Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), localizado no município de Pau de Ferros, no interior do Rio Grande do Norte, protestaram nesta quinta-feira (30) pedindo a demissão de um professor da unidade de ensino. A revolta é resultado de uma postagem que o docente Dhiego Fernandes fez no seu perfil do Facebook, nessa quarta-feira (29). No texto ele diz: “Infelizmente sou obrigado a vim nesse cabare chamado pau dos ferros. Deixo para os nativos da regiao ficarem tomando banho de lama e levar sol quente na cabeca…” (sic).
A postagem gerou polêmica nas redes sociais por causa do comportamento xenofóbico do professor, que mais uma vez usou seu perfil no site. Dhiego reforçou as críticas à cidade de Pau de Ferros e acrescentou que escreve o que quiser no seu Facebook.
Uma vez que a repercussão aumentou, o professor publicou um texto em que pede desculpas pelas suas postagens anteriores, mas volta a elencar os problemas vividos na cidade do interior do Rio Grande do Norte.
O assunto também foi comentado pela direção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia onde o professor leciona. Em nota, a unidade de ensino disse que não pode censurar o que o docente escreveu em um perfil pessoal. No entanto, o IFRN reforça que não comunga das opiniões de Dhiego Fernandes e que irá investigar a situação. Leia a nota na íntegra:
“A Administração Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, em virtude das recentes declarações postadas nas redes sociais a respeito do Município de Pau dos Ferros, e que foram atribuídas a professor vinculado ao Campus Pau dos Ferros desta instituição, vem apresentar os seguintes esclarecimentos:
1) As opiniões atribuídas ao referido docente não exprimem de maneira alguma o posicionamento desta instituição a respeito do Município e da população de Pau dos Ferros;
2) As manifestações veiculadas nas redes sociais manifestam opinião de ordem pessoal, em espaço pessoal, não institucional, criado de forma privada, sobre o qual este IFRN não pode exercer qualquer tipo de censura ou ingerência;
3) O IFRN compromete-se a apurar as ocorrências e tomar as providências cabíveis, garantindo amplo direito de defesa ao servidor envolvido.”
UOL
Porque que nós enquanto cidadãos (em tese, civilizados), nessas horas, nos transformamos TODOS em algozes e não em conciliadores??? Porque será que toda vez que vemos, lemos ou ouvimos algo que nos indigna, e nos causa tanta repulsa e achamos moralmente ou eticamente incorreto nos transformamos inconscientemente e imediatamente tanto quanto incorretos e maledicentes com quem atiramos as pedras com nossos comentários raivosos e escarnecedores???!!! Apesar de todos nós (independente da cidade em que vivemos) ter o político que merecemos (pois os escolhemos)… Apesar de TODOS nós sabermos que a maioria dos moradores das grandes e pequenas cidades brasileiras e principalmente de pequenos municípios serem realmente tratados como GADOS MARCADOS como em CURRAIS (ELEITORAIS)… Apesar de sabermos que SIM, existem milhares de pessoas (sejam estas ignorantes e/ou moralmente desvirtuadas) a várias DÉCADAS que VENDEM seus votos por MIGALHAS e ESMOLAS… Apesar de ter entendido (mesmo que cruamente e impulsivamente) a indignação desse "professor" que está revoltado com a forma e descaso que todos nós cidadãos somos tratados pelo poder público em geral… Apesar de todo sofrimento por causa de uma seca que a muito tempo já poderia ter pelo menos sido amenizada com a tão propagada e alardeada transposição do rio são francisco como solução para todo o sofrimento do povo nordestino… Apesar de tudo! Isso não dá o direito a esse "professor" falar de forma tão desrespeitosa a todos os cidadãos desta cidade… E acho que o mesmo deveria pedir desculpas (se já não o fez) por não medir suas palavras… Bem como as pessoas que o criticaram também, deveriam desculpa-lo por este infeliz comentário… Pois, com certeza, deve ter sido feito em um momento de muita revolta e tensão, tipo desabafo e/ou auto-defesa… E quem de nós nunca praguejou ou insultou ou discutiu de forma equivocada com um ente querido da família, um amigo, um vizinho ou colega de trabalho e disse coisas que nunca deveriam ter sido ditas só por causa de um momento que fugiu ao nosso controle? Que atire então a primeira pedra! E parece que muitos já atiraram: … A bíblia chama de hipócrita todos aqueles que tentam tirar o "argueiro" do olho do seu irmão, mas esquecem de tirar e arrancar a "trava" do seu próprio… Lembrem-se: Vivemos em tempos difíceis… Tempos de insatisfações generalizadas, tempos de INTOLERÂNCIA!!! Falo isso por experiência própria. Mas ainda bem que percebi a tempo e tentar me modificar e não me tornar igual (ou pior) às pessoa que nos indignamos, apedrejamos e crucificamos, independentemente dos erros cometidos. Saibam todos, que neste mundo, em tudo existem "dois lados"… O certo e o errado, o positivo e o negativo, o bem e o mal, o permitido e o proibido… e por aí vai… Porém, entre eles (os dois lados) existe uma linha muito tênue que nos separa da sanidade e insanidade… Cuidado então… Pois, quando cruzamos essa linha tênue, às vezes, não tem mais volta…
Pelo linguajar chulo e os atentados a língua e a cidade que proporciona seu ganha pão, esse personagem deve ter lama no lugar do cérebro
Como professor o moço deveria se expressar de forma correta "sou obrigado a vim"?
Boca Podre!