar redes sociais — inclusive por meio de terceiros —, manter contato com outros investigados, conceder entrevistas a qualquer veículo de imprensa e receber visitas, exceto de advogados, irmãos, filhos e netos.

A decisão de Moraes contrariou parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se manifestou contra a substituição da prisão preventiva por domiciliar.

O pedido foi protocolado pela defesa no STF em 2 de abril. Os advogados alegam que o parlamentar enfrenta diversos problemas de saúde, apresenta estado clínico considerado grave e tem risco elevado de morte súbita.

Apesar disso, a PGR havia argumentado que a conversão da prisão só deveria ocorrer se fosse comprovado que o tratamento médico necessário não pode ser realizado na prisão. No entendimento do órgão, essa condição não estava presente no caso de Brazão.

O pedido

Entre os argumentos apresentados pela defesa do deputado, estão uma perda de peso superior a 21 kg em seis meses, dores no peito, quadro de insuficiência renal e problemas cardiovasculares. O deputado já passou por angioplastia com colocação de stents cardíacos.

A defesa também citou um laudo da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), de dezembro do ano passado, que aponta alto risco cardiovascular e sinais de comprometimento da saúde mental de Brazão, incluindo fatores que aumentariam sua vulnerabilidade física e psicológica.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Emídio Jr. comemora 100 dias de nova gestão com obra histórica no Rio Jundiaí, pavimentação de ruas, eventos culturais e aquisição de ambulância

Nesta quinta-feira (10), o prefeito Emídio Júnior chegou aos 100 dias de sua segunda gestão comemorando uma série de obras e ações que já entraram para a história de Macaíba como frutos de um trabalho contínuo e firme em prol do desenvolvimento do município e do bem-estar e da qualidade de vida da população.

A obra mais marcante desse período é o desassoreamento do trecho urbano do Rio Jundiaí, que tem como principal objetivo reduzir os riscos de enchentes no Centro. Essa é a primeira vez que esse rio passa por serviços desse porte, nos 147 anos de emancipação política de Macaíba. Cerca de dois quilômetros do leito estão sendo limpos, com remoção de grande volume de material orgânico e lixo, para finalizar com a dragagem.

Pavimentar ruas e melhorar a infraestrutura também tem sido uma das prioridades nesses primeiros meses de 2025, já foram feitos os serviços de pavimentação asfáltica das José Medeiros Damasceno (principal acesso do Alto da Raiz) e Dr. Geraldo Pinheiro de Lima (Rua do CAIC, bairro Campo das Mangueiras). Também foi assinada uma ordem de serviço para a pavimentação em paralelepípedo com implementação de calçadas laterais das ruas José Bezerra Filho, Maria Augusta Mafra e Maria das Dores Ferreira, no bairro Ferreiro Torto. Além disso, foram assinadas as ordens para a pavimentação asfáltica da extensão da Rua Maria José Silvestre, no Distrito Industrial do município, e a construção de uma moderna praça na Vila São José.

A saúde tem recebido atenção especial. Houve a ampliação da faixa etária do ABA Macaíba – Reabilitação para 18 anos. Este é o único serviço da rede pública de saúde em todo o Rio Grande do Norte a ofertar essa terapia para pacientes com transtorno do espectro autista. Nesse período, Macaíba foi contemplada com uma ambulância de suporte avançado para a UPA, equipada com ventilador respirador mecânico, prancha de resgate, maca adulto/pediátrica, monitor cardioverso/desfibrilador, oxímetro de pulso, kit de urgência e emergência, kit parto, incubadora para remoção, ar condicionado no compartimento do paciente, sistema de oxigênio.

Em termos de segurança pública, Macaíba ampliou o número de câmeras integradas ao Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP) e recebeu recentemente duas novas viaturas. Uma é exclusiva para a Patrulha Maria da Penha, que conta com duas equipes na efetivação das rondas, formada por uma policial e dois policiais. A outra viatura atua no projeto Ronda Escolar e tem como objetivo dar suporte às ações preventivas no entorno dos ambientes de ensino.

O homem do campo foi beneficiado com mais uma edição do programa Corte de Terra. um total de cinco mil horas de aração. Cada agricultor tem direito a de 1 a 4 horas de aração, de acordo com o tamanho da sua propriedade. Esse programa incentiva o desenvolvimento da agricultura familiar e beneficia o pequeno agricultor, oferecendo de forma gratuita a aração do solo. São mais de 1,5 mil beneficiários. Ainda, teve início a distribuição de sementes de milho, feijão e sorgo do programa Banco de Sementes, em parceria com a Emater-RN.

O calendário cultural de eventos tem aquecido a economia da cidade e aberto oportunidade para as mais diversas manifestações artísticas, individuais ou coletivas. A Prefeitura de Macaíba lançou dois novos editais de fomento à cultura na cidade, um investimento superior a R$ 475 mil, tratando de pontos de cultura e envolvendo premiações em categorias como artes cênicas, literatura, música, artesanato, audiovisual e fotografia. Neste ano, o Carnaval de Macaíba teve sua terceira edição consecutiva e já se consolidou como um dos maiores da região da Grande Natal, atraindo visitantes e constituindo renda extra para diversos setores do comércio macaibense.

Outros destaques desses primeiros 100 dias da atual gestão do prefeito Emídio Jr. são: assinatura de contrato com Caixa para construção de 150 moradias do Minha Casa, Minha Vida. A Educação ampliou as vagas de tempo integral no ensino fundamental, contemplando mais três escolas no Centro e comunidades rurais, passando a um total de 600 vagas; reajustou o piso dos professores em 6,27%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *