A revista Época desta semana promove o debate em torno do fim da obrigatoriedade do imposto sindical, que passou a ser opcional após a entrada em vigor das novas leis trabalhistas, no fim do ano passado. Em destaque, o veículo publicou uma entrevista com o deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN), relator da modernização das leis do trabalho, e também ouviu o deputado Paulinho da Força (Solidariedade), que é a favor da manutenção do tributo.
Para Rogério, “o imposto desrespeita a liberdade sindical. A própria OIT (Organização Internacional do Trabalho) recomenda que as pessoas possam escolher livremente contribuir ou não. Há uma distorção no Brasil”. O parlamentar relembrou o fato do país ter mais de 17 mil sindicatos, enquanto outras nações do mundo possuem cerca de 140, 100 ou até 40 entidades deste tipo.
Ao ser questionado pela revista Época sobre como os sindicatos conseguiriam se sustentar sem o imposto, Rogério disse que os mesmo precisam prestar um bom serviço aos seus associados, para que estes aceitem contribuir de forma voluntária. “Dos 17 mil sindicatos lhe garanto que boa parte não tem nenhuma representatividade e não vai fazer nenhuma falta ao país”, completou.
Ainda na entrevista, o parlamentar rebateu qualquer chance de ressuscitar o imposto, como tem defendido Paulinho da Força. Segundo Rogério, criar uma alternativa seria “uma afronta clara à lei”, que já foi inclusive respaldada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A Época ainda perguntou ao deputado potiguar se o candidato a presidente do PSDB, Geraldo Alckmin, estaria disposto a apoiar uma nova contribuição sindical. “Não vi nenhuma declaração de Alckmin neste sentido. Conversei inclusive com Alckmin. E, depois do programa Roda Viva, Alckmin deu uma declaração peremptória negando isso, dizendo que não há nenhuma possibilidade da volta do imposto e elogiando a reforma trabalhista”.
Golpista….foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Você veja um sujeito desses um "INFITETE" Querendo ser reconhecido só se for pelo "SACO DE MALDADE" porque é mais conhecido como "SACO PRETO"
O Deputado Rogério Marinho vai ter uma votação surpreendente em Natal. Muitas pessoas que conheço, vão votar nele pela primeira vez. Rogério fez um ótimo trabalho.
Tem o meu voto
O Brasil tem 91% a mais de sindicatos do que todos os países do mundo. Por que será heim? Arrumaram uma forma legal de ter dinheiro sem ter muito o que fazer. Isso aí o cara acertou em cheio. Chega, o Brasil precisa crescer e não é mamando em cima dos trabalhadores.
Aguarda o resultado das URNAS, seu reinado termina em 31/12, esse é um elemento que não merece o voto de qualquer cidadão!
Eu passei 14 anos pagando imposto sindical, sabe o que aconteceu?
Quando fui demitido pela primeira vez conheci o escritório, devidamente em péssimo estado, nem um envelope para guardar a papelada da demissão tinham…mas o atendimento foi perfeito…fui orientado por um advogado em preservar os descontos do meu plano de saúde e da minha família enquanto estivesse desempregado…por fim foram 3 anos sem carteira assinado (apenas contratos), durante este período fique assegurado pelo plano de saúde com os devidos descontos que tinha em folha (50%)…graças ao sindicato pude assegurar o plano de saúde para mim e família.
Ora, é simples. QUEM quiser pagar, que faça. Ou quem nao quiser, pode contratar diretamente um advogado. Sindicato é uma poço sem fundo, so pensa em ponte para a politica. Vive as custas dos trabalhadores. É uma empresa prestadora de serviço e tem que ser visto assim. Contrata quem quer. O povo fica aqui fazendo propaganda da "empresa sindical" pra convencer o besta a pagar a força. É como se cada um fosse obrigado a descontar do salario a manutencao de uma operadora de telefonia ou tv, mesmo nao querendo. 17 mil empresas sindicais bancada com o suor dos trabalhadores, mantendo pelegos eternos no poder. Um Estado Paralelo. O Dep acertou em cheio.