“O país, na última década, sofreu com governos retrógrados e falastrões”. A opinião é do deputado federal Rogério Marinho, presidente de honra do PSDB no Rio Grande do Norte. Em artigo publicado neste final de semana, o parlamentar aborda os diversos equívocos cometidos pelo PT nos 13 anos em que governou o Brasil, “um verdadeiro desastre em nome de um socialismo bolivariano violento, tacanho e ultrapassado”.
De acordo com o tucano, o “PT preferiu montar uma máquina assistencialista a elevar os indicadores de educação”. Segundo Rogério, “o resultado geral é de que não avançamos no preparo adequado da mão de obra para o mercado. Há uma legião de jovens, até diplomados, mas sem perícias, sem técnica, sem preparo profissional. O fato torna o futuro da nação incerto”.
Ainda no texto, o parlamentar destaca a importância da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entregue pelo governo na semana passada, para recolocar o país nos trilhos de um sistema educacional com qualidade. “Vamos aguardar e torcer que o documento esteja sintonizado com o espirito do tempo e com os anseios da nação, ao contrario dos panfletos doutrinários que foram apresentados pelo PT”, finaliza.
Leia o artigo na íntegra abaixo.
BNCC e o futuro da educação brasileira -(Deputado Federal Rogério Marinho)
O País, na última década, sofreu com governos retrógrados e falastrões. O Estado engordou e tonificou seu caráter autoritário, impôs barreiras para a qualificação da infraestrutura, invadiu áreas da livre iniciativa, desorganizou os preços da energia, maquiou dados econômicos afetando a credibilidade, politizou a gestão e saqueou grandes estatais, fez crescer irresponsavelmente o gasto público e montou grande rede de beneficiamentos de grupos de militância. Um verdadeiro desastre em nome de um socialismo bolivariano violento, tacanho e ultrapassado.
No campo educacional, o PT preferiu montar uma máquina assistencialista a elevar os indicadores de educação. Não deram atenção devida à qualidade. Fizeram a política quantitativa de distribuir diplomas sem o correspondente em conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências úteis à vida produtiva das pessoas. O resultado geral é de que não avançamos no preparo adequado da mão de obra para o mercado. Há uma legião de jovens, até diplomados, mas sem perícias, sem técnica, sem preparo profissional. O fato torna o futuro da nação incerto.
Uma das maiores mazelas do ensino brasileiro é a falta de qualificação mínima na educação básica. E o desvio já começa na alfabetização das crianças. Com a aplicação, por opção ideológica, de metodologias de ensino baseadas em premissas chamadas de construtivismo ou linguagem global, chegamos a terrível cifra de apenas 11% de alunos do 3º ano do ensino fundamental plenamente alfabetizados, segundo avaliação (ANA) do MEC.
O PT, no poder, negligenciou a tarefa de instruir e concentrou esforços e recursos públicos para influenciar no conteúdo da instrução, visando moldar o estudante e repassar mitologias, clichês e visões reducionistas. Promoveram o movimento de fusão do sistema de ensino com um sistema de propaganda política e moral, elegendo a disseminação de teses, teorias e mitos de interesse do partido e de seus assemelhados. A prova disso foram as duas versões petistas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Qualquer leitura atenta dos documentos mostra que os mesmos visavam a uma engenharia comportamental, usurpando o direito natural da família em moldar a moral de seus membros. O Estado brasileiro, sob o comando da esquerda, ultrapassou a fronteira entre instruir e doutrinar.
Agora, com a troca legal e constitucional do governo, chegamos ao impasse. De um lado, ampliar e consolidar o atual modelo que está fazendo a nação patinar. De outro, caminhar para a modernização do país rumo à liberdade econômica e à sociedade do mérito educacional e científico. É preciso instruir e qualificar de verdade nossas crianças e consolidar os fundamentos para o crescimento duradouro e gerador de oportunidades.
O MEC apresentou no dia 06 de abril sua versão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) à sociedade. O documento norteará todos os currículos dos sistemas e redes de ensino da educação básica. A importância do fato é notória. De forma geral, o foco deverá estar na melhoria do ensino, no reforço do ensino de línguas e de matemática necessários à elevação do desempenho escolar. A base não poderá ser ampla e rasa, subjetivista e ideológica em detrimento de evidencias científicas da ciência da educação. Deverá optar pelo aprofundamento dos assuntos abordados em detrimento de abordagens extensivas e superficiais. Os temas abordados deverão ter como parâmetros as tradições científicas e referenciais internacionais de países eficientes no ensino.
A BNCC poderá ajudar a qualificar a educação básica, mas não é panaceia. Por si, ela não produzirá nenhum milagre. Ela poderá até atrapalhar, caso não esteja clara e objetiva. Não deverá estar carregada de ideologias, conceitos frágeis e ambíguos e pedagogia não científica como foram as versões petistas. Vamos aguardar e torcer que o documento esteja sintonizado com o espirito do tempo e com os anseios da nação, ao contrario dos panfletos doutrinários que foram apresentados pelo PT.
Eita q tá cheio de robozinho aqui defendendo o deputado probo, #sqn.
Nenhum outro partido ou governo do Brasil fez mais pela educação de base, que É DEVER DOS MUNICÍPIOS, como do PT.
É só pesquisar na net e é de graça. Agora escutar asneira desse cidadão ficha suja é q nao dá.
O PT é uma pata do elefante
Onde pisa fode tudo
QUEREM DEMONIZAR UM PARTIDO, PARA PREPARAR TERRENO PARA OUTRO PIOR.
E os demais assinaram em baixo. Não tem partido inocente do estrago na economia e das mazelas causadas na vida da população não. Nenhum tem o meu respeito nem terá meu voto, somente aversão
Tem corruptos no PT como tem em todos os partidos.
Esse discurso de que foi o PT quem implantou a corrupção só interessa aos corruptos, que tentam enganar a população colocando toda a culpa em um único lugar para se safar nos outros, como se nos outros não tivesse. Já está mais do que provado que a corrupção está em todos os partidos. Não é coisa apenas do PT.
Vamos abrir o olho.
Vende e lendo os comentários feito aqui, não tenho a menor dúvida. O PT foi a pior febre que ja deu no C… do guaxinin. Esses miseráveis acabaram com o Brasil e ainda ficam se fazendo de vitima, fora! PT nunca mais.
Quem quiser acreditar que esse deputado é bonzinho que acredite, falando com um discurso do capitalismo neoliberal ainda pior. Fiquem a vontade a subjetividade lhes facultam, mas o pobre será cada vez mais pobre e a população cada vez mais sem oportunidades com esse novo modelo, ou seja perdem tempo querendo reinventar a roda.
Paulo, você acredita na ilusão que quiser, ele não falou que era bonzinho ou honesto, disse apenas mais verdades sobre o PT. O governo lulopetista e seus inúmeros aliados esquerdopatas, viciados em dinheiro público, dominaram a máquina pública, roubaram o que encontraram pela frente, destruíram a economia, a renda e os empregos dos brasileiros, sequestraram o Estado aparelhando tudo que podiam. Isso é A VERDADE INCONTESTÁVEL, se você quer acreditar ou não é problema seu, mas 90% dos brasileiros sabem desses fatos.
Analisando as colocações do deputado, ele foi feliz nesse discurso sobre à forma que o PT montou à máquina assistencialista. Durante treze anos o governo do PT e seus aliados maquiram à educação de uma forma que na visão deles o que vale é quantidades de diplomas que iriam distribuir, acredito que em nenhum momento pensaram em qualidade. Não adianta ter quantidade e não ter qualidade. Como pode se planejar um projeto visualizando quantidade, sem saber que retorno teriam em termos de qualidade. Esse método assistencialista criado pelo PT só fracassou à educação em termos de aprendizagem. Pois bem, sabe-se que existem uma quantidade enorme de pessoas que se formaram, tendo seus diplomas e quando se trata de ir buscar um avanço em outro país, chegando lá vem às dificuldades de não terem o domínio das línguas de inglês, espanhol, francês e assim por diante, ao chegar nesses países muitas vezes não sabem nem do básico. No meu entendimento, para um estudantes que pensam adquirir benefícios em outros países, o governo federal teria que mudar essas regalias prevendo que retorno ele traria de volta.
O Deputado Rogério Marinho tem toda razão. Enquanto o PT deveria ter fortalecido o ensino básico que é o balizador de conhecimentos futuros, só se preocupou em distribuir canudos de nível superior a quem não sabe sequer o básico na matemática e no português. Tudo isso para fraudar a opinião pública no sentido de que o pobre estava tendo acesso ao título de terceiro grau. Hoje temos uma legião analfabetos com o nível superior sem qualificação alguma. O PT foi o pior câncer que o Brasil já teve.
Não tem desculpa. Eles passaram 14 anos no poder e tiveram a chance de promover as mudanças que pregavam. Mas se mostraram pior do que eram seus adversários. O PT aparelhou o Estado para sugar o sangue da nação, assim como parasitas hematófilos.
Todos os dados do Brasil pioraram, inclusive educação. Nos rankings mundiais estamos sempre entre os últimos colocados. Nossas escolas só produzem analfabetos funcionais. As universidades públicas só produzem escravos ideológicos.
Mas, pior do que isso, nos degradamos em todos os âmbitos, sobretudo o moral.
PT teve 14 anos, , os outros tiveram 500 anos.
Graças a Deus, se em 14 anos fez essa meleca toda, imaginem em 500!
O PT só fez uma coisa: Usar o poder para se tornar um partido acima de um país.
Como muito bem definiram: "O PT era um partido pobre no país rico, saiu do poder rico em um país pobre". Essa bela obra junto a proliferação da MENTIRA COMO "MODUS OPERANDI" é a IMAGEM do PT. NADA MAIS!
Continua MENTINDO em toda oportunidade que tem, mente nas manifestações, mente em congressos, mente em entrevistas, mente a toda e qualquer oportunidade. A mentira mais antiga, maior delas e sustentada a todo instante é que o PT NUNCA PARTICIPOU DE CORRUPÇÃO, MUITO MENOS SEUS LÍDERES.