Foto: Pedro Kirilos/Estadão
Luiz Inácio Lula da Silva se tornou o presidente que mais liberou emendas parlamentares em um único mês na história. O recorde foi batido em julho, quando o governo destinou R$ 11,8 bilhões para Estados e municípios por indicação de deputados e senadores.
Em nenhum período anterior houve uma liberação nesse montante em 30 dias, conforme levantamento da Associação Contas Abertas com dados do Siga Brasil, sistema do Senado Federal, ao qual o Estadão teve acesso. O governo é obrigado a destinar os recursos obedecendo a escolha do parlamentar, mas o momento da liberação fica sob controle do Executivo.
No mesmo mês em que bateu o recorde de emendas, o Executivo bloqueou recursos da educação básica, da alfabetização de crianças, do Auxílio Gás e da Farmácia Popular, como revelou o Estadão. Ou seja, blindou o dinheiro de maior interesse dos parlamentares e cortou em outras áreas.
O que explica o valor recorde? As emendas crescem ano a ano. Por trás da liberação bilionária, está uma fatura da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, aprovada em dezembro, antes de Lula tomar posse, mas negociada pela equipe do petista na transição. Com a extinção do orçamento secreto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), parte do dinheiro turbinou as emendas individuais, aquelas indicadas por cada deputado e senador.
A manobra provocou o aumento de outro tipo de recurso, ainda mais nebuloso, as emendas Pix. De toda a liberação que ocorreu em julho, R$ 6,4 bilhões dizem respeito a esse tipo de transferência, destinados durante a votação da reforma tributária na Câmara.
O dinheiro da emenda Pix não fica carimbado para nenhuma despesa específica e não há fiscalização nem prestação de contas. Na prática, a sociedade brasileira não sabe onde vai ser gasta a maior parte das emendas liberadas pelo Poder Executivo no último mês e o dinheiro é aplicado sem justificativa técnica. O prefeito, por exemplo, pode usar o dinheiro para construir uma praça sendo que a cidade precisa de escola. Além disso, vários parlamentares privilegiam prefeitos do mesmo partido e parentes.
Durante a campanha, Lula atacou frequentemente o orçamento secreto criado pelo governo Bolsonaro e a falta de transparência no encaminhamento do dinheiro a parlamentares. Mesmo depois de eleito, Lula chegou a afirmar que emendas não deveriam ser “secretas”. “Todo mundo sabe o que eu penso de emenda parlamentar. Eu fui deputado constituinte e eu sempre achei a emenda do deputado é importante, o que não precisa é ser secreta”, afirmou em dezembro, durante coletiva em que anunciou os primeiros ministros que ocupariam cargos em seu governo.
A PERGUNTA É!
JÁ PODE CHAMAR O LULA DE THUTHUCA DO CENTRÂO???
Lula teve que se render. O poder tá na mão de quem tá com a grana, e os deputados sentiram o gostinho da grana com as emendas parlamentares vultuosas de 2020 a 2022, e não vão mais abrir mão. Uma dúvida que tenho: Bolsonaro abriu mão desse dinheiro, passando-o para a tutela dos deputados, porque fazia parte do projeto Mais Brasil e menos Brasília? Ou porque era um executivo fraco, sem projetos e que perdeu esse poder para o Centrão por incapacidade?
No Brasil apaixonado de hoje (onde 90% dos eleitores ama um político e odeia o outro), acho difícil encontrar alguma opinião coerente sobre esse fato.
Estou com saudades do orçamento secreto do governo anterior que ninguém sabia de onde vinha , nem pra quem ou onde ia…
Estamos lascado, trabalhando , e sendo roubado, governantes ladrões, mas quiseram assim , agora façam o L
E cortou verba para Educação,Saúde e Segurança… Faz o L bando de idiota
Está afundando o país. Faz o ELE. Eu acho é pouco…
O pai dos pobres não tem apego ao dinheiro. Esse valor daria para acabar com a fome no Brasil ?
Durante a campanha, Lula atacou frequentemente o orçamento secreto criado pelo governo Bolsonaro e a falta de transparência no encaminhamento do dinheiro a parlamentares. Mesmo depois de eleito, Lula chegou a afirmar que emendas não deveriam ser “secretas”. “Todo mundo sabe o que eu penso de emenda parlamentar. Eu fui deputado constituinte e eu sempre achei a emenda do deputado é importante, o que não precisa é ser secreta”, afirmou em dezembro, durante coletiva em que anunciou os primeiros ministros que ocupariam cargos em seu governo. NÃO ACREDITO QUE O MAIS RETARDADO DOS RETARDADOS ACREDITAVA NA CONVERSA DESSE INDIVÍDUO. TENHO QUE ACREDITAR QUE POLÍTICA SE TORNOU ALGO SEMELHANTE AO FUTEBOL. OU SEJA, O POVO NÃO VISA A PESSOA DO CANDIDATO, SIM O PARTIDO, COMO VIMOS ATÉ HOJE, A TRADICIONAL DISPUTA ENTRE BACURAU E BICUDO AQUI NO NOSSO ESTADO. O CANDIDATO POR MAIS INCOMPETENTE QUE SEJA, JÁ TENDO OUTROS MANDATOS DESASTROSOS, MUITA GENTE AINDA SE ATREVE VOTAR POR SER UM BICUDO OU BACURAU. SÓ ISSO, PRA MIM, JUSTIFICA ALGUÉM TER VOTADO NESTE EX-PRESIDIÁRIO. VOTOU POR PAIXÃO, RAIVA DO BOLSONARO. NÃO COM EXPECTATIVA QUE ELE FOSSE FAZER O PAÍS MUDAR PARA MELHOR. ATÉ PORQUE, GALÃO QUE LEVA QUEROSENE, NUNCA PERDE O CHEIRO. E O CHEIRO DESSA FIGURA, HOJE PRESIDENTE, É DE CORRUPÇÃO.
RETARDADO NÃO, cúmplice mesmo. Todos esses que defendem LULADRAO são da laia do Criminoso de nove dedos. Todos canalhas e bandidos igual ao rato 🐀 LULADRAO.
Arrocha luladrao, o povo brasileiro merece
Tem que comprar muita gente. Enquanto políticos se enchem de dinheiro a pobreza fica na lama. 👒 de 😵💫 é 🔨.
Não tem importância , o amor venceu e pronto ! Vai no mercado vê os preços dos alimentos depois do aumento do diesel , vamos viver de AMOR. Parabéns a todos q fizeram o L.