O meia argentino, Juan Román Riquelme anunciou neste domingo (25) sua aposentadoria do futebol. O jogador de 36 anos jogou a última temporada pelo Argentinos Juniors, equipe que o revelou, e atualmente estava sem clube.
Riquelme disse em entrevista ao canal ESPN da Argentina que tomou a decisão por não encontrar nenhuma “proposta motivadora”.
O Cerro Porteño, do Paraguai, até tentou contratar o atleta para esta temporada, porém as negociações não prosseguiram e foram encerradas.
Ídolo do Boca Juniors, Román, como gostava de ser chamado, ganhou a maioria dos seus títulos, entre eles três Libertadores, e teve seus anos mais vitoriosos.
O atleta também defendeu Barcelona e Villareal, além de ser figura importante na seleção argentina.
A LATAM Airlines anunciou a suspensão da rota entre os aeroportos do Galeão (Rio de Janeiro) e o Aeroporto de Natal a partir de 30 de março de 2025. Segundo a companhia, a interrupção ocorre devido a necessidades operacionais e não tem prazo definido para retomada.
Ainda segundo a LATAM, também foi suspensa a rota entre o Galeão (RJ) e o Aeroporto Internacional de São Luís (Maranhão).
Segundo a companhia, como alternativa de viagem para os passageiros afetados por esta suspensão, o agente de viagens pode oferecer a mudança da conexão de acordo com o seguinte:
Galeão (GIG) – Natal (NAT): proteção em voos Latam com conexão em Guarulhos (GRU), Congonhas (CGH) ou Brasília (BSB).
Essa é a segunda suspensão de voo para o Rio Grande do Norte em menos de uma semana. Na última quarta-feira (8), a Azul Linhas Aéreas comunicou que os voos para o Aeroporto de Mossoró, na Região Oeste do RN, seriam suspensos a partir do dia 10 de março.
O ABC ficou no empate com o Laguna na estreia das duas equipes no Campeonato Potiguar 2025, em partida realizado no Frasqueirão, na tarde deste domingo (12).
O time alvinegro abriu o placar com Madison no início do segundo tempo, mas o Laguna conseguiu empatar o jogo nos acréscimos, em gol marcado por Breno.
Outros resultados da primeira rodada:
Santa Cruz de Natal 0 x 2 Potiguar de Mossoró
América 5 x 0 Baraúnas
Globo 2 x 1 Força e Luz
Na segunda rodada o ABC vai enfrentar o Potiguar de Mossoró. A partida, que tem o time mossoroense como mandante, acontecerá na Arena das Dunas, na quarta-feira (15), às 20h.
O MEC (Ministério da Educação) divulga nesta segunda-feira (13) as notas dos candidatos no Enem. Com o resultado, os participantes podem concorrer às vagas das principais universidades do país.
As notas serão disponibilizadas na página do participante e são acessadas com login e senha.
O edital não especifica o horário em que o resultado será liberado, mas, em geral, a divulgação ocorre no período da manhã.
Os candidatos terão acesso aos resultados das provas objetivas e da redação do Enem.
Com o resultado em mãos, os participantes podem disputar vagas em instituições públicas de ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), obter bolsas de estudo pelo Prouni (Programa Universidade para Todos) ou financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) em cursos de faculdade particulares.
As inscrições para o Sisu 2025 começam já na sexta-feira (17) e seguem até 21 de janeiro. Nesse período, com a nota do Enem o candidato pode selecionar duas opções de curso para concorrer.
O Enem 2024 aconteceu nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, além das 45 questões de linguagens (40 de português e 5 de língua estrangeira) e 45 de ciências humanas, os candidatos fizeram também a redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O texto da redação é corrigido a partir de cinco competências, com valor de 200 pontos cada uma: o domínio do português, compreensão do tema e aplicação de conceitos, articulação de informações, coesão e proposta de intervenção.
Neste ano, o exame recebeu 4,32 milhões de inscrições —um aumento de 9,95% em relação à edição passada.
Cronograma do Sisu
Inscrições: 17 a 21 de janeiro
Resultados da 1° chamada: 26 de janeiro
Matrículas: 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã deste domingo (12), um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para todas as regiões do Rio Grande do Norte.
O aviso, iniciado às 10h35 da manhã deste domingo, é válido até 10h da manhã da segunda-feira (13). Segundo o alerta, as chuvas que podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes entre 40 e 60 km/h.
O Inmet alerta também para riscos como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Além disso, há baixo risco de outros danos, mas a orientação é redobrar a atenção e tomar precauções.
O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 30 dias para o governo federal criar normas de transparência e a rastreabilidade na aplicação de emendas parlamentares direcionadas às instituições de ensino superior e suas respectivas fundações de apoio.
No despacho, o ministro determina que o Ministério da Educação (MEC), a Controladoria Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e estados providenciem normas e/ou orientações para que haja aplicação e prestação de contas pelas Instituições de Ensino Superior e suas respectivas Fundações de Apoio.
“Há relatos nos autos de que tais Fundações, por intermédio de contratações de ONGs sem critérios objetivos, têm servido como instrumentos para repasses de valores provenientes de emendas parlamentares”, pontuou o ministro.
No dia 3 de janeiro, o ministro Flávio Dino suspendeu repasses de emendas parlamentares para 13 ONGs, oito delas ligadas a universidades públicas. A decisão foi tomada após a CGU constatar que as organizações não fornecem “transparência adequada ou não divulgam informações”.
A GloboNews foi alvo de checagem no próprio X/Twitter após o jornalista Octávio Guedes emitir uma declaração falsa (fake news) durante a programação ao vivo. Guedes afirmou que o programa de ‘Notas da Comunidade’ da rede social seria restrito a usuários verificados e pagantes, assegurando que o recurso não seria representativo de uma ‘comunidade’.
“No X, só pode dar nota quem é verificado, e você tem que pagar por isso. Então, não é bem comunidade. É de pagantes, de assinantes. A nota da comunidade não substitui a checagem dos fatos. Ponto”, declarou o jornalista.
A afirmação, no entanto, foi desmentida pouco tempo depois, quando publicações da GloboNews foram corrigidas diretamente pela ferramenta de Notas da Comunidade. A rede social notificou os usuários e, em sustentação, o núcleo firmou que a emissora havia disseminado uma desinformação e apresentou os critérios corretos de atuação do recurso.
De acordo com a nota exibida na plataforma, o sistema de Notas da Comunidade é aberto a todos os usuários que atendam aos critérios de elegibilidade da plataforma, independentemente de serem verificados ou pagantes. Os colaboradores inscritos no programa podem avaliar e contribuir para notas que são publicadas apenas quando aprovadas por pessoas de diferentes perspectivas.
Diante da repercussão e da checagem pública, a GloboNews foi pressionada a se retratar, exibindo uma errata durante em sua conta oficial. “Errata! Ao contrário do que disse no meu comentário sobre as diferenças entre nota de comunidade e o sistema de checagem de fatos, as notas no X são abertas a todos os usuários da rede, independentemente de serem verificados ou não, de pagarem ou não. Basta atender aos critérios de elegibilidade da plataforma para se inscrever no programa e contribuir com o processo de avaliação”, diz o texto.
Tem, assim como tem idiota que acredita nas postagens do Tiozão bolsonarista, não só acredita, repassa.
Com certeza! Todos os Jumêncios adoradores do padrão nine e respectiva quadrilha que se apossaram do nosso país, acreditam em cada palavra da imprensa canhota.
A líder da oposição da Venezuela, Maria Corina Machado, agradeceu o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pelo que definiu como “apoio inabalável”.
“Presidente Trump, seu apoio inabalável à luta da Venezuela pela democracia é profundamente valorizado. Com coragem extraordinária, o povo venezuelano desafiou consistentemente o medo e a repressão brutal, permanecendo unido para rejeitar um regime criminoso desesperado para se agarrar ao poder e fugir da justiça”, disse ela em uma publicação na rede social X.
A opositora acrescentou que a preocupação oportuna e decisiva do republicano com a segurança dela foi “um ponto de virada”.
Ainda na publicação, Maria Corina afirmou que Nicolás Maduro, que assumiu o terceiro mandato na sexta-feira (10), e os aliados dele vão fracassar e que o povo venezuelano está decidido na “busca pela liberdade e pela dignidade”.
“Sob o presidente eleito Edmundo González, a Venezuela crescerá mais forte, mais livre e mais unida do que nunca, tornando-se um farol de estabilidade e força para as Américas”, disse ela.
Maduro tomou posse em meio a um cenário de turbulência política, no qual enfrenta contestações sobre resultado da eleição realizada em julho do ano passado e acusações de violência contra opositores.
Tá mais que na hora dos EUA por fim a essa tragédia na Venezuela.
Invade com as forças armadas e empossa o presidente eleito.
Os ditadores envia para Guantánamo.
Bandeira do Brasil na Praça dos Três Poderes | Foto: Lula Marques
O Brasil ocupa a 80ª posição no ranking global de Estado de Direito entre 142 países, de acordo com o Rule of Law Index (Índice de Estado de Direito), publicado pelo WJP (World Justice Project), uma organização independente.
O levantamento define o Estado de Direito como “um sistema duradouro de leis, instituições, normas e compromissos comunitários que promove 4 princípios universais: responsabilização, uma legislação justa, um governo transparente e uma justiça acessível e imparcial”.
A classificação de cada país é calculada com base em 8 fatores principais: restrições aos poderes do governo, ausência de corrupção, governo aberto, direitos fundamentais, ordem e segurança, aplicação de regulamentações, justiça civil e justiça criminal.
O relatório utiliza 2 métodos principais para medir o desempenho de cada nação:
pesquisas com a população local – para compreender a percepção pública sobre o Estado de Direito.
opinião de especialistas – análise técnica conduzida por profissionais da área.
Na edição de 2024, a Dinamarca lidera o ranking, seguida por Noruega (2º), Finlândia (3º), Suécia (4º) e Alemanha (5º). Os 5 primeiros colocados permanecem inalterados em relação a 2023.
Na outra extremidade da lista, Venezuela ocupa a última posição (142º), antecedida por Camboja (141º), Afeganistão (140º), Haiti (139º) e Mianmar (138º).
Entre os maiores retrocessos no estado de Direito no último ano estão Mianmar, El Salvador e Nicarágua. Por outro lado, os países que mais avançaram foram Polônia, Vietnã e Sri Lanka.
O preço médio da gasolina comum no Brasil foi de R$ 6,15 entre 29 de dezembro de 2024 e 4 de janeiro de 2025. Isso significa que ficou 10,6% mais caro em um ano. Afinal, entre 31 de dezembro de 2023 e 6 de janeiro de 2024, o valor médio foi de R$ 5,56.
A alta no preço é ainda maior que a do ano anterior, que havia sido de 8,6%. Isso porque, no início de 2023, o preço médio da gasolina era de R$ 5,12 no país. Portanto, no acumulado de dois anos ficou 20,1% mais cara, de acordo com os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Vale lembrar que para divulgar o valor médio da gasolina comum, a ANP fez uma pesquisa em exatos 3.918 postos de combustíveis de todo o Brasil.
Preço médio da gasolina por estado
O preço da gasolina aumentou em todo o Brasil no último ano. Se analisarmos as médias por estado, Goiás (GO) é o território que concentra a maior alta. O combustível no estado da região Centro-Oeste tinha valor de R$ 5,15 em 2024 e agora tem preço de R$ 6,26. Ou seja, aumento significativo de 21,6%.
Logo depois aparecem Sergipe e Amazonas. A gasolina comum teve alta de 21,2% no primeiro, enquanto no segundo sofreu aumento de 19,8%. Ainda assim, quem tem a gasolina comum mais cara do Brasil é o Acre com média de R$ 7,50 por litro.
Por outro lado, Amapá e Paraíba são as unidades federativas com as menores altas de preços. Ambas registraram 7,7% de aumento no litro da gasolina no último ano. A Paraíba, aliás, é atualmente o estado com o combustível mais barato do Brasil. A média é de R$ 5,88.
Confira abaixo o preço médio para cada estado e Distrito Federal:
Imagens: reprodução/AutoEsporte
Expectativa para 2025
As perspectivas para 2025 não são muito positivas. Isso porque, a partir de 1º de fevereiro, o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) vai passar de R$ 1,37 para R$ 1,47. Isso deve fazer com que o valor médio da gasolina comum tenha um acréscimo de pelo menos 6,8%, ou de R$ 0,10.
Veja abaixo como é composto o preço da gasolina no Brasil:
Estou vendo essa conversa fiada. Faz tanto tempo que abasteço o carro com o mesmo valor que nem percebi esse aumento. Ou o povo é idiota e cego que não vê isso????
Calma brasileirada que pode ter carro, ainda vem mais, para os que nao possuem carros, vai aumentar passagem de onibus, metro, avião e por fim o milho que alimenta o burro.
Com o povo tendo que voltar a usar dinheiro vivo, em vez de Pix, a bandidagem vai fazer a festa. De assaltante pé-de-chinelo, ao crime organizado, passando por corruptos em geral.
No governo do Bozo a gasolina era 10 reais o litro, todos sabem que estou falando a verdade. Notícia do Bg política e tendenciosa
Mentira… hahaha!
Falando a verdade kkķkkk, tenho 65 anos, nunca gostei de mentiras, sou apenas um sobrevivente que teve educacao dos meus familiares, amigos e educadores, atingi o nivel superior e com a graça da minha condição de HOMEM, consegui dar aos meus quatro filhos o mesmo que tive, hoje tenho joias na familia, agora meu amigo “10 reais o litro de gasolina” é sinal de MENTIRA, lave a boca e seja homem, tenho certeza que sua mae assim desejava, não falo do seu pai, pois não sei se vc o teve.
Comente aqui