Segurança

RUIM PARA TODOS: Jornalista inicia campanha para que turistas não visitem o RN por conta da violência

A jornalista Andréa Mousinho, que teve a irmã covardemente assassinada no início do mês durante um assalto em frente a uma padaria, decidiu tomar uma medida, no mínimo, questionável para cobrar mais segurança no Rio Grande do Norte. Ela iniciou uma campanha nas redes sociais para evitar que turistas visitem o Rio Grande do Norte devido à violência.

Em uma publicação no Facebook com o título “Turistas não visitem a cidade de Natal” em vermelho e preto, Andréa prometeu divulgar os dados e estatísticas sobre a violência e criminalidade do Rio Grande do Norte em agências de turismo de todos os cantos do mundo e em veículos de comunicação. De acordo com ela, “Natal está dominada pela organização do crime”.

Ninguém pode contestar que a violência que passamos tem aumentado nos últimos dias, que os boatos de crimes a pessoas próximas estão cada vez mais frequentes e que muitas pessoas realmente tem sentido cada vez mais medo de sair de casa. Mas esse não é um problema exclusivo do Rio Grande do Norte. O Brasil inteiro enfrenta crises com a segurança pública.

E, independente da situação, o turismo e a economia potiguar merecem realmente ser prejudicados? Milhares e milhares de famílias potiguares, que dependem da cadeia turísticas para sobreviver, merecem ser prejudicadas? A imagem que Natal tem em todo mundo, merece ser prejudicada?

Essa é realmente uma boa medida para cobrar mais segurança das autoridades competentes?

Outras medidas com menos impacto negativo para toda a população não seriam mais eficazes?

Você não vê cariocas, baianos, pernambucanos e cearenses fazendo esse tipo de movimento prejudicando sua própria população. E olhe que nesses estados o desmantelo é grande.

A dor de Andréa deve ser terrível, dos familiares e amigos idem, mas acredito que essa atitude merece uma reflexão e uma forma diferente de protesto deva ser pensada.

Opinião dos leitores

  1. RELAXA PESSOAL, O CARNAVAL ESTA CHEGANDO E A POLÍTICA DO PÃO E CIRCO VEM AI. PORQUE DINHEIRO PARA SEGURANÇA NÃO TEM, MAS FESTA NÃO PODE FALTAR!!!!

  2. Concordo. Quando a cidade é dos turistas, deixa de ser dos moradores. É uma cidade cara e sem estrutura adequada para receber ninguém. Ponta Negra é dos ambulantes, as dunas dos bugreiros e por ai vai.

  3. As cobranças, os protestos, as lutas em favor de muito mais segurança efetiva para todos, são extremamente legítimas e necessárias, o caso da turismóloga e outros parecem ser a gota d'agua para que haja variadas formas de mobilização da sociedade, esta forma encontrada em específico pela irmã da turismóloga, de fato não é a mais prudente diante do direito de todos os outros cidadãos que sobrevivem do seu suor no campo do turismo, a exemplo do artesão que se pronunciou aqui nesse post. Inclusive, fico pensando, será que essa forma seria aceita pela própria senhora que foi vítima e que em vida soube valorizar o turismo, escolhendo-o como sua profissão, afinal a imprensa divulgou que ela era turismóloga. Fico pensando ainda se a outra jovem que, infelizmente também foi vítima desse cenário caótico de violência em Natal, será que ela como estudante de turismo também levantaria essa bandeira? Concordo que o foco no processo de cobrança e de luta em favor de uma cidade tranquila para se viver e que respeite o direito de ir e vir de todos os cidadãos de bem, deva ser na direção muito mais dos políticos que precisam acordar para aprovar/implementar políticas/ações públicas voltadas a cultura, a educação, ao lazer, ao trabalho, a reestruturação dos presídios, a valorização dos policiais e em determinados contextos à repressão consciente à criminalidade (isso tudo porque a segurança pública é um tema complexo e ninguém conseguirá resolvê-lo na face da terra sem enxergar e atingir os tantos aspectos que o envolvem).

  4. Enquanto as oligarquias que dominam o nosso Estado e Municipios(INCLUSIVE NATAL) há anos a fio teremos sempre esse caos. Povo sem segurança,saúde e educação e as oligarquias oferecendo pão e circo. Só tomam providências quando o terror chegar na soleira de suas casas! Uma lástima viu. Proteste Andreia Mousinho é um direito seu e um dever nosso também!

  5. Pimenta nos olhos dos outros é refresco queria ver esses comentários contra a jornalista se fosse com a família de vocês sem contar que Natal é umas das cidades mais violentas do mundo no Brasil só perde para Fortaleza como noticiou o G1 essa semana aqui se vive como fosse o paraíso só falam que o Rio de Janeiro é mais perigoso enquanto nossos filhos e mulheres e chefes de família estão morrendo. Uma imprensa comprada que não noticia os números reais da violência e o povo achando que está tudo a mil maravilhas.

  6. Vejo a atitude da jornalista mais como uma forma de fazer com que as autoridades se mexam.
    Eu sou um dos que perguntado se minha cidade é segura costumo dizer que não, não venham, não é. Perigosa e cara, serviços precários, atendimento de terceiro ou quarto mundo e muitas mazelas mais. Um choque de realidade no povo do turismo fariam as coisas melhorarem.

  7. Ela tá errada o caminho não é esse. A bela cidade do Natal as pessoas de bem, que aqui vive não tem culpa do que está acontecendo. O protesto tem que ser feito e de forma veementemente DURA em cima de quem tem culpa. Os culpados são esses políticos ladrões que legisla em causa própria. Ministério público que faz vistas grossas, juizes e desembargadores, padres,postores, todos amordaçados não vejo nenhum com espírito em ajudar o seu semelhante, essa pessoal tem peso poderia protestarem juntos com a sociedade, mas não dão um passo. Não exercem cidadania. E por ai vai. Natal o país não tem culpa.

  8. Não só Natal como também outras capitais estão passando pelo mesma situação, alguém tem que dar um grito como este para que se faça algo de futura aqui no estado, pois não podemos nem sair de casa ou chegar sem ter que ficar olhando para os lados com medo de ser abordado por bandidos. e se alguém me perguntar se o RN e um lugar bom para o turismo ele é sim, mais muito violento!

  9. Só existe um culpado para tanto! Nossos políticos, quem cria as leis para favorecer o crime em detrimento das lotações das prisões, polícia, juízes, promotor, advogados, e outros, só cumprem o que está na lei criada pelos políticos. Enquanto o nosso maior cargo político, o chefe de governo, o governador, não se integrar com os outros poderes para destinar os recursos necessários à segurança pública, nada adianta fazer e viver de medidas paliativas. Aliás, isso os outros governos já faziam. Cobrar dos políticos e destinar as verbas necessárias e essências são a solução, sem isso vamos continuar piorando. As verbas da segurança pública são as primeiras a serem reduzidas. Nunca dão o devido valor para a importância nessa área, por isso estamos no caos. Somos o 6 país mais violento do mundo e só ganhos para aberrações como Colômbia e países da África. Quer dizer, nossos governantes gostam de conviver com isso. A primeira coisa que o PT, fez há anos atrás foi cortar uma bolsa para os policiais fazerem um cursos na rede senasp, no estado, os policiais militares vivem trabalhando dobrado por meio de diárias, fiado e muitas vezes não recebem, como no caso da copa 2014 que até agora nada. Enfim, um dia quando perceberem que em nenhum país democrático funciona sem autoridades respeitadas e qualificadas, aí saíram às ruas exigindo isso do governo e principalmente dos nossos representantes legislativos.

    1. Mas a bolsa foi o próprio PT quem instituiu. Sua sede de criticar o Pt é tão grande que nem percebe que antes do PT, essa bolsa não existia. Não vou entrar no mérito, mas não foi FHC quem deu a bolsa.

  10. O raciocínio deve ser que se os turistas não vierem para o RN o crime vai desaparecer.
    Esse ato, e vou pensar que foi tomado sob abalo emocional ou sob crise de algum surto psiquiátrico, se assemelha a botar fogo na floresta para acabar com os cupins.
    Acho que essa moça deveria pedir desculpas o quanto antes.

  11. O Rio de Janeiro sempre foi uma cidade violenta e nunca deixou de receber milhares de turista, mesmo com a violência é mesmo a Cidade Maravilhosa, muitos aqui apoiando essa atitude com hipocrisia, pois mesmo sabendo da violência que assola várias cidades do país visitam essas cidades. Eu também quero uma cidade segura, sair de casa com segurança e andar tranquila na rua, mas não é agindo assim que se resolve o problema. Pois, não é apenas os empresários que lucram com o turismo, tem muita gente de baixa renda que precisa sustentar sua família de maneira informal, o estado também precisa dessa receita. O que ela quer, prejudicar todo o estado, "consertar" um lado e acabar com o outro? Assim como o turismo é bom para todos a criminalidade é péssima para todos e essa atitude pode até gerar mais criminalidade. A falta de turismo pode afetar financeiramente muitas pessoas e isso também é favorável para o aumento da violência, só acho.

  12. Eu venho aprendo que é necessário a cada dia que se passa gritar mais alto.
    E a maneira que a nossa conterrânea achou para dar esse grito foi essa, quanto maior o impacto, maior a chance de uma resposta, é difícil reunir muitos quando a dor é só nossa, e tendo essa arma nas mãos, que são as redes sociais e toda a internet, ela não perdeu tempo e eu a admiro por isso.
    Pode ser que agora tenhamos que pagar um preço financeiro com a redução do turismo, mas, o que se colherá mais tarde será de muito maior benefício, inclusive para quem a crítica, quando os números do turismo caírem alguém terá que tomar providência a esse respeito, aí eu e você que não perdemos irmãos para a crescente violência, talvez possamos continuar com nossos entes queridos ao nosso lado.
    Não conheço a moça, mas já agradeço o que ela está fazendo por minha família.
    Meus sentimentos de pesar por sua perda.

  13. É verdade. A criminalidade está em todo o país; creio que esta jornalista não soube fazer sua matéria, ela deveria ter falado da violência de forma universal, abrangendo todo o país, sem especificar tais estados.

  14. Vamos mandar os turistas pra França, lá o clima é outro, não há violência. Gente não é atitude como esta que vai resolver o problema e a dor, da perda de um ente querido. A violência urbana tá presente em todos os centros urbanos, uns mais e outros menos, vivemos num País em que aceitamos, passivamente, a elaboração de leis que não tem o devido alcance social e assim, tem favorecido a bandidagem, a jovem que matou a turismóloga, se fosse num País sério, era pra tá presa quando ocorreu o fato sinistro, pois já era infratora contumaz quando adolescente, isso tem nome impunidade. Portanto, a questão da segurança pública perpassa pelo manto da lei, em razão do seguinte principio: "ninguém faz ou deixa de fazer alguma coisa senão em virtude de lei".

  15. E se os Turistas deixarem de visitar Natal a violência vai acabar se tiver essa garantia eu apoio, mas acho que vai piorar porque muita gente irá ficar desempregado, até porque as autoridades não estão nem aí eu sei que o objetivo dela é chamar atenção das autoridades p ver se o Governo toma vergonha e Tomé decisões mais rígidas contra a violência que toma conta de todo RN!

  16. A imensa dor que corrói o peito desta jornalista, parece que também está corroendo sua racionalidade, e a mesma em uma atitude típica de vingança se volta contra o Estado e não mensura que seus atos podem prejudicar milhares de cidadãos honestos e trabalhadores, que assim como a irmã dela são vítimas de políticos inescrupulosos que só visam, seus interesses e em razão disto fizeram governos medíocres e inoperantes em todas as áreas, não somente na segurança. Essa fatura tem que ser cobrada não só de Robinson, mais também de Rosalba, Wilma, Garibaldi, Vivaldo, Zé Agripino, Fernando Freire entre outros estes sim são os verdadeiros responsáveis pelo caos no RN.
    Some-se a eles uma Polícia que precisa se modernizar e repensar seu "modus operandi", um judiciário inerte e que dó pensa em vantagens e benefícios, uma população que se acovarda e não denúncia seus criminosos e ainda tem o péssimo hábito de ser contra a sua polícia, advogados que fazem tudo por dinheiro e não teluta memo soltar seus clientes mesmo que para isso tenham que distorcer os fatos, uma imprensa parcial que adora manchetes a qualquer custo e que adora o sensacionalismo mesmo que a custas dos outros., uma criminalidade que cresce a cada dia e se moderniza em uma velocidade absurda financiada pela rentabilidade e impunidade dos seus atos.
    Ou mudamos todos, ou estamos perdidos e o mal triunfará como vem acontecendo !!!!

    1. Tomara Anderson que você nunca passe pela situação que a família Mousinho passou. Não desejo isto pra ninguém. Dizer que a dor que a jornalista Andreia está passando corroeu a sua racionalidade é desumano. Deus te proteja!

    2. vc não sabe o que é perder um parente de forma vil e cruel. Foi uma recém "de menor" adulta, que já tinha sido presa que eliminou esta vida. Parem de julgar o sentimento dela..

  17. O Rio Grande do Norte não é um local seguro para se viver, tampouco visitar.

    Não faço campanha contra o turismo, mas também não recrimino a atitude da mulher. Digo mais, se me perguntarem, pedirem uma dica, nesse momento, eu diria: venha não. Estamos em estado de guerra civil. O governo se buliu pelo menos. Deixe ver se a poeira senta.

  18. Está mais que certo! O índice de violência é altíssimo e diariamente, tanto turistas brasileiros quanto estrangeiros são assaltados.
    Agora se querem bajular o governador e fingir que a segurança está Nota Dez, é outra história. Tem que cumprir o que foi dito na campanha, NADA MUDOU. NADA.

  19. Nós que moramos nesta cidade, estamos vivendo apavorados o nosso dia a dia. Tenho familiares que estão acometidos pela síndrome do pânico, que quando necessitam sair de casa, começam a tremer, suar, chorar, pois residem em bairros com altos índices de crimes, e já foram vítimas dessa violência que assola nosso estado. Estão fazendo acompanhamento médico. Não acho justo vender as lindas imagens do RN, como se aqui fosse um paraíso. Acredito que se faz necessário um trabalho efetivo para que aconteça uma redução significativa da criminalidade, e aí sim, divulgar o nosso estado para atrair turistas para cá. Concordo com a atitude da jornalista Andreia Mousinho. Os turistas precisam vir ao RN para se divirtirem e não para serem vítimas da criminalidade que impera nas terras de Poti. Quanto às pessoas que sobrevivem do turismo, com a queda do número de turistas que deixarão de nos visitar, terão uma redução nos seus lucros, mas essa situação servirá para cobrarmos ações mais eficazes dos governantes, e quando esses índices forem revertidos, teremos um turismo com mais segurança e a divulgação positiva do RN e, principalmente, mais segurança para a população potiguar. Melhor do que atrair turistas com essa insegurança reinando aqui e queimar o turismo do estado. Parabéns Andreia.

  20. Apoiada. Primeiro lugar é a vida. Vivemos sitiados e acuados sem poder sair de casa e os políticos e empresários ricos andando com carros blindados e seguranças particular e nós, humanos, a mercê da violência, na mão dos bandidos.

  21. Porque nao protestar contra os politicos que se omitem todos os dias em relação a segurança e sistema prisional e ainda em relação as leis fuleiras de nosso pais???????porque nao mudam esssas leis que só beneficia o bandido? ???

  22. Parabéns Andrea. Deveriam fazer levantamento de quantos turistas já foram assaltados e até mortos no RN. Recentemente li que um casal de idosos europeus foi assaltado e covarde mente agredido. Há quem tem casa na praia tá pensando em vender.

  23. Acho que essa jornalista está prestando um desserviço à cidade onde ela reside e trabalha, porque ela não fez ou iniciou esse movimento quando da perda de pessoas de outras famílias? Essa atitude em causa própria não resolve nada, só faz prejudicar muitas famílias que tiram seu sustento do turismo. Isso é legislar em causa própria, a mesma já pode entrar para a política sebosa desse País.

  24. Apoiada. Os turistas veem a Natal porque os vendem uma coisa e quando eles chegam aqui se deparam com outra. Estamos sitiados, sem sair de casa, com medo, acuado, devemos tornar público o que está ocorrendo em Natal, não podemos fazer nada em relação as outras cidades mas Natal é a nossa casa, aonde nascemos e criamos nossos filhos. Não visitem Natal, essa cidade é uma faixa de gaza.

  25. Fortaleza foi considerada mais violenta do que Natal? Há alguém vítima da violência fazendo campanha contra a cidade de Forteza? Violência há em qualquer lugar. Não tem jeito. Pela lista divulgada pela ONG, percebi que figuraram várias cidades localizadas até nos Estados Unidos, fato que demonstra que nenhuma cidade é 100% segura. Compreendo a dor dessa senhora, mas a meu sentir, esse parece não ser o caminho correto para buscar melhora na segurança.

  26. BG.
    A senhora tem toda razão estamos vivendo no País uma guerra civil que em grande parte tem a IRRESPONSABILIDADE da classe politica, OMISSA , CONIVENTE e sem força nenhuma para estancar esse descalabro administrativo nas três esferas de governo. O que esta acontecendo no Brasil são MELIANTES e PELEGOS infestado em todos os órgãos públicos e não há dinheiro que chegue para sustentar essa corja ptralha e seus asseclas. Como podemos ter educação saúde,segurança quando o dinheiro ARRECADADO É farreado por um bocado de parasitas encastelados no poder?????. O cidadão Brasileiro esta vivendo ENCLAUSURADO em suas casas,aptos,etc e os BANDIDOS soltos com Leis frouxas, judiciário impotente para julgar, "direitos humanos defendendo bandidos" enfim estamos VEGETANDO em um CAOS TOTAL.

  27. Primeiramente, deveria o blog e os demais "comentaristas" de plantão respeitarem o direito constitucional da cidadã (ainda que jornalista) se manifestar. Querem amordaçar o direito de expressão da referida senhora? Quantas matérias oportunistas são publicadas diariamente sem que ninguém tolha seu direito de expressão? O desabafo é dela, é lícito, e deverá ser respeitado. Qualquer cidade que vive de turismo deve investir em segurança pública. Tapar o sol com a peneira é digno do pensamento mediano desses "comentaristas" de plantão. Ao invés do trade turístico contestar o teor das declarações, deveria cobrar com pujança que o governo invista cifras vultosas na segurança. Não queremos Arena das Dunas, não queremos um aeroporto "desnecessário". Queremos andar (ir e vir sem medo de morrer). Chega de falso moralismo. Tá na hora do povo saber o que está ocorrendo aqui. Eu também aconselho que não venham a nossa Cidade enquanto o caos estiver instalado. E mais, não faço turismo no Rio de Janeiro, tampoco Recife. Ora, se utilizar da desgraça alheia em comparação e detrimento ao direito de expressão e, no mínimo, irresponsável! Antes de tentar tolher a expressão fa referida senhora (que não a conheço), sejam mais inteligentes. Péssimo exemplo desse blog!

    1. Caro Osvaldo, vc deve ter lido outro post. No meu, eu não tiro nenhum minuto o direito de Andréa protestar, pelo contrário. Agora levando a reflexão sobre a forma, apenas isso, até porque também tenho esse direito. Sobre o Trade Turístico, não vi ninguém nem opinar sobre isso.

    2. Concordo, e acrescento veementemente : o R.G.N se encontra em estado de guerra, a tolerância zero que deveria ser aplicada aos bandidos chegou aos cidadãos, não dá mais pra se morar aqui, quanto mais fazer turismo. Já que as autoridades não tomam as providências necessárias para coibir a fuga dos presos, e dá segurança aos seus habitantes, não vejo outra saída, a não ser usar éstá forma de apelação. Perde o Estado. Perdem os empresários, quem sabe assim, sentindo na arrecadação e no bolso, eles se unam as famílias enlutadas, e partam para uma campanha mais agressiva exigindo providências. Quanto a imagem denegrida do nosso Estado, ela já vem sendo mostrada pela mídia diariamente em todo o Brasil, e no mundo. A Internet é uma arma poderosa também, e o cidadão comum só tem a ela para recorrer. Usaremos de todas as armas para pedir socorro, diante do caos que assola a nossa terra.

  28. Concordo com a jornalista, trabalho na área e sei q hj segurança no RN é fantasia. Todo dia acordo rezando e pedindo a Deus q nada aconteça com os meus!

  29. Vou na linhas dos comentários dos dois Ricardos. Lamentável esse tipo de atitude, quer dizer, fudendo todo mundo por causa do protesto, ai as coisas vão ter jeito? Eu que tenho uma banca de Artesanato em Ponta Negra, qual culpa tenho da insegurança em Natal ou Brasil? Mas vou ter que pagar porque estão defendendo como protesto que Turista não venha mais a Natal? Me perdoe, perdi uma esposa numa luta contra um câncer, apesar das mortes diferentes, a dor deve ser a mesma, esse não é o caminho.
    Vamos para as ruas, fechar ruas, protestar, mas não dessa forma.
    Meu registro.

    1. Razão de protestar essa senhora tem, mas acaba no momento em que ela prejudica a vida de outras pessoas que vivem do turismo..".O meu direito termina, quando começa o do outro"!

  30. Sinceramente, acho que ela tem toda razão. É muito covarde de nossa parte deixar que turistas desavisados ponham as suas vidas em risco vindo visitar uma cidade violenta e entregue aos bandidos. Principalmente os europeus e americanos que vivem em países desenvolvidos onde é praticamente impossível de alguém assaltar com arma de fogo ou branca. Eu se fosse oriundo de algum país de 1º mundo não viria ao Brasil de forma nenhuma. Lá a gente pode andar a qualquer hora portando máquina fotográfica, celular, joias ou qualquer outro bem que o risco de ser assaltado é zero. Turista não venha ao Brasil pois a sua vida aqui não vale nada.

    1. Melhor comentário. O turista tem o direito de saber a real situação da segurança pública no RN, para que possa decidir se quer vir ou não.

  31. Sinceramente não acho que esteja errada. Eu já faço isto boca a boca. Natal não tem segurança alguma e é bom mesmo que caia o fluxo de turista, cai o dinheiro a entrar no estado e assim este governo toma uma medida energica.Sou uma pessoa que vivo fora do País, sofri um grande arrastão dentro de casa aí é não tenho coragem nem de visitar meus parentes. A verdade tem que ser dita.

  32. Em um Estado que vive essencialmente do turismo nos dias atuais, essa Senhora vem lançar uma campanha para que turistas deixem de visitar o nosso Estado? Meu Deus do céu, quanta ignorância! Se turistas deixaram de vir ao nosso Estado, pessoas ficarão desempregadas e isso com certeza fará aumentar ainda mais a criminalidade aqui. Será que tem gente que ainda compartilha ou curte uma página desta?
    E isso ainda parte de uma jornalista! A que ponto chegamos… E tem gente que ainda reclama de pessoas não formadas que trabalham na área e se dão bem. Pelo visto, os formados não demonstram essa capacidade toda para exigir dos outros um diploma não…

  33. Não tenho noção da dor dessa irmã, e concordo que algo deva ser feito e algum tipo de protesto também, mas é lamentável esse tipo de atitude que ela se propôs a fazer, colocando na lama o nome de uma cidade que não tem culpa pelo problema de insegurança que estamos passando.

    Cara Andréa, repense isso.

    1. Deixando milhares sem empregos os roubos,assassinatos crescerao rapidamente, talvez atingindo a propria senhora, PENSE

  34. Parabéns Andréa, neste país de corruptos e ladrões, as pessoas de fora do país, precisam saber a maquiagem que existe nestes estados falidos pela corrupção. As famílias do RN, precisam mais de segurança do que turismo. Pagamos nossos impostos e caros, para ter no mínimo respeito. Ajuste a casa e depois sim, trabalhem para poder trazer alguém de outros estados para nos visitar.

    1. Sandro, não discordo de se protestar. Mas não a população não tem culpa, que vive do turismo também não, é o único questionamento que faço. Abraços

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Vaquinha’ para herói que desarmou terrorista na Austrália arrecada quase R$ 15 milhões

Imagens: reprodução

A vaquinha online criada para Ahmed al-Ahmed, que desarmou um dos autores do ataque terrorista em Bondi Beach, na Austrália, já arrecadou US$ 2,64 milhões (cerca de R$ 14,6 milhões). A campanha no GoFundMe recebeu cerca de 45 mil doações.

Ahmed ficou ferido ao enfrentar o agressor durante o atentado que matou 15 pessoas e deixou mais de 40 feridos em uma celebração judaica. Segundo os organizadores da campanha, ele teve uma atitude “altruísta e heroica” ao agir sem considerar a própria segurança.

Neste domingo, o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, visitou Ahmed no hospital e o chamou de “herói australiano”. Na sexta-feira (19), o comerciante recebeu um cheque de US$ 1,65 milhão ainda internado. Surpreso, perguntou: “Eu mereço isso?”, ao que ouviu como resposta: “Cada centavo”.

Muçulmano, pai de dois filhos e dono de uma frutaria, Ahmed agradeceu às doações pedindo união e paz entre as pessoas. Ele permanece hospitalizado enquanto se recupera dos ferimentos a bala.

O ataque foi cometido por Sajid Akram, de 50 anos, morto em confronto com a polícia, e seu filho Naveed Akram, de 24, preso e acusado de terrorismo e 15 homicídios. As autoridades investigam ligação dos autores com o Estado Islâmico.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Autoridades dos EUA afirmam ter apreendido mais um navio perto da Venezuela

Foto: Reprodução/TV Globo

Autoridades dos EUA interceptaram e apreenderam neste domingo (21), mais uma embarcação próxima à costa da Venezuela, em águas internacionais, segundo informaram dois funcionários americanos à Reuters.

Esta foi a segunda ação do tipo somente neste fim de semana.

A operação ocorre poucos dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar um “bloqueio” contra todos os petroleiros sujeitos a sanções que entram ou saem da Venezuela. Os funcionários, que falaram sob condição de anonimato, não divulgaram o nome da embarcação interceptada nem a localização exata da operação.

“Os Estados Unidos continuarão a perseguir o movimento ilícito de petróleo sancionado que é usado para financiar o narcoterrorismo na região”, disse a secretária de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem em um post no X, na ocasião da apreensão efetuada no sábado (20), já apontando que novas apreensões aconteceriam.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Advogado chama indícios da PF contra Lulinha de ‘fofocas e vilanias’

Foto: divulgação/Prerrogativas

O advogado Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, afirmou que as menções a Fábio Luís Lula da Silva em investigações da Polícia Federal sobre fraudes no INSS são “fofocas e vilanias” e uma tentativa de desgastar a família do presidente e o governo, declarou ao Poder 360.

Ele disse ainda que o filho do presidente não contratou advogado por não ser alvo do inquérito. O advogado também criticou vazamentos de informações e afirmou que eles devem ser investigados.

as apurações apontam indícios de proximidade e possível relação empresarial entre Lulinha e Antônio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS, preso desde setembro de 2025 e apontado como articulador das fraudes.

Em depoimento à PF, Edson Claro, ex-funcionário do Careca do INSS, afirmou que Lulinha teria recebido pagamentos mensais de cerca de R$ 300 mil e viajado com Antunes ao exterior. A PF ainda apura a natureza da relação e investiga possível ligação com a empresa World Cannabis, suspeita de ser usada para lavagem de dinheiro, o que é negado pelos citados.

Decisão do STF que autorizou nova fase da operação Sem Desconto menciona Lulinha três vezes, inclusive de forma indireta, ao tratar de pagamentos feitos à lobista Roberta Luchsinger, amiga próxima do filho do presidente. Conversas citadas pela PF mostram referências a Lulinha como “nosso amigo”.

Procurada, Roberta Luchsinger disse, por meio de seu advogado, que não teve relação com fraudes no INSS, que sua atuação se limitou a tratativas iniciais em projetos no setor de canabidiol e que mantém relação pessoal antiga com Fábio Luís e sua família.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Esposa de Moraes registrou novo escritório no dia de ampliação da Magnitsky

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A advogada Viviane Barci, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do STF, registrou em 22 de setembro um novo escritório de advocacia em Brasília, o Barci e Barci, segundo informou o jornal O Globo. A data coincidiu com a extensão dos efeitos da Lei Magnitsky ao Lex Instituto de Estudos Jurídicos, empresa ligada à família Moraes.

O novo escritório tem como sócia única a filha Giuliana. Já o Barci de Moraes Sociedade de Advogados, sediado em São Paulo, reúne nove sócios, entre eles os dois filhos do ministro.

A Lei Magnitsky, usada pelos Estados Unidos para punir graves violações de direitos humanos, foi aplicada de forma inédita a uma autoridade brasileira ao atingir Moraes, sua esposa e o Lex. As sanções, no entanto, foram revogadas em 12 de dezembro pelo governo norte-americano. Em evento em São Paulo, Moraes agradeceu publicamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo empenho na reversão das sanções.

O escritório de Viviane Barci entrou no noticiário após reportagem revelar que a banca recebeu R$ 129 milhões em três anos do Banco Master, controlado por Daniel Vorcaro. O contrato chamou atenção tanto pelo valor elevado quanto pelo escopo amplo, que prevê atuação junto ao Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal e órgãos do Executivo e do Legislativo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO ESPECIAL DE NATAL: Confira as receitas de bacalhau à Brás, caprese e drink Tom Collins

BACALHAU À BRÁS
Ingredientes:
500g de bacalhau dessalgado e cozido
400g de batata palha fina
70g de salsa picada
2 cebolas médias cortadas em meia lua bem finas
6 ovos inteiros
50ml de leite ou creme de leite
150ml de Azeite
Sal e pimenta preta a gosto
20 azeitonas

Modo de preparo:
Aqueça uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola, em fogo médio, até murchar.
Acrescente o bacalhau e misture bem até incorporar.
Bata os ovos com o leite e tempere com sal e pimenta.
Junta o preparado ao bacalhau e envolve muito bem.
Coloque as batatas palha já fritas e misture bem.
Acrescente as azeitonas, a salsa e misture bem.
Deixe algumas batatas palha para colocar em cima do prato já preparado e polvilhe uma salsinha picada em cima de tudo.
Sirva em seguida.

Tempo de preparo: 6min
Tempo de cozimento: 15 min

DICA RÁPIDA
CAPRESE
Ingredientes:
100g de cream cheese
Suco de 1/5 de limão siciliano
Sal a gosto

Modo de preparo:
Em um bowl, misture o cream cheese até ficar cremoso.
Acrescente o suco de limão siciliano aos poucos, ajustando a acidez.
Tempere com sal a gosto.
Reserve sob refrigeração.

Tempo de preparo: 5min

Tomate Confitado (estilo tomate seco)
Ingredientes:
Tomates maduros (italiano ou cereja cortado ao meio)
Sal a gosto
Páprica doce ou defumada (a gosto)
1 ramo de alecrim
1 dente de alho picado
Azeite de oliva em quantidade suficiente para envolver os tomates

Modo de preparo:
Retire o excesso de polpa e sementes dos tomates.
Disponha em uma assadeira com a parte cortada para cima.
Tempere com sal, páprica, alho picado e o ramo de alecrim.
Regue generosamente com azeite.
Leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 25 minutos, observando para não ressecar.
Retire quando estiver macio, levemente caramelizado e ainda suculento.

Tempo de preparo: 10min
Tempo de cozimento: 25 min

Pesto de Castanhas
Ingredientes:
30 g de castanhas (castanha-de-caju ou do-pará)
50 g de queijo parmesão ralado fino
1 dente de alho
Folhas de 1 ramo de manjericão
Azeite de oliva quanto baste
Sal a gosto

Modo de preparo:
Processe as castanhas, o alho e o parmesão até formar uma farofa úmida.
Acrescente o manjericão.
Com o processador ligado, vá adicionando azeite em fio até atingir a textura desejada.
Ajuste o sal.

Tempo de preparo: 5 min

Montagem:
Corte 3 fatias de pão de fermentação natural e deixe dourar, com um pouco de azeite, na frigideira, até ficar crocante.
Em um prato fundo colocar o cream cheese, os tomates por cima e por último o pesto.
Coloque as fatias de pão na lateral do prato, umas folhas de manjericão para enfeitar e sirva.

DRINK TOM COLLINS
Ingredientes:
50ml gin
30ml suco do limão siciliano
15ml xarope de açúcar
1 Schweppes
Gelo
Uma rodela de limão siciliano
1 raminho de Alecrim pra enfeitar

Modo de preparo:
Coloque bastante gelo na coqueteleira.
Acrescente o gin, o xarope, o suco do limão e bata bem.
Encha um copo com gelo e coe o líquido com a peneira da coqueteleira e uma peneira.
Completar com Schweppes, cortar a rodela de limão, colocar no copo, o ramo de Alecrim e servir em seguida.

Tempo de preparo: 7 min

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

RN registrou 1.181 acidentes em rodovias federais em 2024; maior número dos últimos sete anos

Acidente na BR-226, em Bom Jesus | Foto: Cedida

O Rio Grande do Norte registrou em 2024 o maior número de acidentes em rodovias federais dos últimos sete anos, segundo estudo da Fundação Dom Cabral, divulgado em 2025.

Ao longo de 2024, as BRs no estado contabilizaram 1.181 acidentes, com 369 feridos e 109 mortos. De acordo com o levantamento, esses são os piores números da série histórica, iniciada em 2018.

O pesquisador Ramon César, da Fundação Dom Cabral, explica que os índices caíram durante a pandemia, mas voltaram a crescer a partir de 2022. “Houve uma reversão da curva e os acidentes passaram a aumentar novamente”, afirmou.

As BRs 101 e 304 concentraram mais da metade das ocorrências registradas em 2024. Os carros foram os veículos mais envolvidos, presentes em 62% dos acidentes.

Segundo o estudo, a duplicação de rodovias é uma das principais medidas para reduzir a gravidade dos acidentes. Nesta semana, foi feito o anúncio de que as obras de duplicação da BR-304 começam em janeiro.

Opinião dos leitores

  1. Isso tudo com autoescola, imaginem daqui pra frente sem obrigatoriedade de fazer autoescola. Vai ser um salve se quem puder.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA GENIAL/QUAEST: Maioria dos brasileiros acha que Natal será menos farto; Expectativa sobre compra de presentes é negativa

Foto: Freepik

Pesquisa Genial/Quaest mostra que 37% dos brasileiros acreditam que a ceia de Natal deste ano será menos farta que a de 2024. A pesquisa foi divulgada no sábado (20).

Para 23% dos entrevistados, por outro lado, a ceia será mais farta. Outros 36% dizem que será igual.

Expectativa sobre compra de presentes também é negativa

50% dos entrevistados acredita que os brasileiros vão comprar menos presentes neste Natal, enquanto 19% esperam mais presentes. A quantidade de presentes deve ser a mesma para 27% dos entrevistados.

Sobre a pesquisa

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas em todo o país. O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro, com brasileiros de 16 anos ou mais. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Com informações de UOL

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Agenda apreendida pela PF em investigação sobre fraudes no INSS cita “Fábio (filho Lula)”

Foto: Flickr/reprodução

Documentos apreendidos pela Polícia Federal na primeira fase da operação Sem Desconto, deflagrada em abril, citam diretamente Fábio Luís Lula da Silva, filho mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Uma anotação em agenda menciona “Fábio (filho Lula)” ao lado de informações sobre credenciais para um camarote em um show em Brasília, além de referência a um flat no condomínio Brisas do Lago. As informações são do Poder 360.

Envelope com o nome de “nosso amigo”

A decisão do STF que autorizou uma nova fase da operação, realizada na quinta-feira (18), também menciona diálogos entre Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, e a empresária e lobista Roberta Luchsinger, amiga próxima de Lulinha.

Em mensagens trocadas após a operação, Roberta demonstra preocupação com a apreensão de um envelope com o nome de “nosso amigo”. Segundo a PF, o envelope continha ingressos para um evento, sem detalhamento sobre data ou local.

Investigações apontam Roberta como o principal elo entre o Careca do INSS e Lulinha.

Relatórios do Coaf indicam que Roberta recebeu R$ 1,5 milhão, em cinco pagamentos de R$ 300 mil, feitos pelo Careca do INSS, apontado como principal articulador das fraudes nos descontos indevidos de aposentadorias e pensões.

De acordo com a PF, Roberta e o ‘Careca do INSS’ mantinham uma atuação conjunta, sem relação de subordinação, o que pode configurar tráfico de influência. A partir do fim de 2024, quando os descontos associativos atingiram valores recordes, os dois passaram a discutir formas de ocultar recursos obtidos ilegalmente, segundo os investigadores.

Filho de Lula não é investigado até o momento

A decisão do STF cita três vezes o nome de Lulinha, incluindo a referência a pagamentos destinados ao “filho do rapaz”. Apesar disso, Fábio Luís não é investigado até o momento. Dentro da PF, há divergência: uma ala defende aprofundar as apurações, enquanto outra considera os indícios insuficientes para medidas mais duras.

O que dizem as defesas 

Procurada, a defesa de Roberta afirmou que ela nunca teve relação com descontos do INSS, sustentando que atuou apenas em tratativas iniciais de negócios que não avançaram. Também confirmou a relação pessoal antiga entre Roberta e Lulinha. A defesa do filho do presidente diz que as citações são tentativas recorrentes de envolvê-lo em escândalos e classificou os indícios como frágeis.

Questionado sobre o caso, o presidente Lula afirmou que ninguém será poupado das investigações, incluindo familiares, caso haja envolvimento comprovado.

Opinião dos leitores

  1. Se fosse filho do Bolsonaro os mau-caráter estavam pedindo para prendê-lo…bandido defende bandido

  2. Cadê a justiça justa ?????? cadê xandinho ?????????? isso é tal democracia do pt ??????????????????????? algum juíz dá 24 horas para saber esse absurdo ????? ou todos convive com a corrupção e o assalto ao dinheiro público ????? e o povão amestrado vai reagir ???? ou vai aceitar como normaal ??????precisa de punho duro e forte que prendam todos esses bandidos vestidos de autoridade e resgate todo dinheiro da nação que bandidos ratos roubaram

  3. Lula já disse se ele for culpado que seja punido….kkkkkkkkkk
    A coisa piorar ele manda o “Bessias” com um papelzinho para o Xande.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA PODERDATA: Para 39%, governo Lula é pior que o de Bolsonaro; 38% preferem gestão do petista

Foto: AFP

Pesquisa PoderData, divulgada neste domingo (21) pelo site Poder 360, mostra que 39% dos brasileiros consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pior que o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Outros 38% avaliam a gestão de Lula como melhor, enquanto 22% dizem que os dois governos são iguais. 1% não soube responder.

Em relação ao levantamento anterior, realizado em setembro, o percentual que vê o governo Lula como pior subiu 1 ponto percentual, enquanto a parcela que considera a atual gestão melhor que a anterior permaneceu estável.

A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em todo o país entre os dias 13 e 15 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Prêmio acumula e Mega da Virada pode pagar R$ 1 bilhão

Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil

O prêmio da Mega da Virada pode chegar a R$ 1 bilhão, o maior da história das loterias brasileiras. O valor acumulou após o último concurso regular do ano, sorteado neste sábado (20), não ter ganhadores na faixa principal.

A partir de agora, todas as apostas da Mega-Sena valem automaticamente para o sorteio especial, marcado para 31 de dezembro, às 21h, com apostas abertas até 20h30. Os jogos podem ser feitos em lotéricas, no site ou no aplicativo das Loterias Caixa.

Como será dividido o prêmio da Mega da Virada 2025, que não acumula

  • 90% são distribuídos entre os acertadores dos 6 números sorteados (Sena);
  • 5% entre os acertadores de 5 números (Quina);
  • 5% entre os acertadores de 4 números (Quadra);

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6,00. O valor final da premiação pode variar conforme o número de apostas. Em 2024, por exemplo, o prêmio estimado era de R$ 600 milhões, mas chegou a R$ 635,4 milhões, dividido entre oito apostas.

Opinião dos leitores

  1. Só acredito nas loterias Caixa o dia q for obrigado a colocar o CPF no jogo. Sem CPF fica muito estranho, parece carta marcada… Até pra comprar remédio hoje em dia pede o CPF.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *