A Secretaria Municipal de Saúde de Natal pretende intensificar a partir desta quarta-feira (27) a distribuição de hipoclorito de sódio, utilizado para a purificação caseira da água para o consumo humano. Nessa terça-feira (26), o Setor de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde (VISAMT/DVS) recebeu 20 mil frascos de hipoclorito de sódio que serão distribuídos às unidades de saúde do município.
O objetivo da Prefeitura é diminuir o impacto de doenças causadas por vírus, parasitas e bactérias. A água purificada com hipoclorito de sódio serve para lavar louças, beber, tomar banho, cozinhar, lavar frutas, legumes e hortaliças. O hipoclorito de sódio, quando usados dentro das recomendações, é seguro para a saúde e a água tratada com ele pode ser oferecida a bebês e crianças.
Para cada botijão de 20 litros de água deve-se utilizar 40 gotas de hipoclorito de sódio. O produto serve para livrar a água de bactérias que causam doenças de transmissão hídrica, incluindo a diarreia. O hipoclorito também previne a transmissão da cólera.
O chefe do Setor de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador, Marcílio Xavier, explica que serão priorizados os bairros que apresentam o maior número de notificações de doenças diarreicas agudas (DDA). O primeiro quadrimestre de 2018 apresentou uma redução de 14% se comparado com o mesmo período do ano passado. Bairros como Pajuçara (com 1.205 casos notificados de DDA no primeiro quadrimestre), Nossa Senhora da Apresentação (1.171), Potengi (1.001), Lagoa Azul (981), Felipe Camarão (1.111), Planalto (886), Mãe Luiza (584), Alecrim (460) e Cidade da Esperança (517) terão prioridade no recebimento do hipoclorito de sódio.
Comente aqui