Diversos

Secom explica mecanismo do Google e diz que é mentira que direcione intencionalmente verba publicitária para sites de “fake news” e conteúdos impróprios

Foto: Reprodução/Instagram

A Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, através das redes sociais, diz que alguns portais de notícias têm espalhado a desinformação de que o Governo Federal, via Secom, direciona intencionalmente verba publicitária para sites e canais de “fake news” e de conteúdos impróprios. Mentira.

Segundo a Secom, milhões de empresas, estatais inclusive, pagam por publicidade via Google. “Contratam uma agência que define o público-alvo (via plataforma do Google) e o algoritmo distribui os anúncios automaticamente, sem que o anunciante ou o dono do site saibam quais irão aparecer”, explica.

Pot fim, a Secretaria diz que afirmar que a verba publicitária é direcionada intencionalmente pela Secom “é uma distorção ignorante, na melhor das hipóteses. Na pior, é uma tentativa deliberada de desinformar para influenciar a opinião pública. Desinformar, por ignorância ou por motivos duvidosos, não ajuda em nada o Brasil”.

Opinião dos leitores

  1. Bom… Eu entendi que o governo fez dois milhões de anúncios em sites.
    E não que o governo fez anuncios em 2 milhoes de sites.
    Tá de onda né!
    A Secom usa fake news pra acusar de fake news?
    O doidera.
    Kkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Se não funcionasse a própria OMS que antes havia desaconselhado, agora aconselha. Claro que a OMS não tinha interesse que o remédio fosse usado. Vai saber qual a intenção.

  3. Quer dizer que eu pago por uma propaganda e nao tenho poder pra dizer onde quero o anúncio? Nao posso citar os sites de fake news que nao quero que o anúncio apareça? Alguém acredita nisso?
    É fake news em cima de fake news.

    1. Se vc contratar via Google, não. Vou dar um exemplo: se vc procurar por 'sapatos masculinos', provavelmente nos sites que vc visitar vai ter propaganda de calçado lhe perseguindo.

    2. Agora nada impede de vc anunicar diretamente com determinado site.

    3. Tem que se informar melhor!!!! Tem que ler!!
      Sugiro que esse seu quesionamento vc tem que perguntar em particular pra algum conhecido ou pessoa que possui um mínimo de conhecimento de mídias digitais.
      Se não encontrar ninguem que possa dar um bom esclarecimento procure na própria internet. Isso evita emissão de opiniões vazias.
      Aí depois vem e da uma opinião mais realista.
      Fazer falsas insinuações sem nenhuma base de conhecimento é dose pra Leão.

    4. Brasileiro adora falar do que não entende… kkkk Eu anuncio no AdSense, e não, você escolhe palavras chave. O que acontece é que os sites incluem palavras chaves descontextualizadas para capturar anúncios e lucrar mais.

    5. Pode sim! Você tanto pode excluir sites que você não queira que apareça a publicidade, como pode direcionar apenas para o site que você queira que apareça!

      Na seleção do público-alvo também pode escolher alguns termos que temas que você NÃO quer que esteja associado à sua publicidade!

    6. Ok, grato pelos esclarecimentos. E se simplesmente o anunciante não tiver
      a preocupação de fazer essa flitragem/direcionamento? Num site de pornografia
      alguém pode, numa área de comentários, falar de política.

  4. Esses anúncios do Google são direcionados com base em algoritimos. Ele usa as palavras que vc anda usando nas pesquisas para direcionar anúncios nos sites que vc vistia. Nem o anunciante escolhe o site, nem o site escolhe o anunciante.

    1. Mas é possível criar uma lista de sites que a propaganda não seja vinculada, é bem simples, inclusive.

  5. Mais um estudo mostrou que a cloroquina não funciona. Mortes no Brasil não param de acelerar, país se tornando epicentro mundial do Covid. Enquanto isso o governo promove a distribuição de cargos ao Centrão.

    Não entendo como alguém ainda apoia o retardado do bolsonaro

    1. Mais um estudo mentiroso. Como o que foi desmascarado ontem.
      cloriquina funciona nos estágios iniciais.
      Pare de mentir. Deus tá vendo.

    2. Nunca vi alguém cegar por conta de uma ideologia ao ponto de torcer contra um remédio. É muita devoção

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bandigalado comanda Festival Rock Imperial e promete noite histórica no Porto Brasil

Foto: Divulgação

A Bandigalado Rock Natal será a atração principal do Festival Rock Imperial, a já tradicional festa de rock do verão de Pirangi, que vai acontecer no próximo sábado (10), no espaço de eventos do Villa Imperial, no Porto Brasil, a partir das 17 horas.

Irão se apresentar três bandas: Old Bolds (17 horas), General Mustang (18h30) e a Bandigalado (20 horas). A entrada, como ocorre todos os anos, é mediante convite em lista, por parte de algum condômino do PB.

A Bandigalado é uma banda de rock natalense composta por sete integrantes: Alexandre Azevedo (vocal), Lucien Dantas (bateria), André Macedo (baixo), Cláudio Macedo (guitarra base), Silvério Neto (guitarra solo), Misael Queiroz (guitarra solo) e Pedro Ratts (teclado).

A banda foi fundada em 2011 por Alexandre, Lucien, André e Cláudio, amigos de infância e fãs de rock, para se divertirem e confraternizarem com amigos e familiares próximos. Profissionais liberais e sem qualquer experiência com música, os fundadores tiveram que estudar e desenvolver suas habilidades em cada instrumento, para poder se apresentar entre amigos.

Hoje a Bandigalado se apresenta em diversos eventos privados e, mais recentemente, se apresentou no badalado Fest Bossa & Jazz, em agosto de 2025, na famosa praia de Pipa, o que rendeu à banda um novo convite para se apresentar na Paraíba, em novembro, na edição do Fest Bossa & Jazz em Bananeiras.

O nome da banda vem do famoso termo “galado”, apelido jocoso com o qual os natalenses chamavam os militares americanos que aqui estiveram na época da Segunda Guerra, quando frequentavam as festas em seus trajes de gala e conquistavam os corações das moças natalenses.

Bandigalado é rock, amizade e som de excelente qualidade. Contatos para shows com Alexandre Azevedo pelo (84) 99461-2027.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Cerco ao TCP: polícia fecha áreas dominadas por ladrões de cargas e carros de luxo

Foto: Divulgação/PCERJ

Uma megaoperação das polícias Militar e Civil tomou conta, nesta quinta-feira (8), das comunidades de Senador Camará e Vila Aliança, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O alvo é o Terceiro Comando Puro (TCP), facção criminosa investigada por roubos de cargas e veículos de alto padrão, crimes que alimentam o caixa do crime organizado.

Ao todo, cerca de 520 agentes participam da ação, sendo 410 policiais militares e 110 civis, com cerco estratégico para reduzir riscos à população. O objetivo é sufocar a logística do crime, atingir o dinheiro das quadrilhas e retomar áreas onde o Estado perdeu espaço para facções armadas.

Pela PM, atuam unidades do 2º Comando de Policiamento de Área, com destaque para o 14º BPM, além de tropas do Comando de Operações Especiais, incluindo o Bope, conhecido por ações de alto risco. Já a Polícia Civil entra com equipes da 34ª DP (Bangu), da CORE, da Inteligência e da Polícia Especializada.

O aparato é de guerra: 11 veículos blindados e até ambulância blindada, pronta para socorro emergencial. A operação reforça um recado claro em meio ao avanço da criminalidade no país: sem enfrentamento firme, facções seguem mandando.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Trump age com pulso firme: EUA assumem controle do petróleo e ficam na Venezuela “por anos”

Foto: Reprodução

O presidente Donald Trump confirmou que os Estados Unidos vão ficar por muito tempo na Venezuela, com presença política e estratégia econômica voltadas ao controle do petróleo — o ativo mais valioso do país sul-americano. A declaração foi dada em entrevista ao New York Times, quando questionado se a intervenção teria prazo curto: “Eu diria que muito mais tempo”, afirmou.

Trump detalhou que o governo interino venezuelano, agora alinhado com os EUA, está cooperando com Washington e que o plano inclui usar o petróleo venezuelano para reconstruir o país “de forma muito lucrativa”, baixando preços e gerando receita para os próprios venezuelanos e para os americanos.

Parte dessa estratégia já começou: Trump anunciou que entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo venezuelano serão enviados para os EUA e vendidos a preço de mercado, com o controle financeiro da operação sob comando americano para garantir que os fundos “beneficiem o povo da Venezuela e dos Estados Unidos”.

Autoridades do governo Trump também afirmam que os EUA vão controlar indefinidamente a comercialização desse petróleo e decidir como usar os recursos, abrindo espaço para empresas americanas investirem na recuperação da produção.

Essa ação coloca os Estados Unidos como protagonistas na reconstrução e redirecionamento da indústria energética venezuelana — um golpe estratégico que frustra regimes de esquerda e assegura liderança americana na região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio chama Moraes de “negacionista” após decisão contra sindicância

Foto: Vinícius/Schmidt/Metrópoles

O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) reagiu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na noite desta quarta-feira (7), chamando-o de “negacionista” após a decisão que anulou a sindicância aberta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para apurar a assistência médica prestada ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A apuração tratava do atendimento após Bolsonaro bater a cabeça em um móvel durante a madrugada na cela e só ser levado ao hospital cerca de 24 horas depois.

Em publicação nas redes sociais, Flávio afirmou que a decisão de Moraes ignora protocolos básicos da medicina e desrespeita a ciência, colocando em risco a vida do ex-presidente. Segundo o senador, exames realizados no Hospital DF Star confirmaram traumatismo craniano leve, o que reforçaria a necessidade de atendimento imediato. Ele também saiu em defesa do CFM, dizendo que a manifestação da entidade é “óbvia” ao priorizar o cuidado com a vida humana acima da burocracia.

Flávio classificou como “inaceitável” o fato de Bolsonaro ter permanecido sozinho durante a noite em uma cela trancada sem acompanhamento médico contínuo e sugeriu que a demora no atendimento poderia ter tido consequências graves. O senador afirmou ainda que a defesa jurídica do ex-presidente busca uma prisão domiciliar humanitária e cobrou um posicionamento do presidente do STF, Edson Fachin, sobre a conduta de Moraes no caso.

Mais cedo, Alexandre de Moraes declarou nula a sindicância instaurada pelo CFM e proibiu a abertura de procedimentos semelhantes, tanto em âmbito nacional quanto estadual. O ministro alegou que o conselho não tem competência para apurar atos da Polícia Federal, apontando “desvio de finalidade” e “ausência de competência correcional”. Moraes também determinou que o presidente do CFM preste depoimento à PF em até dez dias e que o Hospital DF Star envie todos os laudos e exames médicos de Jair Bolsonaro no prazo de 24 horas.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Fátima veta lei que exigia repasses automáticos de ICMS, IPVA e Fundeb aos municípios do RN

Foto: Sandro Menezes / GovRN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, vetou integralmente o Projeto de Lei nº 632/2025, aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, que estabelecia novos critérios e prazos para o repasse automático de ICMS, IPVA e recursos do Fundeb às prefeituras potiguares. A proposta buscava corrigir atrasos históricos e garantir maior previsibilidade financeira aos municípios, sem gerar custos adicionais ao Estado.

De autoria do deputado Gustavo Carvalho (PL), o texto previa, entre outros pontos, repasses diários do IPVA e transferências semanais do ICMS, além de detalhar critérios para a distribuição do Fundeb e ampliar a transparência dos dados arrecadatórios. Durante a votação, parlamentares classificaram a iniciativa como um avanço histórico para o municipalismo no Rio Grande do Norte.

O veto do Executivo, no entanto, teve como base um entendimento jurídico. O governo argumenta que o projeto invade competência exclusiva do Poder Executivo ao estabelecer regras sobre a execução financeira e administrativa do Estado, configurando vício de iniciativa e violando o princípio da separação dos poderes.

Com a decisão, o texto retorna à Assembleia Legislativa, que poderá manter ou derrubar o veto da governadora. Caso o veto seja rejeitado, a lei poderá ser promulgada pelo Legislativo, o que tende a abrir espaço para judicialização. A expectativa agora é de novo embate entre Executivo e deputados em torno da pauta municipalista.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: FedEx anuncia saída do mercado de entregas domésticas no Brasil

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jovem Pan NEWS (@jovempannews)

Vídeo: Reprodução/Jovem Pan News

A gigante americana de logística FedEx anunciou que vai encerrar os serviços de entrega e transporte doméstico no Brasil. A decisão faz parte de uma mudança estratégica da empresa no país e passa a valer a partir do dia 6 de fevereiro, quando serão suspensas as coletas para envios nacionais.

A informação foi comunicada oficialmente a parceiros e clientes nesta terça-feira (6). Com isso, a companhia deixará de atuar no segmento de entregas internas, tanto para empresas quanto para consumidores finais, encerrando uma operação que nunca atingiu o desempenho esperado no mercado brasileiro.

Especialistas do setor apontam que, apesar da forte presença global da FedEx, a empresa não conseguiu conquistar market share relevante no Brasil, enfrentando forte concorrência e altos custos operacionais. O cenário acabou comprometendo a rentabilidade da operação local.

Diante do volume de investimentos feitos ao longo dos anos e dos resultados considerados abaixo do previsto, a FedEx optou por rever suas prioridades e concentrar esforços em outros mercados e serviços, marcando o fim de sua atuação no transporte doméstico brasileiro.

Com informações de Jovem Pan News

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula reduz verbas sociais e corta R$ 1 bilhão do Farmácia Popular e do Pé-de-Meia em 2026

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Congresso Nacional aprovou o Orçamento da União para 2026 com previsão de superávit de R$ 34,5 bilhões e cerca de R$ 61 bilhões reservados para emendas parlamentares. Para fechar a conta, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu cortes significativos em programas sociais e educacionais, atingindo em cheio políticas voltadas à população de baixa renda.

Entre os principais impactos está o Farmácia Popular, que terá redução de R$ 500 milhões, mesmo em um cenário de alta no preço dos medicamentos. Na área da educação, o Pé-de-Meia — programa criado para incentivar a permanência e a conclusão do ensino médio — também perdeu recursos, assim como as bolsas do CAPS, voltadas à formação de professores, que sofreram corte de R$ 300 milhões. Somados, os ajustes nessas áreas chegam a cerca de R$ 1 bilhão.

Outros programas também foram afetados pelo enxugamento. O Auxílio Gás terá R$ 400 milhões a menos no orçamento de 2026, enquanto benefícios obrigatórios, como seguro-desemprego e abono salarial, sofreram cortes próximos de R$ 100 milhões. As reduções atingem justamente políticas voltadas à proteção social e ao consumo básico.

Para analistas, o movimento evidencia um contraste entre o aperto em programas sociais e o reforço de recursos para emendas parlamentares e o fundo eleitoral, em um contexto de aproximação do calendário eleitoral. O cenário tem gerado críticas sobre as prioridades do orçamento e os possíveis impactos diretos na população mais vulnerável.

Com informações de Bacci Notícias

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lei Rouanet alcança maior captação da história e soma R$ 3,41 bilhões em 2025

Foto: César Rebouças/Divulgação

A Lei Rouanet bateu novo recorde de captação em 2025, pelo terceiro ano consecutivo, ao movimentar R$ 3,41 bilhões em recursos para projetos culturais em todo o país. O valor representa um crescimento de 12,1% em relação a 2024, quando foram captados R$ 3,04 bilhões, segundo dados do Ministério da Cultura com base no Salic (Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura).

Na comparação com 2023, primeiro ano do atual governo, o avanço chega a 45,1%. Durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (2019–2022), a procura pelo mecanismo atingiu os níveis mais baixos, após críticas e restrições à política de incentivo cultural.

Além do volume financeiro, 2025 também registrou recorde no número de projetos, com 22.522 propostas submetidas à Lei Rouanet. Em 2024, foram 19.129 iniciativas, enquanto em 2023 o total havia sido de 13.635 projetos apresentados.

Criada em 1991, a Lei Rouanet permite que empresas e pessoas físicas patrocinem projetos culturais com abatimento total ou parcial no Imposto de Renda, por meio do mecanismo de renúncia fiscal. Na prática, recursos que iriam para os cofres públicos são direcionados diretamente ao financiamento da cultura.

A região Sudeste concentrou a maior fatia dos recursos, com R$ 2,45 bilhões captados. Em seguida aparecem o Sul, com R$ 479,7 milhões, e o Nordeste, com R$ 233,9 milhões. O Centro-Oeste captou R$ 128,2 milhões e o Norte, R$ 117,2 milhões.

Apesar disso, o maior crescimento proporcional foi registrado no Centro-Oeste, que praticamente dobrou a captação entre 2023 e 2025, com alta de 96%. O Norte também apresentou avanço expressivo, de 81% no período. Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, os números refletem um momento de fortalecimento do setor. “Bater recordes de captação pelo terceiro ano consecutivo é resultado de um trabalho contínuo de fortalecimento institucional, transparência e diálogo com o setor cultural”, afirmou.

Com informações da Folha de S.Paulo

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Ataque dos EUA à Venezuela teria deixado 100 mortos, afirma ministro venezuelano

Foto: Anadolu via Getty Images

O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, afirmou na noite desta quarta-feira (7) que o ataque militar dos Estados Unidos realizado no último sábado (3) — que resultou na captura do ditador Nicolás Maduro e de sua esposa, Cilia Flores — deixou cerca de 100 mortos e um número semelhante de feridos.

Segundo Cabello, que falou em programa de televisão estatal, as forças do país sofreram baixas significativas: o Exército venezuelano já havia divulgado uma lista com 23 soldados mortos, e autoridades informaram que boinas-verdes e membros da equipe de segurança de Maduro foram mortos “a sangue frio” durante a ação. Também foi relatada a morte de 32 militares e agentes cubanos que atuavam na Venezuela.

O ministro destacou que tanto Maduro quanto sua esposa se feriram durante o ataque, com ela apresentando um golpe na cabeça e ele uma lesão na perna, mas que ambos já estariam se recuperando. Em resposta à operação, a presidente interina Delcy Rodríguez declarou uma semana de luto nacional pelos mortos.

Até o momento, não há confirmação independente de um balanço oficial com número total de vítimas. Relatórios anteriores de fontes internacionais mencionavam dezenas de mortos, incluindo militares venezuelanos e estrangeiros, mas a cifra de 100 foi divulgada publicamente apenas pelas autoridades de Caracas até agora.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula usa ato do 8 de Janeiro sob pressão por veto e sem cúpula do Congresso

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comanda nesta quinta-feira (8) um ato em alusão aos três anos dos ataques de 8 de Janeiro, no Palácio do Planalto, em meio à expectativa pelo veto ao Projeto de Lei da Dosimetria. A cerimônia ocorre sem a presença dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), evidenciando o clima de tensão entre Executivo e Legislativo.

O evento será realizado às 10h, no Salão Nobre do Planalto, com a presença de ministros, autoridades e representantes da sociedade civil. Paralelamente, movimentos sociais e militantes petistas organizam um ato em defesa da democracia em frente ao prédio, com estimativa de cerca de 3 mil pessoas. Ao final, Lula deve repetir o gesto dos anos anteriores e descer a rampa para cumprimentar apoiadores.

Nos bastidores, cresce a pressão para que o presidente vete o projeto aprovado pelo Congresso que reduz penas dos condenados pelos atos golpistas e que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula já indicou publicamente que rejeitará o texto e aliados defendem que o veto seja assinado ainda nesta quinta-feira, pelo simbolismo da data, embora o prazo legal vá até a próxima segunda-feira (12).

Segundo balanço do STF divulgado em dezembro, 810 pessoas já foram condenadas pelos ataques de 8 de Janeiro. O Supremo também concluiu o julgamento dos principais núcleos da tentativa de golpe, com 31 réus denunciados pela Procuradoria-Geral da República, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Com informações do Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *