Foto: Liu Bin/Xinhua
Em meio a protestos em vários países e pedidos internacionais de transparência nos resultados eleitorais, alguns dos principais apoiadores do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, o felicitaram pela vitória na eleição presidencial obtida no último domingo – de acordo com o anúncio oficial.
Maduro afirmou na manhã desta segunda-feira que usa sua reeleição é o triunfo da paz e da estabilidade e reiterou sua afirmação na campanha de que o sistema eleitoral da Venezuela é transparente.
O presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou Maduro por sua reeleição, dizendo que Moscou desfruta de uma parceria estratégica com o Estado sul-americano e que Maduro sempre foi bem-vindo na Rússia, informou a Reuters.
“As relações russo-venezuelanas têm o caráter de uma parceria estratégica”, disse Putin em uma mensagem a Maduro, informou o Kremlin. “Estou confiante de que suas atividades como chefe de Estado continuarão a contribuir para seu desenvolvimento progressivo em todas as direções.”
A China também parabenizou a Venezuela por realizar com sucesso sua eleição presidencial, bem como Nicolás Maduro por sua reeleição como presidente, informou o jornal China Daily.
“A China e a Venezuela são boas amigas e boas parceiras que se apoiam mutuamente”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Lin Jian, em uma coletiva de imprensa.
Ele observou que este ano marca o 50º aniversário das relações diplomáticas entre os países e que a China valoriza muito o desenvolvimento dos laços bilaterais, além de esperas trabalhar com a Venezuela para continuar enriquecendo o conteúdo de sua parceria estratégica para melhor beneficiar os povos de ambos os países.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã , Nasser Kanaani, também felicitou o povo da Venezuela “por suas eleições presidenciais bem-sucedida”. “Parabenizamos o povo e o governo deste país pela realização bem-sucedida das eleições presidenciais na Venezuela, bem como o presidente eleito do povo venezuelano”.
Segundo a agência IRNA, ele acrescentou que as eleições, realizadas apesar das ameaças e sanções cruéis e injustas impostas à Venezuela, com a participação do povo e sob a supervisão de centenas de observadores internacionais de países, instituições e organizações, indicam a institucionalização do processo democrático no país sul-americano.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, afirmou nas redes sociais ter telefonado para o “irmão” Nicolás Maduro para “transmitir calorosas felicitações em nome do Partido, do Governo e do povo cubano pela histórica vitória eleitoral alcançada, após uma impressionante manifestação do povo venezuelano.”
Da mesma forma, o presidente da Bolívia, Luis Arce, parabenizou Maduro por sua vitória nas eleições presidenciais. “Ótima maneira de lembrar o comandante Hugo Chávez. Acompanhamos de perto este partido democrático e saudamos que a vontade do povo venezuelano tenha sido respeitada nas urnas”, postou Arce em suas redes sociais.
Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, felicitou a “grande vitória” que o “povo heroico” entregou ao “comandante eterno”, em seu aniversário- em referência a Hugo Chavez, que faria aniversário ontem.
InfoMoney com Reuters
Esse narcopolitico e ditador venezuelano vai criar uma instabilidade política na América do Sul em breve. A melhor coisa que poderia acontecer para o continente seria a invasão da Venezuela pelos EUA para destituir esse ditador fajuto, ou até mesmo mandar a CIA eliminá-lo.
Não sei se a globo lixo vai mostrar, mas podem terem certeza absoluta.
O movimento das fronteiras Brasil e Venezuela em Pacaraima no Estado de Roraima, vai quadruplicar.
Tenho pena daquele povo.
Ninguém tem mais Petróleo no mundo do que os Venezuelanos, País rico antes desses ditadores amigo do Luladrão, hoje tá sem futuro, ladeira a baixo.
A grande massa esmolé, vivem as custas de esmolas do governo.
O Ɓrasilsão, vai no mesmo caminho viu?
Vai quebrar!!
Vcs vão vê.
Essa festa tem hora pra acabar, aguardem!
Tá Faltando o bicho ladrão de nove dedos fazer a mesma coisa e mostrar a sua real face.
Vamos aguardar a declaração.
Ladrão de que? De joias? Explique para não ficar dúvida.
Pode ter certeza que ele já não fez com vergonha. Mas deve tá muito feliz.