A edição de Setembro da revista National Geographic Brasil, da editora Abril, destaca uma reportagem sobre a Expedição S.O.S Terra 2013 e os dez lugares no mundo visitados pelo artista e idealizador do Projeto, Thiago Cóstackz. Entre os locais escolhidos pela Expedição, está o Rio Grande do Norte com a caatinga e os parrachos de Touros – corais do Atlântico Sul no litoral nordestino.
Durante dois dias, a equipe S.O.S Terra esteve no município de Touros, acompanhada pelo secretário municipal de Turismo, Habib Chalita, e registrou a beleza do local e, principalmente, a importância da preservação ambiental. Na ocasião, foram feitos registros de fotos e filmagens que serão transformados em artes plásticas e expostos nas ruas de São Paulo no final deste ano.
A ação S.O.S Terra é um projeto artístico e ambiental que acontece há 5 anos nas ruas da capital paulista, realizando intervenções artísticas e manifestos interativos que visam alertar a população sobre a situação preocupante do Planeta e sobre as extinções em massa que aceleraram nos últimos anos, a um ritmo até mil vezes mais rápido que o normal.
Nesta edição, visando inovar e crescer com o alcance do trabalho proposto, o artista Thiago Cóstackz idealizou uma Expedição que pretende visitar dez lugares severamente ameaçados na Terra, passando por quatro continentes, usando a arte como veículo do discurso ambiental, instalando obras de arte nestes locais ameaçados, produzidas inteiramente com materiais certificados e sustentáveis.
“A idéia é fazer uma conexão direta com estes problemas, chamando atenção para a preservação e também alertando sobre a gravidade da situação. Trata-se da primeira Expedição artística e cientifica já realizada ao redor do mundo que se tem conhecimento. Uma ação pioneira que usa a arte e informações científicas como veículos na democratização da causa e na educação ambiental”, explicou o artista plástico.
A expedição S.O.S Terra 2013 percorreu até agora cerca de 54.858 km passando pela: Ásia, Europa, Américas do Norte e do Sul. No Brasil a expedição visitou a Caatinga nordestina (Bioma endêmico do país e um dos mais ameaçados pela desertificação na região) e os corais do Atlântico Sul no litoral nordestino entre Fernando de Noronha e Touros no Rio Grande do Norte. A Expedição passará ainda pela Mata Atlântica no sudeste brasileiro, pelo Cerrado no Centro-Oeste e pela Floresta Amazônica no norte do país.
A Prefeitura de Touros, por meio da Secretaria de Turismo está entre os apoiadores do projeto S.O.S Terra e pretende fazer parte da ação que visa preservar o meio ambiente e as belezas naturais do local, principalmente, por ser um dos municípios com grande visitação turística do Rio Grande do Norte.
Comente aqui