Política

PT liga alerta, procura Lira e tenta afastar Lula de decisão do STF sobre emendas

Reprodução


Lula da Silva (PT) entraram em campo para tentar impedir que o julgamento em curso do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre as emendas de relator abale os planos do petista de construir uma base política do novo governo no Congresso.

Eles querem evitar especialmente que o caso trave a tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição, aprovada no Senado e agora em avaliação pela Câmara.

Nesta quarta-feira (7), integrantes do PT procuraram o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para passar a mensagem de que Lula não articulou para que o STF pautasse as ações que questionam essas emendas. Eles disseram ainda que Lula não irá buscar influenciar o resultado do plenário do tribunal.

Aliados de Lula argumentam que Rosa Weber, presidente do Supremo, sinalizou desde que assumiu o comando da corte, em setembro, que pautaria as ações que tratam do tema.

A expectativa era que ela colocasse o caso em análise logo após a eleição. Portanto, dizem petistas, o presidente eleito não influenciou no julgamento do caso.

O momento escolhido por Rosa para pautar as ações, tão perto da tramitação da PEC da Transição, foi considerado ruim por integrantes do PT.

Na campanha presidencial, Lula fez duras críticas à distribuição das emendas de relator, usadas como moeda de troca para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguisse ampliar a base no Congresso.

Desde que o Supremo colocou as ações sobre a constitucionalidade dessas emendas na pauta, uma ala do centrão passou a vincular Lula à ação dos ministros do tribunal. Auxiliares do presidente eleito logo foram trabalhar nos bastidores do Congresso para negar qualquer relação do petista com o caso.

Escalado para a interlocução com Lira, o deputado José Guimarães (PT-CE) tratou do assunto com o presidente da Câmara nesta quarta-feira.

Petistas ainda avaliam a possibilidade de que o presidente eleito entre em contato direto com Lira para afastar as chances de crise num momento em que os dois se aproximam.

Ambos costuram um acordo para dar a Lula o aval de ampliar os gastos por meio da PEC da Transição, ao passo que Lira vê sua reeleição ao comando da Câmara cada vez mais consolidada.

O julgamento das emendas de relator gerou irritação entre deputados.

A esperança de parte do PT é que o Supremo faça uma construção política junto ao Legislativo, e não acabe de vez com o mecanismo usado pelos parlamentares.

A leitura de aliados de Lula e opositores é que o fim das emendas de relator agora tumultuaria o cenário e poderia colocar obstáculos à aprovação da PEC da Transição na Câmara.

Em reuniões com integrantes de partidos aliados nesta semana, Lula frisou que a solução para as emendas de relator deveria ser pela política, indicando se opor a um desfecho decidido pelo STF.

Questionado sobre o tema nesta quinta-feira, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) descartou que a análise da constitucionalidade das emendas possa trazer qualquer risco à aprovação da PEC na Câmara.

“São questões distintas. E acredito que, da mesma forma que o Senado deu uma manifestação expressiva, a Câmara também o fará, entendendo que o que se deseja é pagar o Bolsa Família, manter o estado funcionando”, afirmou.

O tribunal começou a julgar nesta quarta ações de quatro partidos contra as emendas de relator.

O julgamento do Supremo foi suspenso e será retomado na próxima quarta-feira (14), quando a presidente da corte, Rosa Weber, deve apresentar seu voto. Depois, os demais dez ministros deverão se manifestar.

O instrumento tem sido usado nos últimos anos como moeda de troca nas negociações políticas entre Planalto e Congresso.

O poder de distribuição dessas emendas é concentrado na cúpula do Legislativo, o que desencadeou críticas pela falta de transparência na alocação dos recursos.

Mais do que a falta de transparência, pesam contra essas emendas a falta de critério para distribuição do dinheiro e a alegação de que o Congresso está usurpando de uma prerrogativa do Executivo ao interferir na execução das despesas, violando outro princípio constitucional, o da separação dos Poderes.

A operação para acalmar o Congresso não significa que Lula cedeu integralmente para uma aliança com Lira, dizem petistas.

Ainda há aliados de Lula que sustentam que o melhor cenário para o novo governo seria o Supremo enterrar as emendas de relator, devolvendo ao Executivo o poder sobre essa fatia do Orçamento. Ou seja, fortalecendo os ministérios de Lula.

Enquanto o PT tratou de tentar apagar um incêndio no Congresso, a cúpula do Legislativo avançou nesta quarta-feira para traçar uma estratégia diante do julgamento que definirá o futuro das emendas.

Aliados de Lira e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dizem que eles vão apresentar aos ministros do Supremo as ideias de alterações nas regras de transparência e distribuição das emendas.

O Congresso já aprovou uma norma para que, em 2023, não haja mais a brecha para destinar emendas às suas bases eleitorais sem revelar o padrinho político do recurso.

Atualmente, as emendas podem ser registradas para um usuário externo, que pode ser qualquer pessoa.

Quase um terço da verba já negociada em emendas de relator atende a solicitações que não foram apresentadas por deputados e senadores. Além disso, a divisão desses recursos privilegia aliados políticos de Lira, Pacheco e Bolsonaro.

Outra cartada da cúpula do Congresso é dizer que líderes querem aprovar regras mais claras para divisão das emendas —que passariam a ser repartidas de acordo com o tamanho de cada partido no Legislativo.

Além disso, metade das emendas de relator, segundo a proposta em discussão, seria destinada para assistência social e saúde.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Cidade Nova sob terror: facção expulsa moradores e impõe lei do medo na Zona Oeste

Foto: Reprodução

A paz em Cidade Nova, Zona Oeste de Natal, virou memória. Na madrugada da última terça-feira (06), criminosos ocuparam o morro da Baixa do Cão, dispararam contra casas e forçaram famílias a abandonar suas residências, deixando colchões e móveis do lado de fora. O terror durou cerca de 30 minutos e deixou o bairro praticamente deserto, segundo informações da 96 FM Natal.

Pelo menos seis homens fortemente armados, com pistolas e fuzis, subiram o morro gritando o nome do Comando Vermelho e espalhando pânico. Os tiros foram ouvidos em bairros vizinhos, como Cidade da Esperança e Planalto, mostrando que o crime não escolhe fronteiras. Câmeras de segurança e imagens da polícia registraram a destruição e o abandono das casas durante a madrugada.

Cidade Nova já havia sentido a força do crime em 2024, mas uma trégua parecia ter chegado com a Operação Território Seguro, que prendeu 32 suspeitos em outubro. Agora, o cenário mostra que facções aproveitam qualquer redução do policiamento para reassumir territórios e impor sua própria lei, deixando moradores reféns do medo.

Não é só Cidade Nova: episódios recentes reforçam o alerta em toda a Grande Natal. Em Mãe Luíza, três criminosos morreram após confronto com a polícia; em Guarapes, quatro homens armados tentaram assaltar uma obra da Caern. Moradores exigem policiamento permanente e ações firmes da Secretaria de Segurança, antes que bairros inteiros voltem a ser reféns das facções.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Moraes barra CFM de investigar Bolsonaro e manda PF interrogar chefe do conselho: “desvio de finalidade”

Foto: Divulgação/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, anulou a sindicância do Conselho Federal de Medicina (CFM) que investigava o atendimento médico de Jair Bolsonaro enquanto ele estava sob custódia da Polícia Federal. Na decisão, Moraes deixou claro: o CFM extrapolou suas funções e cometeu um desvio de finalidade ao tentar fiscalizar atos da PF.

O caso surgiu depois que Bolsonaro relatou ter caído da cama durante a madrugada. Um relatório médico mostrou que ele estava consciente, orientado, sem déficit neurológico e clinicamente estável. Exames realizados no Hospital DF Star não indicaram qualquer sequela. A Justiça já havia garantido atendimento médico integral, que vinha sendo cumprido.

Além de anular a sindicância, Moraes determinou que o presidente do CFM seja ouvido pela Polícia Federal em até dez dias. O Hospital DF Star também terá que enviar, em 24 horas, todos os exames e laudos médicos relacionados ao caso. Novas investigações semelhantes pelo CFM estão proibidas.

A decisão reforça que órgãos de fiscalização não podem se sobrepor à Justiça ou tentar politizar casos médicos. Bolsonaro segue sem problemas de saúde, enquanto o CFM recebeu um aviso claro: ultrapassou os limites da lei e da ética profissional.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Perseguição política ou descaso? Família de Bolsonaro alerta: “algo grave vai acontecer de novo”

Imagens: Reprodução/RecordNews

Carlos e Michelle Bolsonaro denunciaram o que chamam de descaso absoluto com a saúde do ex-presidente. Segundo Carlos, Jair Bolsonaro, de 70 anos, está vivendo um verdadeiro pesadelo político, e sem acompanhamento médico integral, um novo acidente pode ser fatal.

“Se você não tiver um acompanhamento integral — não é de família, é de médico e enfermeiro integralmente acompanhando ele — eu tenho receio e quase certeza de que vai acontecer novamente, e pode ser algo fatal”, alertou Carlos.

Michelle reforçou o alerta, destacando que a prisão em uma cela solitária não é compatível com a idade e problemas de saúde do marido.

“Ele deveria estar em casa. Não deveria estar numa solitária com 70 anos e com vários problemas de saúde. Ele está abalado, não tem como ficar bem na situação em que ele está, não tem como ficar bem tomando medicação por nove meses. Ele sente dores, convive com a dor”, lamentou a ex-primeira dama.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

VÍDEO: Agente do ICE mata mulher nos Estados Unidos e provoca protestos

Imagens: Reprodução/G1

Um vídeo chocante mostra o momento em que um agente de imigração dos EUA atirou contra uma mulher em Minneapolis, Minnesota, nesta quarta-feira (7). A vítima, cidadã norte-americana de 37 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou batendo o carro contra um poste após ser atingida.

O Departamento de Segurança Interna (DHS) afirmou que o disparo ocorreu depois que a mulher tentou avançar com o veículo contra os agentes. A secretária Kristi Noem classificou a ação como “terrorismo doméstico” e disse que os agentes agiram em legítima defesa.

A morte gerou protestos imediatos. O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, criticou duramente a atuação do ICE e pediu que os agentes federais deixem a cidade e o estado.

Manifestantes se reuniram no local, gritaram palavras de ordem e denunciaram o que chamaram de “caos” causado pela operação federal.

O episódio ocorre em meio a uma ofensiva migratória do governo Trump, que mobilizou cerca de 2.000 agentes na região. Autoridades afirmam que é a quinta morte registrada em operações desse tipo desde 2024, em meio a investigações sobre fraudes envolvendo residentes de origem somali.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

VÍDEO: Bolsonaro sofre desequilíbrio e oscilações de memória na prisão, diz médico

Imagens: Reprodução/RecordNews

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue apresentando episódios de tontura, desequilíbrio e oscilações de memória, segundo o cardiologista Brasil Caiado, que o atendeu nesta quarta-feira (7). Os exames foram realizados após uma queda do ex-presidente em sua cela da Polícia Federal.

O médico destacou que Bolsonaro estava estável no momento da avaliação e descartou qualquer agressão na cela. “Acho que é uma especulação que não procede”, afirmou, reforçando que a queda provavelmente ocorreu quando ele se levantou sozinho e bateu a cabeça e o dedão em algum objeto.

Brasil Caiado explicou que há um dilema clínico em relação aos medicamentos que Bolsonaro utiliza para tratar crises de soluço, que podem interagir com outros tratamentos.

Suspender a medicação poderia piorar os soluços, mas mantê-la aumenta alguns riscos. A prioridade do médico é minimizar qualquer complicação à saúde do ex-presidente.

O especialista também esclareceu que as suspeitas de crises convulsivas foram descartadas após exames clínicos. A avaliação aponta que a queda, embora preocupante, não se trata de um episódio convulsivo, mas ainda exige atenção devido à idade e histórico de saúde de Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Faustino pressiona e pede sessão para votar arquivamento de processo contra Brisa

Foto: Francisco de Assis/CMNAT

O vereador Matheus Faustino (União) não quer deixar o caso esfriar. Nesta quarta-feira (7), ele enviou um memorando à presidência da Câmara de Natal pedindo uma sessão extraordinária para que o plenário decida sobre o arquivamento do processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT).

Se o pedido for aceito, a votação deve ocorrer já na próxima semana, mesmo com todos os vereadores em recesso. Faustino afirmou que acompanhará o caso de perto e que adotará todas as medidas para que Brisa não “escape de ter usado dinheiro público para interesses políticos partidários”.

A decisão da Comissão Especial Processante foi apertada: 2 a 1 pelo arquivamento. Samanda Alves (PT) e Tárcio de Eudiane (União) votaram a favor, enquanto o relator Daniell Randall (Republicanos) se posicionou contra, alegando irregularidades na convocação, na investidura do suplente e na composição do plenário.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pressão derruba relator do TCU e suspende inspeção polêmica no Banco Master

Foto: Reprodução

O relator do TCU, ministro Jonathan de Jesus, estuda uma saída honrosa e deve suspender temporariamente a inspeção que determinou no Banco Central sobre o processo de liquidação do Banco Master. A decisão deve ser anunciada ainda hoje e vale pelo menos até o fim do recesso do tribunal, segundo informações da CNN.

O ministro perdeu apoio dentro do próprio TCU e recebeu uma enxurrada de críticas externas. Apesar do presidente Vital do Rêgo tentar sustentar publicamente a atuação da Corte, nos bastidores a avaliação é clara: a iniciativa extrapolou o controle externo tradicional e invadiu competências exclusivas do Banco Central.

Jonathan resiste a um recuo total para não assumir derrota política. A estratégia em estudo é suspender a medida temporariamente, preservando algum grau de iniciativa sem enfrentar diretamente o colegiado. O Banco Central já recorreu, exigindo que qualquer decisão fosse tomada pelo plenário e não de forma monocrática, sinalizando derrota iminente para o relator.

O episódio reforça o debate sobre os limites entre controle externo e supervisão do sistema financeiro, em um momento crítico para a credibilidade das instituições. Executivos interpretam que a declaração de Vital do Rêgo, de que apenas o STF poderia desfazer atos do Banco Central, é um recado político para que o caso não perca força, mesmo com o recuo do TCU.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Exames confirmam traumatismo craniano leve de Bolsonaro

Foto: Reprodução

Os exames realizados no Hospital DF Star, em Brasília, confirmaram que o ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu um traumatismo craniano leve após queda em sua cela. A lesão foi identificada na região temporal e frontal direita.

Segundo o médico Brasil Caiado, que acompanhou Bolsonaro, não houve crise convulsiva e mais exames não são necessários neste momento. O acompanhamento continuará para esclarecer a origem da lesão.

Após a avaliação, Bolsonaro deixou o hospital e retornou à Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena. O resultado dos exames mostra que, apesar do susto, o ex-presidente passa bem, mas seguirá sob observação médica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Após exames, Bolsonaro é obrigado a voltar para prisão da PF

Foto: Luis Nova/Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro deixou, no fim da tarde desta quarta-feira (7), o hospital DF Star, em Brasília, após realizar exames por conta de um traumatismo leve. Agora, ele retorna à Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena de 27 anos e 3 meses por liderar a chamada trama golpista.

Bolsonaro sofreu uma queda na terça-feira (6) e bateu a cabeça em um móvel dentro da cela. Advogados do ex-presidente pediram autorização médica para investigar possíveis complicações, como crise convulsiva, oscilação de memória e lesão cortante na região temporal direita.

Os exames buscavam esclarecer se a queda estaria ligada a síncope noturna ou a algum outro problema de saúde. Apesar do susto, o ex-presidente recebeu alta e voltou para a custódia da PF, mantendo o cumprimento da pena em condições que seus familiares e aliados consideram precárias.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OAB/RN oferece 20% de desconto na anuidade para pagamento até 31 de janeiro

Imagem: reprodução/OAB/RN

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) está oferecendo 20% de desconto no pagamento da anuidade para advogadas e advogados que realizarem a quitação até o dia 31 de janeiro. A iniciativa faz parte das ações da Seccional para valorizar a advocacia potiguar.

Para gerar o pagamento, é necessário informar o número da OAB e o código de segurança, ou utilizar certificado digital. Todo o processo é feito de forma rápida e segura por meio do link oficial de acesso para pagamento, disponível nos canais institucionais da OAB/RN.

A Seccional também disponibiliza atendimento para esclarecimento de dúvidas por meio da Central de Atendimento via WhatsApp, além de informações atualizadas nas redes sociais oficiais.

A diretora-tesoureira da OAB/RN, Marília Almeida, destaca a importância do prazo e do benefício oferecido à advocacia potiguar. “Esse desconto é uma forma concreta de reconhecimento e valorização da advocacia. Nosso objetivo é facilitar o acesso, garantir transparência e permitir que advogadas e advogados se organizem financeiramente, aproveitando esse benefício dentro do prazo estabelecido”, disse Almeida.

A OAB/RN orienta que os profissionais não deixem para a última hora e utilizem exclusivamente os canais oficiais para realizar o pagamento e obter informações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *