Para se despedir de 2019 e receber 2020 em alto astral, o município de Natal preparou um grande show pirotécnico para a virada do ano. Dentro das comemorações do Natal em Natal, haverá queima de fogos com duração de 12 minutos em dois pontos da capital: Via Costeira e Ponte Newton Navarro, além de shows de artistas potiguares na praia da Redinha a partir das 23h.
Neste ano, houve mudanças no formato de exibição dos fogos. Diante da inviabilidade da empresa baiana que venceu a licitação (que argumentou problemas técnicos no traslado da balsa do Rio de Janeiro para Natal), um novo estudo foi realizado com os órgãos licenciadores para a escolha da melhor localização. A balsa em alto mar sai de cena e o espetáculo acontece na Via Costeira, no terreno à beira mar localizado entre os hotéis Imirá e Serhs.
“Vamos integrar a outros projetos similares e tradicionais existentes naquela área hoteleira mantendo intacta a visibilidade da zona Sul da cidade”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, ressaltando a parceria com a ABIH-RN (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis).
No alto da Ponte Newton Navarro, o show pirotécnico permite que a população das zonas Norte e Oeste tenha total visibilidade do espetáculo, que tem duração de 12 minutos, a exemplo da edição do ano passado.
Na Redinha, os potiguares Cida Lobo, João Batista e Perfume de Gardênia se apresentam a partir das 23h com entrada franca. Os shows naquela praia são uma tradição da virada de ano que vem sendo mantida ao longo dos anos.
Interdição
A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), vai alterar o trânsito na Ponte Newton Navarro e na Praia de Ponta Negra para a queima de fogos na virada de 2019 para 2020.
Segundo o órgão, a Ponte Newton Navarro vai operar em mão-dupla na pista Praia do Forte/Redinha a partir das 10h00 do dia 31/12/2019 e fechará completamente a partir das 22h00, voltando a ter o tráfego liberado às 01h00 do dia 1º/01/2020. Já em Ponta Negra, a descida para a Av. Erivan França será fechada a partir das 16h00 até às 01h00.
com certeza a prefeitura torrou o dinheiro todo nos shows e inventou essa desculpa e o que vai ocorrer é a queima promovida pelos hotéis da via costeira. Isto é um absurdo.
A população devia protestar com esse descalabro.
VERGONHA PARA NATAL; em outubro ele vai ver o show pirotécnico nas URNAS.
Vai recuperar o dinheiro torrado nós shows, com nosso suor.deduas formas,Ou com multas pelos amarelinhos escondidos em cada esquina ou reprovando quem vai tirar carteira de motorista ou renovar. Essa semana estava com DEZ pessoas numa mesa conversando e surgiu o assunto renovação, todos tinham sido reprovando, Sempre por um motivo besta qualquer. Interessante é que depois de pagar os 165reais novamente, ou seja a conta passa para 330 reais, aí a pessoa é aprovada e motivo desaparece. O MP tinha que investigar esse esquema, virou uma máfia. Coincidência, Todos fizeram no Natal shopping com a mesma pessoa que aplica as provas??????????
Como são milhares de pessoas renovando anualmente, imagine quantos milhões não dá ao final do ano?
UMA GRANDE COVARDIA COM A POPULAÇÃO!!!!!!
ACREDITO QUE SÓ VAI BENEFICIAR OS HOTEIS E A POPULAÇÃO VAI FICAR SEM O TRADICIONAL SHOW QUE POR SINAL E MUITO FRACO!!!!!
A PREFEITURA FOI FRACA NESTE SENTIDO UMA DECEPÇÃO
Isto é um verdadeiro absurdo essa mudança já tradicional na praia de P Negra passar para a via costeira – só em Natal para isto acontecer.
Fazem uma programação boa para o Natal e o Réveillon nada, os turistas ficam sem opção alguma e ainda querem que tenhamos uma boa ocupação hoteleira.
Natal vem decaindo no turismo a cada ano. JP, Fortaleza e Recife lotados para as festas de final de ano com opções de shows.
Vergonha e falta de respeito com a população – no minimo os hotéis que vão bancar essa queima de fogos que a empresa contratada pela prefeitura não honrou o compromisso como venceu a licitação sem cumprir as obrigações estabelecidas no TR e Edital, onde estão os Órgãos de Controle?
Há 01 dia da festa muda toda a estratégia – Nota ZERO para essa Gestão.
Por falar em Ponta Negra… que lixo virou aquilo? Quem esteve lá há alguns anos só reconhece o Morro do Careca. Infelizmente a degradação e a decadência de hoje prepondera sobre a paisagem.
Levei um parente de fora e fiquei com vergonha. O descaso com o maior ponto turístico da cidade só mostra como os governos municipais e estaduais tratam o patrimônio da capital do estado.
Aquela orla está suja, depredada, fedorenta e mal frequentada, no sentido de que as pessoas que ali vão não têm a menor educação.
Aliás, tem que fiscalizar o uso de drogas (cheiro forte de maconha o tempo todo), a higiene dos quiosques, o trânsito de motocicletas (quase fomos atropelados) e a quantidade de ambulantes. Parece um mercado persa. Só que numa imundície.
É possível sim mudar. Basta vontade política. Vejam a cidade de Salvador. A capital baiana se transformou com uma gestão competente.
Uma merda muito grande pq quem vai para P Negra não terá opção alguma e ninguém vai se aventurar em ir ver na via costeira e ser assaltada.
Se não tinha condições de ter a balsa então não era para ter ganho a licitação pq não cumpriu as exigências do Edital.
Mais uma manobra da Prefeitura de Natal – a população tem que reclamar.
COM CERTEZA!!!! LÁ A POPULAÇÃO SERÁ ASSALTADA E OS VAGABUNDOS FUGINDO PARA O MORRO. OOOO PREFEITURA FRACA, SÓ IRA BENEFICIAR OS HOTEIS
MUITO ESTRANHO ISTO, A POPULAÇÃO PAGA OS IMPOSTOS E A PREFEITURA TRANSFERE A FESTA DO POVO PARA OS HOTEIS
Uma vergonha as nossas praias urbanas, sujas, sem estrutura alguma.
Não recomendo Natal para ninguém, fora a insegurança e a Governadora ainda vai para TV dizer que a segurança melhorou. Melhorou para ela que tem guarda por 24 hs, a população da presa em suas casas, nem ir ao comércio se pode mais.
O interior do estado uma lástima. Não temos policiamento nas ruas.
Melhorou para quem Fátima Bokus???????
Italo Ferreira em Abu Dhabi — Foto: Max Physick/World Surf League
Com uma campanha irretocável e espetacular em Abu Dhabi, Italo Ferreira conquistou pela primeira vez na carreira um título em uma piscina de ondas.
Neste domingo, o campeão olímpico e mundial enfrentou o surfista da Indonésia Rio Waida na decisão da segunda etapa do Circuito Mundial de Surfe, nos Emirados Árabes e derrotou o adversário com um somatório alto de 17.27, combinando duas notas na casa do excelente (8.67 + 8.60).
Com o título, o “brabo” garantiu o número 1 do mundo do ranking da WSL.
O Brasil mostrou mais uma vez ao mundo que é praticamente imbatível em campeonatos nas piscinas de ondas. Italo Ferreira se junta a Gabriel Medina e Filipe Toledo como os únicos brasileiros a serem campeões nesse formato.
Todas as finais desde 2018 tiveram presença de brasileiros, que perderam apenas uma vez. Gabriel Medina e Filipinho decidiram o título em três oportunidades, Italo Ferreira foi à última final e agora conquista o título da estreia da etapa em Abu Dhabi.
As equipes de resgate localizaram na manhã deste domingo (16) o corpo do pescador e marinheiro auxiliar de convés, Ademir Galberto, que estava desaparecido desde o sábado (15), na praia de Pipa, litoral do Rio Grande do Norte. Ele sumiu no mar enquanto realizava uma pesca submarina com seu irmão. A informação foi divulgada pelo portal Tibau Notícias Pipa.
Segundo as autoridades, o corpo foi encontrado próximo à costa, em uma área onde as buscas vinham sendo realizadas com o apoio de mergulhadores. A identificação foi confirmada por familiares.
Desaparecimento e mobilização da comunidade
Ademir Galberto desapareceu por volta do meio-dia do sábado (15), em um ponto a cerca de 7 km da costa, em mar aberto. Ele e o irmão estavam pescando quando o incidente ocorreu. O irmão conseguiu retornar à embarcação, mas Ademir não foi mais visto.
As buscas foram iniciadas na tarde do sábado, mobilizando o Corpo de Bombeiros, a Marinha do Brasil e o helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
SALMÃO RECHEADO COM QUEIJO COALHO E ARROZ NEGRO
Salmão
Ingredientes:
160G de filé de Salmão
40g de queijo coalho 40
Sal e pimenta do reino a gosto
Azeite
Modo de preparo:
Corte o salmão em 3 pedaços bata levemente como um escalope reserve.
Corte o queijo coalho como um bastão e enrole no salmão reserve para grelhar.
Em uma panela bem aquecida sele o salmão de todos os lados.
Sirva em seguida.
Tempo de preparo: 15min
Tempo de cozimento: 12min
Arroz negro
Ingredientes:
100g de arroz negro
2 xícaras de caldo de legumes
60g de cebola branca
1 Laranja pera
30g de queijo parmesão
30g de manteiga sem sal
1 ramo de Tomilho
2 colheres de sopa de azeite
Modo de preparo:
Pique a cebola e o tomilho.
Aqueça a panela, coloque o azeite, o arroz negro e refogue em fogo baixo. Entre com o caldo de legumes, a laranja cortada ao meio e cozinhe até que fique al dente.
Desligue o fogo e finalize com a manteiga, o parmesão e sirva em seguida.
Tempo de preparo: 8min
Tempo de cozimento: 25min
Molho de rapadura
1 xícara de caldo de carne
2 colheres de sopa de Melaço
Modo de preparo:
Aqueça o caldo de carne, adicione o melaço e deixe reduzir em fogo baixo, mexendo algumas vezes até chegar na metade.
Coloque sobre o salmão e sirva o prato.
Tempo de cozimento: 8min
DICA RÁPIDA
STEAK DE CORDEIRO DE SOL COM PIRÃO DE LEITE
Ingredientes:
400g de steak de cordeiro de sol
1 colher sopa de azeite
Ingredientes do pirão de leite:
300ml leite líquido
150g farinha de mandioca branca
150g de cebola picada
50g de alho picado
25g de manteiga
50g de requeijão
70g de queijo coalho picado
Sal a gosto
Modo de preparo:
Em uma frigideira, esquente o óleo e coloque os steaks de cordeiro para selar.
Enquanto isso em outra panela mais funda, refogue a cebola, o alho, na manteiga com um fio de azeite e deixe refogar bem.
Misture o leite com a farinha de mandioca para hidratar, e acrescente no refogado de alho e cebola, misture bem.
Em seguida coloque o requeijão, o sal a gosto, misture e deixe cozinhar por uns 5 minutos mexendo sempre para não grudar no fundo.
Terminado o cozimento acrescente os cubos de coalho.
Sirva em seguida.
Um mergulhador está desaparecido na praia de Pipa, no litoral Sul do Rio Grande do Norte. Ele havia saído em um barco para pescar no sábado (15) e foi levado pela correnteza marítima.
O desaparecimento ocorreu por volta das 12h, em um ponto a 7 km da costa, em mar aberto.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do RN, dois mergulhadores realizavam pesca submarina. Um deles conseguiu retornar à embarcação, e o outro foi levado pela corrente marítima.
As buscas começaram na tarde do sábado. O Corpo de Bombeiros e a Marinha do Brasil enviaram equipes ao local. O helicóptero da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) também foi utilizado.
No início da noite do sábado (15), as buscas precisaram ser interrompidas por conta da falta de visibilidade.
A identificação e a idade do mergulhador desaparecido não foram confirmadas pelas autoridades.
Criminosos fortemente armados metralharam a delegacia de Campos Elísios (60ªDP), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, na noite do último sábado (15).
Eles estavam tentando resgatar um dos chefes do tráfico da comunidade Vai Quem Quer, que tinha sido preso junto com outro traficante. O chefe do tráfico, segundo a polícia, é Rodolfo Manhães Viana, conhecido como Rato, e o comparsa é Wesley de Souza do Espírito Santo.
“No início da noite, sob o comando de Joab da Conceição Silva, uma das lideranças da facção, dezenas de narcoterroristas entraram na delegacia na tentativa de resgatar os comparsas, que já haviam sido transferidos para a sede da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter), na Cidade da Polícia. Houve intensa troca de tiros entre os policiais e os criminosos”, diz a Polícia Civil.
Dois policiais ficaram feridos e foram socorridos para o Hospital Adão Pereira Nunes. Ambos já receberam alta médica. A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal foram acionadas.
A Polícia Civil informa que solicitou a transferência dos dois presos para presídio federal. “Neste momento, a Polícia Civil realiza operação nas comunidades Vai Quem Quer, Rua 7, Santa Lúcia e Rodrigues Alves, em Duque de Caxias, para localizar e capturar os envolvidos no ataque, sem prejuízo de outras ações a qualquer hora e em qualquer lugar”, diz a corporação.
A mais recente pesquisa Datafolha mostrou uma série de quedas nos índices de avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além do recorde negativo no todo — que caiu 11 pontos percentuais em dois meses e atingiu o pior nível dos três mandatos do petista —, o índice também recuou entre os segmentos analisados.
A taxa de avaliação positiva é um compilado das respostas de entrevistados que consideram o governo “ótimo” ou “bom”.
Para o levantamento, o Datafolha ouviu 2.007 brasileiros em 113 cidades, entre segunda-feira (10) e terça-feira (11)e foi divulgada na sexta-feira (14).
Avaliação do governo
O índice de avaliação positiva caiu de 35%, em dezembro, para 24%, em fevereiro.
Os que acham o governo ruim ou péssimo são 41%. Em dezembro, eram 34%. Já a porcentagem de brasileiros que acham o governo regular oscilou, de 29% para 32%. Outros 2% não sabem.
Por gênero
A avaliação positiva do governo também caiu quando considerados os gêneros.
Em dezembro, a gestão tinha desempenho melhor entre o público feminino: 38% das mulheres consideravam o governo petista como “ótimo” ou “bom”. O índice foi a 24% em fevereiro e empatou com a taxa dos homens — que no levantamento anterior era de 33%.
Nesse segmento, a margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Por cor
No recorte por cor, o índice caiu entre pessoas de todas as cores (pretos, pardos e brancos).
Pretos: 29% (44% em dezembro)
Pardos: 23% (36% em dezembro)
Brancos: 21% (29% em dezembro)
A margem de erro é de 3 pontos percentuais entre pardos, 4 pontos percentuais entre brancos e 6 pontos percentuais entre pretos.
Por renda
A taxa também declinou entre pessoas de todas as rendas.
Lula mantém sua melhor avaliação entre quem ganha até dois salários mínimos, mas o índice caiu 15 pontos percentuais entre a última pesquisa, em dezembro, e a atual. Passou de 44% para 29%.
A margem de erro é de três pontos percentuais entre os mais pobres até 12 pontos percentuais entre os mais ricos.
Até 2 salários mínimos: 29% (44% em dezembro)
2 a 5 salários mínimos: 17% (26% em dezembro)
5 a 10 salários mínimos: 18% (25% em dezembro)
Mais de 10 salários mínimos: 18% (32% em dezembro)
Por religião
No quesito religião, Lula mantém sua melhor avaliação entre os católicos, mas o índice caiu 14 pontos percentuais entre a última pesquisa, em dezembro, e a atual. Passou de 42% para 28%.
Entre os evangélicos, o índice caiu cinco pontos percentuais, indo de 26% para 21%.
A margem de erro é de três pontos percentuais entre os católicos e seis pontos percentuais entre os evangélicos.
Em 2024, o RN rompeu de forma abrupta a série histórica de redução de mortes no trânsito dos últimos seis anos. Foram contabilizados 546 óbitos, representando um crescimento de 17,67% em relação a 2023, quando o total foi de 464. Antes disso, apenas em 2021 o Estado tinha registrado aumento, correspondente a 1,56%. A taxa de incidência para 100 mil habitantes, com 15,84 casos, também superou a nacional de 12,18.
De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os casos vêm sendo puxados pelas ocorrências com motociclistas e fatores humanos.
Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). De acordo com o levantamento, o Rio Grande do Norte ocupa a terceira posição entre os estados do Nordeste com o maior aumento de mortes no trânsito em 2024, ficando atrás somente de Pernambuco (23,79%) e Sergipe (23,42%). O único estado nordestino que apresentou redução foi a Bahia (- 4,24%).
O Subcoordenador de Educação e Fiscalização do Detran, Hamurab Figueiredo, explica que a elevação no Estado pode estar relacionada ao alto número de sinistros envolvendo motociclistas e ao aumento de mortes registrado em dezembro do ano passado. Conforme apontam dados do Departamento, cedidos à reportagem da Tribuna do Norte, as ocorrências com motos representaram mais da metade dos sinistros com vítimas fatais em todos os municípios. Já em relação às mortes com outros veículos, as principais motivações verificadas pelo Detran/RN incluem excesso de velocidade e ultrapassagem em locais que não são permitidos.
Rodovias federais
O panorama apontado pelo Detran não se difere muito de cenários específicos, como os sinistros em BRs que cortam o Rio Grande do Norte. Nessas vias, de acordo com levantamento da Polícia Rodoviária Federal do Estado (PRF/RN), os casos de mortes de motociclistas também representaram mais da metade do total de óbitos. Dos 118 contabilizados em 2024, 60 foram de pessoas que estavam em uma moto.
O policial rodoviário federal Cleysson Araújo, chefe do setor de comunicação da PRF, destaca o fato de que 42 das 60 pessoas que morreram não eram habilitadas e 45% estavam sem capacete ou com uso incorreto deste equipamento. Já a partir do que foi verificado neste ano, até o último dia 11 de fevereiro, chamaram atenção os óbitos de motociclistas de aplicativo.
Até o momento, foram registrados 163 sinistros, dos quais 106 foram com motociclistas. Destes, sete morreram, dentre os quais pelo menos dois eram motoristas por aplicativo. “São pessoas que, teoricamente, têm expertise no trânsito. Então chamou atenção. Será que [o motivo] foi cansaço? Será que estão trabalhando demais? Será que foi desatenção?”, comenta.
A fila de espera por cirurgias no SUS cresceu 26% em 2024. Uma fila que não é pequena. Mais de 1,3 milhão de brasileiros aguardam por cirurgias eletivas no SUS, segundo dados oficiais obtidos pelo Jornal Nacional por meio da Lei de Acesso à Informação.
Cirurgias eletivas são as que não são consideradas urgentes. É como se toda a população de Porto Alegre estivesse à espera de atendimento. A maior procura é pela cirurgia de catarata.
Há décadas o SUS convive com filas e o problema se agravou por causa da pandemia de Covid, quando mais de um milhão de cirurgias tiveram que ser canceladas ou adiadas.
Em fevereiro de 2023, o Ministério da Saúde lançou o Programa Nacional de Redução das Filas, com incentivo financeiro para estados e municípios que conseguissem agilizar o atendimento. Mas, em vez de diminuir, a fila para cirurgias eletivas cresceu 26% em 2024, na comparação com 2023.
As maiores filas estão nos estados mais populosos do país. São Paulo e Minas Gerais têm, juntos, mais de 600 mil pacientes à espera de um procedimento cirúrgico. É praticamente metade do total.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirma que o SUS realizou quase 14 milhões de cirurgias eletivas em 2024 — um número recorde. Ainda segundo a ministra, o objetivo daqui para frente é reduzir o tempo de espera, que hoje, em média, é de dois anos e quatro meses.
“Sempre nós teremos uma fila o que é importante é trabalharmos para aumentar a produção de consultas, de exames e de cirurgias e reduzir o tempo de espera. Definimos aquelas especialidades onde havia uma maior espera, situações mais críticas, tratamentos dos cânceres, o período de 30 dias para fechar um diagnóstico e daí o encaminhamento para o procedimento que for necessário e, no caso de outras especialidades, 60 dias”, diz a ministra da saúde, Nísia Trindade.
Vamos bem, sugiro que membros de todos os poderes, tenham a obrigacao por lei, de precisando, trem de se tratar na rede de assistencia do SUS, NADA DE CORRER DE AVIÃO PARA OS HOSPITAIS DE ELITE PRIVADOS, BOLSONARO AO SEU AGREDIDO POR ARMA BRANCA FEZ ISSO.
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou 3.382 aeronaves de 2020 a 2024. A estatística repassada ao Metrópoles mostrou que o número já foi maior, mas acabou estabilizando nos últimos três anos.
A interceptação é realizada sempre que um veículo aéreo ingressa no espaço brasileiro sem o devido plano de voo autorizado. O procedimento inclui vários tipos de ações, como um simples acompanhamento até o abatimento e/ou destruição do avião ou helicóptero.
A estatística oficial obtida pelo Metrópoles mostra que, em 2020, houve 3.382 interceptações. O ano com maior número de ações do tipo foi 2021, com 1.147 casos. Já 2023 registrou o menor número de interceptações: 404. Em 2020, foram 984 interceptações. Os anos de 2022 (435) e 2024 (412) encerram o quinquênio.
“Considerando o período de 2020 a 2024, houve situações em que foi necessária a aplicação da Medida de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) Tiro de Detenção. Contudo, ressalta-se que o fato de haver a aplicação da Medida de Destruição em face de uma aeronave não significa que a mesma foi abatida”, diz trecho da resposta da FAB ao Metrópoles.
Na interceptação mais recente divulgada pela FAB, houve a derrubada de um avião de pequeno porte. A instituição divulgou que a aeronave voava no Brasil, nas imediações da fronteira com a Venezuela, na terça-feira (11/2), quando houve a ação. Mesmo após uma série de avisos, houve desobediência, o que resultou no abatimento da aeronave. No caso, dois tripulantes do avião invasor morreram e foi constatada a carga de drogas com vistoria feita pela Polícia Federal (PF). A quantidade não foi informada pela FAB.
Duas das mais proeminentes instituições do Sistema S, o Sesc e o Senac contam com ministros de Estado em seus conselhos fiscais. As duas entidades estão submetidas à Lei de Acesso à Informação (LAI), o que as obriga a fornecer dados abertos das suas atividades, porém ambas têm omitido os valores vultosos pagos a parte dos integrantes do primeiro escalão do governo Lula que integram os seus quadros.
O Sesc conta com os ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) em seu conselho fiscal, mas forneceu ao Portal da Transparência da União apenas os valores pagos ao titular da SRI .
Procurada, a instituição não se manifestou. O Senac também não retornou aos contatos do Estadão, assim como os ministros
Entre janeiro e outubro de 2024, Padilha participou de apenas duas reuniões na instituição, segundo informações da sua agenda oficial, mas recebeu R$ 28 mil por mês em honorários, também conhecidos como “jetons”. Ao final daquele ano, o ministro somou R$ 257 mil, o equivalente a R$ 128,5 mil por reunião, de acordo com os dados do Portal da Transparência. Já Marinho, que participou de seis encontros no mesmo período, não teve os seus pagamentos divulgados pelo Sesc.
O mesmo cenário se repetiu no Senac. Desta vez, com os ministros Marcio Macêdo (Secretária-geral da Presidência) e Camilo Santana (Educação). O ministro palaciano esteve presente em sete encontros do conselho fiscal do Senac e acumulou R$ 129 mil ao longo do último ano.
O Senac diz pagar R$ 5 mil por reunião do Conselho, mas Macêdo recebeu R$ 21 mil em seis meses de 2024. Santana, por sua vez, participou de ao menos um encontro de conselheiros, em junho do ano passado, segundo publicação da entidade, mas não teve os eventuais valores recebidos disponibilizados.
O Estadão questionou o Senac e o Sesc sobre o número de reuniões que contaram com a participação de ministros e os respectivos valores recebidos por eles para contrastar com as informações disponíveis no Portal da Transparência, porém ambas não retornaram ao contato.
Na avaliação da diretora de programas da Transparência Brasil, Marina Atoji, as entidades descumprem a Lei de Acesso à Informação. “É uma violação direta da lei, porque a LAI determina claramente que as informações a serem divulgadas têm que ser íntegras e atualizadas. Se não há informação completa, já tem a violação desse princípio da lei”, afirmou.
A Controladoria-Geral da União (CGU), que mantém o Portal da Transparência e fiscaliza o cumprimento da LAI, afirmou em resposta ao Estadão que as entidades do serviço social autônomo (Sistema S) estão submetidas à lei, “o que alcança as obrigações de transparência ativa a partir dos próprios sítios eletrônicos”.
Uma portaria conjunta editada pela CGU e pelo antigo Ministério da Economia durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) obriga as instituições a divulgarem em seus sites os “valores efetivamente pagos a título de remuneração ou ‘jetons’ para os membros dos conselhos fiscais, de administração ou similares, quando houver”.
Na resposta ao Estadão, a CGU também afirmou que a “obrigação primária” de divulgação é do Sistema S. No entanto, Atoji pondera que, embora a CGU não seja a autoridade responsável pelo monitoramento dessas entidades, é dever da instituição garantir que as informações fornecidas no Portal da Transparência sejam “o mais fidedignas e completas possível”.
Além de Sesc e Senac, as empresas Itaipu Binacional, Apex Brasil e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) também têm ministros entre os seus conselheiros. A Apex e a ABDI não remuneram os membros dos seus respectivos conselho. A Itaipu, por outro lado, historicamente não divulga os valores pagos aos membros do seu conselho de administração. Mas, como mostrou o Estadão, a remuneração prevista em 2024 era de R$ 34 mil para cada integrante.
Integram o conselho da Itaipu os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão) e Alexandre Silveira. O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fazem parte do conselho fiscal da Apex, totalizando dez titulares de Ministérios com acentos em conselhos de instituições.
A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu em maio de 2023 que as verbas recebidas por ministros de Estado pela participação em conselhos fiscais ou de administração em instituições estatais não estão sujeitas ao teto remuneratório do serviço público, que atualmente é de R$ 46 mil.
Isso significa que os beneficiários dos jetons, como Padilha e Macedo, que acumularam respectivamente R$ 257 mil e R$ 129 mil, receberam esse valor adicional em suas contas como uma espécie de salário extra.
Por essas e outras que O ROMBO tá enorme. Viva a jumentada que acredita na esquerda, principalmente, num ex-presidiário que puxou cana por corrupção. 🫏🫏🫏🫏💩💩💩
PALHAÇADA! ALÔ MINISTERIO PÚBLICO, NESSA MATA TEM COELHO.
Isso tudo se resume a uma palavra: PALHAÇADA
E os hotéis ganham seu show " particular" , só falta agora o plano diretor pra completar a festa!!! Alô Ministério Público!!!!
com certeza a prefeitura torrou o dinheiro todo nos shows e inventou essa desculpa e o que vai ocorrer é a queima promovida pelos hotéis da via costeira. Isto é um absurdo.
A população devia protestar com esse descalabro.
VERGONHA PARA NATAL; em outubro ele vai ver o show pirotécnico nas URNAS.
Vai recuperar o dinheiro torrado nós shows, com nosso suor.deduas formas,Ou com multas pelos amarelinhos escondidos em cada esquina ou reprovando quem vai tirar carteira de motorista ou renovar. Essa semana estava com DEZ pessoas numa mesa conversando e surgiu o assunto renovação, todos tinham sido reprovando, Sempre por um motivo besta qualquer. Interessante é que depois de pagar os 165reais novamente, ou seja a conta passa para 330 reais, aí a pessoa é aprovada e motivo desaparece. O MP tinha que investigar esse esquema, virou uma máfia. Coincidência, Todos fizeram no Natal shopping com a mesma pessoa que aplica as provas??????????
Como são milhares de pessoas renovando anualmente, imagine quantos milhões não dá ao final do ano?
UMA GRANDE COVARDIA COM A POPULAÇÃO!!!!!!
ACREDITO QUE SÓ VAI BENEFICIAR OS HOTEIS E A POPULAÇÃO VAI FICAR SEM O TRADICIONAL SHOW QUE POR SINAL E MUITO FRACO!!!!!
A PREFEITURA FOI FRACA NESTE SENTIDO UMA DECEPÇÃO
Isto é um verdadeiro absurdo essa mudança já tradicional na praia de P Negra passar para a via costeira – só em Natal para isto acontecer.
Fazem uma programação boa para o Natal e o Réveillon nada, os turistas ficam sem opção alguma e ainda querem que tenhamos uma boa ocupação hoteleira.
Natal vem decaindo no turismo a cada ano. JP, Fortaleza e Recife lotados para as festas de final de ano com opções de shows.
Vergonha e falta de respeito com a população – no minimo os hotéis que vão bancar essa queima de fogos que a empresa contratada pela prefeitura não honrou o compromisso como venceu a licitação sem cumprir as obrigações estabelecidas no TR e Edital, onde estão os Órgãos de Controle?
Há 01 dia da festa muda toda a estratégia – Nota ZERO para essa Gestão.
Parabéns ao Prefeito e a Prefeitura do Natal, só vão beneficiar os hotéis da Via Costeira, isso mesmo tem que justificar a quem te paga propinas!!!!!!
Por falar em Ponta Negra… que lixo virou aquilo? Quem esteve lá há alguns anos só reconhece o Morro do Careca. Infelizmente a degradação e a decadência de hoje prepondera sobre a paisagem.
Levei um parente de fora e fiquei com vergonha. O descaso com o maior ponto turístico da cidade só mostra como os governos municipais e estaduais tratam o patrimônio da capital do estado.
Aquela orla está suja, depredada, fedorenta e mal frequentada, no sentido de que as pessoas que ali vão não têm a menor educação.
Aliás, tem que fiscalizar o uso de drogas (cheiro forte de maconha o tempo todo), a higiene dos quiosques, o trânsito de motocicletas (quase fomos atropelados) e a quantidade de ambulantes. Parece um mercado persa. Só que numa imundície.
É possível sim mudar. Basta vontade política. Vejam a cidade de Salvador. A capital baiana se transformou com uma gestão competente.
Uma merda muito grande pq quem vai para P Negra não terá opção alguma e ninguém vai se aventurar em ir ver na via costeira e ser assaltada.
Se não tinha condições de ter a balsa então não era para ter ganho a licitação pq não cumpriu as exigências do Edital.
Mais uma manobra da Prefeitura de Natal – a população tem que reclamar.
COM CERTEZA!!!! LÁ A POPULAÇÃO SERÁ ASSALTADA E OS VAGABUNDOS FUGINDO PARA O MORRO. OOOO PREFEITURA FRACA, SÓ IRA BENEFICIAR OS HOTEIS
MUITO ESTRANHO ISTO, A POPULAÇÃO PAGA OS IMPOSTOS E A PREFEITURA TRANSFERE A FESTA DO POVO PARA OS HOTEIS
Uma vergonha as nossas praias urbanas, sujas, sem estrutura alguma.
Não recomendo Natal para ninguém, fora a insegurança e a Governadora ainda vai para TV dizer que a segurança melhorou. Melhorou para ela que tem guarda por 24 hs, a população da presa em suas casas, nem ir ao comércio se pode mais.
O interior do estado uma lástima. Não temos policiamento nas ruas.
Melhorou para quem Fátima Bokus???????