Está na Folha de São Paulo,
Dezenove dos 27 campeonatos estaduais do Brasil terão o mesmo patrocinador nos próximos dois anos. Há a possibilidade de este número aumentar hoje para 20, com a inclusão do Tocantins.
O inédito aporte financeiro de uma mesma empresa –no caso, a montadora automobilística Chevrolet– à maioria dos torneios regionais teve a participação direta de Marco Polo Del Nero, presidente da federação mais rica do país, a paulista, e um dos vice-presidentes da CBF.
Del Nero é cotado para concorrer à presidência da entidade em abril de 2014.
As 27 federações filiadas à CBF são a maioria do eleitorado que define o presidente. Os 20 clubes da Série A no ano da escolha também participam da votação.
“Não tem nada a ver [eleição com a ajuda às federações]. O assunto eleição vai ser tratado posteriormente, pelo presidente [José Maria Marin]. É antiético falar disso agora”, disse Del Nero.
A Chevrolet dará seu nome aos 19 campeonatos com os quais fechou contrato, o chamado “naming rights”. Foi criada um mesmo logo para todos os torneios, mudando apenas a cor, que faz alusão às bandeiras dos Estados.
Dos campeonatos mais importantes do país, só o do Rio de Janeiro, sem acerto financeiro, e o de Pernambuco, que já tem outro patrocinador, não fecharam o acordo.
Ficaram de fora também Amapá, Roraima, Brasília, Pará, Espírito Santo e Tocantins. Este último ainda negocia e pode acertar nesta quarta-feira.
“Nós demos a ideia ao Marco Polo de estender o patrocínio a outros campeonatos. Trabalhamos em conjunto, ele intermediou com as federações, e eu fui fechando os acordos”, disse Sérgio Gomes, representante da Chevrolet para o futebol.
Gomes conheceu o presidente da federação paulista em 2011, quando levou a ele a proposta de dar o nome da Chevrolet ao Paulista. Em 2012, a empresa patrocinou, além do Estadual de São Paulo, os campeonatos Goiano, Mineiro e Paranaense.
Em junho passado, Del Nero assumiu como vice-presidente da CBF para a região Sudeste, após José Maria Marin ascender para a presidência da entidade com a renúncia de Ricardo Teixeira.
“Lógico que facilitou os contatos o fato de o Marco Polo estar na CBF, mas a ideia de ajudar as outras federações já estava definida antes mesmo de ele ter esse cargo na CBF”, disse Gomes.
A empresa não divulga valores dos contratos, mas a Folha apurou que para campeonatos de menor porte de Norte, Centro-Oeste e parte do Nordeste, o montante pago será de R$ 150 mil a R$ 300 mil por temporada.
Pode parecer pouco, comparado aos milhões que paulistas, mineiros e gaúchos recebem, mas não é. A federação do Piauí, por exemplo, teve como receita bruta em 2011, ano do último balanço divulgado, R$ 272,4 mil.
“É bom para as pequenas [federações], mas para as grandes também. Todo mundo precisa de patrocínio. Muitos vêm aqui, clubes e federações, pedem ajuda para ter um patrocínio. É nossa obrigação ajudar”, disse o vice-presidente da CBF.
CARROS COMO PRÊMIO
Além de dar o nome aos campeonatos, a Chevrolet terá placas estáticas nos estádios e carros expostos nas principais partidas. Também haverá desconto para a compra de automóveis caso as federações queiram fazer promoções para torcedores com sorteios, por exemplo, ou dar os carros como premiação aos times mais bem colocados.
além do voto da FNF, o que esse senhor tá querendo mais daqui?