Mundo

Putin encontra Maduro e declara apoio à entrada da Venezuela nos Brics

Foto: Divulgação/Kremlin

Durante a 16ª cúpula dos Brics, Vladimir Putin se reuniu com Nicolás Maduro, e disse que apoia o ingresso da Venezuela no bloco. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (23/10), em Kazan, na Rússia.

Segundo o líder russo, a Venezuela possui “princípios fundamentais” de países que compõem o bloco de economias emergentes, como a “inadmissibilidade do uso de abordagens neocoloniais, na interferência nos assuntos internos dos Estados”.

“Sei que os nossos amigos venezuelanos estão próximos dos valores e princípios fundamentais em que se baseiam as atividades da associação: o respeito pelos interesses legítimos e pela soberania de cada um, a escolha soberana dos Estados e dos povos, a cooperação mutuamente benéfica e honesta e igualitária, e assim sobre. Apoiamos o seu desejo de se juntar ao trabalho do Brics”, disse Putin durante o encontro.

Maduro, por sua vez, disse que a Venezuela está pronta para continuar expandindo os laços com a Rússia e outras nações que compõem os Brics.

“Estamos orgulhosos de que vocês sejam nossos amigos, de que a Rússia seja amiga da Venezuela, e estamos prontos para continuar avançando”, declarou o presidente da Venezuela.

O líder chavista ainda mandou um recado para a comunidade internacional em meio a pressão após as eleições presidenciais na Venezuela, ainda cercadas de incertezas, críticas e não aceitação de sua reeleição.

“Ontem, conseguimos aterrissar aqui em Kazan, e eu disse: ‘Chegamos, estamos de pé, estamos intactos e ganhamos. O povo da Venezuela venceu’”, disse o herdeiro político de Hugo Chávez.

Entrada de novos membros

Apesar do apoio de Putin, a situação da entrada da Venezuela e de outros países nos Brics, como membros plenos ou parceiros, ainda segue indefinida.

Em entrevista coletiva realizada em Kazan, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, disse que as negociações ainda estão em andamento. Uma lista de possíveis novos membros, no entanto, ainda não foi apresentada oficialmente.

De acordo com o chanceler brasileiro, os atuais membros já discutiram e aprovaram os “critérios que guiarão essa ampliação”.

“Agora, quanto à lista de países, será decidido daqui para a frente. Haverá consultas e a presidência russa fará consultas, depois, chegar a uma lista de países que não sei quais serão”, declarou Vieira.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Governo federal confirma desabastecimento de vacinas da covid

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ministério da Saúde confirmou nesta 4ª feira (23.out.2024) que houve no Brasil desabastecimento de vacinas da covid de 16 a 22 de outubro.

Segundo o órgão, a situação foi “momentânea” e não significou um desabastecimento generalizado do insumo. Cerca de 1,2 milhão de doses começaram a ser distribuídas. Leia mais abaixo a íntegra da nota.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também informou ter começado a comprar 69 milhões de doses da vacina contra a doença. A quantidade deve suprir a demanda dos próximos anos, segundo o órgão.

Procurado pelo Poder360, o Ministério da Saúde não informou sobre a situação de vacinas vencidas. Em nota, disse que iria distribuir 1,2 milhão de doses esta semana e, assim, regularizar o estoque, sem mencionar a validade das mesmas.

A gestão disse que, quando assumiu em 2023, depois do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), houve um desabastecimento generalizado de vacinas infantis. Além da covid, para a prevenção de doenças como tuberculose (BCG) e poliomelite.

O comunicado do governo foi divulgado nesta 4ª feira (23.out) depois de reportagem do jornal Folha de S. Paulo noticiar que cerca de 4,2 milhões de doses do imunizante da Moderna que estão no estoque do ministério estavam vencidas. A quantidade representaria ⅓ do lote.

O cenário, segundo a reportagem, teria deixado Estados e municípios sem vacinas, especialmente àquelas para o público infantil. A Moderna estaria substituindo as doses por outras com validade estendida.

CASOS E MORTES

O Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) informou que foram contabilizados 14.755 novos casos de covid na última semana epidemiológica (6.out-12.out). No período anterior, foram 5.663 novos contágios.

Sob o governo Lula, o Ministério da Saúde parou de publicar o boletim diário com a quantidade de casos e mortes. Agora, os dados são divulgados semanalmente –divididos por semanas epidemiológicas. A decisão foi tomada em fevereiro de 2023. O motivo: a alteração na periodicidade “otimiza” o trabalho das equipes de vigilância nas unidades da Federação e “não há mais motivo para notificação diária”, segundo o Conass.

Leia abaixo a íntegra da nota do Ministério da Saúde:

“Não há falta generalizada de vacinas no Brasil. Houve um desabastecimento momentâneo de vacinas contra Covid-19 no país, entre os dias 16/10, data de vencimento das doses, e o dia de ontem (22/10).

“1,2 milhão de vacinas já começaram a ser distribuídas na data de ontem aos estados. São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, por exemplo, receberão a partir de hoje (23/10) essas vacinas.

“Dessa forma, até o final desta semana (25/10) todos os estados terão recebido suas doses. Além disso, já está em execução uma nova compra de 69 milhões de doses que garantirá o abastecimento de vacinas pelos próximos dois anos.

“Isso proporcionou também uma redução de aproximadamente 28% no preço da dose unitária, sendo um dos menores preços do mundo. Por exemplo, os EUA pagam até US$ 30 por dose, enquanto o Brasil paga US$ 7 por dose.

“Em 2023, quando assumimos a gestão, havia desabastecimento generalizado de vacinas como a Covid pediátrica (pfizer e coronavac), BCG (tuberculose), Hepatite-B, Poliomielite oral, e Tríplice Viral (Sarampo, rubéola e Caxumba). Além de problemas na gestão anterior, algumas dessas vacinas encontram-se em falta no mercado mundial, e outras apresentam desafios de produção nacional.

“Para garantir a vacinação de nossas crianças, algumas vacinas como a Meningo-C e a DTP (Difteria, Tétano e Coqueluche) puderam ser substituídas por outras vacinas, como a Pentavalente e a Meningo- ACWY, respectivamente. Em relação à vacina contra Varicela, foi feita aquisição emergencial de 2,7 milhões de doses e a previsão é que as primeiras remessas cheguem em novembro. Paralelamente, está e curso processo de compra regular. No caso das vacinas contra Febre Amarela, 6,5 milhões de doses devem chegar em novembro.”

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rogério Marinho promove reunião de campanha para Paulinho, com as principais lideranças políticas do PL RN

Foto: Cedida

O senador Rogério Marinho, presidente estadual do PL, realizou, na tarde desta quarta-feira (23), reunião de campanha com o candidato a prefeito de Natal, Paulinho Freire.

Os principais nomes do PL estadual estiveram no encontro. Prefeitos, deputados federais e estaduais, vereadores e demais lideranças políticas reforçaram o compromisso com a eleição de Natal.

Paulinho agradeceu todo apoio recebido do PL e ressaltou o compromisso já assumido de estarem juntos em 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Nunes Marques extingue processos contra bloqueio do X

Foto: Andressa Anholete / STF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Nunes Marques julgou prejudicadas as ações apresentados pelo partido Novo e pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) diante do bloqueio do X (antigo Twitter) e determinou a extinção dos processos sem resolução do mérito. A decisão se dá pela perda do objeto, já que a rede social voltou a funcionar no Brasil.

“Uma vez que a controvérsia não persiste, constata-se a perda superveniente do objeto desta ação, independentemente da configuração de efeitos residuais concretos dela decorrentes”, disse.

O Novo pediu pela volta da rede, enquanto a OAB questionou a imposição da multa por uso de VPN para acessá-la. A PGR (Procuradoria-Geral da República) e a AGU (Advocacia geral da União) se manifestaram antes da decisão a pedido de Marques. A PGR argumentou pelo descabimento da ação, enquanto a AGU, pela sua inviabilidade.

A decisão de 8 de outubro, quando o X voltou no país, implicou no “exaurimento dos efeitos das [decisões] anteriores”, que foram questionadas nas ações, de acordo com Marques.  A decisão que determinou o retorno das atividades do X foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, nos autos da Pet 12.404, tendo em vista o cumprimento de todos os requisitos necessários e impostos pelo STF.

Fonte: Poder 360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

[VÍDEO] Um dia após prefeitura abrir engorda de Ponta Negra para população, a CAERN joga esgoto no local

Foto: Reprodução

Um dia após a prefeitura do Natal abrir a engorda de Ponta Negra, imagens captadas mostram a casa de bombas da Caern (governo do Estado) jogando esgoto no local.

Segundo pessoas que estiveram no local, o esgoto “jorrava” pela encosta e escorria pela área até chegar ao mar. A Caern foi acionada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e informou que resolveu o problema no início da tarde.

Mesmo assim, a Semurb anunciou que abriu um procedimento por cometimento de infração gravíssima por parte da Caern.

Com informações  Blog do Gustavo Negreiros

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Polícia prende suspeito de matar homem que tentava separar briga em Almino Afonso

O suspeito da morte de Felipe Duarte Mantuano, de 33 anos, foi preso nesta terça-feira (22). O crime aconteceu no último sábado (19), em Almino Afonso, no Oeste potiguar. As informações são do g1 RN.

O homem teria desferido uma facada contra a vítima, que tentava separar uma briga em um bar do município. A cena foi registrada em vídeo por uma câmera de segurança.

Durante a ação, a polícia também prendeu outro homem suspeito de tentativa de homicídio, envolvido na mesma briga. Segundo as investigações, os dois suspeitos presos tentaram matar um homem de 44 anos.

Durante o conflito, outra pessoa, Felipe Duarte, tentou intervir. Ele foi atingido por uma arma branca, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.

O primeiro suspeito, um homem de 36 anos, foi localizado e preso no município de Caraúbas, por envolvimento nos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. E o segundo suspeito, de 39 anos, foi detido em Umarizal, pela prática de tentativa de homicídio.

Com informações do g1 RN e Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministério da Justiça vai notificar vendedores de creatina adulterada

Foto: Getty Images

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão ligado ao Ministério da Justiça, comunicou nessa terça-feira (22/10) que irá atuar no combate à venda de suplementos nutricionais adulterados, em especial a creatina. A Senacon disse que os responsáveis pela comercialização desses produtos, seja ela presencial ou on-line, deverão prestar os devidos esclarecimentos.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), Marcelo Bella, afirmou, em nota divulgada pela Senacon, que “produtos como a creatina, que são amplamente consumidos, apresentam níveis muito abaixo do indicado, chegando até a 0% em alguns casos. Esse cenário é alarmante”. Ele compartilhou com a Senacon as recentes análises que detectaram irregularidades no mercado de suplementos.

O secretário-executivo do Conselho Federal de Nutrição (CFN), Andrey Correa, garantiu que “a Senacon está comprometida em garantir que esses suplementos, já identificados com irregularidades, sejam retirados das plataformas de venda”.

Segundo Andrey Correa, a colaboração do CFN e da Associação Brasileira das Empresas de Produtos de Nutricionais (Abenutri) garantirá maior força para as ações de proteção ao consumidor que serão tomadas a partir da análise dos dados apresentados pelas entidades à Senacon.

Erika Carvalho, presidente do CFN, disse que é inadmissível que produtos com zero porcentual de creatina sejam comercializados de forma enganosa, com risco à saúde dos consumidores.

“A nossa missão é zelar pela alimentação saudável e segura, e essa parceria será essencial para garantir que os vendedores cumpram suas responsabilidades”, concluiu Erika Carvalho.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Médicos da UTI do Hospital Tarcísio Maia paralisam atividades por falta de pagamento

Foto: Sesap

Os médicos que prestam serviço para a empresa de Serviço de Assistência Médica e Ambulatorial (SAMA) no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, decidiram nesta quarta-feira (23), em assembleia com o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN), iniciar uma paralisação em decorrência do descumprimento de um acordo pré-processual com o governo do Estado. A paralisação, que começará oficialmente no sábado (26), terá como consequência o esvaziamento de leitos de UTI.

A reclamação pré-processual foi realizada à pedido do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), e participam a empresa SAMA, a Cooperativa Médica do RN (Coopmed), Governo do Estado e a Prefeitura de Natal. Segundo o Sinmed, desde maio o governo não vem cumprindo com os pagamentos acordados, que incluem parcelas de maio e junho, já atrasadas. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE questionou a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) sobre a situação, por e-mail, e ainda não recebeu retorno.

Durante a assembleia, os profissionais de saúde discutiram a gravidade do cenário atual, que não só afeta a remuneração, mas também a qualidade do atendimento prestado aos pacientes. A assembleia também definiu que, se até sábado ainda houver pacientes na UTI e a situação não for resolvida, eles serão transferidos para outras unidades via sistema Regula RN.

O sindicato informou que irá acionar as autoridades interessadas. Uma nova assembleia será realizada na próxima sexta-feira (25) para que sejam discutidas as estratégias no movimento.

Fonte: Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Brasil não romperá com Israel: “Só leva ao acirramento”, diz chanceler

Foto: Alex Ferro/G20

Em meio à escalada do conflito no Oriente Médio, o ministro das Relações Exteriores do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mauro Vieira, garantiu que o Brasil não vai romper relações com Israel. Na avaliação do chanceler, a medida levaria ao “acirramento da situação”.

“Não está em consideração romper relações. Romper relações não leva a nada, só leva ao acirramento da situação, pode levar a conflitos maiores na região”, disse o ministro em entrevista a jornalistas após a reunião da cúpula dos Brics, na Rússia.

Em discurso no encontro de líderes, nesta quarta-feira (23/10), o presidente Lula citou os conflitos no Oriente Médio e no Leste Europeu e chamou a ação de Israel em Gaza de “insensatez”.

“Como disse o presidente [da Turquia] Erdogan na Assembleia Geral da ONU, Gaza se tornou o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo. Essa insensatez agora se alastra para a Cisjordânia e para o Líbano”, criticou o titular do Planalto.

Venezuela no Brics

Na conversa com jornalistas, Vieira evitou comentar a possibilidade de ingresso da Venezuela no grupo de países parceiros no Brics. Segundo o chanceler, esta é uma discussão que será feita posteriormente.

“A discussão desses dias foi sobre os critérios e os princípios que vão orientar a ampliação dos Brics”, pontuou o ministro. “Quanto à lista de países, será decidido daqui para a frente. A presidência russa fará consultas para, depois, chegar a uma lista de países, que não sei quais serão. Depois disso, vai consultar com cada um dos membros atuais e vamos anunciar quais são esses países”, explicou.

Não há prazo para divulgação da lista de parceiros. A expectativa é fechar a relação até o final do ano. Caso não aconteça, a decisão sobre a entrada de novos países será tomada durante a presidência do Brasil nos Brics, que começa em janeiro de 2025.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Deputado do PL propoe cadastro de estupradores após caso de Padre preso por pedofilia

Foto: Reprodução

O ex-padre Bernardino Batista dos Santos, de 76 anos, foi preso nesta quarta-feira (23/10) em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ele foi denunciado por supostos abusos sexuais praticados contra crianças e adolescentes em Minas Gerais, quando atuava na igreja Santa Luzia.

A prisão movimentou a política local. O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL) propôs a criação de um “cadastro de estupradores”.

“Sessenta mulheres disseram que foram estupradas por esse canalha. É urgente a criação de um cadastro de estupradores, com nome, foto e cidade em que vivem esses criminosos que, muitas vezes, demoram a ir para trás das grades. Esse cadastro permanecerá mesmo após o cumprimento da sentença, uma vez que a população precisa de informações para se proteger desse tipo de gente”, afirmou.

Bernardino Batista dos Santos era conhecido como “Santo do Paraíso”. A alcunha foi dada ao religioso por causa do período em que atuou como padre da Igreja de Santa Luzia, no bairro Paraíso, que fica na Zona Leste de Belo Horizonte.

Por causa das denúncias, ele foi afastado pela Arquidiocese de Belo Horizonte em 2021. De acordo com os relatos das supostas vítimas, os crimes teriam começado nos anos 1970 e seguiram até o início dos anos 2000, quando Bernardino ainda atuava como padre.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pix deve impulsionar PIB do Brasil em R$ 280,7 bilhões até 2028, aponta estudo

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC), deve impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em R$ 280,7 bilhões até 2028, segundo o Relatório de Impacto Econômico e Inclusão Financeira, desenvolvido pela ACI Worldwide em parceria com a The Centre For Economics and Business Research.

Segundo o estudo, o valor é equivalente a 2,41% do PIB do Brasil combinado ou a produção de 2,5 milhões de trabalhadores.

Vale dizer que no último ano, os pagamentos em tempo real contribuíram para um incremento de R$ 138,3 bilhões no PIB brasileiro, o equivalente a 1,32% do PIB combinado ou a produção de 1,3 milhão de trabalhadores, segunda traz o relatório.

De acordo com o levantamento, o Brasil lidera o ranking de países da América Latina que mais se beneficiaram da adoção da tecnologia.

Em segundo lugar, está o México (US$ 12,8 bilhões até 2028), seguido por Argentina (US$ 19,3 bilhões até 2028), Chile (US$ 740 milhões até 2028) e Peru (US$ 376 milhões até 2028).

Segundo o relatório, atualmente, somente o Brasil é responsável por 75% de todas as transações em tempo real da América Latina.

Além disso, o estudo mostra o impacto do uso do Pix na inclusão financeira, isso porque é esperado um aumento de 2,8 milhões de novos correntistas até 2028.

“A conexão entre pagamentos em tempo real e inclusão financeira, deve desencadear ainda mais inovação entre fintechs e instituições, criando novas experiências e oportunidades para o conjunto crescente de usuários”, destaca Vlademir Santos, head no Brasil da ACI Worldwide.

A nível mundial, estima-se que pagamentos em tempo real possam gerar um acréscimo adicional de US$ 285,8 bilhões no PIB global, equivalente ao trabalho de 16,9 milhões de trabalhadores, além de criar 167 milhões novos titulares de contas bancárias até 2028.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *