Está no Link do Estadão: “Xingar muito no Twitter” virou frase feita na rede. E na hora de reclamar seus direitos de consumidor, é a melhor saída. Por que? As empresas não querem ter suas imagens arranhadas. Se você ligar no 0800, só você, o atendente e a empresa saberão. Ídem no Procon.
No Twitter e no Facebook, por outro lado, a reclamação se espalha entre seus amigos e estranhos. E as empresas saem correndo para resolver o problema para não correr risco de perder clientes.
A Folha publicou o tempo médio de resposta pelas redes sociais e nos canais tradicionais. Espantem-se: quem reclama pelo Twitter, tem resposta até 8,4 mil vezes mais rápida do que pelo Procon. Pelo Facebook, até 1,4 mil. Vamos à tabela:
– Twitter: resposta entre 5 min. e 2 horas; resolução do problema em até 24h
– Facebook: resposta entre 30 min e 6 horas; resolução em até 24h
– Chat: resposta em anté 5 dias úteis; resolução em mais de 5 dias úteis
– 0800: resposta em até 5 dias úteis; resolução em mais de 5 dias úteis
– Procon: resposta em até 1 mês; sem prazo para resolução
Tenho coleção de reclamações, porque faço questão de ter meus direitos preservados, principalmente quando atinge o lado consumidora.
Porém, um que estou vivenciando, se tornou um desafio na minha vida. Resumo: no dia 24 de janeiro a inoperante vivo/telefônico efetivou portabilidade de duas linhas telefônicas da empresa que trabalho sem autorização. Desde então, por incompetência da inoperante oi o principal telefone não funciona 100%. Até uns quinze dias atrás não recebia nenhuma ligação, hoje continua sem receber ligações originadas de celular. 17 protocolos no 0800 empresarial, três reclamações na ANATEL, publicação no facebook (que foi o canal que cutucou o ego deles). A inoperante oi ainda teve a capacidade/competência de enviar fatura, que contestei, e a inoperante deu como procedente parte da fatura. Dá para acreditar? Só que amanhã teremos mais capítulo, pois, devido a portabilidade feita sem autorização, em uma das linhas a internet foi embora. Solicitei reinstalação e a partir daí, recebi diversas ligações de pesoas sempre dizendo alguma coisa parecida com: favor anotar login e senha para acessar provedor (que a empresa tem além do registro de domínio) e em todas as ligações eu solicitava que ligassem no celular, porque assim eu poderia gravar. Na sexta-feira, ligação, solicitação de que ligasse no celular, e assim foi feito. Cutuquei, perguntei até que a atendente Daiane, do provedor Terra, confirmou que estava ligando porque a inoperante oi havia disponibilizado os dados da empresa. NA CONTRAMÃO DA LEI, DA RESOLUÇÃO DA ANATEL, DO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR, ALÉM DE TODA A TRAPALHADA, AINDA DISPONIBILIZA OS DADOS SEM AUTORIZAÇÃO. Inoperante oi, aguarde ação, inclusive por danos morais.
reclamar no procon não adianta nada se a empresa não quiser. Ele não tem poder de polícia.
O Procon é órgão público. Alguém já viu algum órgão público funcionar nem que seja de forma medíocre?
Verdade, já tive sérios problemas para trocar um produto e quando reclamei pelo Twitter rapidamente ele foi resolvido.