Brasil

Rafa Puglisi, dentista das celebridades, morre aos 35 anos após mergulhar e bater a cabeça no fundo da piscina de casa

Dentista das celebridades, Rafael Puglisi morre aos 35 anos após acidente  em SP

Foto: Reprodução

Rafa Puglisi, famoso por ser dentista de diversas celebridades, morreu após se acidentar na piscina de casa, nesta segunda-feira (18/9), aos 35 anos. A informação foi confirmada pela família do profissional nas redes sociais.

“Hoje pela manhã, Rafa foi fazer sua natação matinal, como de costume, estava em casa se preparando para entrar na sua piscina e mergulhar de ponta, como faz todos os dias! Porém, hoje, Deus quis que esse mergulho fosse diferente e Rafa acabou batendo a cabeça!”, explica a postagem feita no Instagram do próprio dentista.

A família afirmou que os médicos ainda tentaram reanimar Rafael, porém, o dentista já chegou sem vida no hospital. Na certidão de óbito divulgada, a causa da morte consta como “traumatismo cranioencefálico”.

O dentista tem mais de 4 milhões de seguidores no Instagram e já atendeu famosos como Whindersson Nunes, Hugo Gloss, Giovanna Ewbank, Neymar e Juliette.

Nos comentários do post, celebridades desejaram força à família e lamentaram a partida do dentista. “Eu não acredito. Descanse em paz, Rafa”, escreveu Gabi Martins. “Que tristeza. Mas Deus sabe de todas as coisas”, disse Thomaz Costa.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Autoridades prestigiam posse de Paulinho Freire em Natal

Foto: Adriano Abreu

Autoridades e lideranças políticas do Rio Grande do Norte vieram prestigiar a posse do novo prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil) e de sua vice, Joanna Guerra (Republicanos). A posse acontece nesta quarta-feira (1°) no Teatro Riachuelo, em Natal.

Entre as autoridades presentes estão lideranças políticas, ex-vereadores, ex-secretários da gestão de Álvaro Dias e representantes de diversos segmentos.

Quem veio acompanhar a posse foi o senador da República e ex-ministro Rogério Marinho (PL-RN). Ele disse nutrir boas expectativas para a gestão de Paulinho.

“Esperamos que o prefeito faça um grande mandato. Estamos prontos para apoia-lo. Ele é alguém que conhece os dois lados do balcão. Veio da iniciativa privada, da principal atividade econômica do Estado que é o turismo e entretenimento. Tem experiência tanto do ponto de vista administrativo como político e tem o apoio de uma parcela expressiva da sociedade e de uma boa parte da bancada federal. Acredito que Paulinho tem tudo para fazer um bom trabalho”, disse.

Quem também veio acompanhar a posse foi o deputado federal General Girão (PL), um dos que primeiro anunciou apoio a candidatura de Paulinho Freire no ano passado.

“Fui o maior apoiador dos quatro anos do prefeito Álvaro Dias. E eu fiz isso porque confiei e confio na pegada e na gestão de toda a equipe que o Álvaro Dias tinha constituído para fazer o trabalho em prol de Natal. Então por isso sempre tive bons olhos para Natal. E o Paulinho é um colega de parlamento, é uma pessoa que eu tenho amizade com a família e nessa amizade que nós construímos nós entendemos que sendo o nome dele o nome mais forte para concorrer ele deveria ser apoiado por nós. Então nós fizemos isso daí com toda tranquilidade do mundo. Enfrentamos uma situação de narrativas que fazem parte hoje do dia a dia do Brasil”, declarou.

Nomes do setor produtivo do Estado também vieram acompanhar a posse do novo prefeito. O presidente da Federação da Indústria do RN (Fiern), Roberto Serquiz, disse que o Plano Diretor renovado e a recuperação da Praia de Ponta Negra podem ser fatores que ajudem a gestão de Paulinho Freire neste primeiro momento.

“Ele recebe a prefeitura com condições boas, com dois instrumentos importantes da economia: o Plano Diretor, que já é uma realidade e que tem perspectiva de geração e arrecadação e a recuperação de Ponta Negra. investimento. Com esses dois instrumentos gerando arrecadação, vão dar uma condição para que ele possa investir nas necessidades essenciais da população, que é a saúde, a educação e a segurança. Então, eu tenho uma expectativa muito positiva por essa experiência de prefeito Paulinho, mas sobretudo também porque ele está com um ambiente favorável para evoluir”, apontou.

Já o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN), Marcelo Queiroz, espera parcerias com o setor privado para os próximos quatro anos.

“A Fecomércio tem sido, ao longo de todos os anos, parceiro da Prefeitura, estamos desenvolvendo vários projetos juntos e esperamos que tenham a oportunidade de sair. Temos um bom relacionamento com o Paulinho, com a Joana, com a Câmara Municipal, então a gente espera que essas parcerias continuem a trazer novos projetos para Natal”, apontou.

Nomes da bancada estadual também participam da cerimônia de posse de Paulinho Freire, como o deputado Hermano Morais (PV). O Arcebispo de Natal, Dom João Santos Cardoso, também acompanha a cerimônia.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Eriko Jácome é eleito para novo mandato na presidência da Câmara de Natal; veja a Mesa Diretora

Foto: reprodução/Istagram

Atual presidente da Câmara Municipal de Natal, o vereador Eriko Jácome (PP) foi reeleito para mais um biênio à frente do Legislativo municipal.

A eleição aconteceu logo após a posse dos parlamentares que vão ocupar o cargo nessa 20ª Legislatura. Em votação com chapa única, Jácome teve 25 votos a favor, três contra e uma abstenção.

As vereadoras Brisa Bracchi, Samanda Alves e Thabata Pimenta votaram não e Daniel Valença se absteve.

Foi aberto um prazo regimental para definição de quem vai ocupar a 2º vice-presidência, 2ª e 3ª secretarias. Foram 25 votos a favor e quatro abstenções nessa votação dos cargos da Mesa.

A formação da Mesa Diretora confirmada é a seguinte:

Presidente – Eriko Jácome

1º vice-presidente – Robson Carvalho

2º vice-presidente – Daniel Santiago

3º vice-presidente Tony Henrique

1º secretário- Kleber Fernandes

2º secretário – Camila Araújo

3º secretário – Anne Lagartixa

4º secretário – Herbert Sena

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

61% dos brasileiros acham que economia está no caminho errado, aponta Datafolha

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Pesquisa divulgada pelo Datafolha aponta que 61% dos brasileiros consideram que a economia do país está no caminho errado. Por outro lado, 32% dos entrevistados avaliam que o rumo está correto, e 6% não souberam responder.

Sobre a percepção da situação econômica nos últimos meses, 45% dos entrevistados disseram que ela piorou, 31% consideram que permaneceu como estava, e 22% acreditam que houve melhora.

Apesar dos números apresentados pelo Datafolha, a previsão do PIB deste ano ficou acima das expectativas. Em seu Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado em dezembro, o Banco Central elevou a projeção de crescimento da economia brasileira em 2024. A estimativa passou de alta de 3,2% para 3,5%. Para 2025, a previsão passou de 2,0% para 2,1%. As projeções anteriores foram realizadas em setembro.

Perspectiva quanto ao desemprego

Quando o assunto é o desemprego, a maioria dos entrevistados (41%) acredita que ele deve aumentar em 2025, enquanto 33% acham que a taxa ficará estável e 24% esperam uma redução. No entanto, o desemprego nunca esteve tão baixo no país, atingindo em novembro o menor patamar da História com taxa de 6,1%, segundo dados do IBGE.

A pesquisa foi realizada com 2.002 entrevistas feitas entre os dias 12 a 13 de dezembro de 2024, em 113 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] IMPRESSIONANTE: Multidão celebra a chegada de 2025 na nova orla da praia de Ponta Negra com a engorda realizada

 


Imagens: Rafael Andrade

A chegada de 2025 foi celebrada em grande estilo na capital potiguar. Uma multidão formada por natalenses e turistas se fez presente na nova orla da praia de Ponta Negra com a engorda realizada, aproveitando os shows de Fabinho Miranda, Beto Barbosa, Netinho e Thullio Milionário, e ainda contemplando um show pirotécnico.

A queima de fogos em Ponta Negra emocionou quem foi conferir de perto. A faixa de areia ampliada ficou completamente lotada. Era difícil encontrar algum espaço. Maria Eulália, 43, sempre passa as viradas de ano na Praia de Ponta Negra. A moradora do bairro Nordeste não poupou elogios aos festejos deste ano: “Foi uma experiência incrível. Poder celebrar a chegada de 2025 com meus amigos e familiares nesse belo cartão postal, que agora depois da engorda está ainda mais belo”, disse.

A nova face da praia de Ponta Negra segue encantando não só os natalenses, mas também os turistas. Visitando Natal depois de mais de 12 anos da primeira vinda, o casal paranaense Elson e Nadir Lima ficaram maravilhados com o que encontraram: “Natal cresceu, se desenvolveu, está mais bonita do que nunca. A nova Praia de Ponta Negra também está um verdadeiro paraíso. Essa faixa de areia a largada trouxe um charme todo especial para esse local encantador. Vamos voltar mais vezes”, contou Nadir.

Opinião dos leitores

  1. A oligarquia Alves com seu legítimo representante que foi prefeito diversas vezes com o voto do natalense,foi um verdadeiro atraso para a cidade. Álvaro Dias deu um show de administração e mostrou para essa oligarquia que quando se sabe administrar e tem competência se faz. Espero que o povo natalense continue votando certo e tire da vida pública esses políticos que nada fizeram para Natal e para o nosso Estado. Agora estamos colhendo os frutos de quem fez pela cidade. Xô atraso agora vamos ter uma orla melhor que João Pessoa com certeza.

    1. Nero, nenhum Alves presta!
      Essa oligarquia politica é responsável pelo atraso do RN.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Religião

Arquidiocese de Natal divulga programação para tradicional festa de Santos Reis

Foto: Manoel Barbosa/ Secom

A Arquidiocese de Natal apresentou a programação para a tradicional festa de Santos Reis, co-padroeiros da capital potiguar, celebrada no dia 6 de janeiro, no Santuário de Santos Reis, situado na zona Leste de Natal.

Mas antes, no próximo dia 5, às 5h da manhã, será realizada uma caminhada penitencial para o Forte dos Reis Magos, concluindo com a celebração da missa

Veja a programação da para o dia 6 de janeiro, feriado em Natal:

7h – Missa presidida pelo Pe. Thalles Henrique, vigário paroquial da Paróquia de Santa Teresinha;
9h – Missa solene, presidida pelo arcebispo emérito de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha;
10h – Celebração do sacramento do batismo;
11h – Missa da Coroa de Estrelas, presidida pelo Padre Gleiber Dantas de Melo, da Diocese de Caicó;
16h – Procissão com a imagem dos três Reis Magos pelas ruas do bairro de Santos Reis, concluindo com a missa, presidida pelo Mons. José Sílvio de Brito, vigário geral da Arquidiocese.

Com informações de Ponta Negra News

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

67% dos brasileiros acreditam que inflação irá piorar em 2025, diz Datafolha

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A população brasileira está mais pessimista com a alta dos preços no país. De acordo com a pesquisa de opinião feita pelo Datafolha, 67% dos entrevistados acreditam que a inflação irá piorar em 2025. No ano anterior, o percentual era de 51%.

Em contrapartida, os salários não devem acompanhar o mesmo ritmo de aumento dos preços, é o que acredita 39% dos entrevistados. O percentual anteriormente era de 30% no ano passado. Outros 31% apostam que ficará como está e 27% acham que irá aumentar.

Projeções oficiais do governo e pesquisa de expectativas para a economia também apontam uma piora da percepção sobre a inflação.

No último Relatório Focus, do Banco Central (BC), economistas ouvidos elevaram as expectativas para a inflação em 2025. Para este ano, o mercado enxerga que o IPCA termine o período com uma alta de 4,96%.

Se confirmados esses cenários, ambos os anos terminarão com a inflação acima do teto do objetivo — o centro da meta oficial para a inflação é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas em 113 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Mulher comemora acertos em apostas diferentes na Mega da Virada, acreditando ter ganhado prêmio e viraliza

Uma técnica de enfermagem acreditou por alguns instantes que teria sido uma das ganhadoras da Mega da Virada, no último dia de 2024, na terça-feira, 31. Oito apostas dividiram o prêmio recorde de R$ 635 milhões.

Ela estava de plantão e junto com colegas, conferiu os números do sorteio. Realmente a trabalhadora tinha acertado as seis dezenas, só que em jogos diferentes. Na realidade, na sua melhor aposta, ela acertou apenas dois números.

O momento da comemoração foi filmado por uma colega de trabalho, postado no Tik Tok e logo viralizou.
O vídeo alcançou mais de 1,2 milhão de visualizações até as 14h desta quarta-feira (1º).

“Pena que olhou a ordem errada. Mas valeu a descarga de adrenalina… Até embora ela foi…
OBS: todo mundo do plantão conferiu o cartão junto”, escreveu a amiga na publicação.

A Tarde

Opinião dos leitores

  1. Me lembrei do vídeo dos bozoloides comemorando o “Não vai ter posse” os gritinhos, os pulinhos. E muita gente sem noção nesse país.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Papa Francisco critica aborto e pede perdão ou redução das dívidas de países pobres

Foto: Reprodução/Instagram

O papa Francisco celebrou, nesta quarta-feira (1º), a Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, na data em que a Igreja Católica comemora o Dia Mundial da Paz. Em homilia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o pontífice fez críticas a guerras e aborto e também pediu cancelamento ou redução das dívidas de países pobres.

Francisco fez apelo por dignidade à vida de cada ser “nascido de uma mulher”. “Por isso, faço apelo a um firme compromisso de promover o respeito pela dignidade da vida humana, desde a concepção até à morte natural, para que cada pessoa possa amar a sua vida e olhar para o futuro com esperança”, disse.

Em referência a 2025 como ano de Jubileu, celebrado a cada 25 anos, Francisco pediu que fiéis entreguem alegrias, preocupações, questões e sofrimentos a Maria. “Confiemos-lhe o mundo inteiro, para que a esperança renasça e a paz germine finalmente em todos os povos da terra”, completou.

Novamente citando o Jubileu, o pontífice pediu que “governantes dos países de tradição cristã” deem “bom exemplo”. “Cancelando ou reduzindo o mais possível as dívidas dos países mais pobres”, falou Francisco.

“O Jubileu pede para traduzir esta remissão no âmbito social, para que nenhuma pessoa, nenhuma família, nenhum povo seja sufocado pelas dívidas”, explicou.

O pontífice ainda criticou guerras e pediu orações para pessoas em locais de conflito: “Rezemos para que cessem os combates e se invista decididamente na paz e na reconciliação. Penso na martirizada Ucrânia, em Gaza, Israel, Mianmar, Kivu do Norte e em tantos povos em guerra”. “Irmãos e irmãs, a guerra destrói. Destrói sempre! A guerra é sempre uma derrota. Sempre”, afirmou.

“As mães sempre têm seus filhos no coração. Hoje, neste primeiro dia do ano, dedicado à paz, pensemos em todas as mães que se alegram em seus corações, e em todas as mães cujos corações estão repletos de dor, porque seus filhos foram levados pela violência, pela soberba, pelo ódio. Como é bela a paz, que alegra a vida dos povos! Como é desumana a guerra, que despedaça o coração das mães!”

SBT News

Opinião dos leitores

  1. Sua Santidade bem que poderia pagar as dividas pois o Vaticano ,creio eu, com apenas 1por cento de sua riqueza pagariam tranquilamente essas dividas..Em vez de está sugerindo alguém perdoar dê o exemplo.v

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MEGA DA VIRADA: 10 apostas do RN acertam cinco números e levam prêmios de até R$ 988 mil

Foto: Leonidas Santana/Shutterstock

Dez apostas feitas no Rio Grande do Norte acertaram cinco números na Mega-Sena da Virada, último concurso de 2024, cujo sorteio foi realizado na noite desta terça-feira (31), em São Paulo.

Com o resultado, as apostas potiguares que acertaram a quina levaram prêmios de até R$ 988 mil.

Os números sorteados foram: 01 – 17 – 19 – 29 – 50 – 57

Para quem acertou a quina, ou seja, cinco números, o valor do prêmio foi de R$ 65.895,79. Dependendo da quantidade de números apostados no bolão, o valor pode aumentar. As apostas potiguares com 6 números ganharam R$ 65.895,79.

Já um bolão feito em uma lotérica de Parnamirim com 20 números ganhou R$ 988.436,00.

Confira os locais das apostas potiguares que acertaram a quina:

  • Antônio Martins – R$ 65.895,79
  • Extremoz – R$ 65.895,79
  • João Câmara – R$ 65.895,79
  • Natal – R$ 263.583,00
  • Natal – R$ 65.895,79
  • Natal – R$ 65.895,79
  • Natal – R$ 65.895,76
  • Natal – R$ 65.895,78
  • Natal – R$ 65.895,79
  • Parnamirim – R$ 988.436,00

Oito apostas acertaram as seis dezenas e vão dividir o prêmio de R$ 635.486.165,38, o maior valor da história do concurso especial. As vencedoras são do prêmio máximo são de Brasília (DF), com 2 apostas vencedoras; Nova Lima (MG), com 1 aposta vencedora; Curitiba (PR), com 2 apostas vencedoras; Pinhais (PR), com 1 aposta vencedora; Osasco (SP), com 1 aposta vencedora; e Tupã (SP), com 1 aposta vencedora.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INSS tem novas regras na aposentadoria a partir desta quarta (1º); veja quais são e quem consegue o benefício

Foto: Divulgação/INSS

Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que estavam perto de cumprir os requisitos para a aposentadoria no ano passado devem conferir, em 2025, se já atingiram as condições mínimas para pedir o benefício.

As regras mudam a partir desta quarta-feira (1º). As alterações atingem os contribuintes que já estavam no mercado de trabalho —pagando o INSS como autônomo ou por ter emprego com carteira assinada— e têm regras de transição para se aposentar.

Os requisitos são atualizados ano a ano após a reforma da Previdência, publicada em 13 de novembro de 2019.

Uma das regras de transição aprovadas na época não se aplica mais, apenas se o cidadão cumpriu os requisitos naquele período e consiga comprovar, com documentos, que tem direito a ela.

Trata-se do pedágio de 50%, que consiste em trabalhar por mais metade do tempo que faltava para pedir o benefício em 13 de novembro de 2019, no caso de quem estava há ao menos dois anos de se aposentar. As mulheres precisavam ter 28 anos de contribuição e os homens, 33 anos.

Isso porque o benefício por tempo de contribuição era concedido aos 30 anos de INSS (mulher) ou 35 anos (homem).

Outra regra que deixou de valer foi a da idade mínima para a aposentadoria por idade das mulheres. Antes, elas se aposentavam com 60 anos de idade. A partir da reforma, a idade mínima foi subindo seis meses a cada ano, até chegar em 62 anos em 2023, regra que vale a partir de então.

Quais as regras de transição para a aposentadoria?

Pedágio de 100%

Os segurados que estão na ativa podem se enquadrar na regra de transição do pedágio de 100%, que consiste em trabalhar e pagar o INSS por mais 100% do tempo que faltava para a aposentadoria na data de início da reforma —novembro de 2019.

Neste caso, se o cidadão estava a dois anos do benefício por tempo de contribuição, que exige 30 anos de pagamentos ao INSS das mulheres e 35 anos, dos homens, deve trabalhar mais dois anos, por exemplo, somando quatro.

Pontos

Há também a regra de transição por pontos, que determina o direito à aposentadoria ao atingir uma pontuação mínima, somando tempo de contribuição e idade. Em 2025, a pontuação será de 102 para os homens e 92 para as mulheres.

Os pontos sobem a cada ano, até chegar em 105 (homens) e 100 (mulheres) em 2033. É preciso ter o tempo mínimo de contribuição de 35 anos e 30 anos, respectivamente.

Idade mínima

A outra regra de transição válida é a da idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição. Homens devem ter, no mínimo, 35 anos de contribuição ao INSS e mulheres, 30 anos. A idade mínima exigida deles é de 64 anos e, delas, 59 anos. Essa idade sobe meio ponto a cada ano.

Veja a idade mínima para se aposentar a cada ano

Transição para os professores

Os professores que já estavam no mercado de trabalho formal, em escola particular, podem se aposentar pela regra de transição, que também muda em 2025. Há duas opções, por pontos e por idade mínima. A diferença é que professores e professoras se aposentam com tempo mínimo menor do que os demais segurados.

a transição por pontos, eles devem cumprir o tempo mínimo de contribuição e atingir a soma necessária da idade e do tempo de contribuição. A pontuação será acrescida de um ponto a cada ano até atingir o limite de 100 pontos para mulher e 105 pontos para homem.

  • O somatório da idade e do tempo de contribuição em 2025 é de 87 anos para as mulheres e 97 para os homens
  • O tempo mínimo de contribuição é de 25 e 30 anos, respectivamente

Na regra de transição por idade mínima, a idade aumenta seis meses a cada ano até atingir o limite de 57 anos para mulher e 60 anos para homem.

  • Em 2025, a idade mínima de contribuição será de 54 anos para mulheres e 59 para os homens
  • O tempo de contribuição mínimo é de 25 e 30 anos, respectivamente

Cálculo do benefício

Até a reforma da Previdência, a média salarial da aposentadoria, que é a base para calcular o valor a ser recebido, era obtida considerando os 80% maiores salários entre julho de 1994 e o mês anterior ao pedido. Os 20% menores eram descartados.

Depois de 13 de novembro de 2019, o cálculo da média passou a levar em consideração todos os salários de contribuição desde julho de 1994 até o mês anterior do pedido, sem descartar os menores, o que faz com que o valor do benefício seja menor em comparação com a regra anterior.

Pelas regras de transição, o valor da aposentadoria segue o cálculo de 60% da média salarial mais 2% para cada ano acima de 15 anos de contribuição (para mulheres) e 20 anos de contribuição (para homens).

O valor final é limitado ao teto do INSS e não pode ser inferior ao salário mínimo, que sobe para R$ 1.518 a partir desta quarta.

Como saber quando posso me aposentar?

Por meio do aplicativo ou site Meu INSS é possível simular a aposentadoria e checar qual regra de transição já atingida e é mais vantajosa. O sistema leva em consideração as informações que estão no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), base de dados do governo federal.

Antes de fazer a simulação, o segurado precisa ver se todos dados e informações sobre seus empregos e/ou suas contribuições como autônomos estão corretos. Vale a pena verificar se vai atingir alguma outra regra mais vantajosa em poucos anos e esperar, caso seja possível.

Direito adquirido

Quem conquistou o direito à aposentadoria em 2024 ou antes da reforma tem o chamado direito adquirido. Isso significa que pode se aposentar com as regras válidas naquela data, se forem mais vantajosas.

O direito adquirido é respeitado mesmo para quem não pediu a aposentadoria ainda. No entanto, é preciso provar com documentos contemporâneos —da época do trabalho— que atingiu melhores condições.

Como saber se devo adiar a aposentadoria ou me aposentar já?

A decisão de pedir o benefício ao INSS ou não é muito particular e deve ser analisada de forma que não prejudique o segurado no futuro. A reforma da Previdência foi aprovada com a intenção de fazer com que os segurados adiem o pedido da aposentadoria.

Quem atinge o direito e pode ter regra mais vantajosa em breve pode esperar e ganhar mais, mas deve saber que estará abrindo mão de renda. No entanto, se esperar mais, vai ganhar mais.

Quais são e para quem vale as novas regras da reforma da Previdência?

A principal mudança a reforma da Previdência foi a instituição de idade mínima para homens e mulheres pedirem o benefício. Eles devem ter 65 anos e elas, 62. O tempo de contribuição é diferente. Mulheres precisam contribuir por, no mínimo, 15 anos. Homens precisam pagar o INSS por ao menos 20 anos.

Cada ano que ultrapassar o tempo mínimo garante um acréscimo de 2% sobre a média salarial. Quem tem o tempo mínimo recebe 60% sobre a média.

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *