Comediantes e funkeiros tomaram conta da publicidade brasileira. Se antes as empresas recorriam, principalmente, a atletas e a atores consagrados das novelas para serem seus garotos-propagandas, agora a aposta é em nomes até então pouco conhecidos do grande público, como Fábio Porchat, Marcelo Adnet, Tatá Werneck, Naldo Benny e Anitta. Para publicitários, esses nomes representam a nossa classe média.
Levantamento feito pelo GLOBO revelou que é o comediante Fábio Porchat que lidera a lista dos mais requisitados atualmente. Ele está no ar em cinco campanhas: Vivo, Fiat, OLX, o site de compra e venda pela internet, guaraná Kuat e Estomazil. Em todas as peças, o humor é o mote principal dos comerciais. Em seguida aparece o funkeiro Naldo Benny, com três — mesmo número da também funkeira Anitta. Marcelo Adnet está em duas.
Contrato pela agência 9ine, presidida pelo ex-jogador Ronaldo, Naldo já está no ar nos comerciais da Claro e do supermercado Extra, além de ter assinado contrato com a Gillette. Segundo Marcus Buaiz, sócio-diretor geral da 9ine, as marcas querem se associar a pessoas vitoriosas.
— Estamos fechando um novo contrato com o Naldo, agora para uma campanha internacional. O funk hoje deixou de ser só funk e virou a música pop do Brasil. O objetivo com o Naldo é fazer um trabalho de longo prazo entre as marcas — diz Buaiz, lembrando que a campanha do Extra traz a música “Amor de Chocolate”; e a da Claro, a canção “Se joga”.
Adnet, por exemplo, que trocou recentemente a MTV pela Rede Globo, estrela as campanhas da GVT, ao lado de Alexandre Borges e Fernanda Torres. Em um dos comerciais, Adnet imita a dupla de atores. Além disso, o humorista está no ar em filmes da marca de cerveja Itaipava. No fim do ano passado, Adnet chegou a fazer ações para o Bradesco e Kuat.
Segundo Flávio Casarotti, diretor-geral de Criação da Y&R, agência responsável por algumas das atuais campanhas envolvendo as novas personalidades da propaganda, o marketing costuma pegar carona com as tendências presentes na cultura popular.
— É a cultura pop. Essas personalidades emprestam atributos importantes para a marca, como humor e leveza. É fácil de gostar, pois o consumidor ri junto. Isso cria uma cumplicidade e empatia entre o consumidor e a marca — diz Casarotti, responsável pela campanha de Adnet na Itaipava e de Porchat na Vivo.
As mulheres também não ficam atrás. A funkeira Anitta pegou carona na sua música “Show das poderosas” para fechar três comerciais: das camisinhas Olla (Hypermarcas), da Tele Sena e do supermercado Mundial. Em todos, há alusão à canção. No comercial da Olla, foi feita uma versão da canção, com o mote “Olla é poderosa”. Na Tele Sena, para a campanha de primavera, ela canta seu maior, e único, sucesso. Já o supermercado Mundial, que está completando 70 anos, também aposta numa performance de Anitta, que vai começar a ser veiculado na próxima semana.
— A Olla precisava deixar claro seu posicionamento de marca jovem, moderna e sensual. Por isso, escolhemos a cantora para estrelar a nova campanha — afirmou Woody Gebara, da Woody Comunicação.
A comediante Tatá Werneck, atualmente no ar na novela “Amor à Vida”, da Rede Globo, estrela campanha da Mobly, loja de móveis e artigos de decoração. Mas, para isso, a marca optou, em vez dos tradicionais comerciais de TV, em criar pequenos filmes para a internet. Em um dos episódios, produzidos pela agência VML, ela, que interpreta uma diretora de marketing, brinca com o vendedor que era bonzinho demais para trabalhar em uma loja.
Além disso, o canal Porta dos Fundos, que semanalmente publica vídeos de humor na internet, vem atraindo cada vez mais patrocinadores. A Itaipava, por exemplo, aparece em um dos filmes. Porém, ao mesmo tempo, a rival Kaiser patrocina o site do grupo na internet. Outra empresa que aposta no humorístico é a LG, que aproveitou a audiência do programa para lançar seu novo smartphone, o LG Optimus G.
O Globo
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