Foto: Reprodução
O Partido dos Trabalhadores, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conseguiu eleger só 4 prefeitos no Estado de São Paulo, das 144 cidades onde teve candidatos. Perdeu na capital paulista, onde apoiou Guilherme Boulos, do Psol, e teve Marta Suplicy (PT) como vice na chapa. Quase não tem mais prefeituras na região da Grande São Paulo, o berço político da legenda. O partido manteve apenas o comando de Mauá na região, com a reeleição de Marcelo Oliveira.
Também elegeu candidatos em Matão, Santa Lúcia e Lucianópolis, cidades no interior do Estado. Nenhuma delas chega a 100 mil habitantes. Segundo o IBGE, têm 79.033, 7.149 e 2.372 moradores, respectivamente. No 2º turno, perdeu em Diadema, na grande São Paulo, onde o atual prefeito José de Filippi Jr., perdeu para Taka Yamauchi, do MDB.
Apesar de manter o mesmo número de prefeituras em 2024, o eleitorado somado (393.714) não chega a metade do obtido em 2020 (895.347), quando o partido ganhou em Araraquara, com 169.925 eleitores, e em Diadema, com 340.373. Nestas eleições, trocou as cidades por Santa Lúcia e Lucianópolis. Somadas, elas têm 8.661 votantes.
O PT não conseguiu se recuperar em eleições municipais, a partir de 2016, dos efeitos da operação Lava Jato que prendeu integrantes do partido, incluindo o próprio presidente Lula, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro envolvendo o caso do triplex no Guarujá. A seguir, 2 mapas com os 39 municípios da região da Grande São Paulo, que abriga 16 milhões de eleitores. Um mapa mostra o resultado do PT em 2020. O outro, com o que sobrou para a sigla em 2024.
Poder 360
Como sou ex petista sigo a mesma opinião de muitos que deixaram o partido, afirmo o seguinte, Lula só olha para o próprio umbigo e impõe as candidaturas de quem lhe faz gosto, ele é um verdadeiro tirano troglodita, só os bestas e fanaticos se calam e obedecem, a tendência do partido é desaparecer, os recados vieram das eleições para presidente e essas agora para prefeito, esse sujeito só vive bêbado, mentindo para o mundo e o Brasil, pelo visto a audiência está minguando todo dia e vai zerar.
O Lula e o PT estão morrendo e quando o ladrão abraçar o capeta eu vou fazer um churrasco de picanha pra tomar uma cervejinha e celebrar !!
A direita precisa se livrar de Bolsonaro pra passar uma imagem de quem quer um país sério e educado. O problema não é buscar o estado mínimo, é se aliar a Bolsonaro que defende qualquer coisa pelo poder,
Em 2022 0 PT tinha no Brasil, 182 prefeituras e venceu as eleições, em 2026 estará com 252. Lula de novo?
Está claro que o PT (Partido das Trevas) morrerá junto com Lula.
vai sonhado, lulinha e eterno aceita que entra macio.
Só nordeste caí na conversa do PT.
Agora é só pegar a formação da população, deve ser tão precária quanto a do povo do nordeste. Onde tem povo instruído e/ou informado, essa praga não se cria.
PT e PSOL tem que sumir do Brasil.
você vai ter que aceitar lulinha, em 2026 de de novo chupa que doce.