A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está adotando as providências necessárias para religar os três poços que abastecem os bairros de Nova Esperança, Vale do Sol e Rosa dos Ventos, em Parnamirim. Os serviços devem ser concluídos até o final da manhã desta terça-feira (20). Esses poços tiveram os cabos e equipamentos elétricos furtados por marginais na noite do domingo (18). O ato criminoso fez com que os três bairros tivessem uma diminuição de 180 mil litros de água por hora.
A Caern vem adotando várias alternativas para evitar o acesso dos ladrões, entre elas a concretagem dos cabos, onde está contido o cobre que é o principal alvo dos marginais. Acontece que, ao colocar concreto nos equipamento, a Caern inviabiliza serviços de manutenção na rede. Os marginais cortam a concertina eletrificada e quebram os quadros de comando, impossibilitando o funcionamento do poço. Para coibir outros atos de vandalismo, a Caern vem solicitando o apoio dos policiais civis e militares com o registro de ocorrência em diversos pontos do Rio Grande do Norte, alguns recorrentes como acontece em Macaíba.
O gestor da Unidade de Serviço de Operação e Manutenção de Parnamirim, Jesualdo Ferreira Neves, afirma que o primeiro poço danificado foi o P-32, localizado próximo a rua Rosa Fernandes, no bairro Nova Esperança, com uma produção diária de 50 mil litros por hora. O segundo foi o P-13, localizado próximo ao Colégio Professora Enedina, na rua Maria Ivone dos Santos, com uma produção diária de 60 mil litros por hora e o terceiro , o P-7, na rua Maria do Carmo Padilha, com uma produção de 70 mil litros por hora, ambos no bairro Vale do Sol.
Além dos prejuízos materiais com o roubo dos equipamentos eletroeletrônicos, a população sofre com a falta d’água cada vez que os bandidos invadem uma área cercada e roubam equipamentos. E quando não conseguem retirá-los, os vândalos quebram e jogam peças dentro de poço. O diretor técnico da Caern, engenheiro Ricardo Varela Filho, lamentou o ocorrido e prometeu recuperar a estrutura danificada, para que a população volte a receber água normalmente, o mais rápido possível. Ele também solicitou a colaboração dos moradores no sentido de informar a Caern ou a polícia, qualquer movimentação suspeita nos locais dos poços da empresa.
Fonte: Nominuto.com
Comente aqui